sexta-feira, 24 de junho de 2011

ALEGRIA; OUSADIA II

AINDA NÃO !!!

O RECEIO DE UMA SURPRESA

Caio Júnior não esconde o receio de uma surpresa no jogo de domingo com o Grêmio. O técnico sabe que o time gaúcho não muda a postura quando joga fora de casa: “O Grêmio é determinado, valente e tem um time de qualidade. Não podemos ser surpreendidos” – disse ele.
O técnico vai manter a base dos últimos jogos e a única mudança só será mesmo a entrada de Renan, que fará o primeiro dos seis jogos em substituição a Jeferson, que está com a seleção brasileira na Argentina.
Renan disse ontem que se sente preparado, mais uma vez, para corresponder: “Sempre que entrei tive a confiança de todos e tenho certeza que cumpri bem meu papel. O Jeferson me deu muita força antes de viajar, o que me motivou ainda mais” – comentou o goleiro.
Antonio Carlos, capitão desde a saída de Loco Abreu, considera que a campanha do Botafogo vai melhorar muito a cada jogo: “O time tem assimilado bem as orientações e o Caio explica tudo com muita clareza” – disse o zagueiro, que ontem completou 28 anos.
Everton gostou de saber que não precisará trocar de posição. Ele poderia recuar para a lateral-esquerda, devido à contusão de Cortês, mas o técnico preferiu escalar Marcio Azevedo para não ter que mexer em dois setores. Everton, com dores musculares, treinou à parte.
O presidente Maurício Assumpção disse ontem ser contra a expulsão do ex-presidente Bebeto de Freitas, que por sua vez promete para os próximos dias uma entrevista em que se defenderá das acusações que sofreu por causa de uma prestação de contas.
O Botafogo confirma o acerto com o atacante Felipe, 23 anos, 1m85. No Goiás, no Campeonato Brasileiro de 2008, ele não fez gol em 13 jogos, e em 2009 marcou só três gols em 21 jogos. No Benfica, em 12 jogos, em dois anos, também não fez gol e perdeu a vaga para o argentino Aimar.
Léo, 24 anos, meio-campo do Santa Cruz, está acertando com o Botafogo. No ano passado ele não foi aprovado nos exames médicos, mas agora, diz ele, está recuperado do problema no púbis depois de oito meses de tratamento.

O PEIXE É TRI . . .

BLOG DO DENI MENEZES - O Repórter de oito copas do Mundo.
Robinho sobre Neymar: “Ele é muito bom, mas não é o novo Pelé, não. Não haverá outro Pelé”.
Rafael é o goleiro mais jovem campeão da Copa Libertadores: “Estou feliz e quero aprender muito”.
Elano chegou quase à meia noite no hotel da seleção brasileira: “Estou muito feliz por ter voltado ao Santos”.
Coutinho, goleador do Santos nos anos 50/60: “Não consigo entender que o Arouca não esteja na seleção”.
Pelé e a comemoração com Muricy Ramalho no campo: “Ele merece. Ninguém é campeão duas vezes em seis meses sem competência”.
Zinho e outros ex-jogadores fazem amistoso amanhã, em Nova Iguaçu, em benefício da Apae. Quem puder, deve ajudar.
Daniel Passarela, zagueiro campeão do mundo em 78, presidente do River Plate, que pode ser rebaixado pela primeira vez para a segunda divisão do Campeonato Argentino, vive momentos de sufoco em Buenos Aires.
Lúcio, zagueiro da seleção brasileira, pode deixar a Inter de Milão e voltar para o Bayern de Munique.
Hulk, artilheiro e campeão português no FC Porto, pode ir para o Chelsea, a pedido do português André Vilas-Boas, novo técnico do time inglês.
Marcelo Costa é o técnico do Quissamã, líder com 29 pontos do Campeonato Carioca da Série B, que recebe amanhã o Estácio de Sá – 11º lugar, 9 pontos -, no estádio Antonio Carneiro da Silva, em Quissamã.

TAPA ESQUENTA CLIMA DO TREINO

O clima chegou a esquentar no treino de ontem do Botafogo com o tapa de Marcelo Matos em Somália, mas a ação dos outros jogadores, especialmente do zagueiro Antonio Carlos, capitão do time, foi rápida para contornar o problema, que acabou sem maiores consequências.Caio Júnior sequer levou em conta o ocorrido. O técnico já definiu a entrada de Marcio Azevedo na lateral-esquerda, depois de ter tido dos médicos a confirmação de que Cortês ficará em torno de um mês em recuperação do problema no joelho.
A outra mudança é a entrada do goleiro Renan, titular nos próximos seis jogos, com a ausência de Jeferson, que está com a seleção para a Copa America (1 a 24 de julho) na Argentina.
Léo, meio-campo, 24 anos, acertou com o Botafogo e já assinou contrato. Paranaense de Foz do Iguaçu, ele teve passagens pelo Coritiba, Marília, Treze (Paraíba) e Santa Cruz. O jogador está recuperado do problema no púbis, que o impediu de assinar com o Botafogo em 2010.
O meio-campo Renato inicia segunda-feira o treinamento para estrear no Botafogo, depois de sete temporadas na Europa. Os preparadores físicos não estabelecem prazo para ele ganhar condições de jogo. A previsão mínima é duas semanas.
André Silva, vice-presidente de futebol, disse ontem que o Botafogo continua empenhado em se reforçar para a sequência do Campeonato Brasileiro, mas não falou em nomes. O dirigente foi muito cumprimentado ontem por mais um aniversário.
O Grêmio, a exemplo do Botafogo, também disputará os próximos seis jogos sem o goleiro Victor, reserva de Julio Cesar na seleção. Há seis anos no clube, Marcelo Grohe passa a titular. O atacante André Lima, operado do joelho, está voltando bem aos treinos após três meses.
Legislativo para quê?
Ter duas casas a nivel Federal, para votarmos somente o que o Executivo deixa e pede, não iremos nunca ter justiça completa, e ainda estamos jogando fora uma luta histórica que foi a Democracia. Só está faltando os parlamentares vestirem fardas, pois as mordaças do passado estão bem substituidas pela nossa não participação, e país sem a participação popular está fadado a enriquecer, enriquecer todos que cercam o poder, e deixar o povo pobre de sabedoria, saúde, e segurança, graças à Deus não é o que acontece conosco, temos tudo isto aí senão já seríamos uma Ditadura Democrática, ou será que não temos.

BOTA ESCALDADO NISSO . . .

OBRAS DA COPA

Lisura e competência.
Que venham as Olimpíadas e a Copa do Mundo para nosso país mas que os gastos de suas organizações sejam claros, comedidos, transparentes e que toda a população possa estar a par dos custos desses grandes eventos. Não queremos que escondam nada, que beneficiem essa ou aquela empreiteira, que políticos e organizadores não se vendam para receber 10 ou 20% e até mais sobre as obras. Queremos transparência total, chega de maracutaias, termo tão usado pelo chefão dos petistas em anos anteriores. Queremos e exigimos tudo limpo, sem subterfúgios e que nossos atletas sejam vencedores em todas as modalidades a serem disputadas. É isso que queremos, lisura e competência.

SALTO ALTO?!

