sábado, 14 de agosto de 2010

JOGOS DA JUVENTUDE

Por  JACQUES ROGGEé presidente do Comitê Olímpico Internacional.
Tradução de CLARA ALLAIN.
A importância dos Jogos da Juventude.
Se os jovens decidirem seguir adiante com os esportes como carreira, devem ter consciência de que essa não é ocupação para toda a vida
A partir de amanhã, vamos assistir à primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, um acréscimo de valor ao rol da Olimpíada.
Haverá modalidades novas, como basquete de rua, provas de revezamento na piscina e triatlo com equipes mistas (com atletas dos dois gêneros); haverá até mesmo provas com equipes mistas de nacionalidades diferentes.
Tudo isso visa agradar um público mais jovem e inspirar os atletas jovens. Mas, sejam quais forem as mudanças e os experimentos, o que é mais importante e que está no centro dos Jogos Olímpicos da Juventude é, evidentemente, o foco em atletas jovens. Por que, então, essa atenção muito intencional voltada aos jovens?
Como organizador do maior evento esportivo do mundo, o Comitê Olímpico Internacional (COI) entende que tem a responsabilidade de preparar atletas jovens para seu futuro.
O próprio esporte é uma grande ferramenta educativa para os jovens. Mas seria irresponsabilidade da parte do mundo esportivo adotar uma abordagem de "laissez-faire" quanto a seus atletas jovens, simplesmente torcendo para que o ato de participar de esportes lhes confira as habilidades de que necessitam para enfrentar e superar obstáculos, tanto no campo do esporte quanto fora dele.
Os Jogos Olímpicos da Juventude, que terão lugar entre 14 e 26 de agosto, em Cingapura, têm por objetivo promover competições de alto nível em 26 modalidades esportivas e, ao mesmo tempo, dar orientação e incentivo a cerca de 3.600 dos melhores atletas do mundo na faixa dos 14 aos 18 anos.
Além de duas semanas de competições de primeiro nível, os atletas vão participar de uma larga gama de atividades culturais e educativas que têm por objetivo equipá-los com as habilidades necessárias para tomar decisões refletidas e inteligentes na vida.
O programa vai cobrir uma grande gama de tópicos, incluindo o benefício de levar estilos de vida saudáveis, os perigos do doping e o valor da amizade, da solidariedade e do "fair play".
Queremos prover os atletas das ferramentas para assumirem o controle de seus futuros. Se eles optarem por seguir adiante com os esportes como carreira, devem ter plena consciência de que essa não é uma ocupação para toda a vida.
A comunicação com os atletas ainda adolescentes, que são potencialmente mais receptivos que seus pares mais velhos, é crucial.
Para isso, estamos buscando nos comunicar das maneiras mais modernas e interativas possíveis. Os Jogos Olímpicos da Juventude têm uma presença forte e crescente em plataformas de mídia social como Facebook, YouTube e Twitter.
Criamos torneios que desafiam a comunidade on-line a se afastar das telas dos computadores e ficar ativa. Recrutamos a ajuda de alguns dos maiores atletas do mundo, incluindo Usain Bolt, Yelena Isinbaeva e Michael Phelps, para dar suporte aos atletas, atuando como exemplos e compartilhando suas experiências e seus "insights".
Acima de tudo, os Jogos Olímpicos da Juventude e as atividades culturais e educativas precisam ser divertidos. Eles proporcionarão aos atletas uma chance de competir, de aprender e de compartilhar experiências com outros jovens.
É nossa grande esperança que os atletas atuem como embaixadores e sejam ativos em suas comunidades, compartilhando o que aprenderam quando retornarem de Cingapura. Se os Jogos Olímpicos da Juventude puderem ajudar a mostrar à juventude do mundo um caminho para um futuro melhor, mais iluminado e saudável, teremos conseguido nosso intento.
E, em muito pouco tempo, os Jogos Olímpicos da Juventude se tornarão uma parte tão indispensável do calendário olímpico quanto seus irmãos "adultos", os Jogos Olímpicos.

NA GARUPA

CINGAPURA

Queima de fogos marca a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos da Juventude, disputado em Cingapura.
Vivek Prakash/Reuters

CORREIA DO SUL

Em Seul, capital da Coreia do Sul, milhares de pessoas comemoraram o 65º aniversário do fim da ocupação japonesa.

O NEOPOPULISMO

JOSÉ SARNEY
 Em 1988, eu era presidente da República e Michel Rocard, primeiro-ministro de Mitterrand. Dele recebi com generosa dedicatória um livro, "Le Cur à l'Ouvrage", que podemos traduzir como "amor a uma causa". Tratava justamente de um tema que já àquele tempo aflorava: a morte da democracia representativa, com o enfraquecimento das instituições intermediárias entre o povo e a constituição do governo democrático.
Sustentava ele que a tecnologia transformara a mídia em espaço público e passara a exercer o poder que tinha sido do Parlamento. A mídia, pouco a pouco, ocupara o lugar dos partidos políticos, definidos como grupos de pressão que não desejam influenciar o governo, e sim exercê-lo.
Agora, 20 anos depois, vejo num dossiê do Observatoire de la Démocratie de 2007 o mesmo Rocard tratando do mesmo tema, já com o avanço das comunicações em tempo real. Ele acrescenta um dado atual a suas ideias: sem os líderes carismáticos que caracterizavam o velho populismo, nasceu um novo populismo mediático, que explora a defesa dos valores nacionais contra aqueles que ele, neopopulismo, escolhe como responsáveis pelas crises e perdas dos comportamentos morais, corrupção e elites ilegítimas que exploram o povo.
Este novo caminho adota uma mensagem forte de soluções fáceis para problemas impossíveis de resolver a curto prazo. É o que vemos com frequência todos os dias.
Diz Rocard que o neopopulismo prescinde de partidos políticos, crenças religiosas, sindicatos e sociedade civil organizada, porque é a mídia que exerce esse papel, que não precisa daquelas instituições porque "reduz o conteúdo da mensagem política a uma imagem minimalista, ou à emoção, à sedução e à manipulação dos efeitos retóricos que ocupam o lugar central".
Poucos formadores de opinião pública são atores desse processo, sem obrigação de nenhuma delegação do povo, e usam os mesmos argumentos do velho populismo. Basta ver os programas policiais de retumbante sucesso.
A atual eleição pode oferecer farto material para um estudo mais aprofundado dessa evolução da democracia representativa. Ela está moribunda, os partidos não funcionam e os atores dependem dos novos meios de comunicação de massa, que usam mais a emoção que a razão. Como debater ideias nos 140 caracteres de um tweet?
Acrescente-se a tudo isto que a eleição foi capturada pelo sistema eleitoral, que exerce tutela sobre a vontade do povo. O destino da democracia merece uma pergunta: Quo vadis? Calculo a cara dos barbudos ingleses que a inventaram no século 13, tempo do rei João.

DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS SEM FINS

CARLOS HEITOR CONY .
Sou contra o hábil cronista e contra o paciente pesquisador. Sobretudo, contra o vibrante jornalista.
SOU CONTRA o desenvolvimento autossustentável e contra a insustentável leveza do ser. Sou contra o esgotamento dos prazos legais e contra as objurgatórias indeclináveis. Sou contra o fomento da agricultura e contra o colóquio de física nuclear. Contra o abastardamento de nossas tradições, contra o dever inelutável de consciência e contra os soluços da espiral inflacionária.
Sou contra a transparência das decisões ministeriais e contra os legítimos reclamos do operariado. Sou contra os artefatos de fabricação caseira e contra as armas de uso exclusivo das Forças Armadas.
Sou contra a mais completa apuração das responsabilidades e contra a dilatação do perfil da dívida externa. Contra a camada de ozônio, contra a injusta concentração de renda e contra as colocações politicamente corretas.
Sou contra o quadro de nossas importações e contra o arbítrio das decisões apressadas.
Sou contra o apaziguamento dos espíritos e contra as inalienáveis prerrogativas da pessoa humana. Contra os lídimos representantes das classes produtoras, contra os autênticos interesses de nossa soberania e contra os sagrados postulados da civilização cristã.
Sou contra a exata compreensão dos meus direitos de cidadão e contra o impostergável dever de solidariedade. Sou contra as injunções de ordem econômico-social e contra a voz da consciência, contra o tato político, contra o gosto da glória, contra o cheiro de santidade e contra os pagamentos à vista.
Contra o arbítrio das decisões apressadas.
Sou contra o ovo de Colombo, a bacia de Pilatos, o tendão de Aquiles, a espada de Dâmocles, os gansos do Capitólio, as asas de Ícaro, o estalo de Vieira, a caixa de Pandora (nos tempos de Machado de Assis não se dizia "caixa", mas "boceta de Pandora") e contra a trompa de Eustáquio.
Sou contra o bico de Bunsen, o tonel de Diógenes, o teorema de Pitágoras, o disco de Newton, o gol do Gighia, o banho de Arquimedes, a casta Suzana, as rosas de Malherbe e o corvo de Poe.
Sou contra a retirada da Laguna e os canhões de Navarone, contra as ilhas Sandwich, contra o estreito de Bósforo, o farol de Alexandria e o colosso de Rodes. Contra o templo de Diana e contra o desfiladeiro de Termópilas, contra o herói de Maratona e, acima de tudo, contra o quartel do Abrantes.
Sou contra a nuvem de Juno e a maldição de Montezuma, contra a vitória de Pirro, contra a casa da mãe Joana, contra a Maria vai com as outras, contra as vilas do Diogo, contra a invasão da Normandia, contra o túnel do tempo e contra a dança das horas.
Sou contra a Lei de Murphy e contra a matrona de Éfeso, contra as Guerras de Peloponeso, contra a paz de Campofórmio, contra a batalha de Itararé, contra a dieta de Worms e contra o Édito de Nantes, contra o Tratado de Tordesilhas, sobretudo contra a vingança do Zorro, contra o voto de Minerva e contra a besta do Apocalipse.
Sou contra a ampla pesquisa ao eleitorado e contra a arregimentação de consciências. Sou contra o imediato socorro às regiões desamparadas e contra o mais fino ornamento de nossa sociedade. Sou contra o transplante de ideias alienígenas e contra os óbices que entravam o nosso desenvolvimento. Contra o lúcido ensaísta e contra o rigoroso crítico teatral. Contra o inspirado poeta e contra o agudo filósofo. Contra o hábil cronista e contra o paciente pesquisador. Sobretudo, contra o vibrante jornalista.
Sou contra os valores agregados, o veredicto das urnas, a paz da família brasileira, os dois pontos para mais ou para menos das pesquisas eleitorais, sou contra todos aqueles que dispensam apresentações, contra os vasos comunicantes e, principalmente, contra as mulheres que fazem os poetas sofrerem, os governantes roubarem, os comerciantes falirem, os filósofos meditarem e os pecadores pecarem.
P.S.: Esta crônica é baseada em texto antigo e já publicado em livro que a editora Leya acaba de lançar. Funciona como uma declaração de princípios sem fins, fala do trono de um plebeu que nem possui um reino para trocar por um cavalo.

VADE RETRO, SEXTA 13

XICO SÁ.
Data fadítica na semana sem igual no futebol do país. E que Neymar não se deixe levar pela terra da rainha.
AMIGO TORCEDOR, amigo secador, nesta sexta-feira 13, em pleno agosto, batemos na madeira três vezes, para que a sorte continue do nosso lado, para que tenhamos muitas semanas como esta, com leveza no espírito e nos campos, com a zoologia fantástica de patos e gansos.
Nem venha, corvo Edgar, com os seus augúrios, não se empolgue com a data maldita, você errou feio ao secar o Inter em aliança com os bruxos do México, adiós Chivas Guadalajara, Colorado bi da América.
Você só tem conseguido, ave lazarenta, bloquear a mente do Luiz Felipe Scolari, que desconhece a vitória desde o retorno ao solo pátrio. Até Luxemburgo, seu alvo predileto, voltou a triunfar, depois de muito silêncio do Galo.
Vade retro, satanás de asas, que a Sexta 13 nos seja leve, que a semana fique como exemplo para o futebol jogado daqui por diante. E livrai os meninos, senhor, do imoral assédio britânico, que eles não se precipitem por quaisquer 30 dinheiros, eles valem muito, e o Santos é infinitamente mais bola neste momento.
O risco de amargar um banco na frieza de Londres, amigo, é dos maiores, bem sabemos como pensam os técnicos mais burros do planeta. Como na advertência da canção pop e chicletosa, "please don't go", Neymar, segura a onda, você tem tempo de sobra para ser o príncipe dos sete mares.
Para quieto, menino, dá um pitu, um olé, uma firula nos tais investidores e continua firme na Vila. Tudo bem, compreendo, a família também tem pressa, mas clube por clube já estás no melhor do mundo, quer descer de nível?
Sossega, garoto, já conversou com o travesseiro para saber o que aconteceu nesta semana? Gol com a 11 da amarelinha na redenção do mais brasileiro dos futibas. Isso é história, não é coisa pouca. O que os Chelseas da vida têm a oferecer nesse sentido? Não caia no conto da várzea da terra da rainha.
Sexta-feira, 13 de agosto do ano da graça de 2010, uma semana perfeita para o ludopédio brasuca. Até o Sport reencontrou a vitória na Ilha de Lost, sai da frente que agora ninguém segura.
É, professor Azoubel, meu chapa, você viu como parei até de olhar para a mais linda das moças, musa, naquela noite na Merça, diante do elástico do Ganso bela homenagem ao velho Riva, reizinho do Parque e azeite da máquina tricolor das Laranjeiras.

TRÓLÓLÓ

As Farc devem estar tirando o sonho de Serra
Aquele disparado ataque de Serra e de seu vice de que o PT financiava às FARC na Colômbia pode ter provocado uma grande guinada na campanha presidencial. Naquele momento, José Serra aparecia empatado e com 1% de diferença sobre Dilma. Duas semanas depois, Dilma começou a se liderar as pesquisas de intenções de voto. O último instituto de opinião pública que resistia à liderança de Serra, o Instituto DataFolha, estabeleceu que a candidata petista tem 8% de vantagem sobre o candidato Serra. Em eleições, ninguém gosta mais do denuncismo barato, da epdadinha e principalmente da esperteza eleitoreira que não respeita regras.
O Rei da Mentira! Mentiras tem pernas curtas!
Cada mentira que o serra inventa é desmentida imediatamente. É por isso que ele despencou nas pesquisas e segundo o proprio DataSerra, ele vai ser derrotado no primeiro turno.
Em apenas 12 minutos de entrevista no Jornal Nacional, ele mentiu 8 vezes. Quase uma mentira por minuto. Vejam:
1- Serra falou a primeira grande mentira da noite ao dizer que FHC seria o pai do Plano Real.
O tal plano Real foi feito no governo de Itamar Franco (será ele gostou de ser ignorado pelo Serra na TV?). FHC veio em seguida, e passou 8 anos sem dar nenhum passo adiante. Promoveu um populismo fiscal e cambial no primeiro mandato, que quebrou o país, mas ganhou a reeleição, e governou no segundo mandato remendando o país quebrado.
2 - Serra falou a segunda grande mentira da noite: Os genéricos não foi Serra quem fez. Foi Jamil Haddad no governo Itamar Franco (novamente ignorado por Serra).
3 - Em seguida falou a terceira grande mentira: o programa da Aids não foi de Serra, foi de Lair Guerra e Adib Jatene.
4 - Serra falou a quarta mentira quando disse que nao loteia cargos e nao emprega politicos: até político de Mato Grosso (Antero Paes de Barros) e Pernambuco (Roberto Freire), que estavam desempregados, ele arrumou uma boquinha na SABESP e na Prefeitura de São Paulo.
5 - Quinta mentira: O Indio é Ficha Limpa. A ficha do seu vice está suja e lambuzada de merenda escolar, segundo uma vereadora, tucana acima de qualquer suspeita.
6 - Serra falou a sexta mentira: nesta mesma pesquisa Pesquisa rodoviária da CNT quele citou, realizada em 2009, mostra em relação aos 87.552 quilômetros avaliados: Pavimentação (págs. 32 a 35, do Relatório Gerencial): 94,3% não apresentam buracos. De onde ele tirou essa mentira que 7 em cada 10 estão esburacadas?
A rodovia Ayrton Senna, a única que Serra cita como tendo "reduzido" o pedágio, tem apenas 48,3 Km. E os milhares de Km das outras rodovias pedagiadas de São Paulo, cujos pedágios só subiram?
Detalhe: o pedágio da Ayrton Senna só diminuiu porque ela corre paralela à via Dutra. Se o pedágio fosse mais caro do que na Dutra, quase ninguém a usaria.
O Pinoquio apavorou os brasileiros com a ameaça de extender o modelo de pedágios paulista, com tarifas abusivas para o resto do Brasil.
7 - A sétima mentira: A rodovia Fernão Dias não está fechada.
8 - A oitava mentira: A arrecadação da CIDE não é só para estradas. Ela é usada também para infra-estrutura do transporte urbano nas cidades, projetos ambientais, e para subsidiar o preço de combustíveis, quando necessário.
O IPVA (quase R$ 9 bilhões só em São Paulo em 2009) que é estadual e Serra recolheu como governador, é que deveria ser para conservar rodovias, e não se sabe para onde vai, nem como é gasto, já que as rodovias paulistas foram privatizadas. O cidadão paulista paga um pedágio caríssimo, e ainda paga um IPVA também bastante caro.

CAUSA E EFEITO

O São Paulo recebeu um vultoso empréstimo de um banco e deu como garantia os direitos de TV dos próximos quatro Paulistas. Teve a anuência das esferas esportivas para isso. O acordo foi acertado antes da negociação de Hernanes. Essa foi uma das últimas opções do clube, que está sem patrocínio na camisa desde o início do ano e não tem recebido no Morumbi jogos de Corinthians e Palmeiras como mandantes.
No balcão.
O Corinthians vai ter uma rede de farmácias com sua marca. Foi assinado nesta semana o contrato da primeira unidade da Farma-Timão, que será no Parque São Jorge. A empresa responsável pela implantação da loja tem até 60 dias para fazê-la funcionar.
Cosméticos.
Depois da unidade na sede do clube, o plano é abrir uma na região central de São Paulo. Além de produtos de beleza e higiene pessoal com a marca do clube, a farmácia vai vender medicamentos comuns.
Estranho no ninho.
Não havia lideranças oposicionistas na apresentação de Valdivia no Palmeiras. A exceção era Arnaldo Tirone, um dos pré-candidatos à presidência pela oposição.
Protocolo.
O Palmeiras convidou todos os conselheiros para a apresentação.
Pena.
Um dos primeiros jogadores a entrar na lista de dispensas no Parque Antarctica foi um que, em comentários, mostrou insatisfação pelo atraso nos pagamentos dos direitos de imagem, que chega a quase quatro meses.
Novo Prudente.
O Guaratinguetá está próximo de acertar sua transferência para Americana, a 126 km de São Paulo. Entre o clube, que passaria a se chamar Americana Futebol Ltda., e a prefeitura já foi tudo acertado.
Útil e agradável.
Segundo pessoa próxima à negociação, o time quer se mudar e a cidade quer acolhê-lo. O time manteria o azul, o vermelho e o branco, os mesmos da bandeira americanense.
Barreira.
Falta convencer a FPF. Constrangida com tantas trocas de sede, é contrária a mais essa mudança.
Ausência.
Com exceção de São Paulo, representantes de todos os projetos da Copa-2014 estarão na quinta edição do Fórum de Arquitetos do Mundial. O evento será em Foz do Iguaçu, nas próximas quinta e sexta-feiras.
Ao redor.
A reunião tratará da ligação dos estádios com os entornos: transporte, estacionamento, área para caminhões de mídia, acessibilidade e sustentabilidade.

CREDIBILIDADE

PELA BOCA MORRE O PEIXE

RITA SIZA
O treinador vilipendiado por todos virou vítima da imbecilidade da federação portuguesa.
AQUI EM PORTUGAL andamos a discutir há coisa de uma semana se o selecionador nacional de futebol pode ou não irritar-se e dizer uns palavrões em público. Foi isso que o técnico português Carlos Queiroz fez, em maio passado, quando uns senhores doutores irromperam, bem cedo, pelo hotel onde dormiam os jogadores, para diligentemente proceder a análises antidoping.
Parece que o Queiroz não ficou muito satisfeito e dirigiu uns impropérios contra os médicos e mais as mães deles.
Esta é uma discussão tonta e absolutamente irrelevante, mas também muito divertida. E o mais divertido de tudo é isto: três meses depois do incidente, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol abriu um inquérito e instaurou um processo ao selecionador, acusando-o de injúrias.
Ele impediu que os testes antidoping fossem efetuados? Não. Ele conspirou para adulterar os resultados? Não. Ele ameaçou ou bateu nos médicos? Também não.
Ele fez aquilo que fazem treinadores, jogadores, torcedores, jornalistas. Apenas manifestou uma opinião, usando palavras talvez menos elegantes, mas, mesmo assim, perfeitamente identificadas nos dicionários da língua portuguesa.
Se for considerado culpado, Carlos Queiroz pode ser multado (num valor que pode ultrapassar os 10 mil), suspenso (de um mês a quatro anos) ou mesmo expulso do comando técnico da selecção. De repente, o treinador que toda a gente vilipendiava e queria ver crucificado depois de Portugal ser eliminado da Copa do Mundo da África do Sul virou uma vítima da prepotência, da arbitrariedade e das instituições que gerem o futebol português.
A coisa virou definitivamente um circo quando o Queiroz chamou para testemunhar a seu favor o Alex Ferguson, treinador do Manchester United, o Pinto da Costa, dirigente do Futebol Clube do Porto, e o Luís Figo, que agora é diretor desportivo. Porque eles estavam lá e podem contar tudo o que aconteceu? Ou porque eles nunca ouviram o Carlos Queiroz dizer um palavrão? Não sabemos.
Sinceramente, devíamos ter todos mais do que fazer. Se a federação portuguesa não quer ter um treinador que fale em calão, que despeça logo o Queiroz de uma vez, mas não arranje processos que insultam a inteligência e paciência de qualquer pessoa sensata.
"É uma tempestade num copo sem água", resignou-se o treinador. A mim, a imagem pareceu-me demasiado literária. Dadas as circunstâncias, eu recomendaria novo uso do português vernáculo.

