iG estreia Termômetro da Política
Ferramenta inovadora mostra os candidatos mais bem avaliados e mais queridos dos usuários do Twitter.
A partir desta semana, o iG estreia um novo sistema capaz de identificar o sentimento que os internautas têm dos políticos brasileiros. A ferramenta, chamada de Cortex Sense, é uma iniciativa inédita no Brasil e funciona como uma espécie de termômetro que permite analisar e comparar a impressão dos usuários do Twitter sobre os candidatos, por meio de mensagens postadas na rede social. Esta tecnologia é baseada em aplicações de web-semântica, uma nova fronteira da internet também conhecida como Web 3.0.
Entenda como funciona o Termômetro da Política
Embora não tenha teor científico, o Termômetro da Política funciona como um captador de tendências. Ele traduz com fidelidade a atmosfera das redes sociais, permitindo assim o acompanhamento quantitativo e qualitativo das opiniões dos internautas. “A tecnologia é nova e será disponibilizada pelo iG pela primeira vez em grande escala”, afirma Christian Aranha, diretor de Projetos, Desenvolvimento e Inovação da Cortex Intelligence, empresa responsável pelo aplicativo.
Nesta primeira fase, o campo de análise gira em torno de políticos brasileiros. Em uma segunda etapa, o sistema será ampliado também para o universo de celebridades e esportistas.
Na prática
A nova ferramenta do iG funciona a partir da análise e do mapeamento de palavras-chave e conteúdo de mensagens do Twitter, a fim de captar a emoção que o usuário expõe em cada post. Por exemplo: um texto contendo a palavra “legal” será identificado como um elemento positivo. No entanto, termos regionais e palavras ambíguas serão analisados conforme o contexto.
Uma vez verificado o teor da emoção das mensagens, o sistema compila os dados e apresenta um gráfico com a porcentagem de sentimentos positivos, negativos ou neutros sobre cada político analisado.
Clique aqui e conheça o Termômetro da Política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário