sábado, 11 de setembro de 2010

SETEMBRO SE CHAMA ALLENDE

O Chile vive nestes dias três datas especiais e dois dramas profundamente entrelaçados. Este mês comemora-se o 40° aniversário da histórica vitória de Salvador Allende e da Unidade Popular nas eleições presidenciais. Naquele 4 de setembro de 1970, o povo chileno abriu as portas da história e empreendeu um profundo processo de transformações econômicas, sociais, culturais e políticas. A “via chilena para o socialismo” só foi derrotada pelo golpe de Estado de 11 de setembro de 1973 - que este ano completa 37 anos – protagonizado pelas Forças Armadas, mas estimulado pela direita, pela Democracia Cristã, pela burguesia e por Washington. O artigo é de Mario Amorós. Discurso do Presidente Salvador Allende, em 11 de setembro de 1973, dia do golpe de Estado que derrubou o governo da Unidade Popular e implantou a sanguinária ditadura militar comandada pelo general Pinochet:
Mario Amorós (*)

Essas datas são provavelmente as jornadas mais relevantes dos dois séculos de história republicana, junto com o 18 de setembro de 1810, quando se estabeleceu a primeira Junta Nacional de Governo, que abriu o caminho para o processo de independência finalizado em 1818 e que, depois de uma década convulsionada, culminou entre 1829 e 1833 com a imposição de um férreo estado oligárquico que se manteve até a vitória da Frente Popular, em 1938, da qual Salvador Allende foi um destacado dirigente.
A uma semana da comemoração do bicentenário da independência, 33 trabalhadores permanecem sepultados desde o dia 5 de agosto a 700 metros de profundidade na mina San José, devido às condições

BOTAFOGO MOSTRA NOVIDADE AMANHÃ

BLOG DO DENI MENEZES
Antes do jogo de amanhã, às 16 horas, com o São Paulo, o Botafogo vai promover outra jogada de marketing, com a apresentação, no telão do Estádio Olímpico João Havelange – o Engenhão -, do card do atacante Loco Abreu ensinando a cobrança de pênalti,com acavadinha,como ele fez na final do Campeonato Carioca e repetiu na Copa do Mundo, encantando os torcedores. O diretor de marketing Marcelo Guimarães disse que 40 alunos de uma escola pública entrarão em campo amanhã, lado a lado com Loco Abreu.
Joel Santana voltou ainda mais motivado de São Paulo, após a vitória (1 a 0) sobre o Santos: “O time voltou a fazer uma grande exibição, firme, seguro, atento na defesa e decisivo na hora certa no ataque. Olha que não é fácil ganhar do Santos no Pacaembu, mas o Botafogo conseguiu e com muita competência.” O treinador disse também que respeita muito o São Paulo,que tem um grande goleiro e capitão (Rogério Ceni) e um artilheiro, o Fernandão, que foi dirigido por ele no Internacional.
“ Temos objetivos definidos. Ganhamos o título carioca e agora queremos o Brasileiro. No Botafogo, não há promessa; há, sim, muito trabalho para alcançar as metas traçadas pelo clube. Mesmo com o calendário apertado do futebol brasileiro, prejudicial a todos os times, vamos chegar lá. Nossa torcida merece outro grande presente no fim do ano.” – disse Joel Santana, que ficou de confirmar hoje a escalação.
FOTO DO DIA

AGORA, NÃO

Ah que inveja sinto Mino Carta, confesso. Mas como essa inveja me faz bem, seu italiano de uma figa, porque não nasceste aqui neste Brasil, mas isso pouco importa, és mais brasileiro que eu.
E que na plenitude de sua bondade não humilha os vencidos, àqueles que no começo da campanha arrancavam aplausos, e hoje nem arrancam lagrimas.

Você merece o meu profundo respeito, é pro que dér e viér. Aquela velha história: a elite, nas páginas, sons e imagens da velha mídia desdentada, que morde mas não machuca mais ninguém, cria um mundo próprio e, o pior dos erros, acredita que esse mundo é real. Enquanto eles vivem suas certezas nesse mundinho, lá fora produz outras, contundentes, certezas. No embate entre essas duas realidades, dá-se o que estamos vendo hoje no País.
É caçapa cantada. Aliás a elite e a velha mídia acabam trocando as bolas nos momentos decisivos, com a trama urdida nos mesmos moldes de 2006 se mostra ineficaz, e por mais incrível que possa parecer, os jornalões, aquele tablóide sensacionalista semanal que tem a pretensão de ser uma revista e a ex-toda poderosa Globo são mais realistas que o rei. Enquanto o "Zé" (ladeira abaixo) Serra praticamente joga a toalha, eles insistem em distorcer fatos procurando beneficiar o candidato da oposição. Fim patético e melancólico. O artigo foi preciso: O "Zé" (trólóló) Serra jogou sua biografia no lixo, ao tentar escapar do inescapável. Ao contrário dos personagens que ascenderam de classe na fábula “Revolução dos Bichos”, os milhões de brasileiros que se beneficiaram de políticas focadas na distribuição de renda e no fomento da atividade econômica sabem reconhecer quem os liderou rumo ao exercício da cidadania: certamente não são os pássaros de longo bico.
Para o nosso bem.

O BODE EXPIATÓRIO


Por Mimo Carta - Direto da Olivetti
Bom pai José Serra é. Mas basta isso para ser candidato à Presidência da República? Espantado, ouço estranhas, surpreendentes conversas pelos locais das horas felizes, os mesmos onde, até há pouco, pouquíssimo tempo, Serra era apontado como o aspirante “preparado”, concorrente, imbatível contra Dilma, “a guerrilheira” sem experiência eleitoral. Dramaticamente despreparada. Pois o tucano, conforme as falas que me cercam, começa a ganhar as inconfundíveis feições de bode expiatório. De certa forma, um Dunga da política.
Os cavalheiros e suas damas faiscantes de berloques e pedrarias buscam uma explicação para o desastre que se esboça. É com melancolia que tomam seu vinho de rótulo retumbante, a girar o copo em curtas evoluções aprendidas não sem fadiga psicossomática nos últimos anos. Aplicados discípulos do up-to-date, substituíram o uísque que os acompanhava horas a fio até ao jantar, enquanto, na hora do almoço, surgem de gravata amarela nos restaurantes finos e caríssimos. Salvo raras e honrosas exceções, entraram na parada com a certeza da vitória. Seria o seu próprio triunfo, por sobre os escombros de Lula e do lulismo, perdão, de Lulla e do lullismo. Se a Seleção Canarinho perde, é por vontade divina, ou porque o técnico errou. E se perde o candidato Serra, de quem a culpa?
Não faltam os técnicos, ou seja, os marqueteiros, uma corte de especialistas não se sabe com exatidão em

O MEU CORINTHIANS

Por Sócrates.
Solito foi um de nossos companheiros na democracia corintiana. Ele e o irmão, o que poderíamos considerar quase um caso de nepotismo. Mais ou menos como a história do Pelé com seu irmão Zoca. De qualquer forma, é um excelente caráter e foi um grande goleiro. Mas naquele ano de 1983, ele estava na reserva. Foi quando protagonizou um dos momentos mais marcantes daquele período.
Era véspera do escrutínio mais importante da história do Corinthians, estava em jogo a preservação de um novo modo de gerir o futebol: a ativa participação dos atletas e a democratização das decisões, com liberdade e responsabilidade. Para vencermos, era necessário conquistar a maioria dos votos dos sócios e eleger a metade do conselho. Os conselheiros vitalícios (a outra metade) eram, na sua maioria, de oposição.
Democrático.
Difícil! Nosso adversário – Vicente Matheus – era uma lenda viva no clube, onde raramente fora derrotado. Quase todos os jogadores também eram sócios, o que nos dava uma dupla responsabilidade. Wladimir e Zé Maria se candidataram. Houve muita especulação sobre a minha presença na lista de candidatos, mas não podia abrir mão de minhas convicções – eu rejeitava o método indireto de eleições. Sempre lutei pelo voto direto e continuo a acreditar ser esse o melhor meio de avaliação democrática. Com