BOTAFOGO RESPEITA O LANTERNA

Treino na praia do Leme, houve também momento de descontração.
BLOG DO DENI MENESES - o repórter de oito Copas do Mundo.Mesmo sabendo que o adversário é o último, com apenas duas vitórias e uma das piores defesas, o Botafogo respeita o Atlético Goianiense a quem vai enfrentar hoje, às 18h30m, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. O técnico Joel Santana disse ontem, após o último treino, no CT do Vila Nova –lanterna da Série B-, que o jogo será muito complicado: ”O time do Atlético é bom, apesar de estar em último, conta com jogadores experientes e tem um técnico que conhece bem o futebol carioca. Vamos procurar imprimir o nosso ritmo, mas sem perder a cautela e o respeito pelo adversário.”
O reaparecimento do zagueiro Antonio Carlos, recuperado da fratura no nariz, é a única mudança no time que tenta hoje a terceira vitória consecutiva, o que o Botafogo ainda não conseguiu no atual campeonato.
Precisamos avançar mais depois de termos pontuado pouco em várias rodadas. A vitória é importante para motivar ainda mais o nosso time, que a seguir fará dois jogos consecutivos em casa” – disse Antonio Carlos, que volta animado.
Botafogo – Jeferson, Leandro Guerreiro, Antonio Carlos e Fabio Ferreira; Alessandro, Marcelo Matos, Somália, Maicosuel e Marcelo Cordeiro; Jobson e Herrera. Técnico – Joel Santana.
Atlético-GO – Marcio, Vitor, Daniel, Welton e Tiago Feltri; Pituca, Ramalho, William, Anaílson e Carlinhos Bala; Pedro Paulo e Rodrigo Tiuí. Técnico – Renê Simões.
Atlético Goianiense20º lugar, 9 pontos, duas vitórias, oito derrotas, três empates. Marcou 11 gols, sofreu 18. Em casa – duas vitórias, dois empates, três derrotas.
Botafogo 8º lugar, 18 pontos, quatro vitórias, três derrotas, seis empates. Fora – duas vitórias, três derrotas, um empate.
O atacante uruguaio Loco Abreu ficou no Rio aprimorando o condicionamento físico e deverá ser aproveitado no jogo do próximo sábado, dia 21, com o Avaí, no Engenhão.
O goleiro Jeferson disse após o treino de ontem em Goiânia que gostou muito do ambiente da seleção no amistoso com os Estados Unidos: “Apesar do pouco tempo de contato, aprendi muito com os mais experientes como Daniel Alves e Robinho. O professor Mano tratou a todos com muita atenção. Sem dúvida, um bom começo da nova seleção.”
Joel Santana voltou a elogiar ontem o investimento dos clubes cariocas: “Os resultados estão começando a aparecer, mas não podemos deixar de reconhecer que o Inter, o São Paulo e o Cruzeiro também estão com bom elenco.”

QUENTINHAS DA HORA

EDUARDO OHATA.
Ídolo maior do Santos, Pelé ligará para Neymar para dizer ao jovem jogador que o melhor negócio para ele é permanecer no clube da Baixada. O rei do futebol se pôs à disposição da diretoria santista para dialogar com Neymar. O Santos ameaça processar o Chelsea por assédio e diz não querer que Neymar saia agora. O clube não abre mão da multa rescisória do contrato que foi assinado pelo atleta há três meses.
Jurisdição.
Membros do Conselho de Orientação Fiscal do Palmeiras dizem que a rolagem da dívida de R$ 39,6 milhões é irregular, pois o COF só pode decidir sobre valores até esse limite. Alegam que, com juros, o valor baterá em R$ 50 milhões, o que fugiria a sua alçada.
Quem avisa amigo é.
Esse grupo de conselheiros diz que, para se eximir de responsabilidades nessa decisão, já protocolou a sua argumentação na secretaria do clube.
amigo é.
Acrescenta que é bom o BMG tomar cuidado, pois, se o caso for para a esfera jurídica, o banco pode acabar com prejuízo.
Segunda opinião.
O fisiologista Turíbio Leite de Barros acompanhou a pré- -temporada do Real Madrid, nos Estados Unidos, e também recomendou a cirurgia no joelho esquerdo de Kaká.
O terminal.
Como, ao contrário do que aconteceu em outras oportunidades, Kaká não virá ao Brasil para se tratar no São Paulo, Turíbio deve viajar constantemente à Europa para acompanhar a recuperação dele.
No escuro.
Emissoras brasileiras de TV nada ou pouco sabem sobre decisões acerca da transmissão de Londres-12, divulgadas na capital inglesa há semanas. Apenas a Record, detentora dos direitos, foi a certas reuniões. E não repassou nada.
Sem DDI.
Com parte da equipe da divisão de esportes da Record em Cingapura, onde acompanha os Jogos Olímpicos da Juventude, a emissora paulista acertou para só após o retorno dos Jogos Olímpicos da Juventude o repasse de informações.
Para depois.
As TVs a cabo esperarão para negociar seus espaços no centro de mídia dos próximos Jogos.
Mordaça.
Após a polêmica envolvendo Felipe Massa e Fernando Alonso, a Ferrari recomendou ao brasileiro que ficasse quieto. A escuderia pediu que evitasse aparições públicas e a mídia.
Contrário.
No mesmo período, Bruno Senna deu entrevistas, e Rubens Barrichello até organizou uma competição de kart.

TÁ DITO !

OVINIS

ALEGRIA VOLTOU

JOSÉ GERALDO COUTO.
O entusiasmo pela jovem seleção mostrou que estávamos carentes de "jogo bonito".
DIZ MEU amigo baiano João Sampaio, torcedor do Vitória, que só mulheres, crianças e gays gostam de ver jogo da seleção brasileira.
Pode até ser, mas a vitória do Brasil sobre os Estados Unidos provocou no país uma onda de entusiasmo entre homens e mulheres de todas as idades e as preferências sexuais.
Talvez nem o próprio Mano Menezes esperasse um sucesso tão grande e imediato. A garotada foi reunida na última hora e teve pouco tempo para treinar. Ainda assim, fez bonito.
Em contraponto à empolgação geral, algumas vozes ponderadas têm recomendado cautela. Afinal, foi só um primeiro jogo, um amistoso, contra uma força mediana do futebol mundial. Alguém até lembrou que a estreia de Dunga foi num 3 a 0 sobre a Argentina (na verdade, foi seu segundo jogo).
Convém esperar para ver se a "era Mano" será longa e frutífera como se espera. Mas a questão aqui não é tanto a performance da nova seleção, e sim a alegria que ela suscitou.
"Foi uma catarse", resumiu a música e compositora Vange Leonel. (Hoje tirei o dia para citar os amigos.) Exato: depois de um período marcado pela cara amarrada de Dunga e pelo jogo igualmente amarrado de seus comandados, voltou o prazer de jogar e de ver futebol.
Os mais entusiasmados chegaram a afirmar que desde 1982 uma seleção brasileira não lhes dava tanta alegria.
Exageros à parte, o fato é que a gente precisa de pouco para ser feliz.
Para terminar, não resisto a fazer algo que se deve evitar, uma autocitação. Assim terminava a coluna que publiquei no último 3 de julho, um dia depois da eliminação do Brasil pela Holanda na Copa do Mundo da África do Sul:
"Perder é sempre ruim, mas há um consolo. Com a derrota, a concepção bélica, triste e carrancuda de futebol do treinador talvez seja sepultada, ao menos por um tempo. Talvez voltemos a ver o futebol como um espetáculo, uma festa, uma alegria".
Pois bem: a alegria voltou.
MÁQUINA TRICOLOR
Com a chegada de Deco, o Fluminense de Muricy Ramalho tem tudo para formar uma equipe tão memorável quanto a "máquina tricolor" de meados dos anos 70.
Resta saber se Deco e Conca, dois meias de estilos contrastantes, vão se encaixar para que a bola continue rolando redondinha.

PARA EVITAR GAFES

RUY CASTRO.
Os brasileiros nunca chegam na hora, não gostam de perguntas pessoais, vivem aos beijos e abraços entre si e suas mulheres se vestem de maneira provocante e sensual. Essas são algumas informações de um guia que a agência oficial de turismo da Grã-Bretanha lançou esta semana para instruir os ingleses sobre os visitantes estrangeiros na Olimpíada de Londres em 2012.
Boa ideia, e já deveríamos estar fazendo o mesmo para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Pois aí vão algumas informações sobre os ingleses para evitar que cometamos certas gafes ao tratar com eles.
Diz-se que a mulher mais fria do mundo é a inglesa -exceto no banco traseiro do táxi, quando se revela "um furacão". Se, em 2014, você se vir com uma inglesa no banco traseiro do táxi, espere que ela tome a iniciativa -o que, se ela for mesmo um furacão, acontecerá. Idem, se você for uma brasileira provocante e sensual, evite provocar os ingleses. Eles não gostam muito.
Os ingleses são admirados pelo senso de humor, mas não se iluda: só riem do próprio humor. E, mesmo assim, sempre pigarreiam antes de rir. E há assuntos que não se deve discutir na presença deles. Dentes, por exemplo -os ingleses têm, historicamente, péssimos dentes. Talvez pela mania de tomar hectolitros de cerveja morna.
Nunca confunda um inglês com um americano. Ele ficará ofendido, e com razão. Em meados do século 20, a Inglaterra perdeu para os EUA a sua longa supremacia politica e econômica, tornou-se um reboque da sua ex-colônia e é natural que eles se ressintam.
Sobretudo, se tiver que discutir futebol com eles, nunca se jacte dos cinco títulos mundiais do Brasil contra o único deles, em 1966, conquistado em casa e com um gol ilegal. E, por favor, nada de piadas a respeito daqueles chapéus de chifres que os torcedores ingleses gostam de usar.

