sábado, 19 de fevereiro de 2011

O PiG não conseguira transferir para o povo, o ódio que eles sentem pelo Lula, pois o carisma de Lula é grande demais o suficiente para pulverizar todo o ódio e inveja que o PiG tenta transmitir.
O PiG ataca o Lula já pensando nas eleições de 2014. Sabe que, se ele se candidatar, e se reeleger em 2018, serão mais oito anos de governo de esquerda. Quanto à Dilma, o PiG reserva o poder de fogo para o último ano, para 2014, na crença de que a direita terá mais facilidade, ou menos dificuldade, de vencê-la.
Falar mal do LULA ¨é mesmo que comer pitomba: cansa os queixos, mancha a língua, desbota os dentes e num enche o bucho¨.
A realidade é uma só, como o pensamento conservador encontra-se, em nossos tempos, em franca decadência suas reações são sempre previsíveis.
O PiG quer destruir o mito. Não conseguirão!
Estou ansioso para LULA começar a andar pelo Brasil e Mundo afora. O PiG vai cortar os pulsos!
Mesmo com todo o poder, a globels continua dando tiros e mais tiros no pé. Ao exibirem FHC – minúsculo mesmo – na TV acham que conseguirão fazer o brasileiro esquecer do LULA.
Engano fatal!
Com a banda larga nas escolas o governo poderia, sim, cortar substancialmente a verba para publicidade, em especial, aos participantes do PiG! Assim como eu, milhões de brasileiros não se importariam se a globo perdeu 50 milhões em publicidade do governo, se esse dinheiro tiver sido direcionado para a manutenção da banda larga nas escolas!
Só mesmo neste nosso amado Brasil para existirem esses dois personagens, um Nunca Dantes e um outro Nunca Mais.
A mídia, Globo na frente, não dá trégua ao ex-presidente.
Por Mauricio Dias
Nunca foram boas as relações entre a mídia brasileira e o torneiro mecânico Lula, desde que, nos anos 1970, ele emergiu no comando das jornadas sindicais no ABC paulista, onde estão algumas das empresas do moderno, mas ainda incipiente capitalismo brasileiro. Em consequência, quase natural, o operário não foi recebido com entusiasmo quando, após três fracassos, venceu a disputa para a Presidência da República, em 200
Os desentendimentos se sucederam entre o novo governo e o chamado “quarto poder” e culminaram com a crise de 2005 quando televisões, jornais, rádios e revistas viraram porta-vozes da oposição que se esforçava para apear Lula do poder. Inicialmente, com a tentativa de impeachment. Posteriormente, após esse processo que não chegou a se consumar, armou-se um “golpe branco” em forma de pressão para o presidente desistir da reeleição, em 2006.
Lula ganhou e, em 2010, fez o sucessor. No caso, sucessora. Dilma Rousseff sofreu quase todos os tipos de constrangimentos políticos. Ela tomou posse e, no dia seguinte, foi saudada por deselegante manchete do jornal O Globo, do Rio de Janeiro: “Lula elege Dilma e aliados preparam sua volta em 2014”.
A reportagem era um blefe político. Uma “cascata” no jargão jornalístico. O jornal O Globo, núcleo do império da família Marinho, tornou-se a ponta de lança da reação conservadora da mídia e adotou, desde a posse de Lula, um jornalismo de combate onde a maior vítima, como sempre ocorre nesses casos, é o fato. Sem o fato abre-se uma avenida para suspeitas versões.
O comportamento inicial da presidenta, mar­ca­do por discrição e austeridade, foi uma surpresa para todos. O Globo inclusive. Não há sinais de que seja uma capitulação ao poder dos donos da mídia com os quais Dilma tem travado discretos diálogos. Armou-se circunstancialmente um clima de armistício. Na prática, significou um fogo mais brando, a provocar um visível recuo de comentaristas que eram mais agressivos com Lula. Soltam, porém, elogios hesitantes por não saberem até onde poderão seguir.
Esse armistício se sustenta numa visão de que as situações não são iguais. Dilma não é Lula. É claro que há diferenças entre o governo de ontem e o de hoje. No entanto, o carimbo pessoal da presidenta na administração do País faz a imprensa engolir a propaganda de que ela era um “poste”. Essa contradição se aguça na sequência dessa história. Dilma passou a ser elogiada e Lula criticado.
Alguns casos, colhidos da primeira página de O Globo ao longo de uma semana, expressam o que ocorre, em geral, em toda a mídia:
Atos de Dilma afastam governo do estilo Lula (6/2) – críticas ao ex no elogio ao governo Dilma.
Por qué no te callas? (8/2) – crítica atribuída a um sindicalista, mantido no anonimato, sobre apoio de Lula ao salário mínimo proposto por Dilma.
A fatura da gastança eleitoral (10/2) – a respeito de despesas do governo Lula com suposta intenção eleitoral.
Dilma aposenta slogan de Lula (11/2) – sobre a frase “Brasil, um país de todos”.
Herança fiscal de Lula limita o começo do governo Dilma – (13/2) – crítica a Lula ao corte no Orçamento proposto por Dilma.
Ela recebe afagos e ele, pedradas. Procura-se, sem muito disfarce, cavar um fosso entre o ex e a presidenta. Situação que levou Lula, na festa de aniversário do PT, a reagir: “Minha relação com Dilma é indissociável”

NET desrespeita assinante e corta transmissão do jogo do Flu.

A NET cometeu hoje uma das maiores violências contra os seus assinantes que gostam de futebol. Ela não permitiu que os torcedores do Fluminense que acompanhavam pelo canal 122 o jogo contra o Boavista, no Engenhão, assistissem a cobrança de penalidades que definu o primeiro finalista da Taça Guanabara. Os assinantes da NET viram apenas a primeira cobrança de penalidade feita – e convertida – por um jogador do Boavista. Antes do jogador Conca, do Fluminense, se preparar para cobrar a primeira penalidade pelo time tricolor o sinal foi abruptamente cortado sem nenhuma explicação. Imediatamente, assinantes começaram a ligar para a NET para reclamar e saber os motivos do corte. A atendente da empresa, após verificar com a coordenação, informou apenas o seguinte:”o jogo extrapolou o tempo previsto de 90 minutos e a programadora cortou o sinal”. Ou seja, todo jogo que tiver cobrança de penalidade para decidir um finalista do campeonato haverá corte do sinal. Como diz um narrador da NET quando há uma jogada bisonha em uma partida de futebol: que desagradável

BARRIGA CHEIA

No Brasil, uma democracia onde ninguém protesta, o salário mínimo é de R$ 545. Na ditadura da Líbia, onde o pau está quebrando, a renda per capita supera a brasileira.