ATLÉTICO PARANAENSE

Tracking Vox Populi/Band/iG: Serra chega a 23%; Dilma tem 52%.
Candidato tucano oscilou um ponto para cima e petista, um para baixo, ambos na margem de erro
Rodrigo Rodrigues, iG  GRAFICO
O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, oscilou um ponto percentual positivamente e atingiu 23% das intenções de voto no tracking Vox Populi/Band/iG deste sábado.
O tracking mede diariamente as intenções de voto para a eleição presidencial deste ano e constatou que a candidata do PT, Dilma Rousseff, continua na liderança da disputa, apesar de também oscilar um ponto negativo e atingir 52% da preferência do eleitorado neste sábado.
As duas oscilações estão dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Apesar disso, a candidata do PT acumulou quatro pontos percentuais de queda nos últimos cinco dias de medição. No tracking publicado em 06 de setembro a petista tinha 56% da preferência do eleitorado.
A sondagem deste sábado também constatou que a candidata do PV, Marina Silva, permaneceu no mesmo patamar de 9%, observado desde a pesquisa de 7 de setembro. Segundo o Vox Populi, o número de eleitores que se declaram indecisos também se manteve em 10%, enquanto os eleitores que declaram voto branco ou nulo chegaram a 4% dos entrevistados.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Dilma caiu de 44 para 43%, Serra e Marina se mantiveram com 18 e 7%, respectivamente. Desde o início da medição do tracking Vox Populi/Band/iG, em 31/08 Lula também é citado por 2% e “o candidato do PT” também recebe 2% das menções dos entrevistados.
A cada dia, o instituto realiza 500 novas entrevistas. A amostra consolidada com 2000 entrevistas, portanto, só é totalmente renovada após quatro dias. O levantamento foi registrado junto ao TSE sob o nº 27.428/10.

AGORA NINGUÉM SEGURA

Por Carlos Chagas.
De caso pensado ou de repente, a verdade é que o presidente Lula elevou a temperatura da campanha eleitoral ao bater firme em José Serra, numa super-dimensionada réplica aos protestos do tucano pela quebra do sigilo fiscal de sua filha. O resultado tem sido um tiroteio dos diabos, valendo tudo.
Para rebater ou concordar com o Lula, Serra e Dilma Rousseff perdem preciosos minutos de sua propaganda eleitoral gratuita, assim como tempo nos debates e entrevistas concedidas.
Seria esse efeito milimetricamente engendrado pelo presidente, uma espécie de golpe de graça no adversário, capaz de selar a vitória da candidata ainda no primeiro turno? Ou obra do acaso, melhor dizendo, das trapalhadas acontecidas na Receita Federal? Tanto faz, mas a verdade é que os próximos dias revelarão excessos ainda mais agudos que os atuais.
foto do dia

NO SUPREMO, OPINIÕES DIVERGENTES

Por Carlos Chagas
Todos os esforços se fazem no Supremo Tribunal Federal para que o plenário se pronuncie antes das eleições do próximo dia 3 sobre a validade da lei ficha-limpa, apreciando recurso do ex-governador de Brasília, Joaquim Roriz. A decisão será fundamental também para os mais de dois mil candidatos que em todo o país tiveram impugnados seus pedidos de registro com base na referida lei.
Não parece fácil o pronunciamento da mais alta corte nacional de justiça, encontrando-se supostamente divididos seus integrantes. Pelo que se ouve nos corredores, cinco deles entendem que a ficha-limpa não pode ser aplicada agora. A Constituição determina tanto a impossibilidade de a lei retroagir para prejudicar pessoas quanto a necessidade de mudanças no processo eleitoral serem votadas até um ano antes de qualquer eleição. A lei da ficha-limpa foi aprovada este ano, no Congresso. Alem disso, sua aplicação não poderia atingir candidatos condenados antes de sua vigência. Pensariam assim Gilmar Mendes, José Toffoli, Marco Aurélio Mello, Celso Mello e César Peluso, atual presidente.
No reverso da medalha o argumento é de que a nova lei não está prejudicando nem punindo candidatos, mas apenas estabelecendo condições para a disputa eleitoral. No caso, a ausência de condenações por diversos crimes. Dessa forma, também não teria havido mudança nas regras do jogo eleitoral, segundo Carlos Ayres de Brito, Joaquim Barbosa, Ricardo Levandowski e Carmem Lucia.
Somando as supostas opiniões chegamos a nove ministros, mas como hoje são dez, falta um. Melhor dizendo, uma: Ellen Gracie. Caso ela venha a se inclinar pela não aplicação imediata da lei, respirarão aliviados Joaquim Roriz e os montes de fichas-suja, ficando placar em seis a quatro. Se a ministra definir-se em sentido contrário haverá empate. Nessa hipótese, caberá ao presidente Peluso a palavra final.
charge
charge

PLINIO DE ARRUDA SAMPAIO

Marcelo Mgliaccio - Rio Acima 
Conheci Plínio de Arruda Sampaio (conheci não, falei com ele apenas uma vez) durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1988. Acompanhei o esforço dele e dos outros deputados chamados de "esquerda" para introduzir na nova Constituição tópicos que melhorassem um pouco a vida do trabalhador brasileiro, tão vilipendiado ao longo da nossa história.
Mas a briga não era fácil. Do outro lado, o lado da concentração de renda, estava um grupo apelidado de Centrão, que de centro não tinha nada, era de direita mesmo.
A Suderj informava: "Entra em campo o Centrão, com Roberto Campos, José Lourenço, Jarbas Passarinho, Roberto Cardoso Alves, Gastone Righi, Arnaldo Faria de Sá, Amaral Neto, Luis Eduardo Magalhães, Marco Maciel, Inocêncio de Oliveira e Roberto Jefferson.
E mais uns 300 deputados e senadores no banco de reservas.
A seguir, surgia do túnel à esquerda o time adversário: Plínio Arruda Sampaio, Lula, Fernando Henrique, Genoíno, Paulo Paim, Cristina Tavares, Edmilson Valentim, Mario Covas, Luiz Gushiken, Florestan Fernandes e Lysâneas Maciel.
E outro catatau de gente se aquecendo para entrar no tapete verde e travar uma batalha verbal com o pessoal que não queria mudar nada naquele país arcaico e quase feudal que teimava em existir.
Plínio de Arruda Sampaio, que agora se torna conhecido de muito mais gente como candidato do PSol à Presidência, foi um político que aprendi a admirar de longe durante aquelas votações. Pela coerência e, principalmente, pela sua educação no trato político, mesmo com adversários às vezes truculentos e intransigentes.
Certa vez, já na campanha presidencial de 1989, o jornalista Ferreira Neto, que apoiava Collor descaradamente, chamou o então Caçador de Marajás alagoano para uma entrevista em seu

FALTAM TRÊS SEMANAS

Serra já tentou todas as máscaras; de neo-lulista a sucessor de Alvaro Uribe no comando da direita lationamericana. Fez-se passar por vítima e depois caluniou com sofreguidão. Não parou de cair nas pesquisas mas, sobretudo, algo que os isentos comentaristas fingem não ver, a forma arestosa como faz política, encharcada de falsidade quase colegial, inspira cada vez mais repulsa, inclusive entre seus pares. Serra tem 32% de rejeição, contra 27% de apoio nos levantamentos do complacente instituto de pesquisas da família Frias, cuja aderencia à campanha demotucana não é mais objeto de discussão. Serra vai receber a extrema unção política dia 3 de outubro ou em seguida, no 2º turno. O conservadorismo nativo sabe que ele é um fósforo queimado. Jamais será cogitado novamente como um líder aglutinador. A exemplo de certos colunistas e veículos porta-vozes da extrema-direita nativa, Serra sabe que perdeu o bonde da história e quer vingança. Eles já teriam disparado a bala de prata se ela existisse. Não conseguirasm uma. Resta-lhes o método da saturação. Expelir diariamente acusações, calúnias, falsas denúncias, insinuações, preconceito, mentiras. Recriar o mar de lama fedorento de acusações contra o governo, contra o PT, contra Lula e contra Dilma na esperança de que, ao menos, sua derrota seja também uma derrota da democracia. Quem sabe capaz de reproduzir no país uma classe média de vocação golpista, a exemplo do que a direita conseguiu na Venezuela. Serra, os petizes da Veja e demais aliados espalhados na mídia demotucana não tem o talento de um Carlos Lacerda. Nem a coragem dos golpistas que íam às ruas apregoar a derrubada de governos. O que eles possuem de mais perigoso no momento é a consciência de que não tem mais nada a perder. Derrotados, pior que isso, desmoralizados como incompetentes entre seus próprios pares, atingiram aquele ponto em que são capazes de qualquer coisa. Faltam tres semanas para as eleições. A barragem de fogo vai se intensificar. Contra o jogral da da mídia pró-Serra, o Presidente Lula terá que usar todo o peso de sua liderança junto à população para consumar a vitória das forças democráticas contra uma direita disposta a se transformar em carniça para incomodar até depois de morta. (Carta Maior; 11-09)

