sábado, 28 de agosto de 2010

texto -

TODOS OS VERMES VÃO SER REDUZIDO A PÓ EM 03/10

Serra agora é uma vivandeira de quartéis.
É o silêncio dos culpados, é a mente de quem se entregou de corpo e alma, se é que este sujeito tem uma, a tudo o que condenava e criticava antes que a sua ânsia de poder o transformasse numa alma penada.
José Serra, aquele que falou faz dois dias em liberdade de imprensa e nos perigos da censura lulista aos meios de comunicação, exigiu que seu encontro, hoje, no Clube da Aeronáutica, fosse fechado à imprensa.
A assessoria de imprensa do Clube da Aeronáutica afirmou que o fechamento do evento à imprensa foi a pedido da assessoria do candidato. “Eles estabeleceram as regras do jogo. Eles pediram. Nós queríamos que fosse aberto”, afirmou o assessor do clube, coronel Paulo F. Tavares, registrou o iG.
Por que, Serra?
Foste lá pedir um golpe contra a vontade popular que te repudia e consagra Lula e Dilma? Foste falar do esquerdismo perigoso? Da república sindicalista? Do que os golpistas de 64 usavam contra a legítima expressão eleitoral de um povo que não quer ser escravo das elites a que você agora serve?
Você não apenas matou o jovem Serra, seu “” de araque, você pisoteou até a sombra do que você já foi um dia.
Vamos ver o que dirão de você os mervais, os jabores, os milleniuns. Vamos ver se a tua censura, se o teu autoritarismo, se os teus golpes baixos, tuas mentiras, tuas favelas falsas, tua sordidez vai merecer uma palavra de condenação.
Não vai, Serra, o povo brasileiro já decidiu o teu destino. E é bem quente por lá.
texto - ig
Ditador Serra proibe imprensa em evento com militares

José Serra (PSDB) fez palestra esta tarde no Clube da Aeronáutica, no Rio, para militares da reserva e membros dos clubes militares. Mas o candidato proibiu a entrada da imprensa, censurando o trabalho dos jornalistas.
Apesar de credenciados pelo Clube da Aeronáutica, os jornalistas presentes foram avisados pela assessoria de imprensa de Serra de que o encontro, de natureza pública, "seria fechado".
A assessoria de imprensa do Clube da Aeronáutica afirmou que o fechamento do evento à imprensa foi a pedido da assessoria do candidato. “Eles estabeleceram as regras do jogo. Eles pediram. Nós queríamos que fosse aberto”, afirmou o assessor do clube, coronel Paulo F. Tavares.
Com o ato, Serra jogou no lixo seu discurso feito no Congresso Nacional dos Jornais, defendendo a liberdade de imprensa, quando afirmou "ser contra qualquer restrição à atividade jornalística". Naquela ocasião, após o discurso, ele já havia se recusado a responder três perguntas de repórteres.
Agora fica a pergunta: que tipo de conspiração Serra quis apresentar aos militares, que a população brasileira não possa ouvir?

VIGIEMOS ! ! ! À CAMPANHA ! ! !

Montenegro é um sujeito de extração humilde. Deveria ser o primeiro a reconhecer os avanços sociais do Governo Lula. Mas é “assim ó″ com os tucanos. Isso mostra a necessidade de educação política da sociedade, para que a nova classe média não venha a eleger um Berlusconi, no futuro.
Tudo vai bem, tudo maravilhoso, mas os tucanos ainda estão nos ninhos e seu grande ninho tem até nome: SÃO PAULO. Todos à luta para derrotá-los em 3 de Outubro, exatamente no ninho!

O BRASIL JÁ TEM UMA PRESIDENTE

Ibope: "O Brasil já tem uma presidente. É Dilma Rousseff"
Há exatamente um ano, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não faria o sucessor, apesar da alta popularidade. Na ocasião, o responsável por um dos mais tradicionais institutos de pesquisas do País assegurava que o presidente não conseguiria transferir seu prestígio pessoal para um “poste”, como tratava a ex-ministra Dilma Rousseff.
Agora, a um mês das eleições e respaldado por números apresentados em pesquisas diárias, Montenegro faz um mea-culpa. “Errei e peço desculpas. Na vida, às vezes, você se engana”, afirmou, em entrevista aos repórteres Octávio Costa e Sérgio Pardellas, da IstoÉ. “O Brasil já tem uma presidente. É Dilma Rousseff.”
Segundo Montenegro, a ex-ministra da Casa Civil vem se conduzindo de forma convincente e confirma, na prática, o que o presidente disse sobre ela na entrevista concedida à IstoÉ na primeira semana de agosto: “Lula acertou. Dilma é um animal político. Está mostrando muito mais capacidade do que os adversários.”
O tucano José Serra, na opinião do presidente do Ibope, faz uma campanha sem novidade, velha e antiga. “O PSDB está perdido”, assegura. Neste fim de semana, o Ibope vai divulgar uma nova pesquisa, que confirmará a categórica vantagem da petista. “Fazemos pesquisas ­diárias. E Dilma não para de crescer. Abriu 20 pontos em Minas, onde Serra já esteve na frente. Empatou em São Paulo, mas ali também vai passar. Essa eleição acabou”, conclui Montenegro.
Confira trechos de sua entrevista.
IstoÉ: O sr. disse que o presidente Lula não conseguiria transferir seu prestígio para a ex-ministra Dilma Rousseff, mas as pesquisas mostram o contrário. O sr. ainda sustenta que o presidente não fará o sucessor?
Carlos Augusto Montenegro: Eu nunca vi, em quase 40 anos de Ibope, uma mudança na curva, como aconteceu nesta eleição, reverter de novo. Por mais que ainda faltem 30 e poucos dias para a eleição, o Brasil já tem uma presidente. É Dilma Rousseff. Ela tem 80% de chances de resolver a eleição no primeiro turno. Mas, se não for eleita agora, será no segundo turno.
IstoÉ: A que o sr. atribui essa virada?
Montenegro: Houve uma série de fatores. Primeiro a transferência do Lula, que realmente vai sair como o melhor presidente do Brasil. Um pouco acima até do patamar de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek. O segundo ponto é o preparo da candidata Dilma. Ela tem mostrado capacidade de gestão, equilíbrio, tranquilidade e firmeza. A terceira razão é seu bom desempenho na televisão, inclusive nos debates e entrevistas. Lula acertou ao dizer, em entrevista à IstoÉ, que ela era um animal político. Está mostrando muito mais capacidade que os adversários e mostra que tem preparo para ser presidente.
IstoÉ: Mas há um ano o sr. declarou que Lula dificilmente faria o sucessor.
Montenegro: Errei. Eu dizia de uma forma clara que, apesar de o Lula estar bem, ele não elegeria um poste. Foi uma declaração extemporânea, descuidada e muito mais fundamentada num pensamento político do que com base em pesquisas. Foi um pensamento meu. Acho que eu tinha o direito de pensar daquela forma, mas não tinha o direito de tornar público. Peço desculpas. Na vida, às vezes, você se engana.
IstoÉ: O que mais o surpreendeu desde o momento do lançamento das candidaturas?
Montenegro: A oposição errou e essa é a quarta razão para o sucesso de Dilma. A campanha do Serra está velha e antiga. Não tem novidade. O PSDB repete 2002 e 2006. Está transmitindo para o eleitor uma coisa envelhecida. Vejo um despreparo total. O PSDB está perdido, da mesma forma que o Lula ficou nas eleições de 1994 e 1998 contra o Plano Real. Na ocasião, ele não sabia se criticava ou se apoiava e perdeu duas eleições.
IstoÉ: O bom momento da economia, a geração de empregos e o consumo em alta não fazem do governo Lula um cabo eleitoral imbatível?
Montenegro: Essa, para mim, é a razão principal. O Brasil nunca viveu um momento tão bom. E as pessoas estão com medo de perder esse momento. O Plano Real acabou derrotando o Lula duas vezes. Mas o Lula, com o governo dele, sem querer ou por querer, acabou criando um plano que eu chamo de imperial. É o império do bem, em que cerca de 80% a 90% das pessoas pelo menos subiram um degrau. Quem não comia passou a comer uma refeição por dia, quem comia uma refeição passou a fazer duas, quem nunca teve crédito passou a ter crédito, quem andava a pé passou a andar de bicicleta ou moto, quem tinha carro comprou um mais novo e quem nunca viajou de avião passou a viajar. Os industriais também estão felizes, vendendo o que nunca venderam. Os banqueiros idem.
IstoÉ: Mas esse fator não pesou logo de início, quando os candidatos lançaram os seus nomes e Serra permaneceu vários meses na frente.
Montenegro: No início, houve transferência do Lula. Mas, de uns três meses para cá, o Lula está associando o êxito dele ao êxito do governo como um todo. E está mostrando que Dilma é a gestora desse governo. O braço direito dele. E as pessoas estão confiantes nisso e não estão querendo perder o que ganharam.
IstoÉ: É possível dizer então que o programa de TV do PT é mais eficiente do que o da oposição?
Montenegro: A TV ajudou na consolidação. Mas a virada de Dilma Rousseff na corrida para presidente da República se deu antes da TV. Pelo menos antes do horário eleitoral gratuito.
IstoÉ: Isso derruba o mito de que o programa eleitoral é capaz de virar a eleição?
Montenegro: Quando a eleição é disputada por candidatos pouco conhecidos, ele pode ser decisivo, sim. Por exemplo, a televisão está ajudando a eleição de Minas Gerais a se tornar mais dura. O Aécio está entrando agora, o Anastasia é o governador e eles estão mostrando as realizações do governo. Por isso, o Anastasia está crescendo. O Hélio Costa largou na frente porque já era uma pessoa muito mais conhecida do que o Anastasia. Mas, quando você pega uma eleição em que todos os candidatos são bem conhecidos, o uso da TV é muito mais de manutenção e preenchimento do que para proporcionar uma virada.
IstoÉ: E os debates? Eles podem mudar a eleição?
Montenegro: Só se houvesse um desastre. Cada eleitor acha que o seu candidato teve desempenho melhor. Vai ouvir o que está querendo ouvir. Já conhece as propostas anunciadas durante a propaganda eleitoral. Falando especificamente dessa eleição presidencial, repito que a população está de bem com a vida. Quer continuar esse bom momento. O Brasil quer Dilma presidente.
IstoÉ: A candidatura de Marina Silva não tem força para levar a eleição até o segundo turno?
Montenegro: Cada vez mais a vitória de Dilma no primeiro turno fica cristalizada. Temos pesquisas diárias que mostram que essa eleição presidencial acabou.
IstoÉ: O fato de Dilma nunca ter disputado uma eleição não deveria pesar a favor de José Serra?
Montenegro: No Chile, Michele Bachelet tinha 80% de aprovação, mas não conseguiu fazer o sucessor. Por quê? Porque ele tinha passado. Já tinha concorrido. Quando você concorre, você pega experiência por um lado, mas a pessoa deixa de ser virgem, politicamente falando. Sempre há brigas que você tem que comprar e vem a rejeição. No caso da Dilma, o fato de ela nunca ter concorrido, ter sido sempre uma gestora, uma técnica, precisando só exercitar o seu lado político, ajudou muito.
IstoÉ: Em que medida o fato de Dilma ser mulher a ajudou nessas eleições?
Montenegro: Acho que não ajudou muito. Mas é algo diferente. O Brasil já tem implementado coisas novas na política, como foi a eleição de um sindicalista. É um fato interessante, mas a competência do Lula e da Dilma ajudaram muito mais.
IstoÉ: O atabalhoado processo de escolha do vice na chapa do PSDB prejudicou a candidatura de José Serra?
Montenegro: Não. Nunca vi vice ganhar eleição. Nem perder.
IstoÉ: O sr. acredita que Lula possa puxar votos para candidatos do PT nos estados, como em São Paulo, por exemplo?
Montenegro: Acho muito difícil. O Lula tinha toda essa popularidade em 2008, apoiou a Marta e ela perdeu do Gilberto Kassab, que estava fazendo uma boa administração.