ENCONTROS NO FIM DE SEMANA

RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro mostra seus encantos no belo entardecer de inverno.
Foto: Guilherme Leporace.

HUMOR NA TV

FERRO VELHO

A VANTAGEM DE ADERIR

Por Carlos Chagas.
A propósito, vai uma historinha a mais de Tancredo Neves. Logo depois de tomar posse no governo de Minas, seu secretário de Planejamento, Ronaldo Costa Couto, entrou preocupado no gabinete do chefe, informando da uma verdadeira conspiração na bancada mineira, com apoio até de muitos deputados do PMDB. Iam apresentar no Congresso projeto criando o Estado do Triângulo, separando da matriz aquela sucursal tão rica e promissora. Daquela vez seria para valer, apesar de tentativas anteriores malogradas.
Tancredo não se perturbou e o respeitado assessor exasperou-se, indagando se ele não estava percebendo o perigo que seria a separação, tanto em termos administrativos quanto políticos. Recomendando calma, o governador afirmou já estar preparado para aquele golpe, dispondo de solução tão eficaz quanto imediata.
Qual ?” “Ora, assim que o Congresso aprovar a criação do novo estado, vamos aderir a ele, pedindo que o Triângulo aceite a incorporação...” Coincidência ou não, a proposta foi abandonada e Minas continua uma e indivisível, até hoje.

GANHA DE QUALQUER MANEIRA

Por Carlos Chagas.
Vale insistir no tema: o PMDB é mesmo um partido de gênios. Importa menos se gênios do mal ou do bem, mas a verdade é que o partido que não perde há anos continuará vencedor com as eleições de outubro. Ganhando Dilma, com Michel Temer de vice, e mesmo tendo feito maioria no Congresso, o PMDB oferecerá ao PT a presidência da Câmara. Poderia ocupar o cargo, como certamente ocupará no Senado, mas num gesto de benevolência e boa vontade, favorecerá os companheiros e aliados. O resultado será o controle do Legislativo, através do então vice-presidente da República, é claro que em troca de muitos ministérios e penduricalhos.
Mas ganhando Serra, eis a evidência da genialidade, o PMDB simplesmente oferecerá a mesma presidência da Câmara ao PSDB. Estarão abertas portas que os tucanos jamais ousarão fechar. Por certo que também em troca de ministérios.

AUTO ESCOLA

O MESMO FIGURINO

Por Carlos Chagas.
Dilma, Serra e Marina vestem o mesmo figurino. Tanto faz se acusam ou defendem o governo Lula e o governo Fernando Henrique através de críticas periféricas, mas, na realidade, concordam em gênero, número e grau com o modelo econômico vigente. São neoliberais, filhos do mercado e cultores da livre concorrência entre quantidades distintas. Uma promete criar mais 14 milhões de empregos sem lembrar quantos a foram perdidos nos últimos sete anos e sete meses. Outro quer mais 400 quilômetros de metrô nas principais capitais. Sem falar naquela que pretende governar com o melhor de todos os contrários, de Cristo ao Capeta.
Com todo o respeito, nenhum dos três candidatos apresentou até agora qualquer proposta de mudança efetiva na economia, nas instituições ou no plano social. Querem continuar, mesmo aprimorando, a estratégia adotada desde antes dos tempos do sociólogo, pois inaugurada por Fernando Collor, que agora a reivindica, ou até antes dele. Um modelo para privilegiar os privilegiados e massacrar os massacrados.
Qualquer dos três capaz de ser eleito mudará muito pouco o cenário que a propaganda pinta de ideal, apesar de responsável pela sempre maior concentração de renda nas mãos de uns poucos. Como a Plínio de Arruda Sampaio cabe apenas a denúncia, sem chances de vitória, resta concluir que nada vai mudar, nos próximos quatro anos.

REENCENANDO PEÇAS DE HORROR

Por Carlos Chagas
Decidiu o Tribunal de Contas da União, esta semana, rever as indenizações mensais pagas mensalmente pelo governo federal aos perseguidos pela ditadura militar. Ou a seus parentes, caso tenham sido mortos ou desaparecidos. São mais de 7 mil indenizações já concedidas, capazes de ser reduzidas ou canceladas pelo TCU, por representação do Ministério Público.
A decisão poderá atingir os torturados, os prejudicados em suas carreiras profissionais ou em suas vidas particulares, bem como as famílias dos que morreram quando sob a guarda ou em enfrentamento com o poder público. Alega-se que tem gente recebendo quantias muito superiores às aposentadorias e pensões destinadas ao cidadão comum.
Protestou a Comissão de Anistia, responsável por essas concessões, funcionando no ministério da Justiça desde 1989. O problema é faltar-lhe contextura legal.
Fica difícil perscrutar as razões de o estado brasileiro estar regateando, através do TCU. Choques elétricos passam a valer menos do que suas vítimas vinham recebendo de indenização? Estupros, torturas variadas, a perda de entes queridos, a destruição de mentes e de carreiras profissionais perdem valor, como ações na bolsa?
Abusos aconteceram em certos processos de indenização. Foram beneficiados malandros que não levantaram um dedo contra o regime de exceção, ou pessoas que nem idade tinham para enfrentar o arbítrio. Mas, guardadas as proporções, penalizar a grande maioria que fez e continua fazendo jus às reparações pecuniárias, inclusive sob ameaça de cancelamento, assemelha-se a outro tipo de tortura.
São dessas anomalias que só fazem envergonhar os tempos em que vivemos. Por ironia, uma situação muito parecida com aquela levantada meses atrás pelos radicais do outro lado, pretendendo implodir a anistia e levar à barra dos tribunais personagens implicados na prática de excessos, até os mais inomináveis.
Em nome da volta à democracia, foram beneficiados pela lei do esquecimento, assim como aqueles que pegaram em armas contra o regime, muitos culpados por iguais atos de violência. Pode doer, até hoje, verificar que bandidos de lá e de cá viram-se excluídos de punições, mas, não fosse assim, ainda estaríamos envolvidos em episódios de vendeta. Ou coisa pior. Mesmo sem perdoar, de parte a parte, foi melhor assim.
Pois não é que agora, através do Tribunal de Contas da União, permite-se reabrir velhas feridas, no caso, penalizando aqueles que o próprio poder público indenizou como vítimas? Convenhamos, o pano já caiu sobre essa peça de horror, os atores sumiram do palco e essa reapresentação só dá tristeza. É preciso fechar o teatro.

UM CAVALO DE PAU DE 9 %

DILMA 41% X SERRA 33% - DATAFOLHA JOGA A TOALHA E DÁ UM CAVALO DE PAU DE 9 PONTOS EM 20 DIAS PARA SE 'ADEQUAR' AO DECLÍNIO TUCANO - Entre a pesquisa de 24 de julho e a de agora, um intervalo de 20 dias, o Datafolha tira 4 pontos de Serra e adiciona cinco pontos às intenções de voto em Dilma. O que se intui por esse ajuste sem pudor é que a situação de Serra pode ser até pior. Há muito, o esfarelamento de sua candidatura vem sendo constatado por praticamente todos os demais institutos. Só o Datafolha resistia. Ao jogar a toalha sangrando Serra em praça pública com um cavalo de pau de nove pontos, o instituto da família Frias envia uma mensagem devastadora, quase uma admissão pública de que 'não dá mais para segurar'. O recado pode desencadear um 'salve-se quem puder' na coalizão demotucana, multiplicando-se as defecções na base aliada às vésperas de iniciar o horário político eleitoral. Esse risco é reforçado por outro indicador indigesto revelado pela pesquisa, uma espécie de 'fuja dele se você for candidato' que parece dar razão às estratégias de campanha que já escondem o nome e o rosto de Serra em santinhos. O ex-governador de SP, com declinantes 33% de apoio, já se aproxima dos 30% de rejeição está com 28%, segundo o Datafolha. Confirma-se assim o que outros institutos vinham captando: o tucano se debate espetado em uma cruz feita de porcentuais quase idênticos, mas de sinais trocados, em que a linha da rejeição sobe e a das intenções de votos desaba. A cristianização de sua candidatura, a exemplo do que ocorreu com o presidenciável Cristiano Machado, nos anos 50, abandonado pelo próprio partido, o PSD, que apoiou Vargas, pode se tornar um fenômeno epidêmico nas campanhas demotucanas em todo o país. (Carta Maior; 14-08)