ONZE DO NOVE

Eu estava de malas prontas para Monza nove anos atrás quando os dois aviões acertaram o World Trade Center, e mais um foi jogado no Pentágono. Aquele fim de semana na Itália foi dos mais esquisitos. A Ferrari correu sem patrocínios e com os bicos de seus carros pintados de preto. Mais alguns dias e a F-1 baixou em Indianápolis, no primeiro grande evento público depois do 11/9.
Naquela semana, minha coluna de automobilismo nos jornais e no Grande Prêmio, escrita no dia 12, falava de baratas. Não de baratinhas com rodas e pilotos, aquelas que correm e nos encantam. De outras.
PLANETA DAS BARATAS.
Sou um interessado observador de baratas. Elas são nojentas, asquerosas e purulentas, delas chego a ter medo, mas admiro sua agilidade e destemor diante de adversários tão hostis e bem maiores. Dizem que no dia em que o planeta se dizimar de vez numa nuvem radiativa, só vão sobrar as baratas.
Talvez seja melhor. Não há notícias, no mundo das baratas, de semelhantes se trucidarem por nada. Talvez porque elas não tenham nada na cabeça, não sei sequer se têm cabeça. Baratas não se matam. São uma espécie bem-sucedida, como os pernilongos, as lacraias e as mocréias, que vivem em paz sem maiores sobressaltos.
Os animais, quando se matam, o fazem por causas bastante razoáveis. Ou para comer, ou para se defender. Eles não odeiam os outros animais. São indiferentes aos sentimentos das moscas, das pulgas ou dos gnus. Têm seus instintos, suas próprias leis, e vão levando a vida através dos séculos.
O homem, não. É um fracasso como espécie animal. É capaz das maiores façanhas tecnológicas, de ir

POLITICA E RELIGIÃO DÁ NISSO

Isso que da juntar radicalismo religioso com o capital ignorante americano… Jim Jones vive.
Quase tão assustador quanto o fundamentalismo islâmico é a direita religiosa nos EUA. Se a direita americana não destrói vidas, impõe seus dogmas religiosos da mesma forma, alugando mentes dormentes para fazer lavagem cerebral. Enfim, é um extremismo combatendo o outro. A cruzada do pastor Terry Jones para queimar o alcorão ligou as sirenes na Casa Branca e o caso ganhou a imprensa internacional.
No fim, o pastor recuou, muitas vidas foram salvas, pelo menos 10 anos de diplomacia foram poupados… e, sim, o caso ganhou contornos de mais um bem sucedido golpe de marketing para aumentar o cartaz de sua inóspita igrejinha, no condado de Gainesville - Flórida.

TÃO DE PUTARIA

POLITICA E RELIGIÃO.
É brincadeira, o que é isso prefetin? Injuria, calunia, difamação, preconceito é burrice, e de lambuja ainda levou uns catiripapos do homem de batina.
Não quero aqui polemizar esse "fight" entre o padre e o político, em busca de dízimos e votos, mas cá pra nós,eu fico preocupado quando política e religião se juntam, quem sofre ou pega safanão é o povo.

E TOME BOFETADA

Padre larga a mão no prefeito que o chamou de "boiola"
Um desentendimento que se arrasta por longos meses acabou ontem nuns safanões no prefeito de Boa Vista do Ramos, Eumir Freedon (PSC), por ter chamado publicamente o padre Masrcílio Moutinho de boiola. O religioso com certeza não é boiola e mesmo que fosse, não merecia esse tratamento inaceitável e ultrajante. Na verdade, muitos prefeitos não gostam de padres que mantenham muita proximidade espiritual com o povo acreditando que isso é muito perigoso para eles que se elegem e somem dos municípios ou jamais vão à periferia conversar com o povo que o elegeu. Sabemos que o BLOGdaFLORESTA integra o movimento não-violência, mas pode ser que os sopapos aplicados pelo padre no prefeito tenha lavado a alma de muita gente. Vale lembrar que Boa Vista do Ramos é um município tão católico como o é Parintins, Itacoatiara, Barreirinha, Urucará e Itapiranga, dentre outros, na Calha do rio Amazonas.

AS OPÇÕES PARA 2011 !

Há várias alternativas em jogo no debate sobre a política econômica. A ortodoxia de viés monetarista é apenas uma delas. De preferência, aquela que deveria ser descartada, caso a intenção seja a busca do desenvolvimento sócio-econômico e a redução das elevadas desigualdades ainda existentes em nosso País.
Paulo Kliass
Quem nunca ouviu falar nos inúmeros tipos de risco, supostamente envolvidos com alguma possibilidade de mudança nas regras de enriquecimento fácil no mercado financeiro? São vários os exemplos, tais como: “risco país”, “risco Brasil”, “risco Lula” (lá atrás na eleição de 2002..), “risco Evo Morales”, “risco Chavez”, “risco Grécia”e tantos outros. Os chamados “analistas do mercado”, que normalmente são chamados a dar suas opiniões aos jornalistas dos grandes meios de comunicação, gostam de deitar sua falação a respeito do tema. E disparam na linha da ameaça e da chantagem – se quiser mexer na ordem das coisas, cuidado, que o risco é grande...
O risco de buscar a rediscussão do volume e origens da dívida pública, externa ou interna – atitude que é imediatamente taxada de “calote”, medida irresponsável e perigosíssima. O risco de promover mudanças na política cambial, apesar de todos saberem que a taxa de câmbio está valorizada de forma artificial. O risco de promover discussão a respeito dos procedimentos e tarifas dos setores que envolvem serviços públicos, por licitação ou concessão, como as telecomunicações ou a energia elétrica. O risco de se alterar a orientação da política monetária, para reduzir o patamar da taxa de juros. Em resumo, a cada “ameaça de mudança”, articula-se a defesa os interesses dos poderosos e ela se faz ouvir com um brado uníssono: é

INPUTS /OUTPUTS

Marina Silva está cada vez mais afiada na arte de dizer aquilo que a mídia demotucana programou para sair de sua boca. Nesse ambiente pavloviano de adestramento político, a candidata verde recebe contrapartidas correspondentes ao desempenho. Caso a caso, como recomenda a boa técnica de laboratório. Migalhas, em acertos menores. Menosprezo, nos erros maiores. Quinta-feira foi um dia bom. Marina disse em sabatina no jornal o Globo: ‘Lula defende Dilma, mas esquece os cidadãos’. Foi premiada no dia seguinte com uma dose extra de afagos na cabeça. Sua frase ganhou manchete de cinco colunas na 1º página do jornal, mais um bonus com foto de meia página logo abaixo. Um pouco demais, talvez. Mas estamos a vinte dias das eleições. O Datafolha desta sexta-feira reafirma que Dilma vence no 1º turno com 56% dos votos válidos; no Ibope, multiplicam-se os sinais de uma ventania que pode varrer candidatos demotucanos até em cargos e estados onde sua eleição parecia tranquila; caso de Cesar Maia, no Rio, ultrapassado por Lindberg e Crivella naquela que pode ser a mais eletrizante eleição para o Senado; ou de Beto Richa, no Paraná, cuja vantagem diante de Osmar Dias despencou à metade. Marina está sendo estimulada a caminhar mais rápido, no rumo planejado. (Carta Maior e os rumos de quem saiu do PT em nome da ética; 11-09)