LEI 12.034/2009

Alguns eleitores ainda não sabem a novidade dessa eleição. O eleitor terá que apresentar, para poder votar no pleito de 3 de outubro, além do título de eleitor, deve levar também um documento de identificação com fotografia. Os documentos oficiais para comprovação de identidade que serão aceitos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.
Certidão de nascimento e de casamento não serão aceitas. Outras possibilidades, como a apresentação de cópias autenticadas de documentos, serão resolvidas caso a caso pelo mesário ou pelo juiz eleitoral. Para você não correr o risco de ficar sem votar no seu candidato, melhor não arriscar. Onde o verde encontra o azul, sugerimos que você leve seu RG, a conhecida carteira de identidade
A exigência foi incluída na mini-reforma eleitoral sancionada em 2009 pelo Presidente Lula. O objetivo é promover maior segurança na identificação do eleitor e evitar episódios em que pessoas votam por outras, valendo-se do fato de o título de eleitor não conter foto.
O uso de telefones celulares, máquinas fotográficas e filmadoras dentro da cabine de votação também foi proibido pela mini-reforma eleitoral, a lei 12.034/2009.
Segunda via.
Quem perder ou tiver o título de eleitor extraviado poderá pedir segunda via do documento até 23 de setembro, em qualquer cartório eleitoral. Segundo o TSE, a reimpressão será feita na hora.
Você pode acessar o site http://www.eleicoes2010.jus.br/  página do TSE na internet para tirar as dúvidas dos eleitores sobre o processo eleitoral.

QUINZE SEGUNDOS DE FAMA

AGORA NÃO VAI DAR

Por Carlos Chagas
Uma característica do processo político brasileiro é de que, como regra, todo presidente chega ao poder culpando o antecessor pelas dificuldades encontradas. Criticar o passado constitui saída fácil para quem se mostra em dificuldades para enfrentar o futuro. Há exceções, como no caso de Juscelino Kubitschek, mas é bom lembrar que Getúlio Vargas assumiu jogando farpas em Eurico Dutra. Depois, Café Filho prometeu exorcizar a era Vargas. Aliás, foi o primeiro mas não o último. Jânio Quadros disse o diabo de Juscelino, ainda que estrategicamente pelo rádio, sabendo que levaria um soco na cara se discursasse de corpo presente. João Goulart mandou rever a política econômica e social de Jânio, a quem acusava de desequilibrado.
Dos militares, é bom lembrar que o marechal Castello Branco escreveu ao filho dizendo-se síndico de uma massa falida. Costa e Silva, ao prometer humanizar o governo, atingiu Castello na moleira, ao tempo em que Garrastazu Médici meteu a faca na metade do governo Costa e Silva. Ernesto Geisel referia-se na intimidade de forma pejorativa aos tempos do “milagre brasileiro” de Médici, enquanto João Figueiredo deu o gelo em Geisel.
Com a democratização, mesmo cauteloso enquanto candidato, Tancredo Neves apelidava certos juristas do período militar de “jurilas”, metade gorilas. José Sarney não sossegou até reformar o ministério escolhido por Tancredo e foi ofendido por Fernando Collor, a ponto deste anunciar que mandaria prender aquele. Itamar Franco isolou completamente Fernando Collor, a quem acusava de pecar contra os dez mandamentos. Fernando Henrique, mesmo eleito por obra e graça de Itamar, jamais perdeu uma oportunidade de expô-lo ao ridículo. E quanto ao Lula, por longo tempo lembrou a “herança maldita” recebida do sociólogo.
Essas lembranças vem à tona por conta da impossibilidade técnica de Dilma Rousseff fazer o mesmo diante do antecessor. Ou não?

POR QUE NÃO FIZERAM ?

