sábado, 4 de setembro de 2010

QUEIMADAS

UM VERDADEIRO MASSACRE

PE: Ibope prevê derrota humilhante de Jarbas diante de Eduardo Campos.
O governador de Pernambuco e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), deve ser o campeão de votos nas eleições deste ano. Segundo pesquisa do Ibope, ele tem 58 pontos percentuais à frente do principal rival, Jarbas Vasconcelos (PMDB). Campos aparece com 73% das intenções, contra 17% de Jarbas. Com relação à última pesquisa, há uma semana, o atual governador subiu quatro pontos e Jarbas caiu três. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os demais candidatos não atingiram 1%. Indecisos somam 5%; votos brancos e nulos totalizam 4%. A pesquisa ouviu 1.806 pessoas entre 31 de agosto e 2 de setembro. Ela foi registrada no TSE sob o número 27629/2010.

SÓ PARA ALGUNS

Após impugnação, Barbalho desabafa.
Com seu registro de candidatura impedido pelo Tribunal Superior Eleitoral, o deputado federal Jader Barbalho (PMDB) emitiu nota oficial criticando a medida e classificando a Lei da Ficha Limpa, responsável pela sua impugnação, como pior do que o Ato Institucional nº 5, instituído pela ditadura militar em 1968. Ele profereiu diversos xingamentos no Twitter, e disse que o Ficha Limpa é uma “excrescência jurídica” e que o Supremo irá liberar sua candidatura.
“Essa lei supera o AI-5 da ditadura militar que decretou a inelegibilidade de seus adversários por 10 anos. A proposta popular era tornar inelegíveis os políticos condenados. Eu não tenho nenhuma condenação”.

MEGA-SENA

O QUE HÁ DE TÃO COMPROMETEDOR?

LULA BATE DURO EM SERRA E LEVANTA A QUESTÃO QUE A MÍDIA OMITE: POR QUE NÃO MOSTRAM OS SIGILOS? aspas para o Presidente Lula em comício neste sábado, em Guarulhos-SP: " ... o bicho (Serra) anda com uma raiva eu não sei de quem. O programa (dele) está pesado, está baixando o nível, está rasteiro. É próprio de quem não sabe nadar, cai na água e fica se debatendo até morrer afogado. É possível fazer uma campanha com nível elevado. Ninguém precisa baixar o nível da campanha. Ninguém precisa tentar transformar a família em vítima. Cade esse tal de sigilo que não apareceu até agora? Cade? Cade esse vazamento? Eu aprendi uma coisa na minha vida. Mentira tem perna curta e quando as pessoas começam a mentir descaradamente (...) Quando as pessoas começam a procurar alguém para responsabilizar pelo seu próprio fracasso, é evidente que a campanha não vai bem. A "loucura" dos tucanos é o êxito de um governo liderado por um torneiro mecânico...". (Carta Maior; 04-09)

BEM PRESO

O REI E PRÍNCIPE

Joel faz o duelo dos Reis do Rio com Renato Gaúcho, hoje
Por Marcia Vieira
O duelo de hoje entre Botafogo e Grêmio, às 18h30, no Engenhão, pela 19ª rodada do Brasileirão, colocará frente a frente dois treinadores que se autoproclamam os ‘Reis do Rio’. Mas, para o técnico alvinegro, Joel Santana, será apenas o reencontro do rei com o príncipe.
provocou Joel, que elogiou o seu adversário no banco de reserva. A se julgar pela quantidade de títulos dos dois, o discurso de Joel não é exagerado. O técnico alvinegro ganhou sete Campeonatos Carioca como treinador — 1992 e 1993, no Vasco; 1995, no Fluminense; 1996 e 2008, no Flamengo; e 1997 e 2010, no Botafogo — e um como jogador, o Estadual de 1970, pelo Vasco.
“O Renato sempre diz que é o Rei do Rio, mas eu digo que é o príncipe, porque rei só existe um. Ele foi um atleta meu que entrou para essa vida de treinador. Ele criou essa situação, mas é mais um seguidor”,
“Renato tem saídas rápidas, bem pensadas. É um treinador que está mandando bem, mas não é para ser ainda o Rei do Rio, há uma distância grande. Príncipe está de bom tamanho”.
Na função de treinador, Renato Gaúcho tem uma Copa do Brasil pelo Fluminense, em 2007. Ele ainda não conquistou um título estadual no Rio, mas, como jogador, justamente sob o comando de Joel Santana, levou o Tricolor à conquista do Campeonato Carioca de 1995, com o seu famoso gol de barriga contra o Flamengo de Romário. Como, na época, o Baixinho era o melhor do mundo, Renato passou a tirar onda de que era o Rei do Rio.
Hoje, o seu maior desafio é fazer o Grêmio subir na tabela do Brasileirão e se distanciar da zona de rebaixamento. “Eu pedi a ele para ter calma que o momento era difícil, mas que ia sair dessa, porque o Grêmio é uma grande equipe”, revelou Joel, que encontrou Renato em Porto Alegre, no último fim de semana.
SERRA VAZA POR TODOS OS LADOS DATAFOLHA: REJEIÇÃO A SERRA ATINGE 31% E JÁ SUPERA A TAXA DE INTENÇÕES DE VOTO (28% x DILMA 50%) - LULA DÁ UM VAZA NO TUCANO -PRESIDENTE DA REPÚBLICA ACUSA SERRA DE AGIR COMO A DITADURA MILITAR E DESAFIA O TUCANO A IR ÀS RUAS BUSCAR VOTO, EM VEZ DE PEDIR CENSURA E IMPUGNAÇÃO - aspas para declarações do Presidente Lula, 6º feira, no RS :
"Acho que o Serra precisa saber uma coisa. Uma eleição a gente ganha convencendo os eleitores a votar na gente. Não é tentando convencer a Justiça Eleitoral a impugnar a adversária. Isso já aconteceu em outros tempos de ditadura militar. Em tempos de democracia, o ‘seu’ Serra que vá para a rua, que melhore a qualidade do seu programa, que faça propostas de coisas que ele quer fazer pelo nosso país, que apresente soluções para o crescimento industrial..."
"Nosso adversário deveria procurar um novo argumento. Não é possível que possa pedir que eu censure a internet. Não, ele não alertou. Ele se queixou do que estava acontecendo com ele na internet. Como eu sou vítima disso há muito tempo, sempre achei que a internet livre tem coisas extraordinariamente sérias e tem coisas levianas”
" Não tem nada demais o que a internet publicou sobre a filha de Serra. Há insinuações como há contra o presidente Lula, contra a família do presidente Lula, contra vocês jornalistas individualmente. Se escrevem alguma coisa que o internauta não gosta, tomam cacete o dia inteiro"
“Hoje, ele deve estar com dor de cabeça porque o PIB vai crescer acima daquilo que os mais pessimistas previam que ia crescer"
O Brasil vive um momento de ouro e eu não vou permitir que nenhuma ‘futrica’ menor - porque não tem nenhuma acusação grave contra o Serra... Tem as coisas de internet contra o Serra e contra todo mundo. Então, o presidente da República tem coisa mais séria para cuidar do que cuidar das dores de cotovelo do Serra”.(Carta Maior; 03-09)