NOTÍCIAS DO DIA

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A TODAS AS CRIANÇAS DO BRASIL

Dilma Rousseff e o neto Gabriel
Linda e brasileiríssima homenagem ao primeiro neto da primeira Presidente do Brasil.
Pintura Portinari mulher e criança, óleo sobre tela e texto Brizola Neto, que o Gabriel merece!
Lúdico, poético, visceral, carinhoso, otimista, luminoso, como o sol de primavera!
Bela saudação ao Gabriel, a todas as crianças do nosso país, à vovó Dilma, a todas as mães, avós, tias, pais e a todos nós que estamos construindo um Brasil melhor! Você é um dos protagonistas desse Brasil.
GABRIEL que seja azul o céu que te olhar e teu olhar sonhador, que sejas a paz, que sejas bem mais, que uma canção de amor, bem vindo amiguinho, para um Brasil que vai seguir mudando.

AO MENINO GABRIEL

Portinari - mulher crianças
Por Brizola Neto.
Gabriel, tu chegas com nome e alma de anjo a este mundo cheio de maldades e pecados, ante o qual, um dia, como ao arcanjo te batiza, te caberá tomar da espada e enfrentar. Vais te machucar, vais te ferir, vais ter momentos que engolirá tuas lágrimas para que elas não molhem teus pés e o façam escorregar do seu caminho. Vais, um dia, porém, ter um filho ou um neto que já não precise combater como tu e como nós que viemos antes de você.
Teus combates, porém não serão tão desiguais quanto os que foram e são os de tua mãe, os de tua avó e os de todos que antes dele suportaram o peso da espada flamejante da justiça e da liberdade.
Queria dizer a ti como à minha Maria Clara, o que Vinícius quis dizer ao escrever “menininha, não cresça mais não”. Mas não seria verdade e a verdade é a única bússola, é o único norte, a única e brilhante montanha que nos orienta ao caminhar em meio às desumanidades, às dores, ao sofrimento que vicejam como flores podres da maldade, da ganância, da falta de amor fraterno.
Queria a ti – como a toda criança rica, pobre, negra ou branca, que nasce neste país – trazer-te incenso e mirra, porque Gabriel, João, Maria e todas elas brotam anjos, a quem o mundo impiedosamente vai podando as asas e, às vezes, até o desejo de voar.
Só posso, porém, ajudar a dar-te o presente que sua avó procura dar a ti e a todos que desabrocham nesses dias de suas mães em botão. Você e eles são novas cintilações no universo, mas também serão homens e mulheres que um dia olharão o céu e terão desejo de tocar numa estrela. Não importa que a distância seja impossível, que tuas mãos sejam incapazes de tocá-las. O imprescindível, Gabriel é que teu espírito as busque e teus joelhos não toquem o chão senão por assombro. Que tu nunca aceites as grades de que um homem é feito pra esquecer de voar, como verso de Francis Hime.
Nem eu e nem você temos ou teremos idéia das dores que os que vieram antes de nós suportaram em nome da vida e em nome de um futuro onde eles não estarão, mas onde você os josés, os joões e a minha Clarinha habitarão.
Tu e eles compensam, hoje, em décuplo, choros, dores, angústias, medo, injustiças e brutalidades sofridas. Porque ao te colocarem no colo, tu não pesarás, tu aliviarás nossos pesos. Porque teu aparecimento não nos lembra a nossa própria finitude, mas a continuidade.
O nascimento é a única imortalidade que a alma humana consegue conceber, pois significa que há mais alguém, que há muitos alguéns, para conduzir o sonho que tantas vezes ficou mais forte dos que as nossas costas podem suportar.
Vai, guri, com teu nome de Gabriel, aquele que vela o sono divino, cumprir tua primeira missão. Que sejas, com teus risos e choro de bebê, o alento de que precisa e que merece tua avó combatente. Tu não sabes o quanto ela precisa dele, nos embates finais da batalha em que em que ela lidera o povo brasileiro. Não tens consciência disso, mas um dia ela te dirá.
É da vida que brota a vida, é da escuridão que brota a luz, é de ti Gabriel, João, José, Maria Clara que nos vêm a força para enfrentarmos o nosso destino.
Bem-vindo Gabriel! Tu és mais um entre milhões de meninos e meninas deste país pelos quais nem precisamos jurar que iremos lutar. Porque essa luta, como estavas tu até ontem, está nas nossas próprias entranhas e como fizeste tu, hoje, sai de lá com a forma, um nome e a pureza de anjo que tu tens.

AFUNDA PAULISTADA

E agora, (José) "Zé (trólóló) Serra? O sistema de proteção de sigilos dos contribuintes sempre foi frágil. Mais frágil ainda é a “eleitoralização” deste tema pelo PiG. A casa caiu, a vitória popular se aproxima e será retumbante, acachapante, histórica, revolucionária, enterrará este modelo de oposição, equivalerá a queda da bastilha, o fim do monopólio da informação, uma etapa a mais no maior processo democrático e revolucionário vivido pelo povo brasileiro em toda a sua história. Viva Dilma, Viva o Brasil, Viva a democracia!

MEMORIA CURTA??? DO PiG !!!


Por Brizola Neto.
Violado sigilo fiscal de FHC! Em 2000…
Por sugestão de um comentarista, foi possível lembrar que há dez anos atrás, vazaram da Receita Federal os dados do Imposto de Renda de Fernando Henrique Cardoso, Sílvio Santos, Gugu Liberato e dados cadastrais de “apenas” 17 milhões de brasileiros.
Isso foi em abril de 2000. O presidente (o presidente “é o responsável pela bandidagem”, disse há dias o Estadão sobre o caso da atual quebra de sigilo) era um certo senhor chamado Fernando Henrique Cardoso, atualmente em viagem ao exterior e que se apresenta apenas nos seus artigos de jornal, onde pede ao Ministério Público que casse a candidatura de Dilma Rousseff.
Os dados eram vendidos em disquete, pela quantia de R$ 6 mil e a desfaçatez era tanta que chegavam a anunciar em classificados de jornal.
Não me recordo de o assunto ter ido parar nas manchetes de todos os jornais. Não me lembro de uma indignação da grande mídia, dos colunistas advertindo que a democracia estava ameaçada. Não registro a revolta de Serra e de outros “graúdos” da política com o vazamento.
Era um caso de polícia e como caso de polícia foi tratado.
Mas as matérias da Época e a da Folha de 2000 estão aí, recordadas e disponíveis para os “lasserras” de ocasião olharem e se cobrirem de vergonha.
Tolice minha: como hão de se cobrir com o que não têm?

POR DO SOL NO MADEIRÃO

Por-do-sol nas uzina de Santo Antônio, a partir do Madeirão.

