sábado, 11 de junho de 2011

É RUINDADE MESMO . . .

O governador do Rio de Janeiro, deu uma resposta exagerada ao fato ocorrido, visto que mesmo com um número tão grande de pessoas a manifestação foi pacífica, além do que trata-se de uma reivindicação legítima.
O senhor governador demonstrou despreparo moral para desempenhar a função de governador, uma irracional falta de sensibilidade "ruindade mesmo", porém o mais triste mesmo é ver o judiciário vassalo do ditador, digo governador, ficarem no total imobilismo, as prisões foram um ato de covardia extrema, e o judiciário mostrou sua verdadeira face, ou seja um bando do governador..., elitista, burro e ruizinho pra caramba.
Trata-se de defender o direito à "sobrevivência" desta classe profissional: arriscar a vida em incêndios, enchentes, deslizamentos e querer sustentar a família com dois mil reais por mês é um absurdo!
Menos que isso, é crime!
Pela legitima defesa do direito de sobrevivência dos bombeiros.

INDIGNAÇÕES. . .

REFUGIADOS

sexta-feira, 10 de junho de 2011

RESTITUIÇAO DO IR

LIDERES DOS BOMBEIROS SÃO SOLTOS NO RIO

Presos na zona norte, grupo deve passar a noite com bombeiros detidos em Niterói.
Bruno Rousso, do R7.
Os líderes dos bombeiros presos no último sábado (4) após invasão ao Quartel Central da corporação foram soltos na noite desta sexta-feira (10), segundo informou o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL).
Assim que deixaram o GEP (Grupamento Especial Prisional), onde estavam detidos, os nove bombeiros foram para Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro para encontrar com os mais de 400 companheiros que permanecem detidos no quartel de Charitas, onde devem passar a noite. Eles chegaram ao local por volta das 23h40 e foram recebidos pelos companheiros sob aplausos e muita emoção.
Um dos líderes do movimento, capitão Lauro Botto, disse que o grupo quer permanecer unido:
- A gente começou juntos e vamos juntos até o fim.
Os cabeças estavam presos no Grupamento Especial Prisional, em São Cristóvão, na zona norte. Após a decisão judicial, a Polinter analisava, por volta das 23h, os nomes de todos os bombeiros liberados para checar se há mandados de prisão contra eles. O procedimento é praxe em casos de soltura de presos beneficiados por decisões judiciais.
Por volta das 23h, os bombeiros detidos em Charitas se preparavam para passar a noite no quartel. Em razão do volume de alvarás de soltura, houve atraso na liberação dos bombeiros.
Entenda o caso
Por volta das 20h da última sexta-feira (3), cerca de 2.000 bombeiros - muitos acompanhados de mulheres e crianças - ocuparam o Quartel Central da corporação, no centro do Rio de Janeiro. O protesto, que havia começado no início da tarde em frente à Alerj (Assembleia Legislativa), durou toda a madrugada.
A principal reivindicação da categoria é aumento salarial de R$ 950 para R$ 2.000 e vale-transporte. A causa já motivou dezenas de paralisações e manifestações desde o início de abril. Seis líderes dos movimentos chegaram a ser presos administrativamente em maio, mas foram liberados.
Diante do clima de tensão no Quartel Central, repetidos apelos feitos pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, para que os manifestantes retornassem às suas casas foram ignorados e bombeiros chegaram a impedir que colegas trabalhassem diante dos chamados de emergência. A PM, então, com auxílio do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), invadiu o complexo às 6h de sábado (4). Houve disparos de arma de fogo, acionamento de bombas de efeito moral e confrontos rapidamente controlados. Algumas mulheres e crianças ficaram levemente feridas e foram atendidas em postos no local.
Os bombeiros foram levados presos para o Batalhão de Choque, que fica nas proximidades. De lá, 439 foram transferidos de ônibus para a Corregedoria da PM, em São Gonçalo, região metropolitana do Estado, onde passaram a madrugada de domingo (5). Durante a manhã, eles foram novamente transferidos, desta vez para o quartel de Charitas, em Niterói, também na região metropolitana.
Visivelmente irritado com o "total descontrole", o governador Sérgio Cabral anunciou no sábado, após reunião de cerca de cinco horas com a cúpula do governo, a exoneração do então comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado. O cargo passou a ser ocupado pelo coronel Sérgio Simões, que era subsecretário de Defesa Civil da capital fluminense.
Cabral disse que não negocia com "vândalos" e "irresponsáveis", alegou que os protestos têm motivação política e se defendeu dizendo que o governo tem planos de recuperação salarial para todos os militares desde 2007.
Pressionado por dezenas de protestos e diante da grande repercussão do caso, na quinta-feira (9), o governador anunciou aumento de 5,58 % nos salários de bombeiros, policiais militares, policiais civis e agentes penitenciários. Para isso será antecipado de dezembro para julho os reajustes que já eram previstos. Ele ainda anunciou a criação da Secretaria de Estado de Defesa Civil e nomeou o comandante Simões como titular da pasta.
Na sexta-feira (10), um pedido de liberdade feito pelos deputados federais Alessandro Molon (PT-RJ), Protógenes Queiroz (PC do B-SP) e Doutor Aluizio (PV-RJ) foi aceito pelo desembargador Claudio Brandão de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Rio. Os 439 bombeiros responderão em liberdade após serem autuados em quatro artigos do Código Penal Militar: motim, dano em viatura, dano às instalações e por impedir e dificultar a saída para socorro e salvamento. A pena para estes crimes varia de dois a dez anos de prisão.
tabela-ajustada
 

IMPERIALISMO PRESIDENCIAL !!!!

Gilmar Mendes na festa de 80 anos de FH, critica "imperialismo presidencial" de Lula no caso Battisti.

Gilberto Scofield Jr., do O Globo
A presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na festa de 80 do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na noite de hoje em São Paulo acabou transfomando o caso do ex-ativista italiano Cesare Battisti num dos assuntos mais populares do coquetel. O ministro Gilmar Mendes criticou duramente o fato de o tribunal ter aceitado manter no Brasil Battisti, como havia sido decidido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, numa postura que Mendes qualifica de "submissa a um presidencialismo imperial".
-O papel do STF sai diminuído deste episódio. Como eu disse no meu voto, nós viramos um clube litero-poético-recreativo e acredito que não foi a melhor decisão - disse o minsitro. - Se de fato o STF serve para isso, para o que o Supremo decidiu no caso Battisti, é melhor que o tribunal perca logo essa competência. Que se confie logo a decisão ao Executivo, criando uma espécie de presidencialismo imperial ou que se confie a outro órgão judiciário, não ao STF.
Gilmar Mendes prevê que o ato terá consequências no futuro.
-Haverá organizações para impedir extradições. Daqui a pouco teremos consultorias e lobbies para isso - afirmou.
O ex-governador José Serra criticou a libertação de Battisti e afirmou que a Itália tem todo o direito de entrar com um pedido de anulação da decisão no Tribunal de Haia.
-Foi um equívoco e a decisão vai transformar o Brasil num paraíso de delinquentes - disse Serra. - Ele não foi condenado por um regime de exceção, mas por um país democrático.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que, se fosse o presidente, não tomaria a decisão de libertar Battisti.
-Mas o STF declarou que é o presidente que resolve a questão, então...
A ministra Ellen Gracie Northfleet não quis comentar o assunto, afirmando que a decisão já foi tomada, mas o ministro Marco Aurélio de Mello saiu em defesa do tribunal e se disse perplexo com a decisão da Itália de recorrer ao Tribunal de Haia.
-A decisão de acolher está no campo da normalidade. É um ato de soberania do Executivo do próprio Estado e deve ser respeitado - disse Marco Aurélio Mello.

AUMENTOS DOS BOMBEIROS

CASO BATTISTI

TOQUE FEMENINO . . .

Ninguém vai obrigar Dilma a fazer o que não queira.
O Globo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado hoje às lideranças petistas que tentaram emplacar o nome do novo ministro de Relações Institucionais do governo. Antes mesmo de a presidente Dilma Rousseff anunciar o nome de Ideli Salvatti, atual ministra da Pesca, para o cargo, Lula afirmou que o PT e suas imposições não terão qualquer efeito sob Dilma.
- Eu vou dar um conselho. Quem conhece a presidenta Dilma vai aprender uma coisa. Jamais alguém a obrigará a fazer uma coisa que ela não queira fazer. O PT não irá impor ministério a ela como nunca impôs a mim. Da mesma forma que eu não aceito imposição, tenho certeza que ela não aceita - resumiu Lula, durante um encontro com o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, em São Paulo.
Acusada pela oposição e por aliados de não ter habilidade política no relacionamento com o Congresso, Dilma, segundo Lula, mostrou-se nessa primeira crise política como "senhora da situação".
- A companheira Dilma é senhora da situação - disse ele, que chegou a ir a Brasília na semana passada para conversar com petistas sobre o caso do ex-ministro Antonio Palocci, que deixou o governo na quarta-feira passada. A intervenção do ex-presidente foi interpretada como um sinal de fraqueza de Dilma no enfrentamento do problema.