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA À MEIA-NOITE

Verão acaba meia-noite do sábado.
O Verão continua quente mas o horário de verão termina à meia-noite deste sábado. Moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar relógios em 1 hora. É pra recuperar aquela hora perdida no começo do horário de verão em 17 de outubro de 2010 em 10 estados e mais o Distrito Federal. A medida adotada pelo Ministério de Minas e Energia é pra reduzir a demanda por energia elétrica em horários de pico, entre 18 e 21 horas, aproveitando mais a luz do sol, já que entre a primavera e o verão os dias são mais longos devido à posição da terra em relação ao sol. A expectativa é de redução na demanda de energia em 5%, muito próxima do que ocorreu no horário de verão dos últimos 10 anos.
As sete Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adin 4552) enviadas ao Supremo Tribunal Federal pela OAB, questionando o pagamento de subsídios a ex-governadores de estado, tende a atingir todo o território nacional. Prova disso é que a entidade prepara mais cinco pedidos exigindo a suspensão das pensões na Paraíba, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rondônia. Segundo o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, essas ações tendem a acabar com leis criadas pelos estados que não têm alinhamento com a Constituição Federal, principalmente pelo fato de oferecer subsídios vitalícios a agentes políticos que não têm vínculo empregatício com o governo.

O ROMBO

TAÇA GUANABARA . . .

O MUNDO DE ACORDO COM NOSSOS AMIGOS

Por Rosana Hermann, do Blog Querido Leitor.
Vejo a manchete: "Protestos se intensificam no Bahrein após divulgação de quatro mortes" e me preocupo. Tenho uma amiga do Bahrein, a @justamira. Ela é jurada do prêmio The Bobs, da Deutsche Welle, como eu. Conheci Amira na Alemanha e ficamos amigas. Passamos muitos dias juntas, retidas em Berlim por causa do vulcão na Islândia que paralisou o tráfego aéreo em 2010.
No Twitter, vejo os posts de Amira e passo a ler as notícias com outro sentimento. Assim é o mundo hoje, para quem está na Internet e tem amigos espalhados pela Terra, mais próximo, mais preocupado. As revoltas populares no Irã, no Egito, que antes poderiam parecer distantes, tornaram-se próximas.
Aqui estou eu, preocupada com as pessoas no Bahrein. Os prognósticos não são muito bons no momento.
Para saber notícias sobre o Bahrein, siga minha amiga jornalista, Amira.
E vamos rezar por todos os seres humanos por um pouco de sanidade e paz.

ACORDA BRASIL II

CBF + GLOBO = ESCÓRIA DO BRASIL
Para os esquecidos, em 2009, o Wagner Love foi julgado no STJD (no Rio). O 'juiz', no momento da sentença disse 'Vejo que você usa tranças alvi-verdes. Se elas fossem rubro-negras você seria absolvido' e aplicou nele um gancho de 5 jogos.
Coincidência, não, logo no ano seguinte ele se mudar para o Flamengo?
Essa é a 'justiça' desportiva que temos...
Que diga o grande JOSE ROBERTO WRIGHT, após dar uma libertadores pro Flamengo conseguiu seu emprego garantido na REDE GLOBO DE MANIPULAÇÃO, mas todo mundo sabe disto... Flamengo e gambas ganharam muita coisa por causa do APITO AMIGO !!!
Pedimos democracia nos oferecem ditadura.
Até quando nos brasileiros teremos que aguentar seu Ricardo Teixeira no comando da CBF.
O mundo esta mudando, e nos torcedores queremos mudanças, esta mais que na hora do Ministro dos Esportes ter conciência, que os esportes pertence não um só ditador.
Peço para que fazem campanha para mudanças já!.
Acorda Brasil

BEM FEITO

Hackers de time do Amazonas invadem Twitter da CBF.

 . Foto: Reprodução Twitter da CBF foi invadido por hackers do Amazonas. - Foto: Reprodução.
Na manhã deste sábado, o Twitter da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi invadido por hackers de torcedores do América-AM, da cidade de Manaus. Os invasores publicaram duas mensagens através da conta da CBF no microblog.
Na primeira mensagem, eles postaram: "HACKERS AMÉRICA MANAUS. Clubes do Rio são privilegiados na Justiça Desportiva". Logo depois, colocaram um link de uma notícia de um portal do futebol amazonense cujo o assunto é uma punição ao América-AM.
Segunda a nota, o América-AM não terá como recorrer da decisão do Pleno do STJD, que fez a equipe perder uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro deste ano, já que era a última instância.
Ainda segundo o site, um grupo de torcedores do clube entrará na Justiça contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O trunfo do clube seria o Madureira e o Duque de Caxias, ambos do Rio de Janeiro, que foram absolvidos pela mesma infração.
Três torcedores, que acompanharam toda disputa em campo e no tribunal, vão entrar na justiça comum a partir do Estatuto do Torcedor para contestar a decisão.
Como os times do Rio de Janeiro foram absolvidos, os invasores publicaram que os clubes do Estado são privilegiados na entidade. A CBF ainda não se pronunciou sobre o assunto.

BERLUSCONI II

O QUE É BUNGA-BUNGA?

Ah, a mídia. A mídia adora uma novidade.            
A expressão do momento é...bunga-bunga. Tá, não é 'de hoje', mas é dos últimos tempos.
Ouvi no rádio. Li no portal R7. Está em todo lugar, nas notícias sobre Silvio Berlusconi, que diz tem 'aprendido' a fazer suas festas Bunga-Bunga com o ditador líbio Muammar Gadaffi.
E o que é o 'bunga-bunga'? Segundo a dançarina marroquina Karima El Mahroung (foto, codinome Ruby), que participava da festa e é o pivô de um escândalo sexual com o primeiro ministro italiano, Bunga-bunga é um 'harém-dançante', em que 'dezenas de mulheres nuas dançando e se acariciando em torno do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, disputam sua atenção para excitá-lo.
Há outras versões para o nome.
Uma alemã que diz ter organizado as festas de Berlusconi afirma que 'bunga-bunga' é o apelido dela. 
(A matéria em inglês tem todas as explicações)
Quer dizer, não vou me surpreender se a produção adulta 'Brasileirinhas' aproveitar o gancho e lançar uma festa Bunga-Bunga à Brasileira.  Ah, o mundo.
Detalhe conhecido do Rubygate: quando a dançarina do ventre participou do Bunga-bunga, ela era menor de idade, tinha 17 anos. E Berlusconi 74.