Por Carlos Chagas
Uns poucos dias de propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na televisão servem para mostrar como a busca de votos aproxima-se do ridículo. Todos prometem tudo, dos candidatos presidenciais aos pretendentes aos governos estaduais, ao Congresso e às Assembléias. Seria cômico se não fosse trágico assistir velhos e moços, homens e mulheres, anunciando escolas, hospitais, estradas, hidrelétricas, transportes coletivos, segurança pública, ascensão social, empregos, distribuição de renda e até felicidade.
Razão mesmo parece ter Plínio de Arruda Sampaio, que em seus curtos segundos de exposição na mídia consegue perguntar em tom hilariante: tiveram dezesseis anos para realizar tudo o que prometem agora e não realizaram. Quem acredita?
No caso, a referência é para os oito anos do tucanato de Fernando Henrique e os oito do Lula...

REPERCUSÃO JB

Nova fase do JB repercute na mídia do Brasil e EUA.
A decisão do Jornal do Brasil, jb.com.br, de tornar-se o primeiro jornal 100% digital do país, a partir da próxima quarta-feira, repercute em dezenas de veículos de comunicação do Brasil e do exterior, especialmente nos Estados Unidos.
Assim, o Jornal do Brasil é notícia positiva em outros jornais, rádio, televisão e mídia digital, a exemplo do USA Today – o impresso de maior circulação nos Estados Unidos – o Business Review, o News Blaze, o TMCNet, retransmissoras das televisões Fox e CBS, a Forbes.com etc.
A mídia internacional divulgou na quinta-feira que a decisão do Jornal do Brasil foi fruto de análise dos rumos da imprensa escrita em todo o mundo e de pesquisa diária que o JB promoveu mediante anúncios em suas páginas e no site jb.com.br.
Nela, o Jornal do Brasil convidou leitores e internautas a opinarem sobre preferências e hábitos de consumo de mídia – incluindo-se as inovadoras plataformas digitais.
Informa também que, à semelhança de veículos de comunicação de elevado prestígio no mundo todo, o Jornal do Brasil atualiza seus modos de interação com o público leitor, privilegia práticas ecologicamente sustentáveis e aperfeiçoa-se em tecnologias de última geração.
Assim, garante que sua centenária marca e conteúdo de qualidade se façam presentes a futuras gerações de leitores. Dessa forma, o JB, aos 119 anos, segue seu caminho de pioneirismo. Foi, já em 1995, o primeiro jornal brasileiro na internet.
O noticiário destaca que, no mundo atual, os custos econômicos e ambientais do papel são insustentáveis e desnecessários.
Uma única edição de domingo do Jornal do Brasil corresponde a cerca de 200 árvores que levam anos para crescer e ocupam 40 mil m² de florestas. Isto equivale a quatro campos e meio de futebol. Em um ano, com a versão digital, são preservadas áreas florestais correspondentes a mais de 1.200 Maracanãs.
A natureza leva seis semanas para decompor um único exemplar de jornal em papel.
Ainda assim, qualquer leitor poderá imprimir, seletivamente e sem desperdício de papel, a parte do jornal que deseja em sua casa ou escritório.
Nessa nova fase, o conteúdo digital do JB se dividirá em três áreas de concentração: Tempo Real, JB Digital e Blogosfera, aliada à editoria Sociedade Aberta.
O JB estará compatível com todos os leitores digitais. Sua diagramação em papel eletrônico será automaticamente adaptada à tela de qualquer computador.

ALOPRADOS

REPARTINDO O PÃO

Por Carlos Chagas.
Diz o refrão popular que quem parte e reparte fica com a melhor parte. Outro dia o presidente do PMDB, vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff, repartiu o pão. Disse aos seus deputados e senadores, num jantar de gala, que o partido não abriria mão do que tem direito, no futuro.
Mais tarde, Temer desmentiu estar o PMDB loteando o governo Dilma. Se alguém pensasse assim estaria enganado e desautorizado. O novo ministério dependerá da presidente, o partido não vão exigir nem impor ministérios.
A conclusão a tirar dessa aparente contradição é de que o pão será primeiro repartido no Congresso, nessa refeição inicial da aliança do PMDB com o PT. A chefia e a condução do Executivo será da candidata, se ganhar a eleição, como parece.
Mas o comando do Congresso será deles, peemedebistas, da mesma forma se elegerem as maiores bancadas na Câmara e no Senado. Traduzindo: preparam-se para ocupar as presidências das duas casas. Num caso com Henrique Eduardo Alves. No outro, com José Sarney. Aos companheiros serão oferecidos pedaços de pão, como lugares importantes nas mesas diretoras. Para os partidos menores, migalhas.
Como se trata do café da manhã, será preciso projetar as refeições seguintes, o almoço, o jantar e a ceia. Repartir o pão, claro, mas se Dilma Rousseff fizer o mesmo, ou seja, se abrir para o PMDB vagas no ministério, em troca do apoio para a aprovação dos múltiplos projetos de interesse do futuro governo. Nessa hora valerá até servir pão dormido, prelúdio das negociações. Quanto a saber o seu tamanho e paladar, dependerá do resultado das eleições.

HONRADEZ E COMPETÊNCIA

O passado da candidata a presidência, é muito mais digno do que muitos intelectuais calças frouxas que quando os militares assumiro o poder, a Dilma enfrentou com dignidade, em quanto os calças frouxas fugiram do pais, ela enfrentou e ajudou juntos com seus companheiros a volta da democracia, não existe dossiês os queixosos, são aqueles que roubaram o dinheiro do povo e não queirem que as pessoas saibam da podridão que eles cometeram.
Discurso de porões e delegacias de polícia. A população reage às manipulações da imprensa golpista que apoiou celerados do tipo. Do jeito que pode, votando. No processo eleitoral limpo, vimos nas páginas desses jornais da direita a promoção do terror, a criação de factóides.
O PiG, extrapola em seu servilismo à direita quando desmoraliza presidentes eleitos em processo democráticos criminaliza movimentos sociais e até atletas. O discurso de magarefe de porões   fascistas,  de sicário da oligarquia parasitária não amedronta mais ninguém. A maioria da população quer gente honesta para liderá-la. Tomou a iniciativa de moralizar o processo eleitoral, recolhendo o número de assinaturas (proposta de iniciativa popular) e aí temos a Lei da Ficha Limpa que já afastou alguns (muito poucos ainda), apesar da desconfiança, em geral, que o povo tem do judiciário. DILMA ROUSSEFF TEM TRAJETÓRIA BRILHANTE DE HONRADEZ E COMPETÊNCIA.

DILMA NO 1º TURNO!!!

Serróquio tá acabado, e Marina é um fantoche reacionário que ganhou votos gratuitos dessa classe mérdia que posa de moderninha mas que na essencia quer apenas continuar pegando táxis e comendo morango com creme de leite, e condensado.
O Serróquio desesperado continua insistindo em dizer nos programas partidários, no rádio e na televisão, que já exerceu cargos executivos e portanto tem EXPERIÊNCIA E COMPETÊNCIA.
O FHC, sociólogo e professor, recheado de diplomas e poliglota deixou o Brasil no fundo de um poço sem fim.
LULA, metalúrgico e sindicalista, sem diplomas e só falando o português transformou o Brasil e os brasileiros em uma verdadeira nação.
LULA curou o Brasil do complexo de “vira-latas”. E agora o Serróquio vem com essa “estória” de que pode mais, que vai manter o que está dando certo e acelerar (é o PAC?) o que está devagar.
Nós, brasileiros, já entendemos que CULTURA não é SINÔNIMO de INTELIGÊNCIA e muito menos de COMPETÊNCIA.
Se LULA fez melhor que FHC é claro que DILMA vai continuar fazendo, aliás o que o Serróquio nunca fez nem na prefeitura e nem no estado de São Paulo.
E como todo brasileiro antes de tudo é um técnico de futebol, nós já sabemos: “NÃO SE MEXE EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO!”.
VIVA O POVO BRASILEIRO!
P.S.1 : Eu sou 64% e dou dois…