POR POUCO

É VERDADE ?!

TÃO DE PUTARIA

O FATO DA SEMANA

Peru frustra a  direita  e CRISTINA PODE LEVAR EM 1º TURNO, Cristina Kirchner tem votos suficientes para vencer as eleições presidenciais de 23 de outubro na Argentina já no primeiro turno. De acordo com pesquisas recentes, Cristina tem  44% das intenções de voto, 25 pontos à frente do candidato da União Cívica Radical (UCR) Ricardo Alfonsín, com 19%. O ex-presidente Eduardo Duhalde tem 10%. A legislação argentina prevê  vitória no primeiro turno a partir de 40% das  preferência e pelo menos dez pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado. Apesar do cerco midiático contra a Casa Rosada, a oposição  perde audiência a cada dia. Melhoras reais na oferta de emprego e no poder aquisitivo da população explicam a alta popularidade do governo. O prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, uma espécie de José Serra portenho, que era visto como o grande concorrente à direita, ficou isolado e desistiu da disputa ao fracassar na busca de alianças. Em 2012 a América Latina terá outras duas eleições importantes: em julho, será a vez  México, onde a rejeição a Felipe Calderón é de 49,5%. O presidente mexicano perde apoio desde agosto do ano passado, quando desfrutava índices de popularidade de 55,2%. Dois em cada três mexicanos  acham que o governo está "perdendo o controle" da situação para ao tráfico e a violência. A centro esquerda  volta a ter chances com  Lópes Obrador.  Em dezembro de 2011, será a vez da Venezuela  numa eleição difícil para Chávez, mas sem favoritismo para a direita. Com a vitória de Humala no Peru, a proclamada 'onda azul'  sonhada pela direita latinoamericana, após a vitória do neopinochetismo de Sebastán  Pinera, no Chile, foi abortada. Igualmente improvável torna-se a ampliação de um colar neoliberal no Pacífico (a partir do tripé conservador formado por Chile, Colômbia e México), capaz de estrangular a hegemonia progressista da Unasul sob a âncora brasileira. A derrota de Keiko Fujimori, a provável vitória de Cristina e as dificuldades enfrentadas por Calderón sugerem uma dinâmica oposta. (Carta Maior; 6º feira, 10/06/ 2011)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

BURACOS

GRUPOS DA COPA AMÉRICA

BLOG DO DENI MENEZES - O Repórter de oito copas do Mundo.
O técnico da seleção brasileira terá na Copa America um bom teste. Nos oito jogos, Mano Menezes não conseguiu fazer a seleção ganhar de nenhuma outra de ponta. Nas vezes em que o Brasil jogou com seleções classificadas entre as vinte melhores do ranking da Fifa não ganhou.
Os três primeiros resultados, mesmo sem que a seleção não sofresse gol – 2 a 0 nos Estados Unidos, 3 a 0 no Irã e 2 a 0 na Ucrânia – pouco disseram. Nos dois jogos seguintes, foi a seleção brasileira que não conseguiu marcar, perdendo de 1 a 0 da Argentina e da França.
No sexto jogo, uma vitória (2 a 0) nada convincente sobre a decadente Escócia. Nos dois últimos, futebol de pouca qualidade técnica e a seleção saiu vaiada no 0 a 0 com a Holanda, em Goiânia, e mesmo ganhando (1 a 0) da Romênia na despedida de Ronaldo.
Mano Menezes está apostando as fichas na recuperação de Pato e Ganso, que devem disputar a Copa America como referências. O técnico justificou a convocação de Fred, que não convenceu, dizendo que precisa de um jogador mais experiente no ataque.
Pode até nem ser tanto tempo, mas os onze dias de que disporá na Argentina para a preparação para a estreia, dia 3 de julho com a Venezuela, é um período em que poderá fazer ajustes numa seleção que ainda não conseguiu vencer.
Com certeza, a seleção passará de fase. Depois da Venezuela, que nunca assustou, pode ser que haja um pouco mais de dificuldade para ganhar do Paraguai, mas a seguir o confronto será com o Equador, que também não chega a preocupar.
O Brasil só deverá encontrar dificuldade mesmo se cruzar com Uruguai, credenciado pela boa campanha na última Copa do Mundo, e com Argentina, que como anfitriã e em busca de afirmação, após fracassar no Mundial, será o adversário perigoso de sempre.
G R U P O     A                               G R U P O    B                     G R U P O   C

Argentina                                      Brasil                                Uruguai
Colômbia                                        Equador                            México
Bolívia                                            Paraguai                           Chile
Costa Rica                                     Venezuela                         Peru

Jogo de abertura: 6ª feira 1 de julho, às 21h45m, Argentina Bolívia, no Estádio Ciudad de La Plata.
Jogos do Brasil: domingo 3 de julho, às 16 horas, Brasil Venezuela, no Estádio Ciudad de La Plata.
Sábado 9 de julho, às 16 horas, Brasil Paraguai, na cidade de Córdoba.
Quarta-feira 13, às 21h45m, Brasil Equador, na cidade de Córdoba.

ESSE MASCOTE ?!!

É CAMPEÃO


BASTIDOR DO ESPORTE

Roberto Dinamite entrou em campo enrolado à bandeira do clube e resumiu: “Minha função é esta: alegrar a torcida do Vasco”.
Ricardo Gomes: “A história do Vasco é muito maior do que esse tempo em que o time ficou sem ganhar título”.
Fernando Prass, capitão dos campeões da Copa do Brasil, resumiu: “Foi a vitória de um grupo que se uniu para ser campeão”.
Felipe, o mais experiente do time campeão da Copa do Brasil, diz que o jogo de ontem à noite foi o mais tenso de sua vida.
Juninho Pernambucano será ovacionado na volta ao Vasco, sábado à noite, em São Januário, antes do jogo com o Figueirense.
Tite, técnico do Corinthians, preocupado com a falta de atacantes para o jogo de domingo com o Fluminense: Jorge Henrique sente a panturrilha e Liedson, o joelho. Ele só conta com Willian, que fez o gol do empate com o Flamengo.
Silas, técnico do Avaí, contratado pelo Arabi (Qatar). Vai ganhar R$ 1 milhão de luvas e R$ 500 mil mensais.
Sálvio Spínola Fagundes Filho, da Federação Paulista, será o único árbitro brasileiro na Copa America.
Valter Bittencourt, presidente do Macaé, trabalha para novas contratações para o Campeonato Brasileiro da Série C.

SÃO PAULO

UM CAPITÃO SOB AMEAÇA

A Justiça do Rio expediu mandado de prisão contra o zagueiro Antonio Carlos, capitão do Botafogo. A decisão foi deferida pela Juíza Florentina Porto, em ação movida por Carolina Carriço, mãe da filha do jogador, que deixou de pagar pensão alimentícia. O clube se movimenta para contornar o problema.
Caio Júnior voltou a intensificar ontem o treinamento técnico, exigindo mais precisão e acerto nos passes e nas finalizações. O técnico já decidiu manter para o jogo de domingo à noite com o Coritiba a formação que iniciou com o Ceará.
A única mudança será a volta do goleiro Jeferson, que não jogou nos amistosos da seleção nem foi convocado para a Copa America, mas disse ontem, ao reiniciar os treinos no clube, que se sentia feliz por ter participado da festa de despedida de Ronaldo.
Jeferson considerou ter sido um momento especial na sua carreira: “O Ronaldo foi um jogador especial e é uma pessoa muito simples. Merece tudo o que conseguiu na carreira”. O goleiro disse que lamenta não ir à Copa America, mas “ainda tem muita coisa para acontecer”.
Os jogadores e a comissão técnica assistiram Coritiba x Vasco
O consenso é em torno dos 100% de aproveitamento nos três jogos seguidos que o time disputará no Engenhão. Depois de domingo com o Coritiba, o clássico da quinta rodada com o Flamengo e a seguir o jogo com o Grêmio, que na última rodada do campeonato do ano passado ganhou (3 a 0) e tirou do Botafogo a vaga na Copa Libertadores.