EU QUERO É MAIS, RUMANDO AO TOPO

Botafogo vence Santos no Pacaembu com gol marcado aos 45º do segundo tempo pelo atacante uruguaio Loco Abreu.
Efetivamente, apesar de uma imensidão de maus passes de parte a parte, a partida esteve sempre aberta e interessante, porque a partir do momento em que o Santos se cansou devido à marcação individual do Botafogo às suas peças cruciais e ao esquema defensivo surpreendentemente consistente, os santistas perderam frescura e nós equilibramos o jogo ainda na 1ª parte.
Na 2ª parte, quando o Santos voltou a pressionar, Joel não esperou pelos habituais 75 minutos de jogo: começou as substituições aos 52 minutos: tirou Fahel, Maicosuel e Herrera – horrível o 1º e muito frágeis os outros dois –, adiantou Leandro Guerreiro e atacou com Edno, Caio e Loco Abreu, pressionando a saída de bola (lembrando do Carioca do bons jogo ainda não tinhamos Edno, tava no paulistinha no outro petro e branco, aquele que fez sem anos no íncio do mês, eles que fique bem esperto, vamos pra cabeça, para isso basta que eles empate, com time do Renato Gaúcho) santista e mostrando-se finalmente ousado. Foi o trio de ataque que esteve no gol espetacular de Loco Abreu.
Eu estava quase pronto a afirmar que a ‘dupla Mercosul’ servia para o campeonato carioca e não para o campeonato brasileiro, mas o golaço de Loco Abreu obriga-me a recuar – foram três toques de bola subtis para a conquista de três pontos preciosíssimos.
No conjunto, Jefferson foi fundamental na primeira meia-hora de jogo para acabar com a vontade santista, a defesa foi segura e a marcação forte, o meio campo foi melhor que o do Santos e Caio baralhou a defesa santista. Antônio Carlos e Fábio Ferreira cumpriram bem; Renato Cajá, Marcelo Mattos e Marcelo Cordeiro estiveram em bom nível; Leandro Guerreiro, 'entreguista' da última partida, fez um jogão.
Quatro momentos fundamentais na partida: duas defesas de Jefferson quase impossíveis; gol salvo quase em cima da nossa linha do gol; 'loco' golaço da vitória!
Curiosamente, ao contrário do que é costuma, e depois de sentir que a partida tinha sido bem jogada por nós, ainda acreditei num gol no fim – e desta vez deu certo.
Umas perguntas sobre Fahel: Ele existe? Faz parte do plantel do Botafogo? Joel Santana escala-o?!?!?!
O tabu de onze anos sem vitória em casa santista foi quebrado, o 3º lugar fica para nós e… os atletas do Santos foram vaiados… deixando bem claro para os que tem má vontade com o Fogão, pois jogamos bem, e seguimos invicto contra a paulistada, domingo é taca nós bambi, os mosqueteiros que nos aguarde vamos pra cabeça. Quem viver verá.

BAR RECEITA

IMPUTS /OUTPUTS

Marina Silva está cada vez mais afiada na arte de dizer aquilo que a mídia demotucana programou para sair de sua boca. Nesse ambiente pavloviano de adestramento político, a candidata verde recebe contrapartidas correspondentes ao desempenho. Caso a caso, como recomenda a boa técnica de laboratório. Migalhas, em acertos menores. Menosprezo, nos erros maiores. Quinta-feira foi um dia bom. Marina disse em sabatina no jornal o Globo: ‘Lula defende Dilma, mas esquece os cidadãos’. Foi premiada no dia seguinte com uma dose extra de ração. Sua frase ganhou manchete de cinco colunas na 1º página do jornal, mais um bonus com foto de meia página logo abaixo. Um pouco demais, talvez. Mas estamos a vinte dias das eleições. Marina precisa ser estimulada a caminhar mais rápido, no rumo planejado. (Carta Maior e os rumos de quem saiu do PT em nome da ética; 10-09)

BOTAFOGO, 9ª VITÓRIA NA VOLTA AO G4

O Botafogo soube suportar a grande pressão que sofreu no primeiro tempo – o goleiro Jeferson fez cinco defesas exuberantes – para equilibrar o jogo no segundo tempo e sair com a nona vitória – a quinta fora de casa -, no último minuto, em que Loco Abreu marcou o gol, na pequena área, após cruzamento de Caio, que Edno desviou de cabeça para o atacante uruguaio concluir de virada. Quinze anos depois de ter sido campeão brasileiro pela única vez, em 1995, o Botafogo voltou a ganhar (1 a 0) do Santos, no estádio do Pacaembu.
Botafogo - 3º lugar – 34 pontos, 9 vitórias, 4 derrotas, 7 empates, 31 gols marcados, 20 gols sofridos. Próximo jogo, domingo, às 16 horas, com o São Paulo, no Engenhão. O jogo terá arbitragem do trio que atuou na Copa do Mundo: Carlos Eugênio Símon – o árbitro de três Copas consecutivas – e seus assistentes Altemir Hausemann, da Federação Gaúcha, e Roberto Braatz, da Federação Paranaense.
Botafogo foi o único visitante que venceu na rodada em que os times com mando de campo ganharam a metade dos jogos (cinco) e em que houve quatro empates, todos por 1 a 1. O técnico Joel Santana destacou: “O time estava preparado para a pressão que sofreu e quem tem um goleiro da qualidade do Jeferson pode esperar sempre grande atuação como a que ele fez. Nossa estrela tem brilho próprio, mesmo que seja no final do jogo. Foi uma vitória muito importante.”
Botafogo ainda não poderá voltar a contar com Jobson e Somalia no jogo de domingo com o São Paulo. O médico Luis Fernando Medeiros diz que a evolução de ambos é favorável, embora o problema muscular que Somalia apresenta na coxa direita e Jobson, na coxa esquerda, devam merecer mais uns dias de tratamento até que sejam liberados.
O São Paulo terá a volta do atacante Dagoberto, que cumpriu suspensão, mas não contará com o zagueiro Miranda e o meio-campo Cleber Santana, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O técnico Sergio Baresi admite adotar, pela primeira vez, o 3-5-2,domingo, com o Botafogo, que viu ganhar do Santos (1 a 0), ontem à noite, no Pacaembu. O goleiro Rogerio Ceni, capitão do time, disse: “Os três próximos jogos – Botafogo, Internacional (no Morumbi) e Palmeiras (no Pacaembu) dirão aonde o São Paulo pode chegar.”

A TUA HORA VAI CHEGAR, ESPERA OUTUBRO ENTRA

"O tamanho do bolo está crescendo mais rápido e com mais fermento entreos mais pobres. O Brasil está prestes a atingir seu menor nível dedesigualdade de renda desde registros iniciados em 1960", avalia o chefe do Centro de Estudos Sociais do Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Neri. As mesmas taxas chinesas se repetem entre os demais extratos de renda que tratam dos 40% mais pobres. Entre os 20% maispobres, o aumento é de 8,01%.
Drummond já sabia: E agora, José?
Sua doce palavra, seu instante de febre, sua gula e jejum, sua biblioteca, sua lavra de ouro, seu terno de vidro, sua incoerência, seu ódio - e agora?
Com a chave na mão quer abrir a porta, não existe porta; quer morrer no mar, mas o mar secou; quer ir para Minas, Minas não há mais, José e agora?
Eu voto no "Zé" (trólóló) Serra com uma condição: se o "zé" (alagão) Serra colocar de vez o FHC para entrar de cabeça na campanha dele "zé", agora na reta final da campanha eleitoral. E mantendo aquelas "marcantes" caracterísiticas do FHC: visibilidade, poder de convencimento, humildade,s empre ao lado do povo, demonstrando todo o seu lado humano, social, cristão e afetuoso.
Vai "Zé (pedagio) Serra, chama o FHC pra te dar uma força agora final das eleições que eu votarei em você. Põe o FHC todos os dias nos seus programas de tv e de rádio.
A grande verdade do JOSÉ (o novo zé esconde-esconde) SERRA é o candidato 100!!! 100 rumo!!! 100 discurso!!! 100 apoio!!! 100 eleitores!!!100 vitória!!!