NOTÍCIAS DO DIA

Veja as manchetes dos principais jornais deste sábado.
* Jornais nacionais.
Folha de S.Paulo
Dado sigiloso da filha de Serra foi obtido por filiado ao PT
Agora S.Paulo
Servidor aposentado após 2004 pode ter revisão acima de 30%
O Estado de S.Paulo
Dilma para de subir, e Serra, de cair
Jornal do Brasil
Brasil cresce em ritmo quase chinês na economia
O Globo
Contador estava no PT quando acessou sigilo da filha de Serra
Correio Braziliense
Gastos do governo turbinam o PIB
Estado de Minas
Ações da petrobras serão para poucos
Diário do Nordeste
Economia do Ceará tem alta de quase 9% no semestre
A Tarde
Coelba é maior alvo de queixas do consumidor
Extra
Filhos apelam para que pai de milionário volte para casa
Zero Hora
PIB supera previsões e atinge 8,9% no semestre
* Jornais internacionais.
The New York Times (EUA)
Crescimento do emprego bate estimativas e afasta a preocupação
The Washington Post (EUA)
Conflito duplo em Helmand
The Times (Reino Unido)
Hawkings: Arcebispo leva responsabilidade por religião
The Guardian (Reino Unido)
Coulson mentiu sobre grampo telefônico
Le Figaro (França)
Primeira rodada de negociações promissoras
Le Monde (França)
Sarkozy: as falhas de um presidente
China Daily (China)
Conversações de alto nível são o alvo dos laços sino-americanos
El País (Espanha)
Betasuna pede ao ETA uma trégua "permanente e verificável"
Clarín (Argentina)
Decisão inédita: as gêmeas poderão ser transplantadas.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O EIXO SÃO PAULO-MINAS-GOIÁS

Por Carlos Chagas.
Um inusitado eleitoral ameaça acontecer nos dois maiores colégios eleitorais do país: Dilma Rousseff ser eleita presidente da República e, para os governos estaduais, Gerado Alckmin e Antônio Anastásia. Uma demonstração de sabedoria do eleitorado ou uma contradição dos diabos?
Caso se configure essa hipótese, como Brasília se comportará, cercada por adversários? Acresce que Marconi Perilo, outro tucano, parece a um passo de eleger-se em Goiás.
Mais uma vez, o PMDB precisará vir em socorro do governo federal. Dominando o Congresso, o maior partido nacional buscará opor a política à geografia. Com a natural fatura apresentada na portaria do palácio do Planalto. O PT poderá fazer barulho nos três estados referidos, mas levar seus novos governadores à defensiva, só mesmo o PMDB, atuando na Câmara, no Senado e nas Assembléias Legislativas.

PLAY BOY ?! ?!

GOL CONTRA

Por Carlos Chagas
Trata-se de monumental exagero acusar Dilma Rousseff e seus chefes de campanha de envolvimento no escândalo da quebra dos sigilos fiscais, mas a pergunta surge de imediato: eleita, ela manterá a mesma postura leniente, tolerante e complacente do seu chefe?
Quando um jogador de futebol faz gol contra, é vaiado e marcado pela torcida. Se ficar comprovado que agiu de má-fé, comprado pelo adversário, acaba expulso do clube. Por que nada acontece com advogados que trabalham contra o cliente? Quando prejudicam deliberadamente aquele que o constituiu?
É o caso dos advogados da coligação “O Brasil Pode Mais”, que esta semana protocolaram no Tribunal Superior Eleitoral representação contra Dilma Rousseff, argüindo sua inelegibilidade sob alegação de envolvimento no escândalo da quebra do sigilo fiscal de tucanos ligados à campanha de José Serra.
Seria cômico se não fosse trágico assistir profissionais de reconhecida competência pleitearem tamanho absurdo. Serra, se tivesse tido conhecimento antecipado da representação, certamente mandaria demiti-los. Porque expuseram o candidato ao ridículo. Nenhum estudante de Direito acataria o pedido, quanto mais os ministros da mais alta corte eleitoral do país.
Pelo contrário, quantos eleitores antes propensos a votar no candidato do PSDB terão mudado de opinião ao verificar os extremos a que chega o desespero político. Se José Serra quer derrotar a adversária, tem que ser nas urnas, jamais no tapetão...

USO OBRIGATÓRIO

ELEITA, DILMA PEDIRÁ CONTAS?

Por Carlos Chagas
Complacente, tolerante, leniente? Talvez a razão lhe pertença. Falamos do presidente Lula. Afinal, o Brasil é assim, como ele, faz muito tempo. Do que a Constituição mais cuida senão dos direitos do cidadão? De deveres, nem pensar.
Só que agora estouraram todos os limites. Exige medidas cirúrgicas a lambança encenada pela Receita Federal nos episódios de quebra do sigilo fiscal de um bando de tucanos, incluída a filha do candidato José Serra. Para começar, a demissão do secretario, até do ministro da Fazenda, seu chefe. Mais ainda, há que identificar os interessados nessa inadmissível intromissão na vida privada dos adversários, envolvendo falsificação de documentos e de assinaturas. Se forem do PT, como os antigos “aloprados”, paciência. Pau neles. O que não dá é ver o governo tergiversando, inventando versões fantasiosas como a de que tudo não passa de uma briga interna no PSDB. Ou a de que ninguém sabia de nada.
Desde a primeira posse que o Lula hesita em punir auxiliares flagrados em ilícitos variados. Até nisso segue o exemplo do antecessor, Fernando Henrique, levando o país a ter saudades do Itamar Franco, aquele que primeiro demitia para mandar ministros e altos funcionários se defenderem, depois. Para o atual presidente, o mensalão jamais aconteceu, como agora a Receita Federal merece toda a sua confiança porque é séria.

SIGILO

COLUNA DO CLAUDIO HUMERTO.
Quebra de sigilo pode ter sido obra de tucanos:
A investigação sobre a violação do sigilo fiscal de Verônica Serra, filha do candidato José Serra, atribuída a “aloprados” do PT, pode revelar a surpresa de ter sido obra dos próprios tucanos. Na época, setembro de 2009, havia uma guerra interna pela indicação do PSDB para a disputa presidencial. Aliados de Aécio Neves atribuíam à turma de Serra a produção de dossiês contra o então governador de Minas. E vice-versa.
Sem retorno.
As sequelas da “guerra” Serra x Aécio impediram a aliança entre eles. Veio a vingança: o mineiro deixou o paulista pendurado na brocha.
Poço de mágoas.
Após abandonar a disputa interna, Aécio não escondia sua mágoa com o estilo Serra de atropelar adversários. Roseana Sarney que o diga.
Casa de ferreiro.
O contador enrolado com a quebra do sigilo fiscal da filha do candidato José Serra já foi dono de uma firma de... extintores de incêndio.

DESIGUALDADE DE RENDA - RN

RUMO A SEGUNDONA

BOTAFOGO QUER CONTROLAR JOGO AÉREO

BLOG DO DENI MENEZES.
As bolas altas, como no lance que decidiu o jogo com o Guarani, quarta-feira, em Porto Alegre, representam uma preocupação para os zagueiros do Botafogo. O técnico Joel Santana vai recomendar muita atenção ao jogo aéreo do Grêmio, amanhã à noite, no Engenhão. A dupla Jonas-Borges é também considerada muito perigosa nos chutes de meia distância.
O Botafogo está procurando desviar a atenção do incidente entre o técnico e Loco Abreu, que reclamou com gestos e palavras ao ser substituído no jogo com o Grêmio Prudente, embora seja certo que ele não escapará da multa, provavelmente de 20%, sobre o salário de setembro. O clube adotou posição firme neste sentido para coibir a indisciplina, como aconteceu no jogo com o Goiás, no Engenhão, em que o time, com o jogo definido (3 a 0), foi prejudicado pelas expulsões de Herrera e Caio, que se empurraram e discutiram.
Loco Abreu disse ontem que Joel Santana não entendeu sua reação: O Botafogo promoverá domingo mais uma ação de marketing. Os torcedores poderão fazer uma visita à sede do clube, onde serão acompanhados por guias universitários e ex-jogadores, para conhecer o centro de treinamento, o ginásio, a exposição de camisas desde 1966 no salão nobre, o Troféu Teresa Herrera ganho na Espanha e as taças dos títulos cariocas de 67, 68 e 89, do torneio Rio-São Paulo de 98 e de campeão brasileiro de 95. Os ex-jogadores Amarildo, Jairzinho, Mendonça e Donizete e o diretor de esportes gerais, Miguel Ângelo da Luz, medalhista olímpico, receberão os visitantes.
“Foi uma prova de que as pessoas não se conhecem, embora convivam todos os dias. Eu prefiro interpretar o que aconteceu como uma reação cultural. Cada país tem a sua. Eu já fiz isso com outros treinadores, não fui punido nem considerado indisciplinado. O Ganso, quando gesticulou com o técnico do Santos, dizendo que não sairia, não foi criticado nem punido, e ganhou até elogio de alguns.”
O Grêmio chegou ontem ao Rio e faz hoje o treino final. O técnico Renato Gaúcho só vai fazer uma mudança: Leandro no meio-campo porque Douglas saiu contundido do jogo com o Guarani. Time: Vítor, Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fabio Santos; Adilson, Fabio Rochemback, Leandro e Souza; Jonas e Borges. O Grêmio, com a vitória (1 a 0) sobre o Guarani, saiu do rebaixamento e está em 16º com 19 pontos: 4 vitórias, 7 derrotas, 7 empates. Marcou 21 gols e sofreu 24 em 18 rodadas.
Quem está muito animado é o atacante Jonas, que fez o gol da vitória, de cabeça, e completou 25 gols este ano:
“Infelizmente, ano passado torci o tornozelo e fiquei muito tempo afastado. Mesmo assim marquei 24 gols quando o objetivo era ser artilheiro do campeonato com pelo menos 30. Vamos ver se consigo este ano.”