NO PASSADO, NÃO DISTANTE

Lula exalta mulheres em discurso e diz que quer vê-las "dirigir"
Em discurso nesta sexta-feira durante visita às obras da hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho (RO), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou as mulheres e disse que, assim como os homens, elas também tem competência para "dirigir."
"Eu quero que as mulheres estejam trabalhando para que se formem engenheiras, se formem em medicina, se formem nas melhores profissões para as mulheres poderem também dirigir. Porque que eu não posso chegar aqui daqui a uns dez anos e a presidente da Odebrecht ser uma mulher? Porque que tem que ser homem?", disse Lula.
O discurso foi para uma plateia formada por alunos do programa Acreditar, de formação profissional, que é financiado pela empreiteira Odebrecht.
Lula aproveitou a visita a Porto Velho para gravar, pela manhã, cenas que serão usadas pela campanha da candidata petista Dilma Rousseff.
Lula também citou que o Brasil tem hoje mais mulheres concluindo o doutorado do que homens.
De acordo com o presidente, o dado mostra que "essa história de dizer que a mulher é o sexo fraco acabou" e que "tem mulher dando cascudo aí para valer."

OS CANDIDATOS DO GOVERNO

As maiores bancadas no Congresso.
O PMDB deve eleger, em outubro, as maiores bancadas tanto para a Câmara dos Deputados (95) quanto para o Senado (18). A previsão consta de um relatório da Consultoria Patri distribuído a clientes.
O PT teria a segunda maior bancada na Câmara (92), mas no Senado essa posição seria ocupada pelo PSDB (13).
A Patri projeta para os partidos que apoiam a candidatura presidencial do governo uma bancada de 342 deputados e 54 senadores.
E os partidos que estão com o candidato da oposição sairiam das eleições com 135 deputados e 31 senadores. Se essa previsão se confirmar, o PMDB vai querer presidir as duas Casas.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

METEOROS

Chuva de meteoros iluminou o céu em Grazalema, no Sul da Espanha.
Foto: AFP
charge do estadao
Hoje é sexta-feira 13, mas acho que jogaram um feitiço em mim e hoje tem sido um dia de sorte. Hoje não tem aula, o sol brilha depois di vários dias cinza e feios, achei 5 reais na calçada e pretendo
Dia 10 de Agosto, deve ser comemorado o dia que milhões de brasileiros deixaram de assistir a Seleção Brasileira jogar e sendo transmitido em um único canal fechado do País. Sem demagogia, Parabéns para o sistema Globo e meus pesamos para outra emissora, como dizia minha vó. Quem Pode Pode, a Globo acabou de mostrar quem ela é. Num País que o primeiro esporte é o futebol, a Globo comprou e colocou na TV Paga. Será que a ESPN, Band e outras não se interessaram pela transmissão ou não quiseram pagar o que a TV Americana cobrou e a Globo Pagou e deixou mais de 150 Milhões de Brasileiros sem poder ver o jogo, que foi um dos melhores apresentações da Seleção Brasileira. Quem pode pode. Vejo num futuro próximo que quem quiser assistir jogos da Seleção Brasileira com as inércias de outras emissoras ou desinteresse ou sem competência de conseguir patrocinadores para transmitir o jogo na hora da Novela da Globo no Canal aberto. Para esses milhões de brasileiros, vão assistirem Passione ou outros programinhas em outras emissoras, que assistir em HD.
Como disse quem pode, pode e eu estudei muito e trabalhei muito para hoje pode pagar canal fechado ou pacote fechado o resto. Passione ou vão estudar de fato.

PT = POVO TRABALHANDO

NUNCA na história política Brasileira, uma emissora de tv foi tão longe em seus atos de traição contra a PÁTRIA como agiu a REDE GLOBO na eleição de 89, onde até seus diretores se manifestaram CONTRA o GOLPE protagonisado pelos intocáveis da época que culminou na eleição do collor e gerou todo atraso e prejuizo causado ao NOSSO PAÍS.
COMO uma emissora que hoje deixou CAIR a máscara, ainda tenta usar as mesmar ARMAS que usou contra LULA em 89, porém hoje contra DILMA?.
SERÀ que ela ainda acha que o POVO BRASILEIRO é trouxa e se deixa levar numa mentira como ocorreu em 89 com collor e depois com FHC??
O pior nisso tudo é a ARROGÂNCIA de se achar intocável a ponto de agir com tanta conivência e partidarísmo como foi a entrevista com ''ZÉ" (alagão) SERRA, e ao mesmo tempo agir de forma manipuladora e corrúpta na intenção de desqualificar DILMA.
Tal ato de TRAIÇÃO contra a pátria é um ato de terrorismo contra TODOS NÒS BRASILEIROS e deve ser posta à julgamento.
Talvez por isso, o PIG está desesperado, pois sabe que com mais um governo do P “povo” T “trabalhando” seu poder vai acabar, para sempre!!

PESOS E MEDIDAS


Mino Carta.

Não há semelhança possível entre um estúdio de tevê e um ringue. Pelo menos não havia até poucos dias atrás. A gravação de uma entrevista na TV 5, filiada à Rede Bandeirantes em Rio Branco, acabou em vale-tudo entre o entrevistador, o jornalista Demóstenes Nascimento, e o entrevistado, candidato ao Senado pelo Acre, o emedebista João Correia. De categoria nitidamente superior, Demóstenes pareceu mais talhado para catch-as-you-catch-can e ganhou a luta com bom aproveitamento tanto nos socos quanto nos pontapés. Empate em matéria de insultos e palavrões.
O entrevistado farejou certa agressividade em uma pergunta sobre segurança pública e reagiu com acusações ao atual governo acriano. O entrevistador negou-lhe condições morais para manifestar-se ao apontá-lo como envolvido em certo escândalo. O candidato ergueu-se de sua poltrona aos gritos de “lacaio, vendido”. Partiram para a briga e a célebre turma-do-deixa-disso demorou para entrar em ação.
Correia sofreu escoriações no rosto e no joelho direito e lesão no tendão do dedo anular, também direito. Trata-se de um lutador comprovadamente destro. Mas o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre e a Federação Nacional divulgaram uma nota para verberar “a atitude covarde e agressiva” do entrevistado. Nada como a eterna vigilância dos paladinos da liberdade de imprensa, mesmo quando participam de refregas desiguais, representados por pesos-pesados chamados a enfrentar moscas ou galos.
A luta de Rio Branco é um episódio novo na nossa história das campanhas eleitorais, mesmo porque, salvo melhor juízo, os candidatos entrevistados não pulam corda ou socam o punching ball antes de qualquer entrevista. Para revidar às perguntas que não são do seu gosto, o candidato José Serra adota uma linha de refinado senso de humor. Anota a repórter Juliana Cipriani, de O Estado de Minas, que Serra “parece ter dificuldade em entender o que dizem os brasileiros ou inventou uma nova estratégia para evitar responder às perguntas que não o agradam”.
Em meados de julho passado, em Pernambuco, o repórter de um jornal local dirigiu-lhe uma pergunta sobre o trem-bala destinado a ligar São Paulo ao Rio: obra feita ou tiro de festim? A pergunta deveria ser do seu

MÍDIA NATIVA - PiG

Mino analisa Casal 45 e Serra. Somos uma malta de idiotas?
Mino: o metro do Bonner é o que mede o Bonner ?
Na edição da Carta Capital que chega hoje às bancas, na pag. 14, Mino Carta analise o comportamento da “mídia nativa”.
Como ninguém, Mino descreve o comportamento parcial e interessado do Casal 45 nas entrevistas com os candidatos à Presidência.
Dilma, Marina e deixar o Serra “falar à vontade”.
Antes, Mino lembra que diante de um reporter da Globo que fez uma pergunta torta, Serra respondeu, primeiro, irritado, mas, quando soube que era um funcionário da Globo, disse, sem pudor: “Ah, então desculpe”.
(Por ser uma alma generosa, Mino omitiu que, no fim da entrevista, para manter Serra dentro do tempo regulamentar, Bonner se dirigiu ao “candidato” com um “perdoe-me, perdoe-me”.)
Conclui o magistral artigo do Mino:
“A rapaziada não se dá ao respeito. Quem sabe haja quem se incomoda ao perceber que nos enxergam como malta de idiotas. Esta visão da platéia é própria, aliás, dos jornalistas nativos e seus patrões. Será que não usam na medição o metro recomendável para medir a si mesmos ?”
Será, amigo navegante ?
Paulo Henrique Amorim.