DILMA ABRE 24% - DIZ IBOPE

Dilma abre 24 pontos de vantagem sobre Serra na pesquisa Ibope.
Crescimento da candidata petista foi de oito pontos porcentuais se comparado ao levantamento anterior feito pelo mesmo instituto.
Daniel Bramatti - O Estado de S.Paulo
Após dez dias de exposição dos candidatos à Presidência no horário eleitoral, a petista Dilma Rousseff abriu 24 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra. Se a eleição fosse hoje, ela venceria no primeiro turno, com 59% dos votos válidos.
Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, Dilma chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral.
Desde então, Serra passou de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, oscilou de 8% para 7%. Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela.
A performance de Dilma já se equipara à de Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2006. Na época, no primeiro turno, o então candidato petista teve 59% dos votos válidos como teto nas pesquisas.
Geografia do voto.
Dilma ultrapassou Serra em São Paulo (42% a 35%) e tem o dobro de votos do adversário (51% a 25%) em Minas Gerais - respectivamente primeiro e segundo maiores colégios eleitorais do País.
No Rio de Janeiro, terceiro Estado com a maior concentração de eleitores, a candidata do PT abriu nada menos do que 41 pontos de vantagem em relação ao tucano (57% a 16%).
Na divisão do eleitorado por regiões, Dilma registra a liderança mais folgada no Nordeste, onde tem mais que o triplo de votos do rival (66% a 20%%). No Sudeste, ela vence por 44% a 30%, e no Norte/Centro-Oeste, por 56% a 24%.
A Região Sul é a única em que há empate técnico: Dilma tem 40% e Serra, 35%. A margem de erro específica para a amostra de eleitores dessa região chega a cinco pontos porcentuais. Mas também entre os sulistas se verifica a tendência de crescimento da petista: ela subiu cinco pontos porcentuais na região, e o tucano caiu nove.
Ricos e pobres. A segmentação do eleitorado por renda mostra que a candidata do PT tem melhor desempenho entre os mais pobres. Dos que têm renda familiar de até um salário mínimo, 58% manifestam a intenção de votar nela, e 22% em Serra.
Na faixa de renda logo acima - de um a dois salários mínimos -, o placar é de 53% a 26%. Há um empate entre a petista (39%) e o tucano (38%) no eleitorado com renda superior a cinco salários.
Também há empate técnico entre ambos no segmento da população que cursou o ensino superior. Nas demais faixas de escolaridade, Dilma vence com 25 a 28 pontos de vantagem.
A taxa de rejeição à candidata petista oscilou dois pontos para baixo, mas se mantem praticamente a mesma desde junho, próxima dos 17%. No caso do candidato tucano, 27% afirmam que não votariam nele em nenhuma hipótese.
A disparada da candidata apoiada pelo presidente Lula disseminou a expectativa de que ela vença a eleição. Para dois terços da população, a ex-ministra tomará posse em janeiro como sucessora do atual presidente. Apenas 19% dos eleitores acham que Serra será o vitorioso.
Mulheres. Com boa parte de sua propaganda direcionada à conquista do eleitorado feminino - dando destaque à possibilidade de uma mulher assumir pela primeira vez a Presidência - , Dilma cresceu mais entre as mulheres (nove pontos) que entre os homens (cinco pontos).
Na simulação de segundo turno, a vantagem de Dilma entre as mulheres é agora praticamente a mesma que entre os homens, um fato inédito na campanha. O próprio Lula sempre teve mais votos entre os homens.
A pesquisa mostra que 57% dos eleitores já assistiram a pelo menos um programa do horário eleitoral.
Segundo o Ibope, 50% dos brasileiros preferem votar em um candidato apoiado pelo presidente, e 9% tendem a optar por um representante da oposição. Do total do eleitorado, 88% sabem que Dilma é a candidata de Lula.
O governo do presidente é considerado ótimo ou bom por 78% dos brasileiros. Outros 4% consideram a gestão Lula ruim ou péssima.
Em política, nada acontece por acaso. Todos os eventos e discursos preparados, ontem, para receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Suape, no município de Ipojuca, remeteram à imagem da mulher, ora frágil e emotiva, ora forte e batalhadora. O presidente voltou a falar sobre a importância de governar o Brasil como uma "mãe cuida dos filhos", sabendo dividir e tratar com igualdade - uma referência indireta à presidenciável Dilma Rousseff (PT). Mas os gestos também falaram por si.
Lula chegou ao evento ao lado da primeira-dama do estado, Renata Campos, escalou uma mulher para falar sobre a importância do gasoduto, Evânia Celeste Pereira, e ainda discursou ao lado de uma operária, que estava emocionada e não parou de chorar enquanto ele falava.
A primeira referência à mulher foi feita pelo coordenador da Federação Única dos Petroleiros de Pernambuco, João Antônio Moraes. Ao cumprimentar todos os presentes, ele saudou em particular a diretora de Gás e Energiada Petrobrás, Maria das Graças Foster e soltou um afago ao presidente Lula. "Este é o ano das mulheres no Brasil", discursou Moraes, para depois acrescentar. "Quem bebeu de seu governo, presidente, terá sede de continuidade", afirmou.
Renata Campos não discursou, mas foi citada o tempo inteiro como esposa do governador Eduardo Campos (PSB), que não pôde estar presente por impedimento da legislação eleitoral.
Quem falou em nome dos trabalhadores foi outra mulher, Maria Alexsônia, 28 anos, que agradeceu ao presidente por ele abraçar a causa do Brasil. "A gente te ama", disse a jovem. Em retribuição, o presidente chamou a moça para ficar ao seu lado durante o discurso. Olhando para ela, alfinetou os adversários. "Tem gente dizendo que não está acontecendo nada em Suape. Por isso eu queria olhar a cara de vocês, porque somente os que não querem enxergar é que não vão enxergar o que acontece aqui"

SEM CONCORRÊNCIA ! !

O amigo mais íntimo dos trabalhadores.
Ser pop star é pouco para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ontem, ele procurou se mostrar como o amigo mais íntimo dos trabalhadores. E conseguiu, sem muito esforço. Durante visita às obras de terraplenagem da Refinaria Abreu e Lima, o presidente não se fez de rogado. Ao passar por um corredor cercado por grades, chegou perto das pessoas, retribuiu abraços, apertos de mãos e muitos beijos. Não se importou nem mesmo com os puxões que recebia para dar mais atenção aqui ou acolá. Lula tirou tantas fotos quanto possível, gravou vídeos caseiros, deu autógrafos em camisas e capacetes operários. Era só sorrisos.
Beijos, abraços, aperto de mão, muitas fotos e nos braços do povo.
Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O presidente aproveitou a visita às obras de terraplenagem para deixar sua marca. Como fazem as estrelas de Hollywood, ele colocou as duas mãos numa placa de cimento para que, ao endurecer, ela seja levada para o futuro Museu da Refinaria. O mesmo destino terá um capacete de operário assinado por ele, segundo a assessoria de imprensa de Suape. A intenção é manter as peças em vitrine para lembraro papel político do presidente em Suape.
Enquanto Lula cumprimentava os trabalhadores na Refinaria, centenas de trabalhadores o esperavam na PetroquímicaSuape, um atraso de quase duas horas. Alguns se sentaram no chão, mas como o ambiente estava climatizado e tocava som ambiente, a canseira foi menor que em outras ocasiões.
A descontração foi mantida com imagens de funcionários exibidos em dois telões e nove televisores de 42 polegadas instalados no local. Quando o presidente chegou, foi ovacionado ao som de "Lula, Lula". Uma espontaneidade rara em comícios. "Eu briguei tanto para ser presidente, mas ninguém me respeita, ninguém me chama de excelência. É só Lula para cá e Lula para lá", brincou, acrescentado que conquistou a intimidade com as pessoas por saber ouvir.