FINGINDO

É MAIS QUE JUSTO, É JUSTISSIMO

Independente do teor das palavras proferidas pelo Loco, reclamar ostensivamente de uma substituição, na frente de todo mundo, é passível de punição sim, e os 20% me parecem justos. Loco é um jogador importante pro Botafogo, e ganha – se não estou enganado – o maior salário (ou um dos maiores) dentre todos do elenco; mas dentro de campo é um jogador como qualquer outro, e tem que ser retirado quando não estiver rendendo. Ponto final. Isso tem que ficar bem claro pra ele. Sou contra prerrogativas de qualquer tipo para jogadores de renome – como era o caso do Adriano, (gardenal) quando esta no time da urubuzada. Receber um salário mais alto que os demais já é o prêmio por uma carreira vitoriosa e o reconhecimento do que cada atleta pode render dentro de campo. No mais, igualdade para todos.

É TUA, MAICOSUEL

Guerreiro domina bola observado de perto por jogador do Grêmio-PP.
Foto; Futura Press.
E não é que ele foi ?
- Vai que é sua, Maicosuel!
A gente sabia que, com ausência de Jobson, o Mago seria fundamental para obter os três pontos em Presidente Prudente contra o Grêmio Genérico.
E ele fez a diferença, no único lance de troca precisa de passes entre dois alvinegros – toque perfeito de Renato Cajá, bela conclusão de Sir Michael Swell.
Um gol importantíssimo para o Botafogo, que voltou ao G-3. E um gol igualmente importante para Maicosuel confirmar a expectativa criada com sua contratação – porque craque tem que resolver o jogo, e foi o que ele fez nessa horrorosa partida.
No primeiro tempo, com os gringos sumidos no ataque e atuações decepcionantes de Somália e Marcelo Mattos, a defesa ficou perigosamente exposta. E foi envolvida perigosamente por muitas vezes – quem nos salvou, mais uma vez, foi Jefferson, reflexo de nosso goleiro em chutes à queima-roupa. Impressionante.
No segundo tempo, Joel corrigiu parte do posicionamento defensivo, mas o ataque continuava absolutamente inoperante.
Aí brilhou a estrela do técnico, ao trocar o Loco Abreu pelo Renato Cajá e esse, um minuto depois de entrar, tocar de forma açucarada para o Sir Michael Swell concluir a única chance concreta surgida no segundo tempo.
E, por enquanto, é só. Vale citar também a partida lamentável do Marcelo Cordeiro, não quer voltar e ao menos não se acha o rei da cocada – o Marcelo Cordeiro, para aumentar a irritação, ainda perdeu dois gols.
Quanto ao Loco/Herrera, e a discussão do uruguaio com Joel mais a punição em 20% do salário, esses assuntos valerão um post em separado. Mas, a princípio, sem conhecer o teor do que foi dito pelo Abreu para o Natalino.
Jogamos mal e novamente ganhamos. Foi assim contra o Avaí, Ceará e Grêmio Genèrico – tínhamos obrigação dos 3 pontos e conseguimos os 9 disputados nessas 3 partidas. Estamos construindo um colchão para permanecer na briga pela Libertadores durante o returno. Isso fará diferença mais à frente.

UM HOMEM RARO - VIVA EL COMANDANTE

EL COMANDANTE, MPERDÍVEL ! LÚCIDO, CONSCIENTE E CORAJOSO.
Um ideal suplanta a própria vida, transcende e de forma brilhante recomeça. Fidel Castro, mesmo doente, não perde a lucidez, nem o bom humor, nessa entrevista é um exemplo disso, que apesar dele estar com 84 anos e doente. Fidel não perdeu a lucidez, simplesmente incrivel a lucidez de pensamento. O que é mais incrível ainda que Fidel um homem corajoso que derrotou inimigos muito mais fortes do que ele, está sucumbindo apenas ao tempo, a velhice, lentamente o está enfraquecendo, mas as suas obras e os seus pensamentos não irão embora, nem serão apagados quando ele morrer. A monotonia de nosso tempo eleva-se como uma cortina de névoa a obscurecer nossa razão, mas daí que surge uma mente sã a nos alertar do horror que vivemos negando, contra o risco de a insanidade produzir uma catástrofe contra a vida, porque o Império está desesperado!.. O respeito excede as fronteiras políticas, vai além de qualquer limite concreto e Fídel é o exemplo ainda vivo desse fato.

FIDEL CASTRO - ( PARTE II )

SEGUNDA PARTE DA ENTREVISTA FIDEL CASTRO.
"Não tenho dúvida de que ocorrerão grandes mudanças no México"
Na segunda parte da entrevista à jornalista Carmem Lira Saade, do La Jornada, Fidel Castro comenta suas recentes declarações a respeito de uma fraude que teria ocorrido nas últimas eleições presidenciais mexicanas prejudicando o candidato Andrés Manuel López Obrador.
Carmem Lira Saade - La Jornada - Tradução: Katarina Peixoto
- Diga-me, o que tanto a máfia está dizendo de tudo o que escrevi? (sobre o México) - pergunta Fidel
Não é só a máfia, né? São mais os desconcertados com essas Reflexiones, comandante. Nem precisa dizer do desgosto que proporcionou ao governo mexicano.
- Não tinha nenhum interesse em criticar o governo... Para quê iria me meter com o governo? Por gosto? Se eu me dedicasse a me meter com governos, a dizer as coisas más ou equivocadas que consideram que têm feito, Cuba não teria relações.
Diz-se que com seus elogios e reconhecimento abertos o que você deu a Andrés Manuel López Obrador foi um beijo do diabo… e se perguntam por que torna públicas tanto as declarações de Carlos Ahumada à Justiça cubana como os detalhes de sua singular relação com Carlos Salinas de Gortari. Suspeitam que haveria uma intenção oculta.
- Não, não, não. Eu tive a sorte de me encontrar com o livro de Andrés Manuel. Alguém me deu no final da sessão da Assembléia. Eu o li rápido e sua leitura me inspirou a escrever o que escrevi.
O que o inspirou?
- Inteirar-me do que fizeram com a terra, com as minas, do que fizeram com o petróleo...Inteirar-me do roubo, do saque que esse grande país sofreu, da barbaridade que foi cometida (e que hoje se vê no México)...
Há desconfianças de um e de outro lado que insistem em que, por trás desse enredo há outros propósitos.
- Não. Eu não tinha planejado escrever o que escrevi; não estava em meus planos. Eu tenho agenda livre.
Pois levantou muita poeira, aviso-o. Acusam-no de ter desatado todo um escândalo político e chovem as