NOTÍCIAS DO DIA

Veja as manchetes dos principais jornais neste sábado.
* Jornais nacionais
Folha de S.Paulo
País tem 17% dos docentes com estudo insuficiente
Agora S.Paulo
Justiça dá revisão antecipada para benefício após 1989
O Estado de S.Paulo
Protestos são reprimidos a tiros na Líbia e no Bahrein
Jornal do Brasil
Quatro quadrilhas de policiais são denunciadas no Rio
O Globo
Regimes ampliam repressão a onda de protestos pós-Egito
Correio Braziliense
MP defende venda de inibidores de apetite
Estado de Minas
Filé e picanha perdem espaço para avestruz
Jornal do Commercio
Itacuruba indicada para usina nuclear
Diário do Nordeste
Construção civil importa mão-de-obra
Extra
Mudança de trânsito prejudica taxistas e põe idosos em risco
Zero Hora
Detran adota modelo de blitz carioca para fazer valer a Lei Seca
* Jornais internacionais.
The New York Times (EUA)
Confrontos na Líbia pioram, enquanto exército entra em choque contra dissidentes
The Times (Reino Unido)
Rebeliões da "primavera árabe" se espalham
China Daily (China)
China aumenta taxa de reserva bancária para controlar inflação
Le Monde (França)
Protestos ganham terreno no mundo árabe
El País (Espanha)
Governos de Líbia e Bahrein reprimem os protestos a tiros
Clarín (Argentina)
Protestantes pedem fim da monarquia no Bahrein e exército abre fogo.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ITAMAR FRANCO - GOVERNO GANHA NO SENADO

Por Raquel Ulhôa, do Valor Econômico
O governo terá facilidade de aprovar no Senado, na quarta-feira, o projeto de lei com o salário mínimo de R$ 545, segundo avaliação da própria oposição. “Lamentavelmente, vai ser bem mais fácil para o governo aqui do que foi na Câmara. Nossa luta é para marcar posição”, afirmou ontem o senador Itamar Franco (PPS-MG), que pretende acompanhar a emenda do PSDB, fixando o mínimo em R$ 600.
No PT, a única dissidência esperada é a do senador Paulo Paim (PT-RS), que pretende apresentar emenda propondo valor de R$ 560 - que significa, segundo ele, antecipação de 2,75% do valor a ser concedido em janeiro de 2012.
O líder do PT e do bloco governista, Humberto Costa (PE), afirmou ontem que o governo espera “reciprocidade” de todos os senadores do PT, que têm recebido “o melhor tratamento” e estão sendo “prestigiados” pela presidente Dilma Rousseff - inclusive na campanha eleitoral. Paim, segundo ele, não é exceção. “Não trabalhamos com a hipótese de alguém da bancada votar contra os R$ 545″, disse Costa.
Na quarta-feira, Paim foi indicado pelo líder petista para presidir a Comissão de Direitos Humanos (CDH), uma das que caberão ao partido. Costa negou que o senador gaúcho corra risco de perder o cargo se votar contra o governo.
Paim disse que deixará de apresentar sua emenda se o governo iniciar uma negociação em torno do fim do fator previdenciário (cálculo que reduz o valor das aposentadorias) e política de reajuste dos aposentados. “Para o trabalhador, é mais importante combater o fator previdenciário e ter uma política para a aposentadoria do que cinquenta centavos a mais no salário”, afirmou Paim.
O PSDB vai apresentar duas emendas: uma aumentando o salário mínimo para R$ 600 e outra excluindo do projeto de lei o artigo que confere ao Estado a possibilidade de reajustar o mínimo por decreto. Para a oposição, esse dispositivo contraria um parágrafo do artigo 7º da Constituição que determina que o salário mínimo seja fixado por lei.
Vamos perder a votação e já decidimos entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade [Adin] no Supremo Tribunal Federal”, afirmou o líder da bancada tucana, Álvaro Dias (PR).
Itamar Franco também pretende fazer esse questionamento jurídico durante a sessão. “A Constituição é clara: o salário mínimo tem que ser discutido pelo Congresso Nacional.”
O líder cobrou ontem apoio do DEM à emenda do PSDB, elevando o mínimo para R$ 600, valor que foi defendido pelo ex-candidato a presidente, José Serra (PSDB), que tinha como candidato a vice um demista, o ex-deputado Índio da Costa.
O DEM participou da chapa e a proposta de R$ 600 era um compromisso de campanha conjunto dos dois partidos. O ideal é que o DEM assumisse conosco essa emenda”, afirmou. Ao contrário da posição defendida por Aécio Neves (PSDB-MG), Dias acha que o partido não deveria anunciar a adesão aos R$ 560, como “plano B”. Na sua opinião, o PSDB deveria defender sua proposta com firmeza, mesmo esperando a derrota.
Roberto Requião (PMDB-PR) já anunciou que votará contra o projeto do governo. Ele disse que apoia Dilma, ela tem seu “aplauso”, mas discorda de sua política econômica e vai votar a favor de “qualquer possibilidade acima dos R$ 545″.
Paim disse não temer retaliação do governo. Na sua opinião, a proposta que defende não significa quebrar o acordo do governo com as centrais sindicais, que está em vigência desde o governo Luiz Inácio Lula da Silva, que prevê o reajuste do mínimo conforme a inflação do ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. “Não há problema em fazer uma antecipação, não estamos propondo mudar a política”, disse.
Numericamente, os partidos da base aliada do governo no Senado têm 63 dos 81 senadores. Mesmo com algumas dissidências, a vantagem governista é grande”.