CAMISA NOVA

Com festa, Corinthians apresenta camisa do centenário de R$ 300.
Às vésperas da comemoração do centenário do clube, em 1º de setembro, a torcida do Corinthians compareceu em bom número nas arquibancadas do Parque São Jorge - cerca de três mil pessoas -, na manhã deste sábado, para ver o novo uniforme da equipe para a sequência da temporada.
O uniforme será utilizado pela primeira vez neste domingo, quando o time enfrenta o Vitória, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Pacaembu. Ele será vendida em duas versões: a autêntica, idêntica ao dos jogadores, pelo preço de R$ 299,90, e uma réplica, que sairá por R$ 189,90.
Antes da apresentação, um mestre de cerimônias no centro do gramado levou os torcedores à loucura com provocações a rivais. "Não corremos o risco de sermos transformados em porcos, bambis, peixes ou qualquer outra merda", disse o locutor, bastante aplaudido pelos "maloqueiros" presentes.
Depois de algum suspense, os 31 jogadores do elenco do clube alvinegro subiram ao gramado agasalhados. Uma contagem regressiva foi iniciada, e eles enfim mostraram a nova camisa. Enquanto a dos jogadores de linha é branca com listras verticais em bege, a dos goleiros tem faixas horizontais nas mangas.
Em seguida, o atacante Ronaldo tomou o microfone para ler um recado que recebeu das mãos da assessoria de imprensa do clube. O jogador agradeceu aos torcedores, em nome do Corinthians e da empresa que fornece o material esportivo, e teve o nome muito gritado pelas dezenas de corintianos.

DILMA TEM 24% NA FRENTE - IBOPE

Entende agora porque "" (trólóló) Serra está perdendo?
Funcionário da Vara Criminal de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, mostra autógrafo que pediu ao goleiro Bruno Souza, antes de audiência sobre o desaparecimento de Eliza Samudio.

NOTÍCIAS DO DIA

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

MAIS DE TUDO

Ufa! Pensei que esse aí fosse o Louro-José (ruma de bosta) entrando na Serra.
Não adianta, pilantras, a população em sua maioria não é idiota e não se deixa influenciar pela imprensa falida. Dilma é a candidata mais capacitada técnica e politicamente. A direita não aceita partidos à esquerda. A direita quer a política esculachada, "tocada" por bandos de facínoras, como os demo-tucanos.
É no ambiente sujo, que o desenhista tem ilustrado, insultando até os porcos, que essa direita parasitária, representada por esses jornalecos, vai apelar nessas eleições que já perderam. E conta com o judiciário (que é arma da direita).
O governo de Dilma Rousseff continuará pavimentando o caminho do futuro, como o de Lula, levando o conhecimento a todos os recantos do país. Continuará construindo Escolas Técnicas Públicas, Universidades Públicas, aumentando exponencialmente a presença dos brasileiros nas escolas, de modo que tenhamos cidadãos plenos, afastados do caminho do crime. Trabalhando para a diminuição da população carcerária e, consequentemente, a diminuição de gastos com segurança, construindo escolas ao invés de penitenciárias Dilma quer o brasileiro cada vez mais calmo, não aterrorizado, paranóico, assim, como  os vizinhos, que vê a vida passar pelas janelas dum mundo ruim que eles chamam de "quartel de abrantes". DILMA ROUSSEFF É PRESENTE E FUTURO.
TEXTO - FOGAO

A VIRTUDE DA OBEDIÊNCIA

Dom Eugenio Sales - arcebispo emérito do Rio, Jornal do Brasil.
Precisamente em 1990, esteve no Rio de Janeiro, como principal conferencista do Curso para Bispos realizado no Sumaré, o então cardeal Josef Ratzinger, hoje papa Bento XVI. Sua reflexão versou sobre o tema O múnus petrino no final do milênio diante dos problemas da Igreja. Ao fazê-lo, ele se revelou um homem afável, dotado de uma inteligência privilegiada, envolvida pela simplicidade. Sabia ouvir paciente e atentamente os questionamentos. A busca sincera da verdade foi o fundamento de um diálogo fecundo. Apresentou as exigências da subordinação à verdade doutrinária, de modo profundamente humano.
Lembrava João Paulo II em sua mensagem aos bispos participantes do curso: Esta constatação fez-me pensar como às vezes se está perdendo – até mesmo em alguns ambientes eclesiais – a dimensão sobrenatural da virtude da obediência, em espírito verdadeiramente evangélico. Essas sombras se tornam mais lamentáveis quando vemos multidões, inclusive de jovens, acorrerem ao papa
“Procurem indentificar-se cada vez mais com a iniludível exigência, no âmbito da fé, de manter uma constante comunhão intereclesial afetiva e efetiva com esta Sede Apostólica, coluna e fundamento da verdade e princípio visível da unidade”.

FOTO DA SHOWMISIO - PE

A MARINA TÁ CHEGANDO

Um pilantra desses só passando no moedor de carne!
A sigla PSDB num improvável governo "Zé" (alagão)Serra seria, Privatizando Sempre Destruiremos o Brasil.

ELES PUTO & NÓS FELIZ

PARA NÃO SE AFOGAR NOS NÚMEROS

Editorial, Jornal do Brasil
A cada nova pesquisa divulgada aumenta a diferença de percentual de possíveis votos para a candidata petista, Dilma Rousseff, em relação ao segundo colocado, o tucano José Serra. A variedade de institutos e a semelhança nos números é um forte indicador de que há correção em todas elas. Ou seja, um indicador de que são muito grandes as possibilidades de Dilma ser eleita sucessora do presidente Lula ainda no primeiro turno.
Se há algum fato positivo nisso, ele aparece se formos puxando o novelo: Dilma ganha no primeiro turno, se ganha com essa expressividade é porque a maioria da população está satisfeita com a situação do país – leia-se, com o presidente Lula. E, se a maioria da população está satisfeita, atingimos uma situação desejável.
Os seguidores de José Serra juntam-se aos que ainda enxergam fantasmas absolutistas pelas esquinas para lembrar quão saudável é a alternância de poder. Sem dúvida que é positiva. Desde que faça a vontade do povo, desde que seja nas urnas. Mudar o que está bom só por mudar, se não há uma clara perspectiva de efetivamente melhorar, é uma tese pouco sólida.
O link agora é justamente com possíveis riscos de uma vitória por demais acachapante no primeiro turno. Eles só vão se materializar se Dilma Rousseff se afogar nos números e achar que o povo está lhe conferindo algum tipo de poder divino, que o número de votos é um salvo-conduto para fazer o que bem entender no poder, certo ou errado.
Dilma precisará, se forem confirmadas as tendências atuais, ter sempre em mente que não é Lula. Dificilmente ela sairia incólume, como saiu o atual presidente, de uma crise como a do mensalão. Ou de uma perigosa aproximação com lideranças como Mahmoud Ahmadinejad ou Hugo Chávez. Ela pode até aconselhar-se com o antecessor – é até desejável que o faça. Mas atitudes erradas, polêmicas, perigosas podem valer para Lula, mas custarão caríssimo a Dilma.
A responsabilidade da candidata petista aumenta quando se sabe que ela jamais havia concorrido para um cargo eletivo. Uma vitória dessa grandeza pode, se ela não estiver muitíssimo bem assessorada, tornar-se um mico. Lula teve, entre outros méritos, o de não deixar as alas radicais do PT tomarem conta do governo. Ninguém se atreveu a enfrentá-lo. Terão esses grupos a mesma cautela com Dilma? Difícil...
Dilma tem sobre os ombros ainda uma responsabilidade a mais em relação ao futuro petista. Parece claro a todos que uma nova candidatura Lula para 2014 seria natural. Se o próximo governo não fizer bobagens, tem tudo para manter o PT no poder. Mas, se a era Dilma for de ruim para baixo, a oposição terá forte material para lembrar que “foi o Lula que a colocou lá”.
Mas tudo isso só vai acontecer se as urnas repetirem as pesquisas.