NO ÚLTIMO ESFORÇO

Governar o Brasil é algo pordemais complexo, pois ao mesmo tempo que temos uma sociedade ávida por mudanças que a beneficie, temos a mesma sociedade conservadora, cujas mudanças estruturais são permitidas desde que a conta-gotas. Você imagina que Lula declara apoio a esse grupo e a outros igualmente pernóstico com prazer? Nunca. Faz isso mordendo a língua. Mas a direita é tão poderosa neste país que se não tivermos no Congresso Nacional aqueles que digam "sim" (por uma vantagem ou prá não ir para a cadeia - caso dos Sarney), as mudanças estruturais mesmo a conta gotas ficam absolutamente obstruídas e prejudicadas. Tenha certeza, se Roseana, Lobão e João Alberto não forem eleitos, Lula dará pulos de alegria, desde que os tucanos não ganhem corpo no Congresso Nacional.
Um general precisa de soldados de todo tipo (Sun Tzu).
Tracking Vox/Band/iG: Dilma tem 52%, Serra 24%.
No terceiro dia de medição, as intenções de voto oscilaram dentro da margem de erro; Marina Silva tem 8%.
Piero Locatelli, iG São Paulo.
No terceiro dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff tem 52% e o tucano José Serra 24% das intenções de voto. Dilma oscilou positivamente 1 ponto percentual em relação ao dia anterior, quando tinha 51%. Já Serra perdeu 1 ponto comparado a última sondagem, quando teve 25%. As mudanças ocorreram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais.
A candidata Marina Silva (PV), terceira colocada, tem 8% das intenções de voto -1 ponto a menos do que na última pesquisa. Brancos e nulos são 4%, indecisos somam 11% e os outros candidatos têm 1%.
A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.
Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado, Dilma tem 41%, Serra 19% e Marina Silva 6%.
A petista lidera em todas as regiões do país. Dilma tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde soma 68% dos votos contra 15% de Serra e 5% de Marina.
Já a melhor performance de Serra ocorre na região Sul, onde ele soma 31% e Dilma tem 47%.
O sol está de rachar... Hoje é sexta, véspera de feriadão e véspera de jogo do Fogão!!!
Vamo que vamo! !
Também é dia 3: No próximo dia 3 eu vou votar na Dilma Presidente
Vai Dilma, por um Brasil mais justo!!! Retroceder, a um Brasil saqueado por tucanalhas?? ???
Não mais!!! Tucanalhas, se biquem, se mordam, aliás, morram... De ódio, de inveja, de saber que vocês não vão mais conseguir manipular o Brasil, como fizeram há tantos anos!!!
Enquanto houver omissão do exercício da cidadania, de participar, de escolher, selecionar, de se interessar pela nossa história.
Querer um Brasil melhor; o Brasil continuará entregue aos canalhas como tem sido há anos! Depois, critica-se, critica-se, critica-se!! O que se pode esperar de um país de omissos?!?! ACORDA BRASIL! !
"Vem vamos embora, que esperar não e saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer !!"

RECEITA FEDERAL

A Receita Federal nunca foi lá um órgão muito confiável. Também não é de hoje que está rolando esse mercadão de dados sigilosos. Gente travestida de servidor público grava CDs com dados de IR dos contribuintes e os repassam a uma quadrilha de estelionatários. O esquema tá rolando a céu aberto. E não só na Receita, não — tem no Detran também -  Como o governo nunca deu muita bola, tudo sempre correu na mais absoluta normalidade.
Eis que o esquema chegou às eleições presidenciais. Primeiro ao depenar uns tucanos e outras aves graúdas. E agora a filha do Serra. Tucanos acusam o PT e os petistas insinuam desespero eleitoral do PSDB. No meio disso tudo fica o eleitor otário, que ainda vai ter que escolher um candidato “menos pior”.
Mas, como estamos no Brasil-sil-sil, vai ficar essa guerrinha de nervos até passar a eleição. Depois, o ministério da fazenda faz cara de paisagem, o mercadão de dados sigilosos é reaberto e a normalidade volta às ruas santa efigênias do Brasil…
COMENTARIOS

BISCOITO FINO E A MASSA

Desde que a campanha eleitoral começou, nunca houve uma tarde com tantos boatos: pelo twitter, pelo telefome, pelo e-mail… Sobram boatos. 1 -  “Veja” e “Época” trariam matérias (de capa?) sobre Amaury, o jornalista que investigou as estranhas relações empresariais da família Serra (seria uma forma de manter o “escândalo” vivo, apesar de tudo apontar para Minas, e não mais para Brasilia?); 2 -  o “JN” da Globo estaria preparando materia especial, para retroalimentar o escândalo; uma fonte do Jardim Botânico confirmou ao blog “Doladodelá” que a reportagem em preparação incluiria até ataques a blogueiros (será mesmo?); 3 - Quem andou hoje pelos corredores da Polícia Federal de São Paulo (onde o contador Atella foi interrogado) ouviu a informação de que as investigações levam a um “secretário de governo” (do governo mineiro? de alguma Prefeitura?). Boatos e fatos. Que, por hora, não mexem nas pesquisas. Serra só cai. A pesquisa diária Vox/Band/IG apontou hoje Dilma 52% e Serra 24%.
Estranhei hoje quando ouvi o comentário de Merval Pereira, na CBN. O tema era o vazamento na Receita Federal – claro. Pensei: lá vem bomba na Dilma! Que nada. Pegou leve. Preferiu uma crítica institucional à falta de controles mais rígidos na Receita Federal.
Uai, diria o mineiro (e vocês logo entenderão porque o sotaque mineiro grudou hoje em mim), mas a turma dos colunistas da Globo/Veja/Folha não acha que a culpa foi da Dilma e que caminhamos para um Estado policial no Brasil, ou para o “stalinismo” como disse hoje a tal Eliane na “Folha? De repente, mudaram o foco?
Êta trem doido.
Mais tarde, li o Cláudio Humberto. Ele não é propriamente um jornalista simpático ao PT. Vejam o que escreveu o Cláudio Humberto (ex-porta-voz de Collor) em seu blog: Na verdade, nos últimos dois dias, não se fala de outra coisa nos bastidores do jornalismo: o fogo amigo tucano teria deixado um cheiro de pão de queijo no ar. Como agora a imprensa amiga de Serra vai sustentar a tese do “Estado policial” a serviço de Dilma?
“A investigação sobre a violação do sigilo fiscal de Verônica Serra, filha do candidato José Serra, atribuída a “aloprados” do PT, pode revelar a surpresa de ter sido obra dos próprios tucanos. Na época, setembro de 2009, havia uma guerra interna pela indicação do PSDB para a disputa presidencial. Aliados de Aécio Neves atribuíam à turma de Serra a produção de dossiês contra o então governador de Minas. E vice-versa.”
Seria esse o motivo de o principal assessor de comunicação de Serra andar doido atrás de Amaury Ribeiro Junior, jornalista que investigou as privatizações e as estranhas relações de Serra e Verônica com certo empresário, e vai transformar isso tudo em livro? Por que o Marcio Aith, assessor de Serra, andou telefonando à procura de Amaury? O jornalista acaba de ser contratado pela TV Record de São Paulo, e