A LUTA CONTRA A CENSURA

Do repórter Jotabê Medeiros, do Estadão.
Foi protocolado na quarta-feira, às 19 h, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o projeto de lei que permite a divulgação da imagem e informações biográficas de pessoas de notoriedade pública. A autora passa a ser a deputada Manuela D”Ávila (PC do B-RS) - originalmente, o projeto era de autoria do então deputado Antonio Palocci (hoje ministro da Casa Civil da Presidência) e obteve parecer favorável do relator, José Eduardo Martins Cardozo (hoje também ministro).
Mas, segundo revelou o Estado de S.Paulo no dia 5 deste mês, o projeto foi engavetado sorrateiramente no dia 31 de janeiro, após três anos de trâmite no Congresso Nacional. Após a informação ter se tornado pública, escritores, intelectuais e jornalistas se manifestaram, e o próprio Palocci e Martins Cardozo passaram a pressionar para que retornasse à pauta.
Num ato de cortesia”, Manuela D”Ávila comunicou a Palocci e Cardozo sua intenção de reapresentar o projeto - ele só poderia ser desarquivado pelo próprio Palocci, mas este não tem mais mandato de deputado. Segundo Manuela, o texto vai ter o mesmo trâmite que o antigo, e deverá passar agora pelas Comissões de Educação e Cultura e de Constituição e Justiça da Câmara. “Como já foi relatado, acredito que vai ter um trâmite mais rápido”, disse a deputada.
Ela informou que não foi feita nenhuma alteração no texto. O projeto visava a uma ementa ao artigo 20 do Código Civil brasileiro que trata do direito à imagem. Há um acúmulo de casos em que famílias de artistas (ou os próprios) têm ido à Justiça (com sucesso) para impedir a publicação de livros de terceiros que contem suas vidas, como foi o caso recente do livro Roberto Carlos em Detalhes, de Paulo César Araújo. Autores como Ruy Castro e Fernando Morais foram vítimas desse desvio da legislação.
Para Manuela D”Ávila, tal dispositivo, se mantido como vigora, ameaça a liberdade de expressão em outros níveis até um caderno especial de um jornal ou verbetes da Wikipedia com informações biográficas podem ser objeto de restrição por parte de autores e familiares.
O relator do projeto antigo, o então deputado José Eduardo Martins Cardozo, defendeu que a modificação na lei se justificava para “melhor ponderar situações de conflito que ocorrem cotidianamente entre o direito à imagem e à privacidade de um lado e o direito à liberdade de informação e ao acesso à cultura”.
Segundo Palocci, sua grande preocupação era com o risco que o gênero e a sociedade correm de ver histórias fundamentais simplesmente se perderem. “Penso que é fundamental para a sociedade conhecer sua história. As biografias de pessoas de interesse público têm um papel muito importante nesse sentido. Afinal, a soma de cada uma das histórias dessas personagens, inclusive com suas diferentes e quase sempre visões conflitantes de mundo e dos fatos em si narrados, é que escreve a história de um povo e de uma nação.”
Autores de biografias vivem sob a ameaça de perderem os investimentos de tempo e recursos em trabalhos que podem não se concretizar. É o caso, por exemplo, do jornalista Edmundo Leite, do Estado, que escreve biografia sobre Raul Seixas e, também em 2009, recebeu o seguinte telegrama de Kika Seixas (quarta das cinco ex-mulheres de Raul): “Caso o senhor insista na realização irregular de tal biografia, serão tomadas as medidas judiciais cabíveis”.

ACONTEÇE

DO BLOG DO DENI MENEZES - O repórter de oito Copas do Mundo.
Jorge Vieira, presidente da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol – terá reunião segunda-feira com o vice-presidente Cyro Zucarino. Vão tratar da programação de eventos para o ano de 2011. Um deles, a criação do Prêmio ABTF para os melhores treinadores
João Havelange, presidente de honra da Fifa, será homenageado quinta-feira, às 19 horas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro, com o lançamento do livro que conta sua biografia, às 19 horas, no Country Club, em Ipanema.
Cleimar Rocha, ex-Friburguense, substituirá Luiz Antonio Ferreira, que viaja domingo para a Lituânia, como novo técnico do Olaria. O interino Álvaro Miranda, que dirigiria o time no jogo do torneio de consolação com o Nova Iguaçu, continuará como auxiliar-técnico.
Marcelo de Lima Henrique ganhou o sorteio de ontem com Péricles Bassols Cortez e dirigirá a decisão da Taça Guanabara, dia 27.
Marcelo Malheiros, major-comandante do Gepe - Grupamento Especial de Policiamento em Estádios – antecipa que 200 PMs, com cães amestrados, farão a segurança interna do Engenhão nos jogos de amanhã e domingo.
Zé Roberto, ex-Vasco, foi aprovado pelo técnico Celso Roth na estreia do Internacional (1 a 1) na Copa Libertadores com o Emelec do Equador: “O estilo gaúcho é diferente do carioca, mas ele mostrou que vai se adaptar logo”.
Lucas, meio-campo da seleção brasileira campeã sul-americana sub-20, assinou até 2015 com o São Paulo. A multa rescisória é de R$ 180 milhões, superando a que o Santos estabeleceu nos contratos de Ganso e Neymar.
Drogba e R$ 70 milhões foi quanto o bilionário russo Abramovich ofereceu ao Real Madrid para ter Kaká no Chelsea (Inglaterra).
Xavi, um dos destaques da seleção espanhola, resumiu: “Quando o jogador chega ao Barcelona, a primeira coisa que o ensinam é a pensar”.
Antonio Maciel será o árbitro de Resende x Bangu, amanhã, na preliminar de Fluminense x Boavista.
Eduardo Guimarães apitará domingo Nova Iguaçu x Olaria, preliminar de Botafogo x Flamengo.
Theodore Whitmore, 38 anos, ex-jogador e atual treinador da Jamaica, está fazendo estágio no Atletico Goianiense, com Renê Simões, que foi seu técnico em 98 quando a seleção jamaicana participou pela única vez da Copa do Mundo.
Caio Júnior pediu liberação do Al Gharafa, tricampeão do Qatar, para voltar a dirigir o Atletico Paranaense.
Vagner Benazzi é o novo técnico do Bahia, mas só observará o time no clássico de domingo com o Vitória. Será o último jogo do interino Chiquinho de Assis, que substituiu Rogério Lourenço, ex-Flamengo.
Ronaldo receberá homenagem domingo no Pacaembu, antes do jogo Corinthians x Santos. Os ex-companheiros entrarão com a camisa branca, com os dizeres: R9, eternamente em nossos corações. Nas costas, o número 9 e o nome dele.
Silas, de novo técnico do Avaí, fará a reestreia quarta-feira no jogo com o Vilhena, de Roraima, pela Copa do Brasil.
Luis Pauloponta-esquerda do Flamengo nos anos 70, é o novo técnico da Portuguesa Carioca.
Thomas Di Benedetto, sócio do Liverpool (Inglaterra), vai comprar a Roma: 200 milhões de euros (450 milhões de reais).
Álvaro Miranda é o substituto de Luiz Antonio Ferreira, no Olaria, na nona troca de técnico do Campeonato Carioca.

JOEL E O SUCESSO DE 1995

BLOG DO DENI MENEZES - O Repórter de Oito copas do Mundo.
Joel Santana pode repetir sucesso de 16 anos.