Sapato alto
Posso estar enganado, mas como já vi de tudo em jogadores de futebol. Esse Neymar e o Ganso estão com uns baitas de "sapatos altos". A mídia já os botaram num pedestal que tem virado a cabeça desses jóvens atletas. Ora, comparar Neymar com o Messi já é demais, por mais talento que o brasileiro tenha. Têm muita estrada para ralar até poderem se consagrar, inclusive em termo de caráter.
Fifa critica lentidão do Brasil em obras de estádios e aeroportos.
O secretário-geral da Associação da Federação Internacional de Futebol, Jerome Valcke, criticou nesta sexta (24) a demora nas obras dos aeroportos e estádios para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Durante entrevista coletiva em Moscou, na Rússia, Valcke foi duro nas críticas à qualidade do Maracanã afirmando que o estádio ainda não tem nível para uma competição mundial. “Parece que o Brasil está mais preocupado em ganhar a Copa do Mundo do que em organizá-la”, disse. “Há estádios, não temos aeroportos", acrescentou Valcke. "O Maracanã ainda não é um estádio com nível mundial.” Segundo Valcke, as 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo em 2014 no Brasil devem estar prontas a partir do ano que vem para eventuais testes a que serão submetidas.

CAPRICHOSO II

CAPRICHOSO

QUAL É O TIME ?

Por Alessandra Ferreira.
Chegaram Neymar, Elano e Ganso e está completa a seleção aqui em Campana, município a 61 km de Buenos Aires. A seleção começa a ganhar sua cara hoje à tarde, porque Mano Menezes não é de perder tempo. Gosta do chamado treino coletivo, onde simula as situações de jogo.
E começam as teses sobre como deve jogar a seleção: com três volantes ou com dois? Ou apenas um, colocando no meio-campo jogadores habilidosos, que jogam voltados para o gol? Dá para imaginar um meio-campo com Lucas Leiva, Lucas (SP), Ganso e Robinho, tendo Neymar e Pato no ataque?
Os mais pragmáticos, defensores do futebol de resultados, dirão que é preciso abdicar de alguns deles e usar jogadores com poder de marcação. Jogaria com Lucas Leiva, Ramires, Elano e apenas um armador de ofício, Ganso. Na frente unanimidade por Neymar e Pato. Robinho na reserva, assim como Lucas, opções para segundo tempo.
Mano já deve ter suas convicções e pode até jogar de acordo com o adversário: mais ofensivo contra a Venezuela, mais cauteloso contra o Paraguai.
A Copa América é uma prova de fogo para Mano Menezes. A seleção pode até não ser campeã, mas precisa mostrar futebol de qualidade e chegar à fase final. Senão as pressões se tornarão insuportáveis.

ALEGRIA; OUSADIA

DEIXA DE PUTARIA

Um tempo para São Paulo.
A Fifa decidiu não mais anunciar dia 30 de julho os nomes dos estádios que vão receber o jogo de abertura e a final da Copa de 2014.
Deixou a decisão para setembro ou outubro, na esperança de que, até lá, São Paulo tome tenência e consiga provar que erguerá um estádio capaz de abrigar a partida inaugural.

CULTURA E ESPORTE

Petroesporte.
A Petrobras abre dia 28 inscrições para projetos de esporte dirigidos a crianças e jovens.
A estatal, que já é a maior patrocinadora de cultura no país, investirá, em dois anos, R$ 30 milhões em esporte e cidadania. As inscrições são pelo site petrobras.com.br/ppec. O resultado da seleção sai em dezembro.
Petrocultura.
A Petrobras e o Ministério da Cultura lançam dia 5, no Rio, a Ação Petrobras/MinC 2011.
É investimento de R$ 14,5 milhões em 10 grandes projetos.
Madeira-Mamoré.
Com o apoio da Petrobras, o Clube de Engenharia irá digitalizar livros raros da história da engenharia brasileira como "Estudos da estrada de ferro Madeira-Mamoré", de 1887.

FOGÃO É OLÍMPICO

Botafogo 2016.
Domingo, antes de seu jogo contra o Grêmio, no Engenhão, o Botafogo fará um desfile olímpico com seus 600 atletas de todas as modalidades esportivas.
A direção artística será do alvinegro Max Lopes.

GRÉCIA SANGRA E PAPANDREU VAI AMPLIAR

A TRANSFUSÃO DE RENDA AOS CREDORES - A Grécia fechou acordo com o FMI para endurecer as medidas de arrocho fiscal acordadas anteriormente com a Comissão européia, que  incluíam cortes de investimentos em serviços essenciais, privatizações e arrocho salarial. Após moção de confiança obtido no Parlamento, na terça-feira, por margem apertada de 155 votos  contra 143, o governo Papandreu não desperdiçou  seu estreito corredor de legitimidade.  Antes que as ruas  se manifestem e o desautorizem, fechou acordo com o FMI nesta 5º feira, em Bruxelas, para levar a economia ao porão do abismo recessivo. Entre as concessões adicionais, figuram um imposto extra sobre combustíveis e calefação que atinge  todos os contribuintes e a redução da faixa de renda isenta de tributação, de modo a arrebanhar mais contribuintes ao fisco. Significa que o Estado grego e os credores decidiram extrair diretamente da população, como se fosse um confisco de guerra imposto pelos vencedores aos derrotados, os recursos para honrar débitos impagáveis e compromissos leoninos contraídos junto a bancos internacionais --sobretudo alemães e franceses-- nos últimos anos.  A Grécia tem tradição de complacência  fiscal com a sua elite, que viveu numa espécie de Olimpo dos sonegadores durante a ditadura dos coronéis, entre 1967/74. Com a democratização, a esquerda preferiu a linha de menor resistência do endividamento externo, a submeter a plutocracia ao regime de justiça fiscal. O que Papandreu faz agora é descarregar sobre as costas do conjunto da população, inclusive os mais pobres, o ônus desse saldo histórico de ladroagem fiscal e covardia política. O arrocho combinado com o FMI terá quer aprovado pelo Parlamento na próxima semana. Uma greve geral está marcada para os dias 27 e 28. (Carta Maior; 6º feira,24/06/ 2011)
Copa na rede.
O YouTube vai transmitir os jogos da Copa América 2011 ao vivo para mais de 50 países.
O Brasil não está na lista
.
Neymar na rede.
O Brasil não ficará sem a transmissão dos jogos da Copa América pela internet.
A TV Globo decidiu exibir as partidas da seleção de Neymar & Cia. pelo
Globoesporte.com. O internauta poderá ver os jogos ao vivo por computador, celular, iPhone, iPad etc.