PIB

Aos que dizem que Lula trocou o projeto socialista "em nome de Deus sabe o quê". Acontece que esse "Deus sabe o que" contempla vários sonhos que pareciam impossíveis há poucos anos, como o fim da miséria, a inclusão social, a vitória contra o subdesenvolvimento, a expansão do emprego, a valorização do salário, o investimento forte em educação, a recuperação da administração pública, enfim, a transformação do Brasil num país de verdade. É possível um socialista permanecer desatento, indiferente? Será que os socialistas devem, como sustenta o Plinio, apostar no caos e convocar o povo a defender o governo caótico quando este estiver caindo? Será que a revolução é um totem ideologico a ser adorado?
O 7 de Setembro que fecha o Governo Lula:  PIB CRESCE 8,9%: INVESTIMENTOS LIDERAM A MAIOR EXPANSÃO DA HISTÓRIA NUM 1º SEMESTRE; CAPITALIZAÇÃO DA PETROBRAS GARANTE SOBERANIA BRASILEIRA NO PRÉ-SAL E REFORÇA A DIMENSÃO ESTATAL DA EMPRESA ASFIXIADA PELO GOVERNO FHC; CRISE MUNDIAL TEM EFEITO PEDAGÓGICO E AMPLIA A MARGEM DE MANOBRA IDEOLÓGICA DENTRO DO GOVERNO; LULA E DILMA RECHAÇAM A VOLTA DA ORTODOXIA NO PAÍS. aspas para o Presidente Lula, 03-09: "Toda vez que alguém falar em ajuste fiscal, vocês podem ter certeza que significa aumentar imposto e reduzir salário (...) "Nós éramos induzidos a entender que o principal (objetivo) de alguém que vai governar é fazer uma contabilidade que no final do ano zere: você não tem despesa; você não fez nada, mas você não tem dívida. É isso que algumas pessoas gostam.."
Dilma, 01-09: "...‘Estão querendo dizer que 2002 (o modelo neoliberal tucano) vai continuar. Sinto informar que isso não existe mais, acabou (...) o Brasil possui reservas de mais de US$ 255 bilhões; relação dívida/PIB em queda e inflação controlada. É um Brasil completamente diferente do Brasil que tínhamos em 2003 (...) ajuste fiscal [ou seja, arrocho ortodoxo]representa olhar apenas o hoje, considerando que o amanhã não existe; você diminui o Estado investidor e aumenta o Estado fiscalizador, porque o mais importante é fazer caixa. Eu não concordo com isso’ (Carta Maior; 03-09)
O piloto italiano Valentino Rossi participa da primeira sessão de treino no circuito de San Marino.
Max Rossi/Reuters
COMENTARIOS
COMENTARIOS
Por Brizola Neto
brizolaco
PIB do 2º tri bomba. Sobe 8,8%. Maravilha, + cuidado c/a turma dos juros. Serra e a elite bufam d odio http://pud.im/5rl
DalaiLama
There must be a way of promoting human values without involving religion, based on common sense, experience and recent scientific findings.

BALCÃO DE NÉGOCIOS

Enquanto os culpados pela quebra de sigilos em série não aparecem (algo me diz que isso não vai dar em nada), o balcão continua aberto lá na Receita Federal — e as promoções estão a todo vapor. Dessa vez é liquidação de inverno! Vá ao camelódromo mais perto e garanta já o seu CD com dados fiscais dos contribuintes! Os preços estão imperdíveis! Compre o seu CD e tenha uma vida tranquila, com muitos golpes e estelionatos!
Blog do Rodrigo Vianna
Na ocasião, o caso dos “aloprados” serviu para o candidato tucano Geraldo Alckmin conseguir chegar ao segundo turno
A melhor ferramenta para desarmar o discurso desesperado de Serra, nesse episódio da Receita Federal, é ler com calma uma declaração do próprio candidato, durante evento nessa quarta-feira, em São Paulo:
“A candidatura da Dilma está querendo fazer comigo a mesma coisa que o Collor fez com o Lula em 1989, quando o Collor ganhou eleição, pelo receio de que nós ganhemos a eleição”.
Faz algum sentido? Claro que não. Serra tem hoje, segundo levantamento do IG/Band/Vox, menos da metade das intenções de voto de Dilma. O PT estaria desesperado para conter o avanço de Serra? Só na cabeça do candidato tucano.
Em 89, às vésperas do segundo turno, Lula subia nas pesquisas, estava a menos de 5 pontos de Collor. O ataque de Collor a Lula – utilizando depoimento escabroso da mãe de Lurian e ex-namorada de Lula – foi um ato desesperado. E deu resultado.
Agora, quem está desesperado é Serra, não Dilma.
Ouros fatos chamam atenção. Vamos a eles.
1) O vazamento de dados sigilosos precisa mesmo ser investigado, é fato grave, mostra a fragilidade do sistema da Receita. Negar esse dado da realidade, em nome da defesa da candidatura de Dilma, é negar-se a ver a realidade.
2) O contador que levou a procuração (falsificada) até a delegacia da Receita em Santo André tem amplo histórico de falcatruas. Chama a atenção que diga: “Voto no Serra, sou eleitor dele”.
3) Por ora, não há qualquer indício de que o PT tenha atuado para obter os dados de Verônica. Cá entre nós: se existe o tal “Estado policial” a que se referem os tucanos, para que ir até uma delegacia da Receita e levantar o sigilo fiscal da filha de Serra? Bastaria ao malvado diretor da Receita obter os dados, que são registrados em computadores e podem ser acessados de Brasília, por exemplo. Pra que ir até o ABC paulista , e deixar tudo registrado (como registrado ficou, convenientemente, para a campanha tucana)?
4) Quem são os petistas envolvidos nisso? Como associar Dilma e sua campanha? A quebra de sigilo ocorreu ano passado, quando nem havia campanha. Se houver gente do partido de Dilma envolvida, deve haver punição a quem praticou a ilegalidade – como a qualquer outro cidadão. É óbvio. Mas isso tudo não faz sentido: que vantagem teria Dilma em quebrar sigilo numa eleição praticamente ganha?
5) O sigilo fiscal foi quebrado em setembro de 2009. De novo, convenientemente, só veio à tona um ano depois, às vésperas da eleição, num momento em que Serra despenca nas pesquisas, contrata um guru indiano, muda slogan e tenta relançar a campanha. Detalhe: a primeira informação sobre o episódio saiu na “Folha” – amiga do peito dos tucanos. O “escândalo” tem toda a pinta de um factóide lançado na mesma esteira da “renovação” da campanha serrista, agora nas mãos do tal guru.
6) O “Painel” da “Folha” dá hoje uma nota que é quase uma confissão da tática tucana: “Os tucanos garantem que os episódios de violação de sigilo não param nos já investigados“. Ou seja, outros factóides virão por aí, os tucanos já sabem, a “Folha” já sabe. Virão a conta-gotas, conforme interesar possam à candidatura de Serra.
7) É evidente a diferença de tratamento para o caso nos diferentes portais da internet. Acabo de conferir: UOL (do grupo “Folha”) mantém a história na manchete principal (com um viés politizante, que interessa à campanha de Serra); Terra e IG tratam do tema com mais cuidado, abrindo o leque para todas as possbilidades; o G-1 (da Globo), supreendentemente também é cuidadoso, e trazia na quinta-feira (2 de setembro) pela manhã manchete sobre o crescimento da produção industrial no Brasil.
O que isso tudo quer dizer?
A “Folha” é a mais desesperada e a mais serrista. Na Globo, a turma de Ratzinger deve estar à espera das pesquisas. Se sentirem que o episódio tem alguma chance de ajudar Serra, entrarão no jogo dos tucanos, com matérias diárias no “JN”, durante um mês. Se o indício for de que Serra está mesmo perdido (como tudo indica), a Globo deve tirar o pé, e acompanhar o caso com mais parcimônia. Deixará ao “O Globo” a tarefa de bater pesado (os leitores tucanos do jornal, na zona sul do Rio, querem ver sangue).
Em 2006, a família Marinho e Ratzinger farejaram que o caso dos “aloprados” podia garantir segundo turno. E partiram pra cima de Lula. Eu trabalhava na Globo, e vi tudo de perto. Farão o mesmo agora? Saberemos em breve…
Vale lembrar que o caso da Receita, ainda que não consiga reverter a tendência pró-Dilma, talvez tenha força para conter parte da onda vermelha que se avoluma em todo Brasil. Serra ainda pensa em ganhar a eleição. “Folha”, UOL e as viúvas de FHC, a essa altura, querem evitar que o lulismo ganhe também em São Paulo e faça uma bancada muito forte no Senado. Vão jogar tudo nisso agora.
Por último, queria lembrar que há um mês escrevi aqui sobre o excesso de confiança de alguns eleitores de Dilma. Lembrei do passado de Serra, do desespero de um candidato que, derrotado, perderá Brasil e São Paulo (Alckmin, se ganhar, não dará moleza para o serrismo); um candidato capaz de qualquer coisa. Os alidos dele – no Jardim Botânico, na Barão de Limeira e às margens fétidas da marginal – também são capazes de qualquer coisa.
Desprezar o adversário é um erro grave. E a volúpia com que eles avançam nessa caso – pra lá de esquisito, com dados de um ano atrás, e relançado às vésperas da eleição – mostra que não há limites nessa guerra.
Serra não tem pudores de usar nessa guerra a própria filha – sócia da família de Daniel Dantas, é bom lembrar. Na verdade, é Serra que se parece com Collor na estratégia despudorada de usar a família em campanha.
Estratégia, além de tudo, golpista. O tucano, primeiro foi aos militares falar em República Sindicalista. E o PSDB agora pede a cassação de Dilma. Com qual indício? Não precisa. Eles querem sangue. Estão desesperados.
Numa entrevista recente, fui perguntado sobre a possibilidade de golpe no Brasil, como em 64. Expliquei que as coisas mudaram, e que golpe, se houver, será na linha hondurenha: com apoio da Justiça e aparência de legalidade. Sobre isso, falei aqui.
É para esse caminho que se dirigem agora os desajuizados tucanos paulistas. Terão sucesso? Tudo indica que não. Mas a atitude mostra como será tratada Dilma num provável governo.
Lula terá que entrar em campo, com cada vez mais força.
CHARGE