Joel Santana evita o alarde, mas pensa muito na repetição, domingo, do grande sucesso de 1995 quando venceu Vanderlei Luxemburgo na decisão do Campeonato Carioca. O Fluminense não era campeão desde 1985, ano em que se sagrou, pela primeira vez, tricampeão no Maracanã, quebrando jejum de dez anos e conquistando seu 28º título.
O Flamengo, que até então tinha 24 títulos – hoje tem 31 – fez o maior investimento do ano trazendo Romário da Espanha, seis meses depois de o atacante ter sido o destaque da seleção na conquista da Copa do Mundo de 94, e contratou também Vanderlei Luxemburgo, que era o técnico bicampeão brasileiro.
Com time bem mais modesto, Joel Santana ganhou seu quarto título de campeão carioca – hoje tem o dobro e pode passar a ser em 2011, no Botafogo, o recordista dos treinadores campeões -, em final emocionante que o Fluminense ganhava (2 a 0, gols de Renato e Leonardo) no primeiro tempo e o Flamengo empatou com os gols de Romário e Fabinho.
Joel Santana, segurando a prancheta que o acompanha até hoje à beira do campo, venceu Luxemburgo quando só faltavam quatro minutos para o apito final de Leo Feldman. Uma jogada de dribles sucessivos de Ailton em Charles Guerreiro e o chute que Renato Gaúcho desviou, na pequena área, aos 41 minutos. Foi o primeiro e único título, até hoje, com um gol de barriga na história do Maracanã.
Recordações à parte, Joel Santana segue armando o Botafogo para jogar com a habitual disciplina tática a semifinal de domingo em que ele insiste: “O Flamengo é o time da moda. O Flamengo tem Ronaldinho”.
O Botafogo está empenhado na recuperação de Marcelo Matos, hoje uma espécie de talismã de um time que não consegue se livrar da superstição. Com ele, o Botafogo ainda não perdeu: são dezessete vitórias e três empates. Só que Marcelo Matos, com dores no pé, não treina há onze dias e o técnico já analisa como o meio-campo ficará melhor sem ele.
Arévalo, com sua raça uruguaia a transmitir, junto com Loco Abreu e Herrera, mais energia ao grupo, é um dos cotados para a vaga. Fahel e Mancha são outros nomes falados, mas com a cotação mais baixa. É a única dúvida no time, que prega raça e determinação para ser finalista. O zagueiro Antonio Carlos garante que poucas vezes viu a equipe tão consciente e motivada.
O goleiro Jeferson, considerado o jogador mais regular do elenco, diz estar pronto para a decisão extra nos pênaltis: “Temos um estudo bem feito de todos os cobradores adversários, o que pode ajudar muito na hora”.
BotafogoFlamengo será apitado por Luis Antonio Silva Santos. O outro nome do sorteio era o de Rodrigo Nunes de Sá.

O CLÁSSICO . . .

BLOG DO DENI MENEZES - O repórter de oito Copas do Mundo.
Não foi animador o primeiro dia de venda de ingressos para a semifinal de domingo no Engenhão: apenas 7.220. A procura terá que aumentar muito hoje e amanhã, embora o hábito do torcedor carioca seja o de deixar para comprar o ingresso no dia do jogo. Tanto no Flamengo quanto no Botafogo, a expectativa mais otimista é em torno de 25 mil pagantes, um pouco acima da média entre os grandes.
Ficou estabelecido entre os clubes que a renda líquida será dividida em todos os clássicos do Campeonato Carioca de 2011, independente do resultado do jogo. Até ano passado, quando os clubes utilizavam o Maracanã, o vencedor ficava com 60 por cento e o perdedor com 40 por cento da renda líquida, que era dividida em caso de empate.
Os preços dos ingressos não foram aumentados para as semifinais de amanhã e domingo. Tanto em Fluminense x Boavista quanto em Botafogo x Flamengo, os torcedores pagarão R$ 30 para ficar atrás dos gols; R$ 40 na parte superior e R$ 60 na parte de baixo. Dos 42 mil ingressos disponíveis, quatro mil, por força de lei, são de gratuidades. E os clubes têm direito a ingressos de cortesia.
Flamengo e Botafogo dividem também algumas posições privilegiadas no estádio, entre elas os camarotes, oferecidos a clientes, patrocinadores e a convidados especiais. A frequência aumentou de forma considerável nos jogos do Flamengo, desde a noite da estreia de Ronaldinho, que se tornou em evento muito especial, embora não se tratasse de clássico.
Botafogo Flamengo na Taça Guanabara mostra ampla vantagem do Botafogo, com cinco vitórias, uma vitória do Flamengo e seis empates. No Campeonato Carioca será o jogo 220 entre os times, com 81 vitórias do Flamengo, 74 vitórias do Botafogo e 64 empates. E no confronto geral, em 345 jogos, 124 vitórias do Flamengo, 109 vitórias do Botafogo e 112 empates.
Concluiu-se finalmente a votação dada na Câmara
Salário mínimo a 545,00, derrota para quem reclama
O resultado era mais do que esperado, sem surpresa
Vitoria da base governista confirmada: era uma certeza

Oposição mais fraca agora do que no governo anterior
Tinha três propostas definidas para modificar o valor
560,00, 600,00 e 700,00 feitas por DEM, PSDB e PSOL
Os próprios partidos conformados: êxito? um sonho só

Na leitura da proposta, Vicentinho foi o cristo da vez
Vaiado pelas centrais sindicais, da qual parte já fez
Protestos por considerar que o governo podia mais
A quem já usou boné vermelho há um tempo atrás

Tentativa de legitimar posição contrária a do PT
Quando não era governista, aumento tinha que ter
Mais uma página da hipocrisia política que só vendo
Situação ou oposição não é ideologia: é momento

A proposta não está encerrada. Falta senado e sanção
Mas nada indica que haverá qualquer tipo de alteração
Vai para as mãos de Dilma assinar rápido o documento
Antes que a inflação devore o pouco que teve de aumento.

BOTAFOGO

Por Lucas Mendes

Valor e orgulho sem dimensões,
Condicionado à luta, à garra e à coragem,
Entregue a buscar sonhos de numerosos corações,
Redator de inesquecíveis homenagens.

Feitor de uma bela nação alvinegra
E de canções que não irão se calar,
Colocado entre a glória e a nobreza,
Dono da chama que não há-de apagar.

Inigualável em particular conceito,
Brilho incessante de emoção,
Pois quem carrega essa estrela no peito,
Leva consigo um céu de paixão.