GOIS DE PAPEL

DEU NA COLUNA DO ANCELMO GOIS.
Dilma de Gaulle Rousseff.
O coleguinha Toninho Nascimento, editor de Esportes do GLOBO e parceiro da turma da coluna, devorou o mesmo livro que Dilma está lendo, "Charles de Gaulle", do americano Don Cook, e faz alguns alertas aos aliados da presidente.
“Deputados do PT e do PMDB, e de partidos aliados, tremei! Se a presidente Dilma Rousseff tentar pôr em prática algumas (só algumas) lições do livro que está lendo, a biografia de Charles de Gaulle, do americano Don Cook, esqueçam cargos, verbas do Orçamento etc... A primeira lição: desprezar os políticos. De Gaulle sempre escolhia seus colaboradores no governo pela fidelidade e nunca pela competência (algo em comum?).
O presidente que governou a França de 1958 a 1970, além de liderar os franceses contra Hitler de 1940 a 1945, tratava os subordinados com frieza e arrogante superioridade — Churchill enlouquecia com isso, e Roosevelt não queria nem vê-lo. E suas decisões eram sempre solitárias, sem ouvir a opinião de ninguém (outra semelhança?).
Mas De Gaulle tinha um refúgio ideal para isso: Colombeyles-Deux-Églises, casa de campo, onde só eram convidados a família e um seletíssimo grupo de colaboradores. Lá, em seu estúdio, morreu em novembro de 1970.
Como afirma Don Cook na página 284, De Gaulle tinha ‘extraordinária capacidade para preparar um tabuleiro de xadrez de acordo com sua peculiar visão da História e preparar suas jogadas de acordo com ela’. Mas na parte admi$era bem mais Lula do que Dilma. Só se importava com política externa e com o lugar da França no mundo — aproveitando a rivalidade da Guerra Fria entre EUA e a finada URSS. Não tinha a menor paciência para os problemas do dia a dia, principalmente (óbvio) os políticos.
Se a presidente foi boa aluna de geografia, deve ter ficado horrorizada com a referência de Cook (ou seria a tradução para o português?) à nossa vizinha Guiana como um país africano e com a informação de que a Guiné Bissau foi colonizada pela França e não por Portugal.
Mas é mais do que nunca hora de os fiéis correligionários de Dilma correrem aos sebos, pois o livro foi publicado no Brasil há quatro anos, em 2007. Boa leitura — e bons temores.”

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Congresso Nacional: inutilidade caríssima
O STF continua a legislar em lugar do Congresso Nacional que se torna inútil e desnecessário por imprestável como legislador. No caso da demissão de funcionários da Vale, que apenas pagou aos demitidos aviso prévio num valor mínimo em lugar de proporcional ao tempo de serviço, como estabelece o Art. 7, inciso 21 da Constituição Federal, o STF decidiu em favor dos trabalhadores que pleiteavam os direitos estabelecidos em Lei. Por omissão criminosa do Congresso Nacional que não cumpre com suas obrigações como instituição maior da legislação nacional, o STF novamente é obrigado a suprir a falta do outro Poder que se mostra inútil, mas caríssimo. O Legislativo Federal brasileiro tornou-se um mercado onde seus membros cuidam de seus próprios interesses e relegam a um plano inferior os reais interesses da Nação.
Os cariocas estão com tudo...
Primeiro casamento coletivo, deputado federal e outras iniciativas pioneiras sinalizam o empenho dos cariocas em tomar o lugar dos gaúchos como a maior comunidade gay do Brasil, quiçá do Mundo.
A polícia de Sergio Cabral
O Exército já se tornou a polícia especial de Sergio Cabral, juntamente com a Marinha. Agora, a FAB também faz parte da frota disponível para que o governador do Rio se utilize como bem entender de seus aviões militares. Recentemente, uma aeronave militar foi utilizada pelo ilustre "brigadeiro" para o transporte do corpo da namorada do filho de Cabral e demais convidados. Por esse motivo, o MPF da Bahia está abrindo inquérito para apurar o uso indevido de aeronaves militares por esse novo "brigadeiro", "general" e "almirante" das FFAA brasileiras.
É uma pouca vergonha generalizada.
O Brasil se tornou um coito de pilantras e cretinos de todos os matizes. Não existe Brasil como nação, existe um País que se tornou negócio particular de todos os patifes que detenham um cargo público, por mais irrelevante que seja.
Até quando?

OS PREPARATIVOS . . .

ANISTIA

Antes de mais nada, quero dizer que tenho o maior respeito, admiração e carinho pelos bombeiros. São herois dioturnos. Mas que cometeram um ato de indisciplina, por serem militares, cometeram e muito grave. Agora o senado vai dar anistia. Tomara que dê mesmo. O problema é o precedente aberto. Se os militares das FFAA e os policiais militares no pleito por melhores salários também fizerem motim? Eles têm armas na mão. Quer dizer, não temos chefes, o País está acéfalo. São fatos perfeitamente previsíveis. Agora, essa turma só pensa em quem vai abocanhar mais de empreiteita tal e qual, quem substitui quem no poder e a coisa vai degringolando. Cuidado, pode chegar a uma situação que vai sobrar dinheiro no bolso e chão nos pés.
A máfia contrataca.
Sei não, mas é muita coincidência o gigantesco ataque de hackers oriundo de um hospedeiro da Itália, em momento de crise política com o Brasil. Por enquanto foram os computadores do Governo; mas, se os “macarrones” atacarem os Blogs, não como mais lasanha..
Cem anos de imbecilidade. No mínimo.
Lima Barreto (1881/1922), jornalista e escritor, deixou obras excelentes. Uma delas, que beira a genialidade, é o conto "O homem que sabia javanês", publicado em abril de 1911. Há cem anos, portanto. Transcrevo rápido trecho, para que os meus amigos bronqueiros não fiquem pensando que a imbecilidade do país existe há pouco tempo. No inicio do conto, Castro ouviu de Castelo (os dois personagens de Lima), o seguinte: "...o que me admira. é que tenhas corrido tantas aventuras aqui, neste Brasil imbecil e burocrático...' Portanto, o centenário da imbecilidade já aconteceu.
Não sei por onde começar

Hoje é feriado de Corpus Christi, dia de ir a missa, rezar bastante e pedir a Deus que ilumine a sabedoria do nosso presidente da Camara Marco Maia, ele esta precisando muito disso, ele sabe das nossas necessidades, dos aposentados, fomos afastados da justiça de SP do processo que obriga o INSS a pagar a diferença do teto previdênciario, então presidente porque não fazer justiça a todos os aposentados e botar em votação os nossos PL's que mofam nas suas gavetas ha mais de 4 anos? Dep. Marco Maia seja humano, faça com que nós os aposentados que tanto ajudou esse país possamos ter a nossa dignidade revigorada por uma atitude de V. Exa, ficaremos eternamente grato caso isso venha acontecer.

HIPOCRISIA

A Italia que briga por Battisti é a mesma que é membro da OTAN e por isso responsavel pelas bombas que constantemente matam civis na Líbia e destroem sua infra-estrutura. Eles querem assassinar Kadafi, o que em hipotese alguma Resuções da ONU autorizam e enquanto isso matam civis. Já Obama, vendo que quase 60% da população dos EUA é contra os conflitos do Afeganistão e da Líbia, anuncia retiradas rapidas de Tropas deste primeiro, como se ele fosse o bonzinho.

FHC 80 ANOS

Investimentos em grandes obras.
O político brasileiro, com raríssimas exceções, não quer saber de investimentos em saúde, educação, segurança (com salários compatíveis com a função, equipamentos e logística de apoio, etc), aposentados e pensionistas. Para aquele, o bom mesmo é investimento em grandes obras. Burla-se mais facilmente a fiscalização, principalmente quando se trata de estradas e outras construções civis. Os preços não acompanham a realidade e são fortes incentivadores inflacionários. O único benefício vai para garantia de vagas para mão-de-obra não qualificada, que hoje já nem tem esse perfil. Operários cada vez mais estão sendo qualificados por treinamentos do sistema "S" etc.
O cinismo de alguns empresários tenta mostrar a comunidade o contrário.
Enganam muitos, mas não todos.