VASCO É O RIO COM A FAIXA DE CAMPEÃO

O Vasco conquistou pela primeira vez a Copa do Brasil e nem a derrota – a unica que o time sofreu na campanha – tirou o brilho da festa de ontem a noite no estadio Couto Pereira, onde o Coritiba venceu (3 a 2).
O Vasco fez 1 a 0 aos 11 e a torcida iniciou o coro o campeao voltou. Bil empatou aos 29, de cabeca, e Davi marcou o segundo do Coritiba aos 44. No segundo tempo, Eder Luis, de fora da area com chute de efeito, que enganou o goleiro Edson Bastos, fez o segundo do Vasco.
O Coritiba precisava de dois gols, mas so conseguiu o terceiro, que William marcou de fora da area, aos 21, com chute no angulo. Dai em diante, o Vasco segurou o resultado que lhe valeu o titulo na final com mais gols da historia da Copa do Brasil.
O Vasco esta de volta a Copa Libertadores da America, que disputou pela ultima vez em 2001 apos ganhar o Campeonato Brasileiro de 2000, e o presidente Roberto Dinamite anunciou que o clube investira em grandes reforcos.
Parte da blogosfera dita progressista se posicionou ao lado do PiG na defenestração de Palocci, compreensível, mas o que mais me intriga é que os tais progressistas omitiram nessa história toda, que ex-presidentes do Banco Central e ex-ministros da Fazenda das últimas 4 décadas se tornaram grandes consultores e investidores financeiros, certamente, com gigantescas evoluções patrimoniais, sem que houvesse qualquer interesse desse mesmo PiG em investigá-los e defenestrá-los.
A maior parte do progressismo blogosférico seguiu o PiG sem questionar e cobrá-lo sobre a postura diante dos outros casos.
O PiG está esfregando as mão de contentamento.
Há pouquíssima gente disposta a enfiar-lhe os dedos nas fuças
Sabe o que me intriga? Estão dizendo que Palocci saiu de 300.000,00 de patrimônio para 20.000.000,00 em 4 anos. Parece que isso é fato.
Mas espera aí?
Porque Palocci foi derrubado em 2005?
Foi pelo escândalo do caseiro?
Foi.
Mas o que o caseiro denunciou?
Que o Palocci se reunia com várias pessoas envolvidas em denúncias de corrupção em Ribeirão Preto. Estou enganado?
Quer dizer que o Palocci, sendo prefeito de Ribeirão Preto, não sei por quantos mandatos e depois Ministro da Fazenda além de ser formado em medicina conseguiu em sua vida um patrimônio de 300.000,00? Mas este é um patrimônio de muitas pessoas com carreiras muito menos nobres.
Quer dizer que os ares de suspeita de benefícios de corrupção por parte do Pallocci que toda imprensa fez parecer naquela época era mais um factoide? Quer dizer que aquilo era tudo mais uma mentira?
Ou seja, o que ocorreu hoje prova que tudo que envolveu o caso Palocci de 2005 era fumaça.
Antes de tocar o barco, vale fazer um esclarecimento. Por muito tempo, a blogosfera vinha sendo acusada de ter uma voz única e governista. O caso Palocci mostra que não é verdade. Aliás, tanto não é verdade que vários blogueiros companheiros meus estão sendo acusados injustamente de terem “se vendido” ou “mudado de lado”.
Divirjo de todos os que queriam Palocci fora do cargo pela questão levantada pela Folha de São Paulo e turbinada pelo resto da grande mídia, ainda que alguns consigam ver na Globo ou na Veja algum tipo de boa vontade com Palocci que reportagens absurdas como a da revista no fim de semana sobre o apartamento alugado pelo ex-ministro mostram que inexiste.
Todavia, foram tantos atores diferentes que se inclinaram pela derrubada de Palocci que é perigoso colocar todos no mesmo saco ou começar a chamar as pessoas de “traidoras”.
Algumas dessas pessoas que estão sendo acusadas por divergirem dos que queriam presunção da inocência e provas contra o ex-ministro, conheço muito bem. Os outros blogueiros que comigo militam na organização do Encontro Nacional de Blogueiros, por exemplo.
Posso lhes dar a minha opinião? Acho um show que Azenha, Renato Rovai, Leandro Fortes, Maria Fro, Rodrigo Vianna e Paulo Henrique Amorim mostrem que é mentirosa essa história de que são governistas ou oposicionistas. Eles têm a opinião deles, respeito, e tenho a minha. E sei que as deles são legítimo produto da mais pura convicção.
Há gente de má fé que quis a queda de Palocci. Muita gente de má fé. Mas há gente que acredita que está fazendo o melhor ao chegar ao ponto de ter opinião análoga à da mídia e da oposição. A sua opinião pode coincidir, mas tem origem diametralmente diferente.
A dúvida de algumas pessoas sobre isso me preocupa porque os objetos dessa visão podem ficar marcados por terem mantido uma opinião por nela acreditarem sem que existisse razão oculta para acalentá-la.
Não quero particularizar a questão. Só acho que todos temos que ter cuidado ao julgar uma opinião como bem ou mal-intencionada. O quadro político é muito complexo – e continua se complicando – e todos, em algum momento, podem ter posições que divirjam deste ou daquele grupo.
O caso Palocci, em si, nem importa neste texto. Escrevo pelo direito de se pensar como se quer sem ser acusado de postura antiética. Essa é uma caça às bruxas que não leva a lugar nenhum.
Tenho preocupações com esses movimentos massificados em que todos falam a mesma coisa. Quando toda a mídia, toda a oposição e até setores do partido do governo falam a mesma coisa e não há, nesses grandes meios, espaço para o contraditório, se não se produzir o contraponto prevalece um debate burro.
Este blog foi criado para impedir que o pensamento único se disseminasse. Foi isso o que fez agora, mas não é possível que, como subproduto dessa ação, tenhamos uma difamação de quem achou que o lado certo era o que coincidiu com o da direita midiática e, assim, teve a coragem de enfrentar até parte de seu próprio público.
Às idéias, companheiros. As pessoas são detalhes, mas nem por isso podem deixar de ser tratadas como pessoas. Essa é uma postura na vida que interessa a todos, e por razões muito mais do que óbvias.