Sentimento exemplar e inabalado,
Fidelidade quando sofre e quando é contente,
Tradição forte e heroísmo inestimado,
Eternizados no dom de ser botafoguense.

SAMBARAZZO

Passista do Salgueiro faz ensaio para o Sambarazzo.

Ela vem lá de cima. Do morro sim senhor. Claudinha, como gosta de ser chamada a musa desta edição do Sambarazzo, tem orgulho, e muito, das suas raízes. Nascida e criada no morro do Salgueiro, essa menina da pele preta tem uma relação de 20 anos com a vermelho e branco da Tijuca. Filha de seu Pedro, antigo diretor de bateria do Salgueiro, Claudinha foi levada pelo pai aos sete anos à quadra da escola. Ali nasceu o amor ao samba, ao Carnaval, e à escola.
"Minha mãe não curte samba, só vai à Avenida pra assistir. Eu não. Adoro, amo. Comecei a desfilar com sete anos na Alegria da Passarela, que hoje é o Aprendizes do Salgueiro, e com 13 já era rainha mirim. Depois passei para a ala de passistas do Salgueiro, estou lá até hoje, e tenho orgulho de dizer que sou da comunidade", diz a musa.
Foto: Divulgação
Mas essa história de amor ao samba foi interrompida por alguns anos para viver uma outra história de amor. Durante uma viagem com um grupo de shows para a Rússia, Claudinha conheceu Jo, com quem viveu um verdadeiro conto de fadas que acabou em casamento, com direito a vestido de noiva dourado, como ela gosta de frisar.
"
Vivi um verdadeiro conto de fadas com ele. Nos conhecemos em Moscou. Ele jogava futebol em um time, o CSKA. Namoramos e quando voltei ao Brasil ele veio até aqui e pediu minha mão em casamento aos meus pais. Casamos e fomos para a Inglaterra, onde eu vivi até novembro do ano passado. O casamento acabou, mas a amizade continua".
Fim do conto de fadas. De volta ao Brasil, a carioca salgueirense ganhou um presentaço. Amiga da presidente Regina Celi, Claudinha foi anunciada Musa da Comunidade da Academia, durante uma das feijoadas mensais da agremiação.
"
Para mim foi uma emoção sem igual. A minha relação com a Regina e com a escola é muito forte. Aliás, eu tenho que agradecer tudo a eles. Foi a Regina quem me deu a mala pra que eu pudesse viajar com o grupo do Explode Brasil (companhia de shows dirigida por Cintia Levy) e foi o Carlinhos, coreógrafo do Salgueiro, quem me indicou. Se não fosse por eles não tinha vivido tudo isso. Devo a eles toda a minha gratidão".
Quando aceitou o convite para posar para as lentes de Yuri Grameiro fez somente uma exigência. "
Pedi para posar ao som de músicas da Beyoncé para poder me soltar. Pensei nela o tempo todo".
À frente do terceiro carro do Salgueiro, que retrata a Lapa, Claudinha promete arrasar com uma fantasia que representa todos os tipos que freqüentam o lugar. É esperar pra ver o que a bela vai aprontar na Sapucaí.

CINCO ESTRELAS

Verón e o Estudiantes devem estar vendo estrelas até agora.
Melhor do que isso só o placar emblemático e tradicional em Minas: 5×0.
Perdeu o rumo de casa?! Siga as estrelas meu caro, as estrelas.
É só tendo sangue azul pra entender essa paixão, do Brasil para o mundo, eu os apresento Cruzeiro Esporte Clube e voltem sempre!!!
Pobre Verón…
Quando Roger decide deixar o chinelinho no armário, joga demais!
Pena que isso acontece uma ou duas vezes pro ano…
Já Montillo joga sempre! E bem!

ALELUIA

Tchau Globo do nosso futebol.

A jogada da Globo é botar medo no pessoal do Clube dos Treze. Se ela sair da jogada e óbvio que a Record não vai colocar muita grana na jogada. Ameaçar não participar e deixar o Bispo com a faca e o queijo na mão é tudo que o pessoal da bola não quer. Eles querem é sangrar as emissoras, sangue verde. Acho que o Clube dos Treze não esperava por esta.
A Globo tem um passado nebuloso, mas a Record não fica muito atrás. De onde virão os 750 milhões? Dos fiéis? A única maneira de se acabar com essa máfia é acabar com esse negócio de direitos exclusivos. Aliás, até agora não encontrei ninguém que me convença dos benefícios que essa idolatria ao futebol traz pro nosso país ...
É tudo máfia.
Tudo está interligado: Futebol, monopólio de comunicação, tráfico de drogas, Igreja e escola de samba ... Futebol na TV.
Para mim tanto faz quem transmite, só que eu quero tudo em alta definição e não estas porcarias de imagens geradas por terceirizados da Globo e da Net.
Agora é começar refazer a estrutura do futebol no Brasil, a começar pelas mudanças de horários que penalizam o torcedor de estádios. Futebol não pode ser depois das 20:00. Galvão calará a boca de uma vez por todas. Até o predomínio de Flamengo e Corinthians serão quebrados.
Torcedores de futebol no Brasil, sejam bem vindos a democracia.

SERÁ QUE POR AÍ . . .