HACKERS ATACAM SITE

Engavetador mor
O vice Michel temer com sua pinta de mordomo de funerária sempre engavetou projetos de interesse social. Não é só contra os aposentados. A emenda Constitucional 29, que precisa ser regulamentada para que a Unão destine sua parte de recrusos para Saúde, foi solenemente engavetada em Agosto de 2010.
GREVE CONTRA OS MORTOS.
Se não tiver acabado nas últimas horas, já  avança pelo terceiro dia a greve dos coveiros, em São Paulo. Algo inominável, quaisquer que sejam suas  justas reivindicações salariais. Até pouco as greves se faziam contra o povo, como no caso dos transportes coletivos, dos bombeiros e de serviços do tipo  abastecimento de água e energia. Agora fazem greve contra os mortos.
Tudo precisaria ter limite, até as paralisações que atingem a população sem causar o menor dano aos patrões, precisamente o alvo lógico de todas as greves. Ainda esta semana motoristas e trocadores e ônibus de Brasília ensaiaram e por determinados períodos deixaram os trabalhadores sem poder deslocar-se de casa para suas atividades. Ameaçaram com a greve geral e o que aconteceu? O governo local admitiu reajustar o preços das passagens. Sem tirar nem pôr  o que desejam os proprietários das empresas. Duplo pagamento, então, para os usuários dos transportes coletivos: ficaram em condução e vão pagar mais.
Caberia ao Congresso acabar de regulamentar   o direito de greve capitulado na Constituição, mas Suas Excelências nem pensam  nisso. Perderiam votos em certas categorias, ainda que defendendo o cidadão comum.
SALTANDO DE BANDA.Os ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor buscaram no Itamaraty e nas forças armadas apoio  para a  justificativa de criação do sigilo eterno.  Desmancham-se seus argumentos porque  tanto o ministério das Relações Exteriores quanto os ministérios militares informam nada ter a esconder, posicionando-se a favor da liberação de qualquer  tipo de documentos.  Os pessimistas sustentam que  o chanceler, os generais, almirantes e brigadeiros comportam-se assim porque seus antecessores faz muito deram sumiço em papéis comprometedores. Pode ser, mas a verdade pode ser prospectada mais fundo: os dois ex-presidentes teriam coisas a esconder, praticadas durante seus mandatos.   Como a presidente Dilma ainda não teve tempo para celebrar acordos secretos ou similares, lavou as mãos: aceitará o que o Congresso decidir.
DESCONFORTO CRESCENTE.Dos 38 ministros, pelo menos 11 foram impostos à presidente Dilma Rousseff pelos partidos da base oficial. Precisou engoli-los, tanto faz se os padrinhos tenham sido o Lula, Michel Temer, Eduardo Campos, José Sarney e outros. Um certo gelo tem sido dado pela chefe do governo em  alguns ministros, existindo  até os que  esperam convocação para despachar pela primeira vez com ela. Mesmo assim, o desconforto é crescente, de parte a parte. Há quem preveja, agora que o ano chega à sua metade, uma espécie de reajustamento do dispositivo, mas não será fácil. Os padrinhos continuam vigiando e se neste ou naquele caso não puderem resistir,  reivindicarão novas indicações, o que  dará quase no  mesmo.

ÉTICA

A CHANTAGEM PEGOU NOS ESTADOS

Por Carlos Chagas A moda pegou nos Estados: partidos da base dos governadores ameaçam não votar projetos de interesse das administrações estaduais caso não sejam contemplados com mais nomeações, empregos e sinecuras. Aquilo que começou no plano federal agora se espraia por todo o país. Não demora e os prefeitos também serão atingidos.
Do Sul ao Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o quadro é o mesmo, tanto faz o partido do governador. Seus “aliados” arregaçam as mangas e já entram nos palácios dos governos estaduais com listas e outras propostas, igualzinho ao que fazem dirigentes do PMDB, PT, PP, PR e outras legendas quando recebidos pelos principais auxiliares da presidente Dilma. Chama-se chantagem essa prática difundida no país. Até agora nenhuma executiva nacional, diretório ou presidente de partido levou ao palácio do Planalto alguma sugestão de alto nível, como colaboração administrativa. O que podem fazer os companheiros, por exemplo, para melhorar o péssimo estado das rodovias federais? E o PMDB, diante do aumento da violência urbana e rural, que propostas levaria à presidente? O PP animou-se a preparar projetos de reforma tributária, ou o PR algum projeto para desafogar os portos?
De goelas abertas, os partidos repetem nos planos estaduais aquilo que praticam no federal, e não se poupe as oposições, porque os tucanos fazem o mesmo com Geraldo Alckmin, em São Paulo, com Antônio Anastásia, em Minas, Siqueira Campos, no Tocantins, e Beto Richa, no Paraná.
Alguns governadores resistem mais do que outros, da mesma forma como Dilma Rousseff tenta conter os gafanhotos na capital federal, mas a luta parece inglória. Os governos precisam deles...

É TEMPO DEMAIS . . .

FALANDO GROSSO.Apesar de palavras doces de congraçamento, unidade e objetivos comuns, parece que a ministra Idely Salvatti falou grosso com o PMDB, ontem. O partido, ou melhor, os partidos da base oficial,  não podem fazer do fisiologismo a pedra de toque de sua ação política e parlamentar. Exigir nomeações e liberação de verbas como preliminar e objetivo principal equivale a inverter a equação com o governo. Esse aproveitamento  é necessário, compõe um quadro de integração do  Congresso com o  palácio do Planalto,  mas sob nenhuma hipótese deve  constituir-se na condição essencial do relacionamento entre eles.
Se o PMDB entendeu ou não o recado, ninguém sabe. Provavelmente seus caciques e seus índios concordaram, mas se vão  mudar de estratégia, é outra história que apenas votações da Câmara e no Senado revelarão.
DEITANDO AO MAR CARGA PRECIOSA.Continuando as coisas como vão, logo estarão completamente separados o PV e a ex-ministra Marina Silva. Os verdes jogarão fora não apenas 20 milhões de votos por ela  obtidos  em outubro passado, mas um ícone daqueles que só se cristalizam de geração em geração. Dirigentes  cujo nome a gente nem lembra tentam dominar o partido,  que nem existiria não fosse Marina Silva. Seria a mesma coisa do que admitir a existência do PT sem o Lula, ou, pior ainda, que o PT decidisse livrar-se de seu fundador.  De vez em quando essas coisas acontecem, por inveja, mesquinharia ou sucedâneos, valendo também lembrar que o Partido Comunista Brasileiro começou a mergulhar nas profundezas bem  antes que Roberto Freire trocasse sua sigla para PPS e seus ideais por um disfarçado neoliberalismo. O “partidão”  sumiu quando expulsou Luís Carlos Prestes de suas fileiras.  Faria o PV o mesmo?
PENSANDO NO FUTURO.Diz o provérbio árabe que bebe água limpa quem chega primeiro na fonte. Os mandatos de José Sarney e de Marco Maia nas presidências do Senado e da Câmara  vão até fevereiro de 2013, mas já há quem cuide da sucessão de ambos.  Pode não estar valendo mais o acordo que PT e PMDB celebraram para que sucedendo      o companheiro, viesse a presidir  a Câmara um peemedebista, apesar de a maior bancada permanecer do PT. Na hipótese do revezamento, Henrique Eduardo Alves ocupa a pole-position, ainda que não seja o favorito do palácio do Planalto. Se os petistas insistirem em manter o cargo, Cândido Vacarezza é nome forte, em especial se o PMDB, no Senado, negar o rodízio ao PT. Assim, Renan Calheiros poderia substituir José Sarney. Traduzindo esse emaranhado: garantir, ninguém garante nada...