ANTAS, CAPIVARAS

Outro dia falei aqui em Dilma vencer com 60% dos votos válidos e brinquei, dizendo que “dava dois de vantagem”. Acho que vou perder a aposta, porque vai ser de mais que isso. Pois uma nota do Noblat, antecipando o resultado que o Ibope/Estadão divulga amanhã, já dá 51% para Dilma, contra 27% de Serra e 7% de Marina. Desconsiderando o pouco que tenham os candidatos de pequeníssima expressão, isso já dá 60% dos votos válidos para Dilma.
A onda subiu, galera.
Agora temos que sacar que Dilma precisa ter uma vitória estrondosa, também, no apoio de que precisará para governar.
Ah, diz o Noblat também que Alckmin caiu e Mercadante subiu de 14 para 23%. Ah, Ciro, Ciro, que estrago você faria, meu amigo…

SPA

O desenho do capacete que Rubens Barrichello usará em Spa, para celebrar seus 300 Grandes Prêmios. A foto foi divulgada pelo Twitter do brasileiro. A pintura é assinada pelo renomado Sid Mosca, responsável pela pintura dos capacetes de dezenas de pilotos brasileiros. E quem quiser um destes, é só colocar a mão no bolso. Pelo site oficial do veterano piloto, haverá a venda de 30 peças (pela bagatela de R$ 5,3 mil) iguais a utilizada por Rubinho neste GP da Bélgica. A renda será revertida para o Instituto Barrichello-Kanaan. O Rubinho não é nem de perto um Senna ou um Piquet. Mas merece destaque entre nós brasileiros. Ele é muito bom chofer, já como piloto, mas não é gênios. E devemos valorizar todos, gênios e muito bons!.

BOTAFOGO, RECORDE e INVENCIBILIDADE

BLOG DO DENI MENESES
Além de se manter entre os quatro primeiros, o Botafogo tem outros dois objetivos no jogo de amanhã com o Internacional, em Porto Alegre: igualar o recorde de seis vitórias consecutivas que conseguiu em 2008 quando Nei Franco era o técnico e completar o quinto jogo sem sofrer gol. Nem mesmo na campanha de 2006 em que liderou durante nove rodadas, o Botafogo conseguiu ficar tantos jogos sem perder. A série invicta de 2008 foi assim: 1 a 0 no Palmeiras, Sport e Cruzeiro; 2 a 0 no Goiás, 3 a 0 no Atletico Paranaense e 2 a 1 no Figueirense.
O Botafogo está desde ontem à noite em Porto Alegre e hoje treina no Estádio Olímpico do Grêmio. Além do zagueiro Dany Morais e do lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, emprestados pelo Internacional, que estabeleceu cláusula para que não joguem, o Botafogo também não terá amanhã o meio-campo Marcelo Matos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Alessandro sofreu uma pequena fratura na testa no jogo de quarta-feira com o Ceará, mas poderá jogar amanhã. Somalia será improvisado na lateral-esquerda em que já jogou, inclusive nas finais do campeonato estadual. O time só será confirmado após o treino de hoje, de vez que Joel Santana vai decidir entre Renato Cajá, Fahel e Lucio Flavio – o mais cotado – para substituir Marcelo Matos.
Botafogo – 3º colocado – 27 pontos, 7 vitórias, 6 empates, 3 derrotas, 27 gols marcados, 17 gols sofridos – não perde há sete jogos e não sofre gol há quatro. O recorde é da campanha de 2005 em que ficou nove jogos sem sofrer gol.
Joel Santana resumiu sobre o jogo de amanhã: “Complicado, mas o Botafogo está preparado para mais uma grande vitória.”
O Internacional, pela primeira vez depois que ganhou a Copa Libertadores, colocará em campo amanhã o time completo.

NA FALTA DE PROPOSTAS

Vez que outra recebia essas correntes falando mal do Lula e da Dilma de uma amiga (acho que agora é ex-amiga). Comecei a responder rebatendo as afirmações ponto por ponto. Na ultima, fui um pouco agressivo e disse que não tolerava burrice (por isso ela virou ex-amiga). Sei lá perdi a paciência. Vejo que essa coisa de chamar a Dilma de terrorista faz a cabeça de algumas pessoas, mas a maioria que pensa isso, já não gosta do PT mesmo. E usam isso como desculpa. Fiquei feliz lendo seu texto, votei 5 vezes no Lula desde a época em que ele era sapo barbudo até se transformar em Lulinha Paz e Amor. Irei votar na Dilma.
Eu não sabia do problema de miopia da Dilma, agora posso defender minha candidata com toda a minha veemência. Antes eu a defendia com a obra do Élio Gaspari nas mãos, demonstrando que em nenhum dos quatro volumes sobre a ditadura o nome da Dilma aparece. Vejam que ele pesquisou muito, e ouviu principalmente os militares.
Sei que não sou analfabeto político, pois na semana passada conversando com duas vizinhas idosas e muito conservadoras, que sempre votaram em candidatos da direita, perguntei: E aí, teu candidato (o Serra) vai mal hein? E surpreendentemente elas me responderam - que Serra que nada, vamos votar na Dilma pois é a melhor, uma mulher corajosa e sem conversa fiada, ela não é de muita conversa, ela faz. e é competente e é mulher. Você viu como ela respondeu aos ataques no jornal nacional? Lá na roça a Dilma tem quase 100%.  E olha que não tem programas sociais do governo lá
Fiquei pasmo, Viva LULA, Viva Dilma. Suas atuações falam mais alto que as manobras asquerosas do PiG e seus candidatos!

Infelizmente temos pessoas como a tal MariPiG.
Todo ser vivo pode mudar e despertar, sempre há esperança.
BLOG DO DENI MENESES
CHARGE

ISSO NÃO LHE DIZ NADA?

A amiga da Sonia Montenegro.
Sonia Montenegro,
Tenho uma amiga muito querida, a Mari, que não gosta de política, mas como a grossa maioria dos analfabetos políticos do Brecht, tem posições conservadoras. Votou no Collor, FHC, Serra e Alckmin, e eu, como ela sempre soube, no Lula.
Na última eleição para prefeito, ela me ligou super feliz, achando que desta vez votaríamos no mesmo candidato, o Gabeira, e qual não foi a sua surpresa, quando lhe disse que eu não votaria nele de jeito nenhum (rs). Engraçado é que o candidato natural dela deveria ser o Eduardo Paes, a quem já tinha elogiado no tempo em que foi “prefeitinho” do Cesar Maia, mas ia votar no Gabeira..
Mari agora diz que gosta do Lula e que votaria nele, se fosse candidato, mas na Dilma ela não vota de jeito nenhum e quando perguntei por que, disse que achava a Dilma um poço de antipatia.
– Mari, você está sendo influenciada pela mídia, disse eu, mas ela protestou, já que nem vinha assistindo os noticiários de TV ultimamente. Eu lembrei que nós não estávamos elegendo a Miss Simpatia, mas a presidente do Brasil, e perguntei: para tratar da sua saúde, você prefere um médico lindo, simpático e incompetente ou um feio, antipático, mas competente.
– Mas Sonia, ela é terrorista…
– Qual foi o ato de terrorismo praticado pela Dilma?
– Ela assaltou banco, roubou o cofre do Ademar de Barros e matou soldados…
– Isso é o que a imprensa diz, retruquei, mas não prova. A Dilma é muito míope, e na época não existia lente de contato e muito menos cirurgia para corrigir miopia, razão pela qual ela não podia participar de ação armada.
Foi condenada pelos militares a menos de 3 anos de prisão, pena incompatível com a das pessoas que participaram de ações desta natureza. Eu não concordo que atos contra a ditadura possam ser chamados de atos terroristas, mas ainda assim, a Dilma foi presa, torturada, condenada, cumpriu a pena que lhe foi imposta, portanto, não deve absolutamente nada. Criminosos comuns recuperam seus plenos direitos após cumprirem a pena a que foram condenados, e eu fico pensando por que razão a imprensa fica cavucando fatos acontecidos há mais de 40 anos.
– Mas o que a Dilma fará quando tiver que ir aos EUA?
– Ué, Dilma já foi inúmeras vezes aos EUA, com e sem o Lula. A imprensa cobriu e exibiu fotos… É o Gabeira (seu candidato), que não pode entrar nos EUA por ter participado do sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick.
Você não acha estranho que não tenha surgido nenhuma denúncia na imprensa contra o Gabeira, cujo “crime” é conhecido em prosa e verso, livro e filme, mas que tentem de todas as formas incriminar a Dilma, principalmente quando é a candidata mais bem colocada nas pesquisas? Pelo contrário, o Gabeira virou herói e a Dilma perigosa. Não lhe parece que são dois pesos e duas medidas?
A imprensa e os demo-tucanos estão fazendo com a Dilma exatamente a mesma coisa que fizeram com o Lula quando ele foi candidato e durante todo os seus 2 mandatos. Agora, diante da sua aprovação, o Lula virou um cidadão acima de qualquer suspeita, e a Dilma é que é a bola da vez.
Mari ficou calada. Ia dizer o que, né? E eu completei: o Collor enganou a você, mas não a mim. Você votou 2 vezes no FHC, e hoje reconhece que o governo do Lula foi infinitamente melhor. Isso não lhe diz nada?