RED BULL X-FIGHTER

Motociclista faz acrobacia no Red Bull x-Fighter, em Londres, Inglaterra.
Foto: AFP

SEXTA-FEIRA 13 III

BNDES - ESTADAO - VALOR

DENGUE - TIPO 4

COMENTARIOS

GOVERNADOR DE SETE ESTADO

SÃO PAULO - Alckmin amplia vantagem e, com 54%, seria eleito no 1º turno, o senador Aloizio Mercadante (PT) aparece em segundo lugar, com 16% das intenções de voto, e Celso Russomanno (PP) em terceiro, com 11%.
RIO DE JANEIRO - Com 57%, Sérgio Cabral seria reeleito no primeiro turno. Num distante segundo lugar, Fernando Gabeira (PV) tem 14%. Em julho, ele tinha 18%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Eduardo Serra (PCB) aparece com 3%; Cyro Garcia (PSTU) tem 2%; Fernando Peregrino (PR) e Jefferson Moura (PSOL) marcam 1% cada. Outros 8% disseram que votarão em branco ou nulo, e 14% afirmaram não saber.
PARANÁ - Beto Richa abre vantagem de 12 pontos sobre Osmar Dias, Richa tem 46% de intenção de voto, contra 34% de Dias. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. Se as eleições fossem hoje, Richa seria eleito no primeiro turno. No levantamento anterior, feito de 20 a 23 de julho, a vantagem de Richa era de apenas cinco pontos: 43% a 38%. Os demais candidatos no Estado Paulo Salamuni (PV), Amadeu Felipe (PCB), Robinson de Paula (PRTB), Avanilson (PSTU) e Bergmann (PSOL) não chegaram a 1% cada. Brancos e nulos somam 2%, e 16% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar.
DISTRITO FEDERAL - No DF, Agnelo reduz para oito pontos a desvantagem ante Roriz, que tem 41% das intenções de voto, apesar da dianteira, a diferença para o segundo colocado, Agnelo Queiroz (PT), que era de 13 pontos percentuais na rodada anterior, caiu para oito o petista tem 33%. Toninho do PSOL tem 2%. Dois candidatos marcam 1%: Rodrigo Dantas (PSTU) e Ricardo Machado (PCO). Outros 15% não sabem ainda em quem votar, e 8% disseram que pretendem votar em branco ou nulo.
RIO GRANDE DO SUL - Tarso Genro com 11 pontos de vantagem sobre José Fogaça (PMDB), que tem 27%. Na rodada anterior, a diferença entre eles era de oito pontos, a atual governadora, Yeda Crusius (PSDB), aparece com 16%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Três candidatos têm 1% na sondagem: Pedro Ruas (PSOL), Julio Flores (PSTU) e Schneider (PMN). Outros 13% ainda não sabem em quem votar, e 4% disseram que pretendem votar em branco ou nulo.
MINAS GERAIS - Hélio Costa mantém vantagem de 26 pontos sobre Anastasia, o tucano marca 17%. Em relação à última rodada (20 a 23 de julho), ambos oscilaram um ponto percentual para baixo. Segundo a pesquisa, o número de indecisos em Minas segue alto: 24%. Outros 8% disseram que pretendem votar em branco ou nulo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Fabinho (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU) têm 2% cada. Com 1%, aparecem Professor Luiz Carlos (PSOL), Pepê (PCO), Zé Fernando Aparecido (PV) e Edilson Nascimento (PT do B).
PERNANBUCO - Eduardo Campos atinge 62% e tem maior intenção de voto aferida pelo Datafolha no país é maior pontuação medida pelo instituto nas oito unidades da Federação pesquisadas. Se a eleição fosse hoje, Campos seria reconduzido ao cargo já no primeiro turno. Em segundo lugar aparece o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), com 21% das intenções de voto. No levantamento anterior, Campos tinha 59%, e Vasconcelos, 28%. Jair Pedro (PSTU) e Edilson Silva (PSOL) têm 1% cada. Anselmo Campelo (PRTB), Roberto Numeriano (PCB) e Sérgio Xavier (PV) não atingiram 1% cada. Brancos e nulos somam 3%, e 11% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar.

PROPAGANDA ELEITORAL

Eleitor tem de ajudar o Brasil.
Editorial, Jornal do Brasil
Na próxima terça-feira os brasileiros começam a acompanhar a propaganda eleitoral gratuita e obrigatória no rádio e TV – alguns, pois, infelizmente para o exercício pleno da democracia, boa parte aproveita o momento para desligar os aparelhos. O Brasil viveu na última década enormes mudanças, grande parte para melhor. Dá, portanto, para sonhar com mais uma, qual seja, a depuração de nosso Poder Legislativo através de um voto consciente, fixado em bases sólidas, de conhecimento, com objetivo.
Nos pleitos para o Executivo, há menos com que se preocupar, pelo menos se limitarmos o foco ao governo federal e ao do estado do Rio de Janeiro. O voto será mais uma questão de ideologia, pragmatismo, e não há qualquer indício de que se corra o risco de eleger alguém que não honre o cargo, ou que se sirva dele para favorecimentos pessoais. A questão mais delicada, sempre, é a eleição para o Legislativo. É aí que o eleitor precisa estar mais atento e onde tem sua missão mais importante.
Primeiro porque, a cada eleição que passa, os marqueteiros dos partidos e dos candidatos trabalham melhor. O eleitor será brindado com uma maratona de currículos perfeitos, um desfile de príncipes e princesas intocáveis, cuja eleição significará a transformação do Brasil numa potência internacional. Até em honestidade vai se falar, embora esta não devesse ser adjetivo, e embora parte dos concorrentes a tenha em segundo plano.
Além disso, o tempo da propaganda em relação à gigantesca lista de candidatos impede que sejam passadas todas as informações, ou mesmo as mais relevantes. Seria o melhor dos mundos se o eleitor tivesse interesse e tempo para pesquisar a história de seu escolhido, o que ele já fez, o que ele já disse que ia fazer e não fez, em quantas denúncias esteve envolvido, em quantas CPIs foi objeto de investigação, quantas vezes já trocou de partido ao sabor do vislumbre da troca de favores.
Também é preciso cuidado, especialmente o eleitor que vive em regiões com menos recursos, com as visitas dos candidatos a deputado estadual e federal, e até mesmo a senador. Quem for mais atento perceberá que os discursos dos visitantes não são muito distintos. O joio será separado do trigo com a ajuda da observação, da perspicácia, da pesquisa. Mais cuidado se deve ter ainda com o candidato saído da “comunidade”. Se ele for honesto, bem-intencionado, e se tiver espírito público, então merecerá o voto. O problema é que, algumas vezes, o cidadão se candidata com o único intuito de “subir na vida”, sair daquela comunidade e depois nunca mais a ela voltar.
Eleitor, pense nisso: informação e conhecimento são sinônimos de poder, e só com elas o desejo de fazer um país ainda melhor depois de outubro será possível.
COMENTARIOS - APROVAÇÃO DO LULA
FOTO DO DIA