É PRECISO LIMPAR AS RUAS

Por Carlos Chagas
Nada a opor, pelo contrário, elogios para um governo que se preocupa com o crescimento da inflação, promove cortes orçamentários, debate o sigilo eterno de documentos oficiais, estimula o trem-bala, desencadeia operações especiais para acabar com a miséria, reajusta o bolsa-família, constrói casas populares e não se descuida das obras do PAC.
Há, no entanto, um vazio imenso quando se trata de enfrentar aquele que, sem dúvidas, constitui-se no maior problema nacional da atualidade: a violência urbana e rural. Correm à curta voz estatísticas que o governo não revela, dando conta de que jamais a insegurança do cidadão comum alcançou os níveis atuais. Tanto faz se as causas estão no crescimento demográfico desordenado, no desemprego, na fraqueza dos aparelhos policiais nos estados, na omissão da justiça ou até na descrença dos valores éticos das pessoas.
O que importa é a multiplicação de assaltos, roubos, sequestros, estupros, vendetas, tráfico de drogas e toda uma cascata de ilícitos que transformam numa perigosa aventura sair de casa ou até permanecer nela, à mercê de todo o tipo de criminosos. Nas cidades e no campo. Basta ligar a televisão, ouvir o rádio ou ler os jornais para se ter a noção de como cresceu a insegurança nacional.
Vale repetir, para não alarmar a população as autoridades mantém em segredo os números dessa avalancha desumana que nos atinge em velocidade vertiginosa.
Fazer o quê? Bancar o avestruz, enfiar a cabeça na areia em meio à tempestade e concluir tratar-se a questão exclusiva dos governos estaduais? Não dá mais, pelas óbvias deficiências das unidades federativas. A violência tornou-se problema federal, a exigir de Brasília ações coordenadas com os estados, vultosos investimentos e determinação férrea de proteger o cidadão.
Caberia ao ministério da Justiça uma iniciativa imediata capaz de sobrepor-se a projetos econômicos, sociais e políticos específicos. Breve o Brasil se tornará um país inviável para se viver e o primeiro passo precisa ser limpar as ruas. Depois se cogitará da recuperação dos bandidos, de sua reeducação e reaproveitamento na sociedade. Antes, porém, aumentar os contingentes policiais civis e militares, mobilizar Forças Armadas, Forças de Segurança e equivalentes, levando os animais para trás das grades. Sem contemplação nem recursos jurídicos responsáveis por devolvê-los ao crime. Fora daí não haverá salvação. A barbárie encontra-se a um palmo de todos nós.
FALANDO GROSSO
Apesar de palavras doces de congraçamento, unidade e objetivos comuns, parece que a ministra Idely Salvatti falou grosso com o PMDB, ontem. O partido, ou melhor, os partidos da base oficial, não podem fazer do fisiologismo a pedra de toque de sua ação política e parlamentar. Exigir nomeações e liberação de verbas como preliminar e objetivo principal equivale a inverter a equação com o governo. Esse aproveitamento é necessário, compõe um quadro de integração do Congresso com o palácio do Planalto, mas sob nenhuma hipótese deve constituir-se na condição essencial do relacionamento entre eles.
Se o PMDB entendeu ou não o recado, ninguém sabe. Provavelmente seus caciques e seus índios concordaram, mas se vão mudar de estratégia, é outra história que apenas votações da Câmara e no Senado revelarão.
DEITANDO AO MAR CARGA PRECIOSA
Continuando as coisas como vão, logo estarão completamente separados o PV e a ex-ministra Marina Silva. Os verdes jogarão fora não apenas 20 milhões de votos por ela obtidos em outubro passado, mas um ícone daqueles que só se cristalizam de geração em geração. Dirigentes cujo nome a gente nem lembra tentam dominar o partido, que nem existiria não fosse Marina Silva. Seria a mesma coisa do que admitir a existência do PT sem o Lula, ou, pior ainda, que o PT decidisse livrar-se de seu fundador. De vez em quando essas coisas acontecem, por inveja, mesquinharia ou sucedâneos, valendo também lembrar que o Partido Comunista Brasileiro começou a mergulhar nas profundezas bem antes que Roberto Freire trocasse sua sigla para PPS e seus ideais por um disfarçado neoliberalismo. O “partidão” sumiu quando expulsou Luís Carlos Prestes de suas fileiras. Faria o PV o mesmo?
PENSANDO NO FUTURO
Diz o provérbio árabe que bebe água limpa quem chega primeiro na fonte. Os mandatos de José Sarney e de Marco Maia nas presidências do Senado e da Câmara vão até fevereiro de 2013, mas já há quem cuide da sucessão de ambos. Pode não estar valendo mais o acordo que PT e PMDB celebraram para que sucedendo o companheiro, viesse a presidir a Câmara um peemedebista, apesar de a maior bancada permanecer do PT. Na hipótese do revezamento, Henrique Eduardo Alves ocupa a pole-position, ainda que não seja o favorito do palácio do Planalto. Se os petistas insistirem em manter o cargo, Cândido Vacarezza é nome forte, em especial se o PMDB, no Senado, negar o rodízio ao PT. Assim, Renan Calheiros poderia substituir José Sarney. Traduzindo esse emaranhado: garantir, ninguém garante nada...

RACHAURAS . . .

Cortes chegam ao setor de passaportes.
Os cortes no orçamento da Polícia Federal chegaram ao setor de passaportes, que vive à beira do caos. Dados da PF apontam que houve um aumento de 40% na emissão de passaportes no Brasil em 2011, porém, faltam servidores para a demanda e a área tecnológica da Polícia Federal não consegue acompanhar o crescimento. Para cortar gastos, a presidenta Dilma Rousseff reduziu o orçamento dos órgãos federais e suspendeu novos concursos públicos. Resultado: só a Polícia Federal deixou de receber 1.352 funcionários, ou seja, uma drástica redução de mão-de-obra em um período que antecede eventos mundiais, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O presidente em exercício da Associação Nacional dos Delegados da PF, Bolivar Steinmetz, ressalta que a ideia de ampliar para 10 anos a validade do passaporte é apenas um paliativo para a crescente demanda. “Se não houver investimento contínuo na área tecnológica da PF corremos o risco de outros problemas, inclusive, com a queda do sistema de expedição dos passaportes”, alertou.
Mototaxistas podem ser isentos de IPI.
A Câmara analisa o Projeto de Lei do deputado Ricardo Izar (PV-SP), que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados as motocicletas de fabricação nacional adquiridas para transporte autônomo de passageiro, conhecido como mototáxi. Segundo o autor, o objetivo da proposta é conceder aos mototaxistas um benefício já usufruído pelos taxistas em geral. "Além de representar um serviço de acesso mais econômico para milhões de cidadãos que necessitam se deslocar, o mototáxi permite maior rapidez no transporte urbano e propicia a criação de milhares de empregos", argumenta.