DUBAI - EMIRADOS ÀRABES UNIDOS

Avião de carga da empresa de transportes americana UPS cai em estrada na região de Dubai (Emirados Árabes Unidos) Kamran Jebreili/AP
CHARGE
Eu sou um simples que admira Lula e reconhece o excelente governo que ele vem fazendo e daí? Esse estudante vai me acusar de que?
Lula me emociona, sua história de vida, seu governo bem sucedido…
E que não tentem nenhum golpe essa direita sem vergonha, porque Dilma será eleita, queiram eles ou não!
E obrigado a você, Paulo Henrique Amorim, Azenha, Rodrigo Vianna, Brizola Neto etc, por nos manter informados verdadeiramente de tudo que acontece na política brasileira.

CALÚNIAS, MÁ MEMÓRIA E ESCOLA RUIM

Mino Carta
Por uma série de boas razões que não vale a pena declinar agora estou a colecionar aleivosias variadas perpetradas contra CartaCapital. Calúnias, para ser preciso. Em um texto de quatro anos atrás, um colega (colega?) jornalista chegou a afirmar em papel impresso que apoiamos a candidatura de Lula à reeleição para, em troca, contar com a presença do presidente da República na cerimônia anualmente realizada para premiar as empresas mais admiradas no Brasil. Tratou-se, segundo o autor, de uma verdadeira operação comercial, na linha do do ut des, ou facio ut facias.
Há quem some periodicamente os anúncios publicados em CartaCapital para registrar quantos são do governo e quantos da iniciativa privada. Há quem sustente que o próprio presidente da República nos encomenda reportagens convenientes à sua política, por exemplo, algumas de anos atrás a respeito de Hugo Chávez. Mas que fazer? Mino Carta não tem “capacidade” de atestar sua honradez.
Outro é o tom da carta de um jovem estudante de jornalismo (não cito o nome para não constrangê-lo). Ele fica “ávido em receber CartaCapital toda semana” porque a considera “a vanguarda da imprensa brasileira”. Mesmo assim, confessa ter dúvidas a respeito da nossa posição a favor de Lula e de Dilma Rousseff. Será que exageramos? Neste mesmo espaço, inúmeras vezes, e em outros da revista, fomos severos críticos do governo e não pretendo agora voltar a este assunto.
Temos, porém, a convicção de que Lula é um divisor de águas na história do País. Em primeiro lugar, porque um ex-metalúrgico chegou ao poder em lugar dos costumeiros engravatados e a maioria dos brasileiros achou-se muito bem representada. Tal seria, de alguma forma, um mérito involuntário, embora determinante de uma identificação que garante de saída a popularidade. -Há -outros, contudo, e são do seu governo.
Dois, sobretudo, na visão de CartaCapital. Nestes últimos oito anos, a preocupação social inspirou diversas ações governistas, de maneira muito mais clara e firme do que em governos anteriores. Além disso, deu-se com Lula uma alteração profunda na política exterior, altamente benéfica a nosso ver. Colham as provas na satisfação reinante nas classes menos favorecidas e no prestígio de que gozam mundo afora o País e seu presidente.
Muito há por fazer em termos de política econômica. A industrialização clama por políticas destinadas a apressar a transformação de um país exportador de commodities e sair dos impasses criados por uma taxa de juros recordista mundial. CartaCapital acredita que Dilma Rousseff não significa somente a continuidade, mas também condições de avançar em relação aos efeitos positivos da atuação de quem a precedeu.
O que mais tenho procurado, e aqui falo na primeira pessoa, é defender a minha honra, meu único capital. O estudante acredita que eu já tenha praticado o jornalismo dos donos do poder por ter sido o primeiro diretor de redação de Veja. Permito-me um passeio pelo passado. Desde quando saí da Veja, tenho de inventar meus empregos, porque não há lugar para mim na chamada grande (grande?) imprensa. Os interesses deles não coincidem com os meus. Só um dos patrões do pretenso quarto poder me ofereceu espaço no seu jornal, Otavio Frias de Oliveira e, a despeito das diferenças entre nós, não o esquecerei até o fim da minha vida.
Ah, sim, me demiti da direção da Veja para não ser despedido, ao contrário do que afirma em seu Notícias do Planalto Mario Sergio Conti. Não me surpreendeu que depois de me entrevistar longamente, ele tenha preferido publicar a versão do patrão Civita. Passo a expor a verdade factual, e desafio até quem me difama obsessivamente a provar o contrário.
Veja sofria censura feroz, enquanto a Editora Abril pretendia um empréstimo de 50 milhões de dólares (estamos em meados dos anos 70) para consolidar no Brasil dívidas contraídas no exterior. O próprio ditador Geisel, pela boca de Armando Falcão, ministro da Justiça (Justiça?), decretou seu niet, a não ser que se livrassem do acima assinado. Quem tiver dúvidas a respeito, leia o livro Fragmentos de Memória, de Karlos Rischbieter (Travessa dos Editores, 2007), que presidia então a Caixa Econômica Federal, à qual a Editora Abril recorrera.
Tirei o meu modesto time de campo antes da expulsão. Pela elementar razão de que me recusava a negociar minha saída. Quem sabe levasse um bom dinheiro, espécie de comissão sobre o empréstimo da Caixa a ser concedido juntamente com o fim da censura. Ocorre que não queria um único, escasso centavo saído dos bolsos de Victor e Roberto Civita. Vici e Arci: assim hão de ser pronunciadas suas iniciais.
É enredo miúdo, em comparação de tantos outros de vítimas da ditadura. De todo modo, o que me surpreende é um certo desconhecimento dos fatos por parte de um estudante de jornalismo. Está bem se ignora o meu passado, que não conheça a verdadeira história da censura é desolador. Tanto mais por não ser culpa dele. As responsabilidades são óbvias. O pouco caso com a memória antes de mais nada, traço característico da sociedade nativa. E logo após a escola incompetente, talvez inútil.