PESQUISA DATA-FOLHA 50% DILMA, É BEM MAIS

Com 50%, Dilma mantém vantagem e quadro é de estabilidade, diz Datafolha.
ALEC DUARTE.
A 23 dias da eleição, pesquisa Datafolha realizada nos dias 8 e 9 de setembro aponta para um quadro de estabilidade na disputa presidencial.
Com 50% das intenções de voto, a candidata petista Dilma Rousseff manteve o percentual registrado na pesquisa anterior, realizada há cinco dias.
Seu principal adversário, o tucano José Serra, oscilou negativamente um ponto percentual e registrou agora 27% das menções do eleitorado. Marina Silva (PV) foi de 10% para 11%.
Todas as variações estão dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Os outros candidatos não alcançaram 1%, enquanto 6% dos entrevistados se dizem indecisos, e outros 4% declaram que irão votar em branco ou anular o voto.
A pesquisa Datafolha mostra que a ex-ministra ampliou sua vantagem na Bahia e em Pernambuco, exatamente os Estados em que Serra mais caiu.
A preferência por Dilma entre os pernambucanos é de 67% contra 18% que mencionam o nome do tucano (há cinco dias o levantamento registrou 62% a 21%), enquanto entre os baianos chega a 64% contra 18% que dizem votar em Serra (era de 60% a 22%).
A evolução por estratos socioeconômicos e demográficos apresentou pouca variação, e foi a senadora Marina Silva quem mais cresceu nos últimos cinco dias.
É o caso entre os eleitores com escolaridade superior, parcela em que Dilma caiu cinco pontos percentuais, para 37%, e Marina ganhou quatro, subindo para 23% (Serra oscilou um ponto para cima e está com 30%). Entre os de maior renda familiar, a petista perdeu sete pontos, enquanto a verde conquistou seis.
SEGUNDO TURNO.
A simulação de segundo turno feita pelo Datafolha também apontou estabilidade. Dilma prosseguiu com os mesmos 56% que havia registrado no último levantamento, e Serra oscilou um ponto para baixo (35%).
O mesmo pode-se dizer para a rejeição dos candidatos: agora, 32% dizem que não votariam em José Serra (eram 31% há cinco dias), contra 22% que reprovam Dilma (21%) e 16% que não consideram votar em Marina (ante 17%).
Os contratantes do levantamento são a Folha e a Rede Globo. Foram ouvidos 11.660 eleitores em 414 municípios brasileiros. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 28809/2010.
charge
foto do dia
Sinto dizer aos paulistas que, em qualquer lugar do mundo, falar em Brasil é praticamente sinônimo de falar em Rio de Janeiro.
Não quero tripudiar dos paulistas mas não existe comparação possível entre Rio e São Paulo. O Rio de Janeiro tem uma história que São Paulo jamais chegará nem perto. Basta dizer que o Rio não foi apenas a capital do Brasil, foi também a capital de Portugal durante a permanência da corte portuguesa. O Rio é a única cidade do mundo fora da Europa onde foi coroado um rei Europeu.
Não vou nem falar nas belezas naturais, seria covardia.

CHORA PAULISTADA


Segudo o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, no giro da comitiva pela cidade mostrou que o Rio de Janeiro está mobilizado para atender as expectativas para a disputa do Mundial.

Prefeito do Rio ironiza São Paulo sobre a Copa do Mundo de 2014.
'É chinelada na paulistada', diz Eduardo Paes sobre preferência da Fifa pela capital fluminense.
Em tom de brincadeira, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deixou escapar qual a impressão da Fifa sobre o interesse de São Paulo pelo Mundial de 2014. Nesta sexta-feira, após um tour de helicóptero com o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, por alguns bairros cariocas, Paes comentou em voz alta: "É chinelada na paulistada". Disse isso ao ouvir do dirigente que o Rio vai receber vários eventos importantes relacionados à Copa. Já a cidade de São Paulo, na avaliação da cúpula da Fifa, peca pelo imobilismo.
O sorteio das Eliminatórias do Mundial, em julho do ano que vem, será realizado em Copacabana. Na cidade, será instalada a sede provisória da Fifa no ano da Copa. O Rio também saiu na frente para abrigar o centro de imprensa. No Aterro do Flamengo, onde Valcke, Paes e o presidente da CBF Ricardo Teixeira almoçaram, o prefeito apresentou projeto para que o local receba pelo menos dois estúdios de TV. Valcke gostou da ideia e deve aprová-la.
Minutos depois de ter "provocado" São Paulo com ironia, o prefeito voltou a dar uma provocada na capital paulista. Ao ser indagado sobre a intenção de o Rio ser o centro das atenções durante o Mundial, Paes olhou para trás e mostrou com um gesto a vista panorâmica que incluía a enseada de Botafogo e, ao fundo, o Morro do Pão de Açúcar.
A visita de Valcke foi facilitada pelo tempo bom no Rio. O dirigente da Fifa não concedeu entrevista. Apenas deu uma declaração após o almoço. Disse que estava contente com o empenho do Rio em fazer da cidade um modelo da Copa do Mundo. "O Rio está motivado e o envolvimento da cidade no evento é gratificante", declarou.
O dirigente da Fifa, descontraído, chegou a dar um beijo no rosto de Teixeira quando os fotógrafos pediram que se aproximassem. Explicou o gesto em seguida. "Eu leio na imprensa, e acho engraçado isso, que somos rivais". Na verdade, os dois são pré-candidatos à sucessão de Joseph Blatter na presidência da Fifa.
Nos três dias em que esteve no Brasil, Valcke manteve contato apenas com o comitê carioca do Mundial. Mas outras sedes tentaram um contato com o secretário-geral da Fifa, entre as quais a de Porto Alegre. O comitê paulista não deu sinal de que pretendia um encontro com o dirigente, embora ele tenha passado por São Paulo na última quarta.
Tracking Vox Populi/Band/iG: Serra vai a 22%; Dilma mantém 53%
Tucano oscilou um ponto para cima, dentro da margem de erro, e petista agora fica estável após dois dias de queda.
iG - GRAFICO .
O candidato tucano à Presidência da República, José Serra, oscilou positivamente um ponto e chegou a 22% no tracking Vox Populi/Band/iG, que mede diariamente as intenções de voto para a eleição presidencial deste ano. Foi a primeira vez que o tucano ganhou pontos desde o começo da medição no dia 31 de agosto. A mudança ocorre dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais.
Dilma diz que não pretende levar neto para a TVA candidata petista Dilma Rousseff manteve-se na liderança, com 53% das intenções de voto, acumular uma queda de três pontos porcentuais em dois dias. Marina Silva (PV) continua na terceira colocação, com 9% das intenções de voto. Outros candidatos têm 1% dos votos. Os eleitores indecisos somam 10% e brancos e nulos 5%.
A região onde Dilma tem o melhor desempenho é o Nordeste. A candidata do PT está 60 pontos percentuais a frente de José Serra - 72% da petista contra 12% do tucano. Serra tem o melhor resultado na região Sul, onde a diferença para a primeira colocada cai para 11 pontos. Dilma lidera com 44% na região contra 33% de Serra.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Dilma tem 43%, Serra tem 18% e Marina tem 7%. Lula é citado por 2% e “o candidato do PT” também recebe 2%.
A cada dia, o instituto realiza 500 novas entrevistas. A amostra consolidada com 2000 entrevistas, portanto, só é totalmente renovada após quatro dias. O levantamento foi registrado junto ao TSE sob o nº 27.428/10.
Um dos problemas mais árduos que a nossa futura Presidente terá de enfrentar, sem nenhuma dúvida é o referente à educação. Tudo o que se fez nesses últimos anos podem vir por água abaixo se não nos propomos com muita seriedade a efetuar uma transformação radical no que temos ali atualmente.
Caso contrário, além dos problemas políticos que vamos enfrentar, estaremos contribuindo, e muito, com a oposição, com os neoliberais, com o capitalismo, com os aproveitadores e com todos os inimigos do Brasil, pois estaremos formando pessoas sem a mais mínima capacidade de reflexão, raciocínio ou análise. Ou seja, pessoas que podem ser enganadas ou dominadas facilmente.
A grande maioria das escolas hoje são uma máquina produtora de meros repetidores, medrosos, e até mesmo idiotas, desses que vemos na mídia falando tanta besteira com cara de ser dono da verdade, amparado por um título que leva debaixo do braço. Eu disse título?
Pois bem, o lado bom dessa historia, é que a solução está aqui mesmo, mais perto do que possamos imaginar. Temos professores de enorme capacidade que são perfeitamente capazes de produzir um salto qualitativo fantástico que tiraria o Brasil da rabeira que se encontra no setor educativo e o colocaria no topo do mundo.
Temos que ajudar a nossa Presidente, temos que ter a capacidade de levar a ela a boa noticia sobre o bem que podemos sair desse labirinto no qual o Brasil se encontra. E isso é algo que é nossa responsabilidade. Levemos a ela hoje mesmo o clamor dessas vozes, desses professores que vão mudar totalmente o rumo não somente do Brasil, pois logo, logo isso se estenderá mundo afora.
Uma dessas vozes, um desses professores, que tem um projeto totalmente científico, baseado em mais de 40 anos de experiência, é a professora Ana Elizabeth de Oliveira Lima, quem tem estado lutando (junto com seu pai Lauro de Oliveira Lima) contra muitos preconceitos, muita apatia e até mesmo, no caso do seu pai na época da ditadura militar, contra opressores de todo tipo. A razão é obvia: a formação como ela propõe, de homens inteligentes, pensantes, vai se tornar num problema para quem quer dominar o país, quem quer roubá-lo, ou quem quer enganá-lo para fins bem conhecidos.
Aqui uma pequena mostra, um artigo “A desconstrução do futuro” escrito pela professora Ana Elizabeth  o qual foi publicado recentemente em seu blog www.jeanpiaget.com.br , onde ela resume de forma muito clara as nossas reais possibilidades da transformação que mencionamos anteriormente.