SANTOS, CRESCE SANTOS

Por Marcelo Bechler.
Os meninos estão crescendo. Desde o início de 2010, os olhos do Brasil se voltaram para a cidade de Santos e, quem gosta de futebol, independentemente do clube que torce, sorriu em um momento ou outro com o que fizeram Neymar, Ganso, Robinho, Wesley e André no ano passado. Quase na mesma intensidade, todos se preocuparam com os excessos dos garotos.
O time de 2011 é diferente. A diretoria queria o DNA ofensivo, Muricy Ramalho trouxe o gene da vitória. O Santos passou a ser seguro, correr menos riscos e fazer menos gols. Empolgou menos, mas ganhou a Libertadores depois de 48 anos. A equipe desacreditada nas primeiras rodadas, encorpou. Mais que isso. Com Ganso machucado em parte da primeira fase, nas quartas e semifinais, Neymar colocou o time nas costas e se tornou cada vez mais maduro.
Enquanto todos defendiam pelo Santos, Neymar atacava por todos. A exceção do jogo em Montevidéu, o camisa 11 foi ótimo sempre. Se joga cada vez menos, joga cada vez mais. Ganso, que fez o gol da classificação contra o América do México, foi coadjuvante por não ter tido a sequência que o possibilitaria brilhar. Sequência que Danilo, imenso em toda a Libertadores, teve. Arouca se recuperou a tempo de fazer a jogada que desmontou o Peñarol. Rafael classificou a equipe contra no México e se tornou o goleiro brasileiro mais novo a vencer a Libertadores.
Há uma máxima no futebol que garotos ganham jogos e homens ganham títulos. Ela é dispensável. Os meninos estão crescendo. O Brasil precisa de Neymar e Ganso prontos e maduros em 2014, na Copa do Mundo de maior pressão para qualquer brasileiro. Eles subiram no topo da América. Que não parem de crescer, para ganhar o planeta.

AGORA É COPA AMÉRICA

Por Alessandra Ferreira
Agora as emoções se voltam para a Copa América. Depois do Vasco campeão da Copa do Brasil e do Santos campeão da Libertadores a seleção brasileira passa a ocupar maior espaço na mídia e na atenção do torcedor brasileiro. Vem aí uma disputa tradicional contra a Argentina, na casa deles.
Pouca gente percebeu, mas essa é uma Copa América em que o Brasil coloca sua força máxima. E em plena disputa do Brasileirão, que não vai parar. Ou seja, os clubes não chiaram por perder jogadores importantes – vejam o Santos – e nenhum craque consagrado, desses que fazem sucesso e fortuna na Europa, pediu dispensa da Copa América. Como já fizeram Kaká, Ronaldo, Roberto Carlos e outros.
Portanto será uma disputa pra valer, sem pensar apenas em fazer novas experiências. Será momento de afirmação para Neymar e Ganso, de reafirmação para Júlio César e Lúcio, que terão que mostrar que ainda são importantes para a seleção.
Faz frio, chove, temperatura de 10 graus. Mas as condições do hotel-concentração são as melhores possíveis. A CBF gasta 750 mil dólares para dar conforto e condições de trabalho à seleção. Chegar bem à final, pelo menos, torna-se quase obrigação.
Uma perfeita tormenta de estupidez.
Aqui reside o verdadeiro escândalo: por que os meteorologistas da televisão não acompanham cada notícia acerca de “condições climáticas extremas” com as palavras “mudança climática”. Necessitamos de um Paul Revere do nosso tempo, que advirta à população sobre esta iminente ameaça.
Amy Goodman, Tradução: Katarina Peixoto 
Estes versos foram escritos por Henry Wadsworth Longfellow, em seu poema “Flocos de Neve”, publicado em 1863 junto a seu célebre poema épico “A cavalgada de Paul Revere”. Grande parte do fuxico informativo da última semana se concentrou no infeliz comentário de Sarah Palin acerca da história da famosa cavalgada de Revere em abril de 1775. Revere estava em uma missão clandestina à meia-noite para alertar os revolucionários estadunidenses sobre um iminente ataque britânico. A versão incorreta de Palin indica que Revere, montado a cavalo, fez soar um sino e disparou uma arma como advertência para que os britânicos se retirassem.
Também é lamentável que os meios de comunicação tenham gastado horas falando de uma série de indiscrições sexuais na internet do congressista de Nova York, Anthony Weiner. Para aumentar o sensacionalismo – e entre comerciais das indústrias de petróleo, gás, carvão e energia nuclear -, se viu uma notícia atrás da outra sobre eventos climáticos extremos. Aqui reside o verdadeiro escândalo: por que os meteorologistas da televisão

ARRAIÁ EM BRASÍLIA . . .

SANTOS - TRI CAMPEÃO

Fico aqui pensando o que os idiotas da objetividade dirão agora que Muricy ganhou a tão sonhada Libertadores. E foi no mata-mata supostamente o ponto fraco dele, segundo Juvenal Juvêncio e seus acólitos. Ah, claro, dirão que ele pegou o time montado, que ele não precisou fazer nada, etc. Esquecem que o Santos andou cambaleante pela primeira fase de grupos e correu sério risco de não se classificar.
Outros objetarão que ele só ganhou por causa do Neymar. Claro que o craque é importante — e Neymar fazia o time oscilar para cima —, mas também tinha o Zé Eduardo, que fazia o time oscilar para baixo. E, cá para nós, ter um bom time nunca foi garantia de título. É preciso fazê-lo funcionar, coisa que outros treinadores não conseguiram antes de Muricy chegar ao Santos.
Muricy sempre foi um especialista em campeonatos de pontos corridos, mas agora provou que também pode ganhar torneios eliminatórios mais um mata-mata que ele ganha em cima dos críticos. Enfim, todos os argumentos e todo o contorcionismo do mundo será desnecessário, pois no fim das contas, ele fez do Santos o melhor time e ganhou com justiça a Libertadores. Isso aqui é trabalho!
Parabéns ao Santos e ao Muricy.

GUERRA FINANCEIRA CONTRA A DEMOCRACIA

"Instrumentalizada pelo setor financeiro, a ortodoxia considera natural canalizar ganhos de produtividade para as finanças e os monopólios ao invés de elevar salários e padrões de vida. Lobistas neoliberais e seus  mascotes acadêmicos rejeitam a partilha dos ganhos de produtividade com o trabalho como sendo improdutivo e incompatível com a  "criação de riqueza" na acepção financeira. Está em debate não só se dívidas à banca deveriam ser pagas com a sua transferência para o setor público em detrimento dos contribuintes, mas também se elas podem razoavelmente ser pagas. Se não puderem, tentar pagá-las contrairá as economias ainda mais, tornando-as crescentemente inviáveis. Muitos países já ultrapassaram este limite financeiro. O que está em questão agora é um passo político - trata-se de saber se há um limite para os credores sujeitarem a sociedade ao pagamento de juros (...) sem cortar drasticamente despesas públicas com educação, saúde e outros serviços básicos.  É acerca disso a guerra financeira de hoje. E é isso que os gregos reunidos na Praça Sintagma estão dizendo" (Michael Hudson)  - (Carta Maior; 5º feira,23/06/ 2011)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Apenas Grécia e Espanha, Portugal já era
Partido Socialista (PS) e deu a vitória, nas recentes eleições, ao Partido Social Democrata, (PSD)de centro-direita. Portanto, nobre Salvany, apenas dois países europeus ainda permanecem sob o jugo dos vigaristas ideológicos: a falida Grécia e a Espanha quase quebrada devido aos péssimos gestores da esquerda desmoralizada.
Saia de casa com ele
Bombeiro do Rio, R$ 960; médico, R$ 1,2 mil; professor, R$ 728; deputado, R$ 26,7 mil. Marcha contra a desigualdade: não tem preço.
Não vou fazer as contas, mas gostaria que no Brasil o número de bons políticos fosse maior.