DESPOLUIÇÃO DO GUAÍBA

O ADEUS DE RONALDO E DA REDE GLOBO

Comentário: Nem sempre o que se vê no horizonte é um oásis. Às vezes é simples miragem. Mas que a coisa está feia para a Corte, não há dúvida.
Pela primeira vez, a TV Globo admite abrir mão do Campeonato Brasileiro de Futebol. Uma reunião de cúpula na quarta-feira passada definiu a posição da Globo na mais importante concorrência entre as TVs neste ano: a que decidirá em março quem transmitirá os Brasileirões de 2012, 2013 e 2014.
Hoje, a emissora da família Marinho paga R$ 250 milhões por temporada pelos direitos de transmissão para a TV aberta — e cerca de 600 milhões, quando se incluem a TV por assinatura, pay-per-view, etc. O Clube dos 13 já disse às emissoras que pretende, no mínimo, dobrar essa quantia.
A Globo está fazendo contas realistas. A emissora vai procurar o Clube dos 13 nos próximos dias para dizer que, por esse valor, está fora da disputa. Avalia que a partir de determinado montante não há retorno financeiro.
Foi somente neste ano que o Clube dos 13 resolveu mudar regras que vigem há anos. Hoje, a emissora que detém os direitos (a Globo) pode sub-licenciar as partidas para quem quiser (a Band no caso específico). O Clube dos 13 resolveu acabar com isso: o sub-licenciamento terá que ser aprovado pelos clubes que, além disso, receberão ainda um percentual sobre esse repasse de direitos de transmissão.
De quebra, a venda dos direitos de transmissão do Brasileirão para a TV aberta será apenas para uma emissora. Havia uma possibilidade de se negociarem os jogos de quarta-feira e sábado para uma rede e os de quinta-feira e domingo para outra. Não há mais. Numa palavra, ou é Globo ou é Record. E quem ganhar a concorrência escolherá o horário em que os jogos ocorrerão.
Cade.
A maior derrota sofrida pela Globo ocorreu em maio passado. Numa reunião histórica em Brasília, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) propôs um acordo entre clubes e emissoras de TV que acabaria com o monopólio da Globo nas transmissões de futebol. Para encerrar um processo que tramita desde 1997, o Cade sugeriu a extinção de uma cláusula que dá preferência à Globo nas renovações de contratos.
O Cade é um órgão vinculado ao Ministério da Justiça que regula a concorrência econômica no país. Funciona como um tribunal. Suas decisões têm ser cumpridas pelas partes envolvidas. O processo, que está em análise pelo conselheiro Cesar Mattos, teve início há 13 anos. Nele, o Clube dos 13 e a Globo são acusados de prática de cartelização.
Tudo porque a cláusula que dá preferência à Globo funciona como uma ferramenta de monopólio para a emissora. Na prática, a Globo pode cobrir a proposta de uma outra rede TV, ficando sempre com os direitos de exibição do Brasileirão. Nunca outra rede consegue tirar os direitos dela.
Pelo acordo proposto agora pelo Cade, o processo seria encerrado e o Clube dos 13 e a Globo, inocentados. Mas teriam de abrir mão da cláusula de preferência, permitindo que a Record (ou o SBT ou a Band) dispute os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, ou parte deles. O atual contrato da Globo com o Clube dos 13 vence no final de 2011.
Racha.
Enquanto as emissoras se digladiam, o Clube dos 13 "rachou". Um documento em poder dos grandes clubes — uma espécie de "diagnóstico" da situação sob as novas regras das vendas dos direitos — mostra que há "racha" entre os dirigentes dos clubes e revela preocupação com o rumo do futebol na TV aberta nos próximos anos.
De um lado está o grupo que defende que a venda dos direitos do Brasileiro de 2012 e 2013 deverá ser feita à TV que fizer a maior proposta em termos financeiros. Esse grupo estaria mais alinhado com a Record, que, nos bastidores, fará oferta insuperável ao Clube dos 13. Especula-se que a Record possa oferecer de R$ 750 milhões a R$ 1 bilhão pelos direitos do Brasileiro 2012 e 2013. A emissora já tem a exclusividade sobre o próximo Pan-Americano e a próxima Olimpíada de 2012, em Londres.
Do outro lado estão clubes mais alinhados com a Globo (e Band), que acreditam que há um risco muito grande de se tirar o futebol da Globo pura e simplesmente. Para esse grupo, a troca poderia afetar negativamente não só a audiência dos jogos — mas também a publicidade em estádios e a venda de produtos ligados ao futebol. Segundo esse grupo, a Record não teria condições de, em um ano, obter os mesmos índices de audiência que a Globo no horário dos jogos.
Representantes das emissoras e dos clubes vêm se reunindo com frequência, no intuito de criar "parcerias" estratégicas. A Record estaria em contato com emissários da Rede TV!, Band e SBT, com intuitos "estratégicos" contra a Globo. Os times, por sua vez, estão divididos e não chegam a um acordo sobre qual a melhor e mais lucrativa fórmula ou proposta das TV’s para o futebol.

ANTIGO, MAIS ATUAL

O comportamento da midia no Brasil, e a síntese maior da hipocresia anti-democratica vista em pouco Países, chegando ao cumulo de nem se quer termos marco regulatorio, ou seja fazem o que querem e que bem entendem, e não tem Lei qualquer; Lei para penaliza-los, e ou; segui-la e gandaia geral ideológica em beneficio de Poder e muito dinheiro.
Exatamente por isso precisamos denunciar enfaticamente essa "esquisofrenia", que na verdade é cinismo, da ditadura mediática. Devemos mostrar que, para além dos preconceitos sociais que possuem contra Lula, o principal objetivo dos barões da comunicação é impedir a construção de um modelo social includente e autônomo; voltado tanto para que todos os brasileiros recebam os frutos do desenvolvimentos, tornando-se de fato cidadãos em seu país, como para que esse desenvolvimento ocorra de forma independente, livre e voltado para um crescimento que não se constitua no envio de nossas riquezas para o exterior.
Por isso a ditadura midiática tenta, tanto destruir a imagem de Lula (sua obsessão eterna); como separá-lo de Dilma Rousseff, assim conseguiria ao mesmo tempo golpear a imagem do mais importante líder popular de nossa História, atingindo sua força política incomensurável, como causar uma fissura, uma desagregação e uma perda de rumo nas forças populares. Evidentemente não conseguirá: além de sua experiência política, Lula e a presidenta Dilma Rousseff têm uma afinidade e uma articulação social impossíveis de serem abaladas por um golpe tão primário; todavia, denunciar o golpismo mediático é vital, tanto para despertar a consciência da população sobre a ação nefasta dos barões da mídia, mostrando-lhe a urgência da democratização nas comunicações, sem a qual jamais teremos uma verdadeira liberdade de expressão; como também para, numa ação voltada a resultados mais imediatos, deixar os brasileiros preparados para outras sabotagens, mais sutis e elaboradas, consequentemente mais perigosas, que logo surgirão quando os barões da comunicação, e seus "jornalistas" amestrados, perceberem a ineficácia do golpismo que empreendem atualmente. 