SEM TÉCNICO

ANÁLISE DO TEMPO

RESTAURANTE CANIBAL EM RONDÔNIA

A mídia é o grande prato do restaurante canibal
Não é a primeira vez que importantes meios de comunicação metem o pé na jaca. A revista Veja, em abril de 1983, publicou matéria anunciando a fusão da carne de boi com o tomate, depois de cair em uma brincadeira da revista inglesa New Science, preparada para celebrar o dia da mentira. O caso Boimate, como é conhecido, entrou para a mitologia jornalística como a maior “barriga” (notícia inverídica) de todos os tempos. O caso do "restaurante canibal" em Rondônia tem grandes chances de roubar-lhe o lugar no pódio.
Breno Altman - Opera Mundi
O trabalho eficaz de dois jornalistas, Pedro Aguiar e Laisa Beatris, profissionais da redação de Opera Mundi, trouxe ontem (26/08) a público caso vergonhoso de colonialismo cultural e abuso da boa-fé dos leitores. A história, que pode ser lida no artigo “Mídia internacional ignora indícios de fraude e publica notícia sobre restaurante canibal”, revela o estado de indigência que afeta parte da imprensa mundial.
Tudo começou quando um político alemão denunciou, ao diário sensacionalista Bild, a existência de restaurante brasileiro, chamado Flimé, no estado de Rondônia, que oferecia carne humana e estaria planejando abrir filial em Berlim. O vereador Michael Braun, dirigente local da União Cristão-Democrática, alegando ter recebido informação de eleitores, protestou contra as intenções do famigerado estabelecimento.
A origem primária das denúncias, logo se soube, estaria em vídeo e página divulgados pela internet. Os autores, provavelmente de nacionalidade portuguesa, talvez na intenção de se vingar das piadas contra seus patrícios, resolveram armar pegadinha contra os brasileiros. No jargão da rede, chama-se essa informação forjada de hoax.
O mais incrível é que a existência do restaurante canibal imediatamente se espalhou entre diversas agências e veículos do planeta. O inglês The Guardian, a espanhola Efe, a italiana Ansa, a alemã Der Spiegel e o português Expresso estão entre as publicações que caíram no engodo. Também comprou gato por lebre a brasileira Folha.com. A reportagem de Opera Mundi provou que não há canibalismo nem restaurante algum.
Aparentemente nenhuma das redações enroladas pelo conto dos portugueses se deu ao trabalho de apurar história tão escabrosa. O restaurante não foi checado. Não se analisou com rigor a gravação que circulou no You Tube. A página web que anunciava as estranhas iguarias tampouco recebeu o devido escrutínio.
Não é a primeira vez que importantes meios de comunicação metem o pé na jaca. A revista Veja, em abril de 1983, publicou matéria anunciando a fusão da carne de boi com o tomate, depois de cair em uma brincadeira da revista inglesa New Science, preparada para celebrar o dia da mentira. O caso Boimate, como é conhecido, entrou para a mitologia jornalística como a maior “barriga” (notícia inverídica) de todos os tempos. O affair Flimé tem grandes chances de roubar-lhe o lugar no pódio.
O problema não é apenas a preguiça dos jornalistas que deram ares de verdade à denúncia fajuta. A substituição da informação pelo espetáculo, de fato, tem poder tóxico sobre a inteligência da imprensa e contamina sua disposição de pegar no batente. Mas, é evidente, nesta situação também jogou peso decisivo a arrogância colonial dos brancos de olhos azuis. Canibalismo no Brasil? Terceiro Mundo? Terra de índios, negros e mulatos? Pau na maquina, que se não for verdadeiro, ao menos está bem contado.
A barrigada, que deveria provocar indignação da mídia brasileira e resposta à altura do governo, porque difama a imagem internacional do país, diz muito a respeito de como funcionam os monopólios mundiais da comunicação. Seus donos e operadores, de tão imbuídos do papel de vanguarda cultural do colonialismo, não perdem sequer uma história da carochinha para demonstrar a suposta primazia civilizatória das nações ricas sobre os povos do sul.

RECICLANDO

NOMES JÁ EXISTEM, É CLARO

Por Carlos Chagas
A natureza segue seu curso, apesar das negativas mais do que honestas de Dilma Rousseff, sobre não estar cogitando de formar seu governo. Na verdade, a candidata não poderá selecionar seu ministério por sorteio na lista telefônica, muito menos esperar que desçam do céu legiões de anjos disponíveis. O material com que precisará trabalhar é o que se encontra a seu redor.
Sendo assim, por nossa conta e risco, vale especular, ou melhor, fulanizar. Antônio Palocci só não irá para a chefia da Casa Civil se não quiser. José Eduardo Cardoso é nome cotado para o ministério da Justiça. Celso Amorim, para continuar pelo menos por mais um ano no ministério das Relações Exteriores. Henrique Meirelles integrará a equipe econômica, provavelmente fora da presidência do Banco Central. Franklin Martins tem tudo para continuar no ministério da Comunicação Social. José Pimentel será ministro, não podendo ser senador por Minas. Edison Lobão entusiasmou Dilma quando a sucedeu no ministério de Minas e Energia, dispondo de todas as condições para voltar, inclusive como representante do PMDB, característica menos adaptável a Henrique Meirelles. Que m quiser que continue, mas já vão aí alguns nomes.

PORQUE SERRA COMEÇOU A CAIR

Por Carlos Chagas
Ainda não é hora para exegeses ou, muito menos, para recriminações. Fica claro, no entanto, que continuando as coisas como vão, Dilma Rousseff deverá eleger-se em 3 de outubro. As perguntas empurradas para mais tarde, mas já com respostas esboçadas, referem-se ao momento em que as previsões sucessórias começaram a mudar. Quando? Por que?
Durante muitos meses as pesquisas mostravam José Serra como vencedor. Uma evidência a mais da fragilidade dessas consultas populares ou de que as tendências do eleitorado costumam ser volúveis. Mesmo assim, há espaço para interpretações.
Parece óbvio que Dilma cresceu por conta da alta exposição do presidente Lula no processo. Lançando-se de corpo e alma na propaganda da candidata por ele criada, o primeiro-companheiro reafirmou sua popularidade, conseguindo transferi-la para a criatura.
Mas teve mais. No reverso da medalha, José Serra começou a cair quando perdeu semanas preciosas na tentativa de fazer de Aécio Neves seu candidato a vice, mesmo depois da decisão inflexível do então governador de Minas de disputar o Senado. O candidato do PSDB demonstrou indecisão e, mais ainda, submissão ao DEM, cujo tamanho não justificava as pretensões de exigir a indicação do companheiro de chapa. Não teria para onde ir, o antigo PFL. O desgaste ficou óbvio, em especial quando surgiu o nome de outro tucano de respeito, o senador Álvaro Dias, do Paraná. Se feito candidato, ele agregaria não apenas votos e percentuais, mas respeito.
Seguiu-se uma trapalhada dos diabos, com Álvaro Dias dando sua concordância pela manhã e sendo atropelado à tarde por gesto temerário do presidente do DEM, Rodrigo Maia. Ficou pior quando o pequeno partido impôs o nome de um ilustre desconhecido, o deputado Índio da Costa, do Rio, que José Serra aceitou sem ao menos ponderar ou protestar. Mas teve mais: em suas primeiras aparições, o figurado silvícola meteu os pés pelas mãos, acusando o PT de ligações com o narcotráfico. Serra saiu em seu socorro, lambuzando ainda mais a equação.
Pode parecer estranho, mas o eleitorado vinha tomando conhecimento de tudo, passando, nas pesquisas, tanto quanto aderir a Dilma, rejeitar Serra. Acresce o monumental aparato promocional da candidata, o empenho cada vez maior do presidente Lula em seu favor e, last but not least, a falta de mensagens poderosas e contundentes por parte do candidato da oposição. Resultado: a diferença entre eles é de dezoito pontos percentuais, fazendo prever a decisão ainda no primeiro turno. Na teoria, sempre será possível uma inversão de tendências. Na prática, nem tanto...