OS IRMÃOS METRALHAS

Sempre que dois jogadores aparecem com “status” de craques em um mesmo time, logo surgem comparações.
É impossível conter as apostas e eventuais projeções para cada um deles.
Paulo Henrique Ganso e Neymar ganharam fama simultaneamente.
Hoje são tão “pops” quanto o último “hype do rock and roll”, assim como Silas e Muller, no São Paulo de Cilinho e como Giovani e Romário, em um Vasco que era encantador nos anos 1980.
A dupla do Santos surgiu como protagonista de um time avassalador, justo do Peixe, talvez o clube que até hoje tenha nos brindado com os combos mais irresistíveis da história
Dizer quem será melhor é impossível? Quais rumos suas carreiras terão também? Quem será mais bem sucedido no exterior? Quem brilhará mais com a camisa da seleção?
São perguntas que não escapam hoje a uma resposta hipotética.
Muita gente apostou errado em Gilmar Popóca e quem cunhou seu nome na galeria dos imortais foi seu parceiro rubro-negro Bebeto, que venceu o tetra em 1994.
Ganso é mais cerebral, o ”dono” do time, o homem que pensa, um camisa 10 como há muito tempo nosso futebol não produzia.
Já Neymar é rápido, um atacante letal, que surpreende qualquer defesa com suas sacadas impagáveis e seu senso único de improviso.
Alguns tendem a achar que o armador é sempre mais maduro, lúcido e por isso tem mais chances de se firmar como craque.
Já outros acreditam que muitos gols e jogadas geniais conferem ao atacante um poder midiático maior, o tornado, o ”The Next Big Thing” (como dizem na Inglaterra) do futebol mundial.
Nos outros três casos citados, os armadores, teoricamente mais intelectuais com a bola nos pés, não tiveram a mesma sequência vitoriosa que seus parceiros atacantes.
Muller foi mais feliz que Silas, e se tornou até um jogador de assistências mais tarde.
Bebeto maior que Gilmar, Romário não superou apenas Giovani, mas sim quase todos os outros craques de seu tempo.
Ganso é estiloso, nos faz chorar de emoção e nos traz um sabor setentista mágico em seus finos toques.
Já Neymar é urgente, moderno, e, com isso tudo, os dois só aumentam esta ótima dúvida, boa discussão para você também, pois a sorte é do Brasil por ter estes dois craques…
Sinceramente, li uma matéria na qual as empreiteiras estão desesperadas com a proposta do RDC. Muitas empreiteiras estão fazendo lobby para barrar essa mudança; Eliane, o Sarney não esconde o incomodo de dever favores a empreiteiras; eu discordo do argumento dele, não é possível modificar toda uma estrutura de contratação sem fazer esse teste antes - utilizado como o mais eficiência em outros países.
Por que os jornais não fazem uma matéria sobre as verdadeiras intenções das RDC?
Seria interessante explicar para a população como vai funcionar se os jornais aprofundassem no assunto, levantando pontos dos dois modelos.
O projeto pode ser revolucionário. Vai diminuir muito a corrupção, o dinheiro mal aplicado e a comissão dos políticos do congresso. Por isso é que els estão revoltados e vão fazer de tudo para impedir tal lei. Vão usar a imprensa onde têm braços para escandalizar o projeto, que na verdade seria excelente para o governo. Por que os jornais são contra?
Dilma tenta virar a página.
O pior já passou, depois que Antonio Palocci foi ganhar a vida, e Dilma recompôs o núcleo de poder. Agora, é tourear os aliados e dar boas notícias à população, especialmente à faixa da baixa renda, que tem outras preocupações, e à classe média, que mal acompanhou o escândalo Palocci e, se acompanhou, não deu muita bola.
A Agência Nacional de Saúde enquadrou os planos de saúde e determinou prazos para as consultas médicas. Consultar um pediatra, por exemplo, não pode demorar semanas.
A União decidiu ceder terrenos para as obras da Copa e para casas populares, das quais o país, cá pra nós, anda bastante necessitado.
E Dilma anuncia na próxima semana três boas notícias no rumo da universalização nas comunicações.
Serão, basicamente, três programas: telefone fixo a R$ 9,50 ou R$ 13,30 por 90 horas mensais para os cadastrados no Bolsa Família, os aposentados rurais e os deficientes; banda larga a R$ 35; e metas para telefonia e internet rurais, com o objetivo de cobrir 80% dos excluídos até 2015.
São formas não apenas de governar, mas também de isolar as questões políticas e éticas da vida real da população.
O problema de Dilma continua sendo equilibrar as relações entre Executivo e Legislativo, com o PT se estapeando pelos corredores do Congresso, Lula em ação para controlar a turma, e o PMDB curiosa ou perigosamente unido. "A União faz a força", lembra?
O Código Florestal ainda vai ser votado no Senado, o projeto limitando o poder da presidente com as medidas provisórias está andando, há a questão do sigilo eterno dos documentos públicos e, ainda por cima, a instalação da Comissão da Verdade para investigar crimes da ditadura militar.
Um exemplo atualíssimo das dificuldades é um outro tema: o do sigilo or not sigilo das contratações de obras da Copa e da Olimpíada.
Para você ter ideia, a presidente disse que não havia sigilo nenhum e que o projeto fora "mal interpretado". O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), disse que tinha entendido muito bem que esse troço vai dar confusão e que não dá para explicar "como ter sigilo para uma obra e para outra, não".
Não bastasse, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB), disse que o projeto sofreria "ajustes" no Senado. E, depois de tudo isso, a nova articuladora política, Idely Salvatti (PT), considerou o caso encerrado, anunciando que o projeto não enfrentava "resistências" no Senado e que o presidente Sarney "voltou atrás".
Sinceramente, durma-se com um barulho desse! !

O BRASIL E A ESQUIZOFRENIA RENTISTA

O rendimento médio real do trabalhador brasileiro nas seis regiões metropolitanas subiu 1,1% em maio e atingiu R$ 1.566,70. É o melhor  mês de maio da série do IBGE, iniciada em março de 2002. O mesmo desempenho recorde ocorreu no nível de ocupação da mão de obra disponível na economia. Em maio,  53,6% dela estava trabalhando nas seis regiões metropolitanas. De novo, é o melhor maio da série histórica iniciada  em março de 2002. A resistência do mercado de trabalho poderá servir de argumento à agenda rentista que pleiteia novas altas dos juros, embora os sinais de deflação colhidos por diferentes índices de preços desaconselhem essa medida. O estoque de argumentos rentistas inclui ainda a demonização do reajuste do salário mínimo previsto para 2012, que pode girar em torno de 12%. Para conter eventuais pressões de demanda daí resultantes, já há no mercado financeiro uma nova bandeira: elevar a Selic a 13% até dezembro, o que implicaria uma taxa real de juro da ordem de 8%. Nenhuma atividade produtiva vale a pena se dá para ganhar 8% líquidos sem fazer nada, apenas aplicando em títulos do Tesouro. Outro efeito desse torniquete rentista manifesta-se na asfixia  da  capacidade de investimento do Estado. Em maio, por exemplo, embora o Tesouro tenha feito um resgate líquido de  R$ 6,14 bilhões em títulos vencidos (portanto, sem colocar novos papéis para captar recursos junto ao mercado) ainda assim a dívida interna cresceu em R$ 18,3 bilhões por conta da acumulação de juros. Em um mês, acumulou-se com juros um gasto superior a um ano de Bolsa Família. Vai por aí a coisa. (Carta Maior; 4º feira,22/06/ 2011)

OS IRMÃOS METRALHAS

O JOGO É HOJE . . .