APROVAÇÃO DE LULA

Aprovação ao governo Lula se mantém em 77%, diz Datafolha.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve o nível de aprovação de 77% obtido para seu governo, segundo o Datafolha. A taxa é idêntica à apurada na pesquisa realizada de 20 a 23 de julho.
Agora, no levantamento feito do dia 9 até ontem, os eleitores que acham o governo Lula regular somam 18% (antes eram 19%). A taxa dos que consideram a administração petista ruim ou péssima não variou, mantendo-se em 4%.
Quando indagados sobre qual nota, de zero a dez, dariam ao governo federal, 33% conferem a nota máxima. Outros 15% dão nove. Lula recebe nota oito de 22%. Apenas 2% acham que o petista merece zero por seu desempenho como presidente. A média nacional obtida pelo presidente é 8,1.
Lula tem seu melhor desempenho entre os moradores do Nordeste (média de 8,6), entre os que têm nível fundamental de escolaridade (8,5) e entre os que declaram ter renda familiar de até dois salários mínimos (8,4). A avaliação positiva de Lula tem se mantido alta ao longo deste ano. O petista é há algum tempo o presidente mais bem avaliado entre todos para os quais o Datafolha já fez esse tipo de levantamento
AVALIAÇÃO DO PRESIDENTE - Lula é sem sombra de dúvida o melhor presidente da História recente do Brasil. Qualquer análise histórica que for realizada sobre o seu governo só terá, necessariamente, Juscelino e Getúlio como parâmetro.

EXPLODE CORAÇÃO

Com 41%, Dilma passa Serra e fica a 3 pontos de vencer no 1º turno, diz Datafolha. ARTE GRÁFICO - EVOLUÇÃO POR REGIÃO DO BRASIL
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aparece pela primeira vez à frente de seu principal adversário na corrida eleitoral, José Serra (PSDB), segundo o Datafolha.
De acordo com o levantamento divulgado nesta sexta, a ex-ministra cresceu 5 pontos percentuais com relação à última pesquisa, realizada em julho, e agora tem 41% das intenções de voto.
Ao mesmo tempo, o tucano oscilou negativamente de 37% para 33%. Marina Silva (PV) manteve os 10% que havia registrado na sondagem anterior.
Considerados apenas os votos válidos, Dilma tem 47% e fica a três pontos de uma eventual vitória no primeiro turno.
A pesquisa, realizada de 9 a 12 de agosto com 10.856 eleitores em 382 municípios, já contempla os efeitos das entrevistas concedidas pelos presidenciáveis ao Jornal Nacional, nesta semana, além do primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado na semana passada.
Os outros candidatos -Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Rui Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidélix (PRTB)-  não atingiram 1% na amostragem.
Brancos e nulos somam 5%, enquanto 9% dos entrevistados disseram não saber em quem vão votar.
A margem de erro é de dois pontos percentuais.
SEGUNDO TURNO.
A simulação de segundo turno feita pelo Datafolha também mostra que a vantagem de Dilma sobre Serra subiu e agora é de oito pontos percentuais (49% a 41%). Há 20 dias, era de só um ponto (46% a 45%).
Na intenção de voto espontânea, Dilma aparece em ascensão: 26% dos eleitores dizem, antes de receber o cartão circular com os nomes de todos os candidatos, que votarão nela (no final de julho, essa taxa era de 21%).
Serra manteve os 16% de citações espontâneas que registrou no levantamento anterior, enquanto 43% dos entrevistados não sabem dizer, sem serem estimulados pela relação de nomes, em quem vão votar.
A rejeição dos eleitores não sofreu alterações: 28% deles não votariam em Serra (contra 26% há 20 dias). Dilma é reprovada por 20% (um ponto percentual a mais que em julho).
O levantamento está registrado no TSE sob o número 22734/2010.

DEGOLA

TODO CUIDADO É POUCO

COMETARIOS - PESQUISA

PESQUISA

Sexta-feira 13 de agosto é sem dúvida um dia de mau agouro.
Para o Zé (trólóló) Serra, como o Datafalha diz que são 8% é porque já deve estar na casa dos 16%. Mas cuidado! Não vamos nos descuidar das manipulações de resultados. Devemos ficar de butucas “inrriba” (atenção Zé -trólóló- Serra. “Inrriba” no sotaque nordestino quer dizer “em cima) dos institutos e da Globo, eles estão bombando a Marina e o Plinio para forçar um 2º turno e ai inventarem um empate técnico e orientando as maquininhas de votar para fazer o resto. Ah! se o papelzinho que que o Bizolla sugeiu estivesse valendo, comprovante de que a gente votou em quem votou, não vamos nos iludir, é uma estratégia para dizer que é democrática, mas a Folha/Globo são “democratas”. Tem muito trabalho pela frente, não menosprezemos a direita midiática. Tá na hora da militância começar a agir.

Yabadabadu!!!! Dilmaaaaaaaaaaaaaaa I LOVE YOU !!!!!!!!!!

BYE-BYE SERRA

Até o Datafalha ! Dilma 41% a 33% . E Lula ainda não entrou em campo.
O Vesgo do Pânico tem mais chance.
O Datafalha era a última trincheira da resistência do jenio.
Na ultima pesquisa, o Datafalha disse que o Serra estava um ponto na frente, numa situação de “empate técnico”.
Foi quando a Eliane Catanhêde pronunciou a frase profética: estava tudo “zero a zero”.
O jornal nacional deu hoje e se o jornal nacional deu, bye-bye Serra 2010.
Dilma está com oito pontos de frente.
Só há uma explicação para o Datafalha registrar essa espetacular reviravolta.
A Dilma arrasou o Casal 45.
Semana que vem, no horário eleitoral, o Lula vai pendurar o Fernando Henrique no pescoço do Serra.
E aí, como diz a Dilma, vai ser uma covardia.
Segundo o Datafalha, a popularidade de Lula é de 77%.
Que horror !
O Farol de Alexandria vai fugir para Paraty !
O Conversa Afiada reivindica a precedência, porque sempre disse: o Vesgo do Pânico tem mais chance de ser presidente do Brasil do que o Zé Pedágio.
O Serra vai enterrar o PSDB de São Paulo.
E, boa parte do PSDB do Brasil.
Serra é um Jim Jones.
Vote aqui na trepidante enquete “O que o Serra vai fazer no dia 4 de outubro ?”
Paulo Henrique Amorim

FOTO DO DIA

foto do dia

GLOBO

COMENTARIOS

A GLOBO


Um “homem” que se sujeita a um papelão daquele (me perdoe, me perdoe…) na frente da própria mulher merece o quê? Isso, se já não estiver levando.
Se olharmos com frieza, o que não é fácil, veremos que tem um lado bom nessas atitudes da velha imprensa brasileira, em especial a Globo, pois a cada período de eleição, ela se expõe mais e mais, no ímpeto de tentar favorecer os seus candidatos, mas  só o fato da Globo querer se justificar, já é um confissão que foi PARCIAL e TENDENCIOSA nas entrevistas, perdendo assim a credibilidade e respeito, consequentemente perderá receita, uma vez que, por mais gananciosos que sejam os anunciantes, eles não querem verem suas marcas ligadas a mentiras e baixarias.
É triste ver a maneira como eles tentam manipular, forjar, burlar, enfim o diabo a quatro e o povo sempre sendo engabelado. Mas na verdade a velha mídia está indo para o ralo, o que eu mais lamento mesmo é a falta de uma imprensa alternativa a essa que aí está, com exceção de alguns bons blogs. 
Os poucos blogs “progressistas” que exercem um papel fundamental, a tal ponto, que se não existissem, a Globo não faria o que fez: a confissão disfarçada de ajuda ao candidato do PIG.
Brizola, Azenha, PHA, Luiz Nassif, Rodrigo Viana, Blog do Miro, e outros mais são o contra-ponto às barbaridades dos membros do PIG.
Parabéns a todos, e estamos por aqui, com nosso apoio.