O DIA SEGUINTE

Por Marcos Coimbra
Como o 3 de outubro torna-se mais e mais previsível, é hora de começar a especular sobre como será o dia 4. Ele chega logo e é bom estar preparado para entendê-lo.
É fácil imaginar a alegria de Dilma Rousseff, Lula, o PT, seus aliados e o governo. Não custa sublinhar o caráter histórico da vitória que deverão comemorar.
E as oposições? Como viverão esse dia?
A primeira coisa a dizer é que sua provável derrota pode ser tudo, menos surpreendente. Se houve algo inesperado nestas eleições presidenciais foi seu empenho em colocar a cabeça no cadafalso. Nem se tivessem fixado a meta de fazer tudo errado teriam ido tão longe.
Parte da responsabilidade pelos seus erros pode ser debitada às pesquisas de opinião. Não a elas (coitadinhas), que nada são além de instrumentos. Mas à leitura superficial do que diziam.
Tudo o que estamos vivendo e que, parece, será confirmado no dia 3 se definiu entre setembro e outubro de 2009. Foi quando a vantagem de José Serra nas pesquisas levou a duas consequências.
Para o conjunto das oposições, seja no meio político, seja na imprensa e na sociedade, produziu a impressão de que Serra era invencível contra a candidata “artificial” que Lula tinha inventado. Para o próprio Serra, ela limitou drasticamente as opções. Se, do alto daqueles números, decidisse permanecer em São Paulo, seria como abdicar em definitivo de qualquer projeto presidencial. Até seus aliados na mídia deixaram claro que não aceitariam que fizesse outra coisa. Se recuasse, nunca mais o apoiariam.
Naqueles meses, quem leu alguns de nossos colunistas mais conhecidos ficou com a impressão de que o problema de Serra era Aécio Neves. Na hora que o mineiro aceitasse a “candidatura natural” e cerrasse fileiras, assumindo o lugar de vice, não haveria mais obstáculos entre Serra e o Planalto. Lula, o governo, e Dilma não seriam problema: as pesquisas (sempre elas) mostravam que a candidata de Lula “não decolava”.
A vantagem de Serra levou as oposições a outro equívoco grave. Como nenhum nome aparecia com pontuação relevante, elas se convenceram de que não precisavam de outros. Bastava Serra, com seus 45%. Mais candidatos, de outros partidos, seriam apenas um diversionismo. Elas se achavam tão fortes (em razão das pesquisas) que queriam ir logo para o confronto com Lula e Dilma.
Uma leitura estática e limitada das pesquisas conduziu as oposições àquilo que Lula tinha antecipado que fariam: viriam com Serra e apenas com Serra. O plebiscito que tinha imaginado como condição de sucesso para quem o representasse estava pronto. Seria Serra contra sua candidata.
Lula nunca fez a leitura ingênua que seus adversários fizeram das pesquisas. Para ele, era totalmente irrelevante saber de quantos pontos Dilma partia. Só o interessava o cálculo de onde ela poderia chegar. Enquanto o PSDB e alguns jornalistas versados em pesquisas faziam as contas de “quantos pontos Serra tem”, ele olhava para a frente.
Quando, em dezembro de 2009, Aécio resolveu sair da disputa pela vaga tucana, a crônica de 2010 começou a ser escrita. Mês a mês, semana a semana, dia a dia, tudo o que aconteceu de lá para cá pôde ser antecipado.
É pouco provável que o resultado da eleição fosse diferente se Dilma enfrentasse Aécio. Mas é certo que as oposições sairiam da eleição mais bem situadas para o futuro.
Confirmado o resultado esperado, será a morte política de uma geração de lideranças oposicionistas, que terá ido embora sem preparar novos quadros para as eleições de 2014 (e as seguintes).
O melhor que teriam feito era admitir que ninguém derrotaria Lula neste ano, e mirar nas próximas. Era hora de lançar rostos para o futuro: um candidato a presidente que não estivesse, irremediavelmente, preso ao passado e um vice que não fosse motivo de chacota.
Cometendo os erros que cometeram em 2010, as oposições adiaram seus projetos de retorno ao poder por tempo indeterminado. Bom para quem deseja que o PT chegue ao que os tucanos tanto almejaram (e não conseguiram por incompetência): permanecer no poder por 20 anos.
Lembro que uma imagem igual a essa foi publicada na Globo, no tal caso dos "Aloprados " e deu um rebú danado. Agora que a corrupção tem nome, endereço, carteira de identidade, local de trabalho e outras coisitas, a Globo não dá a menor pelota e bombeia o caso da filha do Serra, tentando transforma-lo num caso de política.
Na história do Brasil, a direita sempre falsificou alguma coisa na época das eleições, para tentar golpes de estado. Foi assim com Lacerda, que falsificou a Carta Brandi e não foi punido. Quando coronel, Olimpio Mourão Filho falsificou o Plano Cohen e desmascarado, também não foi punido. Anos depois, com Lacerda como governador da Guanabara e Mourão Filho como general comandante de Minas, ambos foram o estopim do golpe militar que torturou, matou e acabou com a democracia. Por isso devemos publicar a história das falsificações que a direita já usou para frustrar a vontade popular! É preciso mostrar o passado dessa gente para poder prever seu futuro! E preparar as defesas ! O pedido de cassação do registro da Dilma, que todos esperávamos, alegando que ela tem a ver com essa falsificação da quebra de sigilo, já esta na mão do ministro Aldy Passarinho doTSE! Essa gente não brinca em serviço!