Como já cantou o saudoso Paulinho Nogueira, o jogo é hoje.
É hoje que o Santos tem tudo para comemorar seu tricampeonato da Libertadores.
Com Ganso e Neymar e com o Pacaembu lotado por sua gente.
Para tanto terá de passar pelo altivo time uruguaio do Peñarol, um pentacampeão continental.
Algo que pode fazer porque é mais time e que fará se respeitar o rival.
Não existe um santista que imagine não comemorar a conquista na noite desta quarta-feira por mais que o futebol seja capaz das surpresas mais terríveis.
O Santos, enfim, não tem nenhum motivo para se atemorizar diante do Peñarol, mas tem todos para respeitá-lo.
E com todo respeito pode até goleá-lo, porque é infinitamente superior.

MANCHETES DO DIA

Veja as manchetes dos principais jornais desta quarta-feira.
* Jornais nacionais.
O Estado de S.Paulo
Venda de terra a estrangeiro terá controle mais rígido
O Globo
Dilma recua de novo e vai aceitar fim de sigilo oficial
Valor Econômico
União terá despesa extra de até R$ 8 bi com precatórios
Estado de Minas
Mais leis inúteis
Diário do Nordeste
Aluna mata a colega dentro de sala de aula
Zero Hora
Porto-alegrense puxa ranking nacional de famílias endividadas
Brasil Econômico
Estudo acusa siderúrgicas de utilizar carvão vegetal ilegal
* Jornais internacionais.
The New York Times (EUA)
Problemas na economia jogam luz em custos de guerras
Le Figaro (França)
O grande retorno da moralidade à escola
El País (Espanha)
Europa questiona a eficácia e os custos da guerra na Líbia
Clarín (Argentina)
Cristina Kirchner confirma que irá se candidatar à reeleição.

terça-feira, 21 de junho de 2011

SONJA MARTINELLI

Sonja, símbolo vivo de 1989.

Em 1989 a alegria explodiu no coração dos botafoguenses com a conquista do campeonato carioca de futebol, feito não realizado desde 1968. Uns meses antes, em dezembro de 1988, Sonja Martinelli, gandula do Glorioso, chorou copiosamente à beira do campo com uma nova derrota do Botafogo para o Vasco da Gama.
Foi o sinal que o Glorioso precisava para iniciar e terminar o campeonato carioca do ano seguinte de forma invicta. Obrigado, querida Sonja!
Sonja, chorando copiosamente.
Sonja, muito feliz.
Sonja, tatuada aos 18 anos.

SIMBOLO

MUNDO BOTAFOGO

Galera eufórica leva Taça do JS

Um clima de muita euforia tomou conta do Mourisco, sede social do Botafogo. Depois da longa madrugada de ontem, em que se comemorou a conquista do título, surgiram outros motivos para a festa. Um deles, a entrega da Taça Torcida Mais Animada, oferecida pelo JORNAL DOS SPORTS e pela “Super Rádio Tupi” para a torcida que fizesse o melhor carnaval e, o outro, pela presença de Mazolinha, que apesar do cansaço não fugiu das fotos com os torcedores e dos caçadores de autógrafos.
Representantes de várias facções compareceram ao local para ajudar a levantar a taça, que segundo Mothel Santoro, vice-presidente da Torcida Jovem, representou muito para todas as torcidas, as quais trabalharam todo o campeonato, muitas vezes sendo até sabotadas por outras:
– As torcidas organizadas jamais esquecerão da iniciativa do JORNAL DOS SPORTS, porque foi a primeira vez que a imprensa se lembrou de nós.
Uma figura já tradicional na torcida botafoguense e que se orgulha de sua paixão pelo Botafogo carregou emocionada o prêmio, como se tratasse de um bebê. Russão, ao lado da esposa e dos amigos, posou imponente para várias fotos, dentre elas, uma muito especial, ao lado de Mazolinha, que se misturou aos torcedores para ajudar a levantar o troféu que desta vez foi conquistado pela torcida que há 21 anos não sentia tanta emoção.
REALIDADE OU ILUSÃO.
Descontraído como sempre e cercado de amigos e torcedores, Mazolinha não teve um minuto de sossego desde ontem. O assédio dos fãs era muito grande e o cansaço estava estampado em seu rosto, pois depois do jogo os campeões se reuniram em uma boate para comemorar, e acabaram virando a noite. Não sabendo como expressar tanta alegria, ele não escondeu sua emoção da torcida do seu querido Fogão:
Eu estou sonhando. Parece ilusão. Agora só quero curtir esse momento, que procurei há 12 anos em minha carreira. Durante 12 anos, esses 55 minutos foram os que mais valeram.
Emocionado, disse que houve ocasiões em que até pensou em sair do clube, pois foi muito criticado e certa vez chegou a sair do campo sob as vaias da torcida. Contudo, os amigos o ajudaram muito a superar essa fase, que hoje para ele é uma página virada. Quanto ao tratamento que lhe foi dispensado pela torcida, não poderia ser melhor, e as vaias foram substituídas pelos gritos de “campeão”, “campeão”:
Eu procurei jogar todos os meus sentimentos para a arquibancada e cada vez que por um motivo ou outro me chamaram de burro ou de campeão havia uma troca – conta o jogador que tomava o seu chopinho, entre um autógrafo e outro.
1989 Mourisco. O clima no restaurante do Mourisco não poderia ser mais festivo e até valeu cantar a marchinha que dizia, “Maurício pega a bola, Bebeto sempre chora, e só dá ele, ê, ê, ê, ê, ê, ê, ê, bota pra f….”
Mas a vitória do Botafogo, não agradou só a torcedores e jogadores. Os vendedores de camisas, bonés, e todos os tipos de lembranças do clube também vibraram. Só no Shopping Estrela Solitária, no Mourisco, se formaram imensas filas, para brigar pela aquisição de camisas, que até às 16 horas já haviam acabado.
Recorda-se as fichas técnicas dos dois jogos da decisão em que o Botafogo se sagrou campeão carioca de 1989:
FICHA DO 1º JOGO
Botafogo 0x0 Flamengo
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 18.06.1989
» Local: Estádio Mário Filho (Maracanã)
» Renda: NCz$ 303.243,00
» Público: 56.897 pagantes
» Árbitro: Pedro Carlos Bregalda
» Botafogo: Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gotardo, Mauro Galvão e Marquinhos. Vítor, Carlos Alberto Santos e Luisinho (Mazolinha); Maurício, Paulinho Criciúma e Gustavo. Técnico: Valdyr Espinosa.
» Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zé Carlos Nascimento e Leonardo. Aílton, Renato e Zico, Alcindo, Bebeto e Zinho. Técnico: Telê Santana.
FICHA DO 2º JOGO
Botafogo 1x0 Flamengo
Gol: Maurício, aos 12 minutos do 2º tempo
Competição: Campeonato Carioca
» Data: 21.06.1989
» Local: Estádio Mário Filho (Maracanã)
» Renda: NCz$ 302.592,00
» Público: 56.412 pagantes (68.671 presentes)
» Árbitro: Walter Senra
» Botafogo: Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gotardo, Mauro Galvão e Marquinhos. Vítor, Carlos Alberto Santos e Luisinho; Maurício, Paulinho Criciúma e Gustavo (Mazolinha). Técnico: Valdir Espinosa.
» Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zé Carlos Nascimento e Leonardo. Aílton, Renato e Zico (Marquinhos); Alcindo (Sérgio Araújo), Bebeto e Zinho. Técnico: Telê Santana.
Pesquisa: Rui Moura (editor do Mundo Botafogo); Súmulas: Pedro Varanda (colaborador do Mundo Botafogo); Fonte: Jornal dos Sportts, 1989.