sexta-feira, 8 de abril de 2011

PAZ . . .

Sabem quem defendia a posse de armas de fogo de forma ensandecida: um publicitário, pai daquele calunista da Veja que fugiu para o exterior.
Que falta de talento de vocabulário, a redudancia que não serve a nada, excesso de zelo é medo: um bando de dedos-duro vestidos de madres.
Tudo o que é são pode ficar doente.
Em si a religião é sã mas pode ficar doente de fanatismo, puritarismo.
O assassino do Rio era doente religião.
"Não me olhe como a se polícia andasse atrás de mim, cale a boca e não cale na boca notícia ruim..."

CONCORDO

Os explicadores de tragédia e consertadores das portas arrombadas viveram intensos momentos de glória nas TVs, nas rádios, nos jornais e na internet depois da tragédia da escola em Realengo.
Os gritos desesperados das mães e pais na frente da escola onde aconteceu a tragédia foram a única e mais genuína manifestação de emoção num evento que os “explicadores” tentaram enquadrar dentro do seu quadro referencial de certezas, preconceitos, de suas subjetividades, dos GPSs ideológicos que os guiam, com os quais pretendem racionalizar e explicar o inexplicável.
Saiu da boca de um policial e ganhou trânsito em parte da imprensa a primeira e vaga informação de que o assassino e suicida teria algumas suspeitas ligações com o islamismo, como se a religião muçulmana, em si, fosse um atestado de alta periculosidade.
Talvez o estereótipo de “sujeito estranho, de barba grande, que navegava o dia inteiro na internet, por sites muçulmanos”, como testemunhou com certa leviandade sua irmã de criação, tenha ajudado a compor esse primeiro “insight” falso, ainda no calor da tragédia. Mas a carta do atirador suicida falava em Jesus, e muçulmanos não falam em Jesus.
Afastada a suspeita islâmica, para alívio dos que confundem a “jihad” com a heróica luta de povos oprimidos contra o imperialismo, procuraram-se outros alvos:
1 - A inoperância do Estado, que não consegue sequer dar segurança a uma escola e que permite a entrada de homens armados, como se o Estado fosse também vigia e porteiro de todos os prédios do país.
2 - A incompetência do Estado (sempre ele!) em cuidar dos cidadãos atingidos por distúrbios mentais, como se eles andassem pelas ruas portando um cartaz, “internem-me que sou louco”. 
Essa tragédia no Rio me derrubou, não posso ver a Dilma falando nos brasileirinhos que desabo.
A Presidenta é super pop, Bono Vox vai almoçar com presidenta no Palácio da Alvorada.

NOSSA HOMENAGEM A ESTES BRASILEIRINHOS

'Nossa homenagem a estes brasileirinhos', diz Dilma.


Presidente decreta luto de 3 dias por atentado em Realengo; ministro da Justiça vai contatar autoridades do Rio.
O Estado de S. Paulo.
A presidente Dilma Rousseff se emocionou durante solenidade comemorativa de um milhão de empreendedores inscritos no Programa Microempreendedor Individual, no Palácio do Planalto.
Ao discursar para os presentes, Dilma destacou que hoje seria um dia de muita comemoração pelo fato de o País estar avançando no sentido da formalidade dos negócios, mas disse que não faria esse discurso porque "Hoje temos que lamentar o fato que ocorreu em Realengo".
A presidente decretou luto de três dias por causa do atentado.
Ao se referir à tragédia que aconteceu em uma escola no Rio de Janeiro, Dilma disse que "Não é característica do País ocorrer esse tipo de crime. Considero que todos nós aqui presentes estamos unidos em repúdio ao ato violento, sobretudo cometido contra pessoas indefesas", disse a presidente, com a voz embargada.

BAIXA REMUNERAÇÃO

A AGENDA DOS DIAS QUE CORREM

QUEM COMANDO  O PAÍS, O GOVERNO OU OS MERCADOS FINANCEIROS? "Respaldada politicamente, a presidente decidiu avalizar uma política anti-inflacionária com foco nas medidas de contenção do crédito, enfrentando um mercado que pressiona por juros mais altos." (Valor).  (Carta Maior; 6º feira, 08/04/2011)

POR QUÊ ? ? ?

EX-ALUNOS MATA 12 ESTUDANTES

Em um massacre sem precedentes no país, um ex-aluno de uma escola municipal de Realengo (zona oeste do Rio) entrou ontem pela manhã com duas armas no local, matou dez meninas e dois meninos, feriu 12 e se suicidou. Wellington Menezes de Oliveira, 23, chegou à escola com dois revólveres e um cinto com munição. Alunos disseram que o assassino gritava a eles: "Vocês vão morrer agora".

NOTÍCIAS DO DIA

Veja as manchetes dos principais jornais desta sexta-feira.
* Jornais nacionais
Agora S.Paulo
Matança na escola
O Estado de S.Paulo
Massacre no Rio
O Globo
Massacre em Realengo
Valor Econômico
Inflação resiste, dólar cai e governo tenta conter crédito
Correio Braziliense
Columbine à brasileira
Estado de Minas
Pesadelo americano
Diário do Nordeste
Massacre na escola
Zero Hora
O país em choque
* Jornais internacionais.
The Guardian (Reino Unido)
Crise na Europa prova necessidade de cortes
Le Monde (França)
Portugal pede uma ajuda financeira urgente
El País (Espanha)
BCE complica a recuperação dos países periféricos europeus
Clarín (Argentina)
Cobos desiste de sua candidatura à presidência.