PAPO DE BORDEL

PAIXÃO E MORTE DOS TUCANOS

Por Emir Sader.
Vida, (falta de) paixão e morte dos tucanos.
O PSDB nasceu de um grupo de políticos do PMDB basicamente de São Paulo que, derrotados e isolados pelo quercismo, resolveram sair do partido e fundar uma outra agremiação. Era integrado basicamente por cardeais paulistas – Montoro, Covas, FHC -, mais alguns de outras regiões – como José Richa, do Paraná, Tasso Jereissatti, do Ceará.
Na hora de dar um nome ao partido, vieram os impasses, até que surgiu a idéia de encampar a social democracia, sigla vaga no Brasil, apesar de que alguns – entre eles especialmente o Montoro – se definiam como democrata cristãos. Escolheu-se o tucano como símbolo, para tentar dar-lhe uma raiz brasileira.
Era o ano de 1988, a social democracia já estava passando por transformações que mudariam sua natureza. De partido geneticamente vinculado ao Estado de bem estar social, começava a aderir à onda neoliberal, primeiro com Mitterrand, na França, em seguida com Felipe Gonzalez na Espanha. Quando os tucanos aderiram à social democracia, era quando esta já havia aderido à moda neoliberal.
Na própria América Latina Ação Democrática da Venezuela, os socialistas chilenos, o peronismo, o PRI mexicano – que pertenciam à corrente social democrata – já tinham aderido ao neoliberalismo. Foi a essa versão da social democracia que aderiu os PSDB.
Não foi essa a única diferença dos tucanos em relação ao que tinham sido historicamente os partidos social

MEMÓRIA CURTA

Por Carlos Chagas
Dedicam-se tucanos e penduricalhos a criticar Dilma Rousseff por não haver comparecido a mais um debate promovido pelas Organizações Globo, quando José Serra e Marina Silva lá estiveram. A memória dos políticos é curta. Bastaria contar quantas vezes Fernando Henrique Cardoso faltou a convites iguais, em 1994 e 1998. Não quis desgastar-se, respondendo a concorrentes, a jornalistas e ao público. Teve seus motivos, porque se encontrava liderando as pesquisas, a um passo da vitória, certamente as mesmas razões de Dilma, esta semana. Mas será bom lembrar a quantos debates ela já foi e, salvo engano, ainda deverá ir.

COM MEDO DE QUEM?

Por Carlos Chagas
Em segredo, sem avisar ninguém, desembarcou em São Paulo, ontem, nada menos do que George W. Bush, dos Estados Unidos. Veio para faturar mais algum, no caso, fazer palestra para um grupo de seguradores e banqueiros. Teve direito a não enfrentar a aduana, não ter sua bagagem revistada e a seguir da pista do aeroporto para um hotel nos Jardins, precedido por batedores e cercado por seguranças do FBI, da Polícia Militar paulista e da Polícia Federal.
Muita gente pergunta qual foi o cachê, parece que mais de cem mil dólares, mas tão importante quanto será saber o tema do pronunciamento do ex-presidente americano. E por que o sigilo, como se estivesse desembarcando no Iraque ou na Palestina. Bem que poderia ter dado um passeio nas ruas Vinte e Cinco de Março, em São Paulo, ou da Alfândega, no Rio, para ver como por aqui convivem em harmonia árabes e judeus.

AGENDA TORTA

Por Carlos Chagas.
Há dias que se registra uma aberração fluindo da agenda presidencial. Ainda quarta-feira, como na véspera, o palácio do Planalto divulgou os compromissos diários de seu inquilino. Audiências variadas, comparecimento a eventos, deslocamentos aéreos e sucedâneos. Não dá para entender, porém, porque se informa, por exemplo, a partida para Ribeirão Preto às 17.30 horas, a chegada àquela cidade às 18.30 e, às 19 horas, “compromisso privado”, enfemismo para o comparecimento do Lula a um comício com a presença de Dilma Rousseff. São essa pequenas coisas que perturbam o bom-senso. Se o presidente tem o direito, como cidadão, de freqüentar comícios, por que esconder aquilo que todo mundo assiste pela televisão?

FORMADORES, ELEFANTES, RATOS E GOLPES

Por Carlos Chagas
O presidente Lula não resiste: bate na imprensa até quando não precisa. Esta semana, em praça pública, declarou que o povo aprendeu a votar sem seguir pseudo-formadores de opinião pública. Acrescentou que o noticiário tenta debilitar a campanha de Dilma Rousseff, mas o trabalhador pensa por si mesmo e por isso o país está melhorando.
Com todo o respeito, mas o primeiro-companheiro deveria atentar que nem todo mundo, na mídia, julga-se “formador” de opinião. Esquece-se da escola da humildade, segundo a qual somos “informadores”. Quem se forma é a sociedade, estimulada por diversos fatores, entre eles o de estar bem informada. E se não está, deveria.
Claro que existem jornalistas de nariz em pé, proclamando-se “formadores”, mas eles estão mais para o ridículo do que para a realidade. Também não é verdade que o noticiário tenta debilitar a campanha de sua candidata. Alguns veículos cultivam essa distorção, mas generalizar consiste num profundo exagero. Ninguém pode investir impunemente contra a natureza das coisas, e ela indica sempre a impossibilidade de se enganar todos por todo o tempo. Se Dilma conta com o apoio da maioria, seu patrono não precisaria incomodar-se com tentativas de sua desestabilização. Deveria preocupar-se com o uso da Receita Federal por parte dos aloprados de sempre, estes, sim, empenhados em desestabilizar a ex-ministra.
Nos últimos dias parece que se abriram as comportas do absurdo, nos pronunciamentos do presidente Lula. Ele também afirmou, inaugurando um armazém da Conab, em Uberlândia, que os Estados Unidos e a União Européia aprenderam a respeitar o Brasil assim como um elefante tem medo “e se borra” por causa de um rato. Ora bolas, não somos ratos e, se fossemos, não estaríamos imunes aos montes de matéria orgânica expelidos pelos elefantes, até sobre nossas cabeças.
Mais uma escorregada de S. Exa. aconteceu quando calou diante de um disparate institucional de seu ministro da Agricultura. Talvez pretendendo credenciar-se para continuar no próximo governo, o indigitado auxiliar derramou-se em referências ao terceiro mandato do Lula. Disse que se o presidente quisesse, continuaria no poder com o apoio do país inteiro. Era para ter levado monumental reprimenda, de público e de corpo presente. Afinal, uma das virtudes do Lula foi ter respeitado e cumprido a Constituição, que proíbe o terceiro mandato. Quanto a sustentar que o país inteiro apoiaria o golpe, há controvérsias.