LULA, DILMA E A VELHA MÍDIA

Por Emir Sader, da Carta Maior.
O esporte preferido da mídia é fazer comparações da Dilma com o Lula. Sem coragem para reconhecer que se chocaram contra o país – que deu a Lula 87% de apoio e apenas 4% de rejeição no final de um mandato que teve toda a velha mídia contra – essa mídia busca se recolocar, encontrar razões para não ser tão uniformemente opositora a tudo o que governo faz. O melhor atalho que encontraram é o de dizer que as coisas ruins, que criticavam, vinham do estilo do Lula, que Dilma deixaria de lado.
Juntam temas de política exterior, tratamento da imprensa, rigor nas finanças públicas, menos discurso e mais capacidade executiva, etc., etc. Como se fosse um outro governo, de outro bloco de forças, com linhas politica e econômica distinta. Quase como se a oposição tivesse ganho. Ao invés de reconhecer seus erros brutais, tratam de alegar que é a realidade que é outra.
Como se o modelo econômico e social – âmago do governo – fosse distinto. Como se a composição do governo fosse substancialmente outra, como partidos novos tivessem ingressado e outros saído do governo. Apelam para o refrão de que “o estllo é o homem” (ou a mulher), como se a crítica fundamental que faziam ao Lula fosse de estilo.
No essencial, a participação do Estado na economia está consolidada e, se diferença houver, é para estendê-la. Os ministérios econômicos e sociais são mais coerentes entre si, tendo sido trocados ministros de pastas importantes – como comunicação, saúde e desenvolvimento – para reafirmar a hegemonia do modelo de continuidade com o governo Lula.
A política externa de priorização das alianças regionais e dos processos de integração foi reiterada na primeira viagem da Dilma ao exterior, à Argentina, assim como no acento no fortalecimento dos processos latino-americanos, como a ênfase na aproximação com o novo governo colombiano e a contribuição ao novo processo de libertação de reféns comprova.
O acerto das contas publicas se faz na lógica do compromisso do governo da Dilma de estabelecimento de taxas de juros de 2% ao final do mandato, alinhadas com as taxas internacionais, golpeando frontalmente o eixo do principal problema econômica que temos: as taxas de juros reais mais altas do mundo, que atraem o capital especulativo. A negociação do salário mínimo se faz com o apoio do Lula. A intangibilidade dos investimentos do PAC já tinha sido reafirmada pelo Lula no final do ano passado.
Muda o estilo, ênfases, certamente. Mas nunca o Brasil teve um governo de tanta continuidade como este, desde que se realizam eleições minimamente democráticas. A velha mídia busca pretextos para falar mal de Lula, no elogio a Dilma, tentando além disso jogar um contra o outro. A mesma imprensa que não se cansou de dizer que ela era um poste, que não existiria sozinha na campanha sem o Lula, etc., etc., agora avança na direção oposta, buscando diferenças e antagonismos onde não existem.

QUE COISINHA MAIS FOFA

LEY DOS MÉDIOS

Marco regulatório da comunicação: ainda a propriedade cruzada

A resposta do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre o tema da propriedade cruzada não deixa dúvida de que as interpretações acerca da posição do governo, veiculadas tanto pelo Estadão quanto pela RBS, estavam equivocadas.

Em sua recente visita a São Paulo, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, concedeu uma longa entrevista ao jornalista Oswaldo Luiz Vitta Colibri, da Rádio Brasil Atual. Tive o privilégio de ter sido um dos convidados a formular perguntas ao ministro. Perguntei a ele:
Ministro Paulo Bernardo: Não ficou muito claro qual é a posição do Ministério das Comunicações em relação à questão da regulação da propriedade cruzada. O senhor deu uma primeira declaração que foi interpretada como sendo contrária à continuidade da propriedade cruzada, depois o jornal “O Estado de São Paulo” deu uma manchete de capa dizendo que o governo tinha recuado dessa posição. O grupo RBS também fez um editorial felicitando o governo de ter recuado da posição. Então, acho que seria importante que essa questão ficasse clara, porque há uma confusão entre a questão da convergência tecnológica e a questão, que no meu ponto de vista é totalmente distinta, da propriedade cruzada, e que na verdade nunca foi controlada no país. Qual é de fato a posição do ministro e do ministério em relação à propriedade cruzada?
A resposta do Ministro Paulo Bernardo foi a seguinte:
Parece esclarecido, portanto, que: (1) o ministro faz, sim, diferença entre convergência de mídias e propriedade cruzada; (2) o projeto de regulação em estudo no Ministério das Comunicações (MiniCom) trata da questão da propriedade cruzada; e (3) há, sim, a intenção do ministro e do governo Dilma, de “fazer limitação mais definida e mais clara sobre a concentração da mídia na mão de poucos grupos”.
Persiste, todavia, um ponto mencionado pelo ministro, que ainda precisa ser melhor explicado.
O decreto-lei n. 236/1967.Quando o ministro Paulo Bernardo afirma: “Hoje, por exemplo, você pode ter duas emissoras de televisão em um estado, pode ter até 4 rádios AM, até 6 rádios FM”, ele está se referindo ao decreto-lei 236/1967 que estabelece limites para as concessões de radiodifusão e proíbe a “subordinação” que se caracteriza na formação de “cadeias ou associações de qualquer espécie” (hoje seriam chamadas de “redes” ou “networks) de radio e/ou de televisão, mas não trata de propriedade cruzada. Ademais, este decreto tem sido historicamente interpretado de forma equivocada pelo MiniCom, burlado ou
“Nós estamos trabalhando um projeto de regulação de mídia eletrônica no país. Isso quer dizer o seguinte: nós não vamos regular jornais e revistas, outdoor, busdoor, nada disso, mas queremos regular a questão da radiodifusão. Tem vários dispositivos na Constituição que tratam disso e também da intersecção da radiodifusão com telecomunicações, porque hoje as empresas de telefonia atuam, por exemplo, com TV a cabo. Nós achamos que esse universo – que na verdade é bastante coisa – tem que ser regulado. Não é a questão da convergência tecnológica. Hoje você pode, por exemplo, com a evolução tecnológica, nós podemos ouvir rádio no celular, celular com televisão, isso naturalmente vai acontecer. O que nós queremos é o seguinte: é fazer limitação mais definida e mais clara sobre a concentração da mídia na mão de poucos grupos. A questão da propriedade cruzada vai tratar disso, se alguém pode, ou um grupo, uma pessoa física ou jurídica pode deter, digamos, x números de rádios, TVs, ter jornal, enfim, tudo isso. O projeto que nós estamos trabalhando, que foi organizado pelo ministro Franklin Martins, estabelece restrições mais rígidas. Hoje, por exemplo, você pode ter duas emissoras de televisão em um estado, pode ter até 4 rádios AM, até 6 rádios FM. Nós estamos discutindo isso, quanto que você pode ter. E a partir daí tem que ter uma fiscalização, porque às vezes um grupo tem 5 rádios AM, mas põe no nome de um dos acionistas. E nós queremos regular isso, essa é a posição do governo e é isso que nós estamos trabalhando” (cf. aqui a íntegra da entrevista).