SEM PALAVRAS . . .

O que não dá pra entender são esses juros altos e, mesmo assim, ter quem se queixe do número excessivo de veículos nas grandes e médias cidades.
Sem inflação, sem Palocci, resta as obras da Copa para pautar a mídia.
Ou será que tem outra “crise” chegando por aí?
Isola.
O mundo mineral sabe que o papel do PiG é inventar factóides, afinal, não temos oposição.

EM FORTALEZA-CE

PELA HORA DA MORTE

Inflação está sob controle, diz Delfim Netto
Elaine Patricia Cruz, Repórter da Agência Brasil.
O economista e ex-Ministro da Fazenda Antônio Delfim Netto disse hoje, em São Paulo, que o Brasil não corre o risco de perder o controle da inflação. Segundo Delfim, a inflação para este ano não passará de 6%. “Acho que vamos chegar ao final do ano com uma inflação de 5,5% ou 5,7%”.
Sou um crente. Não se pode provar nada disso: nem que ele (governo) vá perder o controle, nem que ele vai ganhar o controle. O comportamento dele é óbvio, ele está agindo com todos os instrumentos que tem para trazer a inflação para a meta”, disse Delfim.
Para o economista, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de ajustar a taxa básica de juros (Selic) para 12,25% ao ano foi correta. “Os juros altos são simplesmente um processo de defesa. Os juros reais no Brasil são muito altos e os instrumentos que eles dispõem são esses: medidas macroprudenciais e juros”. Durante sua palestra, Delfim chamou os juros altos do Brasil de “escândalo”.
Segundo ele, o problema na economia do país é o da eficiência no setor público. “O que atrapalha o Brasil são os enormes gastos do governo”, criticou. “É, portanto, um problema de gestão. Isso é o que é o mais importante. A presidenta Dilma entendeu isso e vem insistindo na ideia de recuperar a gestão”.
Delfim também defendeu a ministra do Planejamento. “A ministra Miriam Belchior também é outro grande avanço. São profissionais, não tem ideologia nenhuma e, se tiveram no passado, isso morreu. Hoje estão em busca de eficácia”.