REI DA EUROPA

UEFA SUPER CUP – ATLÉTICO DE MADRID VENCE A INTERNAZIONALE E É CAMPEÃO.
Bis: depois da Europa League, o Atlético conquista a sua primeira Supercup.
Depois de vencer campeonato, copa e supercopa nacionais, e a Champions’ League, a Internazionale vivia a expectativa de igualar o recorde do Barcelona de 2008-09 e conquistar todos os títulos disputados numa mesma temporada; a UEFA Super Cup, um título jamais conquistado pelo clube, seria o quinto da lista nerazzurra. No meio do caminho, porém, existia o campeão da Europa League, o Atlético de Madrid, igualmente disposto a levar uma taça inédita para o seu rol de títulos.
Permaneceu a vontade colchonera. Hoje comandado por Reyes e Agüero – autores dos gols – o Atlético não apenas conquistou a Super Cup, como chegou ao recorde de dois títulos internacionais numa mesma temporada; nunca o clube de Madrid havia conquistado tanto em sequência, e talvez nem houvesse derrotado um adversário tão forte, o que já torna este título um dos mais importantes de sua hitória.
NÃO ERA UM BOM DIA.
A um minuto do final, a Internazionale teve uma chance de ouro para reabrir a partida: Pandev sofreu pênalti; mas, na cobrança, Milito foi parado por De Gea. Enésima confirmação de que a multicampeã neroazzurra não estava em uma jornada feliz e deveria se render: no tira-teima, o rei da Europa é o Atlético de Madrid.
Via livre: colchoneros comemoram o gol de Reynes, que abriu caminho para a vitória do Atlético
Foto: Marca
Teixeira vai à forra com o São Paulo e acerta Copa no estádio do Corinthians
RICARDO TEIXEIRA O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, acertou nesta sexta-feira com o governo do Estado de São Paulo sua vingança final contra o São Paulo Futebol Clube. Adversário dos dirigentes sampaulinos, que lhe fazem oposição na CBF, Teixeira primeiro excluiu o Morumbi da Copa do Mundo. Hoje, ele "costurou" a decisão viabilizando o novo estádio do Corinthians será sede dos jogos da Copa de 2014 em São Paulo. Ainda não está garantido que o local receberá a abertura do Mundial. O projeto inicial previa um estádio com capacidade para 45 mil pessoas. A Fifa exige o mínimo de 65 mil lugares para o primeiro jogo da Copa. O clube paulista já teria pronto um projeto para deixar o estádio em conformidade com o padrão Fifa para a abertura. O estádio será construído em Itaquera, zona leste de São Paulo, onde hoje fica o centro de treinamento do Corinthians

BIENAL DE VENEZA

Visitante admira a instalação Natural Architecture na Bienal de Veneza, cujo tema é pessoas e arquitetura.
Foto: AFP
Institutos agora omitem locais pesquisados
Institutos de pesquisas eleitorais deixaram de observar a exigência legal – quando as registram no Tribunal Superior Eleitoral – de apontar onde realizam o levantamento e o número de eleitores entrevistados em cada cidade. Estes dados são fundamentais para a credibilidade da pesquisa. “O que temos é o que está no relatório registrado no TSE”, desdenhou o diretor do Sensus, Ricardo Guedes, ao ser interpelado
Coincidência
A omissão dos detalhes das pesquisas coincide com o crescimento espetacular de Dilma Rousseff no Ibope, Datafolha, Vox e Sensus.
Sem punição
O TSE confirma a obrigação de indicar o número de entrevistados em cada cidade, mas não sabe se haverá punição pelo desrespeito à lei.
Poesia eleitoral
Lula nem precisaria brincar diante dos militares, sugerindo “uma emendinha” pelo terceiro mandato. Já tem o “soneto” Dilma.
Campanha reduz aparições de Dilma
Com o crescimento da candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas de intenção de votos, a coordenação da campanha decidiu reduzir as aparições públicas da candidata. Ela terá um compromisso diário para garantir a aparição nos programas de TV e focar nas gravações do programa eleitoral. A decisão de blindar a candidata e evitar desgastes desnecessários, segundo a coordenação da campanha, é devido ao momento que a petista vive na disputa, já que uma "retirada estratégica" evitaria possíveis percalços e declarações desastradas.

SHOWMICIO NO MARCO ZERO - RECIFE-PE

"Tchau presidente, até 2014!"
(Operários da refinaria Abreu Lima, em PE, ao final da visita de Lula; 28-08)
E a galera grita: "Lula guerreiro do povo brasileiro" Tá muito emocionante aqui em PE.
Povo pernambucano presta bela homenagem ao presidente #lula com canções de apoio, em uma só voz. Emoção em PE.
Lula extremamente emocionado, discursando agora ao vivo para 30 mil pessoas em Pernambuco.
@dilmanaweb
Comício ao Vivo pela web é um marco histórico da democracia na era digital dilmanarede #dilma.
@joaopaulo_pt
O comício do Marco Zero, no Recife, está sendo transmitido ao vivo, com excelente qualidade.
@MarceloBranco

Agora é a vez da internet e de #Lula falar: ao vivo de Pernambuco pela dilmanarede #dilma.

@MarceloBranco
Toma! "Eu falava errado, eu dizia menas laranja, mas ai descobri com Paulo Freire que o importante ser entendido" Lula #Dilma
@Sales_Dantas
Lula ta demais. O homem ta inspirado de uma forma anormal... histórico
@MarceloBranco
"O torneiro mecânico que mais fez Universidades e Escolas Técnicas no país." Lula, ao vivo em Recife.
@MarceloBranco
Dilma vai a 51%, Serra desaba e está com 27%.

INTERNET PARA TODOS


Os blogs somos todos nós, blogueiros e internautas com voz. O que faz dos blogs essa rede avassaladora de informação e comunicação, que já faz história por destroçar as manipulações do PiG, são suas democráticas vias de trânsito de opiniões. O blogueiro colocou a idéia, que teve eco nas opiniões dos internautas. A tv, o rádio e o jornal são vias únicas de informação. Não há eco, não há controversias. É uma única voz vomitando e impondo a versão da notícia, da informação, da opinião. O Blog não. Ele entra com a “informação; ação e de pronto tem várias “reações opiniões, discussões”. Os blogs deram voz às pessoas do povo, que antes estavam em silêncio por não terem por onde se expressar, trocar informações, enfim o blog é um instrumento de todos – blogueiros e internautas numa simbiose pois um não vive sem o outro. Ele fez uma revolução pois devolveu-nos a cidadania roubada, achatada, anulada, curvada pela ditabranda, pela elite econômica e pelo PiG e deixa os barões da notícia sem ação, pois a internet é incontrolável, se for para fazer o bem. É por isso que não querem a “Internet para Todos” do presidente Lula, pois ela dará o último golpe no Império Colonial Brasileiro.
CHARGE
MarceloBranco agora é a vez da internet e de #Lula falar: ao vivo de Pernambuco pela
Lula extremamente emocionado, discursando agora ao vivo para 30 mil pessoas em Pernambuco.
Dilma vai a 51%. Serra desaba e está com 27%.
O Estado de São Paulo vai divulgar pesquisa do Ibope amanhã, e Ricardo Noblat adianta que Dilma não para de crescer, e está com 51%. Serra por sua vez está em queda livre, indo agora a 27%. Marina Silva ficou dentro da margem de erro, passando de 8% para 7%.
Para Serra, a situação que já era ruim vai ficando cada vez pior.
Arthur Virgílio vai enfartar. Serra foi superado pela Marina. Seu candidato ao governo do AM é nulo. Ele pode não se reeleger. Vou festeja