ROUBO NO BANRISUL

Novo escândalo atinge governo tucano no Rio Grande do Sul.
Ação conjunta do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul, do Ministério Público de Contas e da Polícia Federal aponta existência de uma quadrilha no interior do Banco do Estado do RS (Banrisul). A força tarefa constituída pelos três órgãos investiga a ação de uma suposta organização criminosa, integrada por um alto funcionário do banco, agências de publicidade e prestadores de serviços, que pode ter causado um prejuízo de mais de 10 milhões de reais nos últimos 18 meses. Três pessoas foram presas em flagrante por peculato e lavagem de dinheiro. A PF encontrou em suas residências e empresas cerca de R$ 2 milhões sem origem identificada (foto).
Marco Aurélio Weissheimer.
A Polícia Federal, o Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul e o Ministério Público de Contas deflagaram nesta quinta-feira (2) a Operação Mercari que apura possíveis desvios de recursos da área de marketing com prejuízo para o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). O nome da operação, Mercari, vem do latim: “comprar para vender”, “comércio”. A força tarefa constituída pelos três órgãos investiga a ação de uma suposta organização criminosa, integrada por um alto funcionário do banco, agências de publicidade e prestadores de serviços, que pode ter causado um prejuízo de mais de 10 milhões de reais nos últimos 18 meses.
Segundo nota divulgada pela Superintendência da Polícia Federal no RS,A Justiça Estadual, acionada pelo MP Estadual, autorizou o compartilhamento de informações com o MP de Contas que, por sua vez, requereu ao Tribunal de Contas do Estado uma inspeção especial no Banrisul. A Polícia Federal atua na operação por causa da existência de indícios de crimes de evasão de divisas, ocultação de bens e valores e sonegação fiscal. A PF cumpriu ontem, atendendo determinação judicial estadual, 11 mandados de busca e apreensão, sendo 10 em Porto Alegre e um em Gravataí, com a participação de 76 policiais.
“o esquema se daria através de superfaturamento na produção de ações de marketing contratadas junto a agências, as quais eram terceirizadas a empresas que, por sua vez, subcontratariam os reais executores dos serviços a preços muito menores do que aqueles cobrados do banco”.
Três suspeitos foram presos. Segundo a jornalista Adriana Irion, de Zero Hora, os nomes são: o superintendente de marketing do Banrisul, Walney Fehlberg, um funcionário da agência SL&M, Gilson Storke, e um diretor da DCS, Armando D’Elia Neto. Eles foram presos em flagrante por peculato e lavagem de dinheiro. A PF encontrou em suas residências empresas cerca de R$ 2 milhões sem origem identificada.
TCE apontou irregularidades nos gastos do Banrisul.
O período abrangido pelas investigações da Operação Mercari (18 meses) pega em cheio a gestão de Fernando Lemos na direção do banco. Considerado da “quota do PMDB” e, mais particularmente, do senador Pedro Simon, Lemos esteve a frente de uma megaoperação publicitária do governo tucano que despejou milhões de reais em anúncios e campanhas.
Cabe lembrar que a despesa total do governo Yeda Crusius com publicidade aumentou consideravelmente a partir de 2008: cresceu 23% acima da inflação. Foi uma das receitas para enfrentar os escândalos e denúncias de corrupção. O governo tucano abriu os cofres e despejou publicidade na mídia gaúcha. Em dois anos, foram gastos em propaganda (a preços médios de 2008) cerca de 306 milhões. Deste total, mais de 200 milhões foram gastos pelas estatais. Mais de 80% deste valor (cerca de 164 milhões de reais) vieram do Banrisul.
Segundo análise do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, relativa aos anos de 2007 e 2008, dos 164 milhões gastos pelo Banrisul em publicidade, menos da metade foi legalmente autorizada. Cerca de 90 milhões gastos pelo banco em publicidade contrariaram a Constituição Federal e as LDOs (Leis de Diretrizes Orçamentárias) de 2007 e 2008. Neste período, apenas 8% da despesa com publicidade se enquadra no item “publicidade legal obrigatória”. Cerca de 92% foram gastos com publicidade institucional, ou seja, propaganda do governo.
Em 2009, o governo Yeda gastou 201 milhões em publicidade – quase três quartos do montante gasto em obras (271 milhões). Do total gasto em propaganda, quase a metade (99,5 milhões), veio do Banrisul. Cabe observar que só havia autorização orçamentária para o banco estatal despender 50 milhões, 49,5 milhões foram gastos ilegalmente, contrariando o disposto no artigo 149, § 7º da Constituição estadual.
Além da análise desses gastos, o Tribunal de Contas também realizou uma inspeção especial no banco a pedido do Procurador Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino. Coincidência ou não, em meio a esse processo de investigação, Fernando Lemos deixou a direção do banco no início deste ano, sendo premiado pela governadora Yeda Crusius com um cargo de juiz no Tribunal de Justiça Militar.
Hoje é o Detran, no passado foi o Daer. Depois foi o Banrisul, depois a CEEE
As denúncias envolvendo o Banrisul atualizam um dos temas mais polêmicos e explosivos do governo Yeda Crusius: as denúncias feitas pelo vice-governador Paulo Feijó (DEM) sobre irregularidades na gestão do banco e a famosa conversa que manteve, no dia 26 de maio de 2008, com o então chefe da Casa Civil do governo estadual, Cezar Busatto, quando este afirmou, entre outras coisas, que o Banrisul seria usado para financiar campanhas eleitorais do PMDB. As palavras de Busatto: “Eu não tenho dúvida de que o Detran é uma grande fonte de financiamento (do PP). Não é verdade? E o Banrisul com certeza, nesses quatro anos (…) O custo que teria ela (a governadora) ter que romper com Zé Otávio, Pedro Simon…”
“Hoje é o Detran, no passado foi o Daer. Quantos anos o Daer sustentou? Na época das obras polpudas. Depois foi o Banrisul, depois a CEEE. Se tu vai ver é onde os partidos querem controlar. Não querem saber se é área social. Onde têm as possibilidades de financiamento, pode ter certeza que tem interesses poderosos aí controlando. Então, é uma coisa mais profunda que está em jogo, né?”
Mas as denúncias de Feijó não se limitaram a este episódio. Em maio de 2008, um dia depois de defender a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, na Assembléia Legislativa, para investigar irregularidades envolvendo contratos do Banrisul, o vice-governador Paulo Feijó denunciou o desvio de cerca de R$ 18 milhões dos cofres públicos. Segundo Feijó, esse dinheiro teria saído do banco para a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sem ser contabilizado.
Segundo Feijó, em 2006, o banco teria repassado R$ 24 milhões para a Faurgs. No mesmo período, denunciou, foi contabilizada a entrada de apenas R$ 6 milhões na fundação. Uma empresa terceirizada que prestaria serviços exclusivamente para a fundação teria recebido o restante. Feijó disse que sua denúncia estava baseada em um documento resultante das investigações feitas pelo Ministério Público. Ele entregou esse documento à governadora Yeda Crusius, mas não teria obtido retorno. Feijó disse na época que que tomou conhecimento das irregularidades ainda durante o governo de Germano Rigotto (PMDB), mas que, na época, era apenas líder de uma entidade sindical (a Federasul). Indagado sobre as semelhanças entre as denúncias de irregularidades no Banrisul e as verificadas no Detran, Feijó afirmou na época: “se não são iguais, são muito parecidas”.

FIDEL CASTRO

Na Universidade de Havana, Fidel Castro reaparece em público e alerta para o risco de uma guerra se os EUA atacarem Irã.
Javier Galeano/AP
millorfernandes
Falsa Cultura: Os cristais da Boêmia eram cristais pertencentes a uma senhora que vivia na Esbôrnia.

TUDO OU NADA

A PERGUNTA QUE A SOFREGUIDÃO OMITE a violação do sigilo fiscal de qualquer cidadão brasileiro, um direito constitucional garantido desde 1988, é crime exceto se motivada por interesse público, judicialmente definido. Dito isso, porém, é inevitável ponderar que a energia crítica da mídia na abordagem maciça e articulada do obscuro episódio de vazamernto dos dados fiscais de Verônica Serra, filha do presidenciável, omite um ponto crucial do ponto de vista do rigoroso manejo da carpintaria jornalística. Sua elisão beneficia os que enxergam na sofreguidão do atual bombardeio interesses eleitorais --e por que não dizer, um certo desespero, do tipo 'tudo ou nada'-- superiores à disposição de informar, esclarecer e defender a cidadania. A questão espetacularmente ausente das toneladas de papel, tinta e megatempo de exposição em rádio e tevê que o assunto tem merecido --em desfrutável e sugestiva interação com a propaganda política do ex-governador de SP-- pulsa limpidamente na cabeça de qualquer eleitor medianamente curioso: afinal, o que teria de tão altamente comprometedor na declaração de renda da filha de José Serra --e de amigos do peito do presidenciável-- a ponto de, como se insinua, motivar adversários políticos, não necessariamente externos ao seu partido (leia a coluna 'Pó pará, Serra!',nesta pag) ou quadrilhas de chantagistas a violarem seu sigilo fiscal? E, mais que isso, conforme informa hoje o diário e isento jornal da família Frias, ter motivado o ex-governador a --diz a Folha-- comentar o problema já em janeiro, com o próprio chefe do governo que agora acusa de cúmplice? (Carta Maior; 03-09)

AO FUNDO DO POÇO, SEUS LUGARES DE DIREITO

Ao longo do dia, de diferentes áreas do governo e da economia, outros vazamentos sacudiriam a combalida higidez da candidatura "" (trólóló) Serra, a saber:
a) BC interrompe alta do s juros;
b) Carga tributária declina;
c) Vendas recordes de automóveis em agosto;
d) Massa salarial tem aumento real de 32,7% entre 2004 e 2010;
e) Classes C e D já superam a classe B em poder de consumo;
Os demotucanos deveriam pôr as barbas de molho.
Além de não conseguir eleger o "" (fujão) Serra, eles ainda estão perdendo, DEVIDO A FICHA SUJA, senadores no PI (Héráclito), DF (um famosa quem do PSDB).
Estão perdendo no voto:
No PR (as duas vagas), PI (Mão Santa), PE (as duas vagas), SP (Quércia)
E devido à evolução nas pesquisas têm chance de perder:
MG (Itamar), RJ (Cesar Maia).
A Dilma vai poder fazer um governo mais tranquilo e...
A SOCIAL DEMOCRACIA vai ficar no seu lugar: FORA !!