AÇAI COM COLIFORMES FECAIS

É uma porcaria, tem um cunho sensacionalista para tudo que tem de ruim: homicidios, assaltos, sequestros, estupro, etc., todos os canais comerciais "vendem" as mesmas notícias, independente se são relevantes ou não, se uma resolve mostra alguem fazer bolinha de sabão, pode conferir que todas as outras irão dar a mesma notícia ridícula.
Defendem a extrema-direita até debaixo d'agua, não tem programas educativos, cultura regional ou brasileira. -
As novelas procuram transmitir tudo o que é libertinagem e vicios possível com um ar de "glamur". Se uma "celebridade" da um p...do, é motivo para focar os holofotes e anunciar exaustivamente aos quatro ventos, mas se um brasileiro trabalhador fala com sabedoria, é por elas ignorado. Por mim estariam falidas!!!

SOBRE OS FACTÓIDES

Pelo simples fato de essas notícias sobre violações de sigilo serem divulgadas a conta gotas, e pelas datas que elas aconteceram (setembro de 2009) quando ainda nem estávamos em campanha, só pode significar uma coisa: é tática eleitoral. Esses dados, a campanha do "Zé" (trólóló) Serra já tem guardados e vai alimentando aos pouquinhos a mídia. Não é a mídia que descobre. É a própria campanha do "Zé" (trólóló) Serra que divulga. Será que ninguém ainda sacou isso? Até outubro ainda aparecerão outros casos, e reafirmo, sempre divulgado pela própria campanha do "Zé (pedagio) Serra. Por isso, é necessário e eu já havia alertado para isso, é necessário que o PT exija da Polícia Federal uma investigação que irá comprovar o que estou dizendo. Essas maracutaias mentirosas são fruto de uma briga intestina dentro do próprio PSDB, especialmente o mineiro. São eles os responsáveis… como não foi possível Aécio usar contra o "Zé" (pedagio) Serra, agora o "Zé" (pedagio) Serra usa contra Dilma. Em qualquer investigação mais banal que seja, um dado é relevante, a começar pelas datas das “violações”. Investiguem a campanha do "Zé" (alagão) Serra e a bomba estourará no colo deles. Mas esperem mais: tenho certeza que os tucanos têm guardados mais “quebras de sigilo” para alimentarem a mídia deles até o fim da campanha eleitoral. É NECESSÁRIO ACIONAR JÁ POLÍCIA FEDERAL para desmontar essa artimanha tucana. Será que o PT e a campanha de Dilma não cogita isso? Estes fatos são cristalinos e o desmonte da farsa tucana é URGENTE.

A RAPA DO TACHO

Como seu candidato preferencial tornou-se um anti-candidato, ou permanente anti-candidato a candidato, tudo o que resta a ambos – candidato a candidato e a mídia que o anima – é procurar rapar o tacho dos eleitores indecisos ou sensíveis a denúncias vazias para tentar levar a eleição a um segundo turno.
Flávio Aguiar
Enquanto a nossa mídia convencional continua, no seu tanque de roupa suja, a avacalhar o presidente Lula e a candidata Dima Rousseff, o “think tank” do International Institute for Strategic Studies atribuiu a ele e sua política externa a maior e melhor projeção que o Brasil alcançou no mundo, nos últimos tempos.
Em seu relatório (Strategic Survey 2010: The Annual Review of World Affairs) deste ano o Instituto destaca como o mundo passa por uma reavaliação das suas ordens de poder, depois da crise começada em 2008. Nesse cenário de mudanças o peso da América Latina cresceu, e o do Brasil foi potenciado pela abertura para vários cenários propiciada pela política externa do governo Lula, solidamente ancorada nas políticas sociais internas e no prestígio que isso trouxe a ele e ao país.
Diante de tais pesos e tais medidas, não surpreende a renitente insistência da campanha das oposições de
COLUNA DO CLAUDIO HUMBERTO.
Lula tenta salvar eleição de Costa e Pimentel.
O presidente Lula entrou “de cabeça” na campanha de Minas Gerais, para tentar garantir a vitória de Helio Costa (PMDB) ao governo e o “milagre” de eleger para o Senado o ex-prefeito de BH Fernando Pimentel, que anda muito mal nas pesquisas. Além do comício em Betim, quarta, que devolveu otimismo à campanha, Lula gravou para a TV, ontem, ao lado de Costa, seu vice Patrus Ananias e Pimentel.
Reta final.
Lula prometeu ao PT mineiro e a Helio Costa que vai a Minas uma vez por semana, a partir de agora, na reta final da campanha.
Olho nas pesquisas
O PMDB avalia que Helio Costa vencerá no primeiro turno se não for superado por Antonio Anastasia (PSDB) até domingo, nas pesquisas.
Pode entrar mosca.
É gritante o silêncio do ex-governador de Minas, Aécio Neves, sobre a violação do sigilo fiscal de tucanos ligados a José Serra.
Aécio promete ceder espaço para Serra.
O ex-governador de Minas e candidato ao Senado, Aécio Neves (PSDB), se comprometeu a abrir espaço em seu horário na TV para o candidato à Presidência, José Serra (PSDB), a partir da semana que vem, quando a campanha entrará em seus 20 dias finais. A maioria dos eleitores de Minas não conhece o candidato de Aécio para a Presidência, já que atualmente, além de não aparecer em material impresso de campanha de Aécio, o nome de Serra não é sequer citado no programa do aliado.
MARCO MACIEL

ESTIRPANDO MAIS UM CANCER

PE: impedir a reeleição de Marco Maciel é a meta dos adversários.
A candidatura à reeleição do senador Marco Maciel (DEM) tornou-se a principal disputa nesta reta final da eleição de Pernambuco. Com a reeleição de Eduardo Campos (PSB) praticamente garantida, segundo os aliados que tomam como base as pesquisas de intenção de votos, o novo norte da campanha da Frente Popular, coligação encabeçada pelo governador é "tomar" a vaga do parlamentar. O presidente estadual do PT, Jorge Perez, é um dos coligados que revela a estratégia de intensificar as candidaturas ao Senado de Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB), principais adversários do parlamentar do DEM.
"Antes, as pesquisas apresentavam Marco Maciel bem na frente dos demais candidatos. Agora, Humberto lidera e Armando está tecnicamente empatado com ele. Temos o desastre da candidatura de Jarbas Vasconcelos (PMDB). Marco Maciel cai no mesmo ritmo. A não eleição de Marco Maciel proporciona um novo momento político, pois cai o último bastião da política conservadora do DEM. É uma vitória que o Estado deve a Lula e a Dilma Rousseff (PT). Estamos dando carga e acredito que essa dívida será quitada", declarou Perez.
De acordo com o presidente do DEM em Pernambuco, Mendonça Filho, os adversários estão "cantando vitória antes do tempo". Para ele, a atitude demonstra "soberba e desrespeito com o eleitor". "A busca deles, de derrotar Marco Maciel a todo custo, não é coisa nova. Já usaram todo o tipo de artifício, como a agressão feita pelo próprio presidente Lula (em comício no Estado, Lula falou que Maciel era senador desde a 'época do imperador')", relembrou o líder do partido.
Mesmo ciente das investidas, Mendonça Filho acredita que Marco Maciel vai ser reeleito. "Devemos analisar isso pelo lado positivo, pois mesmo com os todos os ataques do presidente da República, o nosso candidato mantém a força e a credibilidade. Estamos do lado de Maciel e daremos prioridade total à sua reeleição. Com nosso esforço, temos certeza que ele vai sair vitorioso desta eleição", avaliou. Uma dessas ações em prol de Maciel é vista nas inserções eleitorais, que foram intensificadas. Houve também um aumento de eventos na agenda de campanha do senador-candidato.
Duas vagas ao Senado em Pernambuco estão em disputa. Na pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (10), Marco Maciel e Armando Monteiro Neto aparecem tecnicamente empatados, com 32% e 30% respectivamente. Se a eleição fosse hoje, o senador do DEM seria reeleito. Humberto Costa também conquistaria uma vaga: ele lidera as intenções de votos com 44% das intenções de votos.