VOLTANDO AO NORMAL

Bancos, Petrobras e cerveja são marcas mais valiosas do país.
Pesquisa da consultoria Interbrand aponta Itaú, Bradesco e Banco do Brasil (setor financeiro) bem como a Petrobras (petróleo e gás) e a Skol (bebidas) como as marcas mais valiosas do país neste ano.
As cinco primeiro marcas desse ranking repetem as mesmas colocações do ano anterior.
Para avaliar "a força" das marcas, a consultoria leva em conta dez fatores: autenticidade, clareza, comprometimento, proteção, capacidade de resposta, consistência, diferenciação, relevância, presença e entendimento.
Veja abaixo a lista das 25 marcas mais valiosas do país, e suas estimativas de valor (em R$ milhões).
1 - Itaú - 24.296
2 - Bradesco - 13.633
3 - Petrobras - 11.608
4 - Banco do Brasil - 11.309
5 - Skol - 7.277
6 - Natura - 5.666
7 - Brahma - 4.351
8 - Vale - 2.656
9 - Antarctica - 2.013
10 - Vivo - 1.700
11- Lojas Renner - 835
12 - Lojas Americanas - 703
13 - Embratel - 619
14 - Cielo - 604
15 - Cyrela - 587
16 - Caixa Econômica Federal - 563
17 - Oi - 514
18 - Banrisul - 501
19 - Extra - 496
20 - Casas Bahia - 447
21 - Braskem - 422
22 - Pão de Açúcar - 389
23 - Net - 323
24 - Ponto Frio - 232
25 - Hering - 209
Fonte: Interbrand.

O MITO DA IMPARCIALIDADE


Jornalistas e alienígenas.

Por Mário Bentes, do Observatório da Imprensa.
Lá se vão quase 50 anos desde que o roteirista Stan Lee, patricarca da Marvel Comics, criou o personagem Uatu, o Vigia, em parceria com o colega Jack Kirby. Uatu, que apareceu pela primeira vez em uma das estórias do Quarteto Fantástico, em 1963, pertencia a uma raça de alienígenas cuja única missão em vida era observar os acontecimentos dos planetas e de seus habitantes em todo o Universo. O alien em questão, que vivia literalmente no mundo da Lua, ficou com a missão de observar o nosso planetinha azul. E um detalhe importante: Uatu e seus colegas alienígenas deveriam apenas observar, sem jamais interferir nos acontecimentos.
Recordo este personagem forjado do meio da cultura pop dos EUA como a analogia mais que perfeita para ilustrar aquilo que acreditam ser alguns jornalistas: seres dotados da capacidade de observar os acontecimentos sem interferir ou se deixar influenciar. No meio jornalístico, tal característica alienígena ficou chamada de imparcialidade e, mais interessante ainda, virou fator fundamental para quem se diz ser um bom profissional. O tema, apesar de cansado, batido e tão antigo quanto Stan Lee e seus personagens, sempre volta, de alguma forma, ao centro do debate entre jornalistas (e não jornalistas). E assim foi no dia 11 de maio, quando participei de uma atividade com alunos de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Na ocasião, a convite da jornalista e professora Mirna Feitoza, compareci à atividade inerente à sua disciplina – Tópicos Especiais em Jornalismo –, chamada “Convergências Jornalísticas”, cujo objetivo era debater, sobre pontos de vistas diferenciados, um mesmo assunto: a convergência dos meios a partir das tecnologias em comunicação. Além de mim, jornalista e blogueiro, participou o empresário Dissica Calderaro, diretor-presidente da Rede Calderaro de Comunicação (RCC) – grupo de mídia do qual faz parte a TV A Crítica, afiliada da Rede Record em Manaus.
Causas e consequências.
Após cada um de nós falar sobre seus pontos de vista sobre o tema – o empresário, citando as ferramentas high-tech-web-social-media usadas pela emissora, entre elas um helicóptero; eu, tentando dizer que convergência também deveria abranger o espectador, e não apenas as empresas de comunicação –, a jornalista Mirna Feitoza, como é de praxe em todos os eventos do tipo, abriu para perguntas e o tradicional debate. Não lembro exatamente como acabamos por pairar sobre o tema imparcialidade, mas o fato é que o debate foi, no mínimo, interessante.
Enquanto o empresário Dissica Calderado, contrariando toda a História da Comunicação e dos nem tão recentes acontecimentos políticos-partidários-midiáticos locais, defendeu que a imparcialidade existia, sim, eu, de minha parte, disse exatamente o contrário. Dizia o empresário que o jornalista deve saber separar o que é fato, notícia, do que é opinião. E citou alguns exemplos, entre as próprias matérias da capa daquele dia do jornal A Crítica, pertencente ao grupo. De minha parte, comecei minha defesa por questionar o conceito de fato. Recordo ter argumentado que era características dos jornalistas o imediatismo e a quase constante separação de acontecimentos de seus contextos mais amplos e que, teimosamente, chamam isso de fato. Ou de notícia.
Em outras palavras, disse que nada – absolutamente nada – do que acontece no mundo se trata de um fato isolado. Taxar desse modo a dinâmica da própria História em andamento, na minha avaliação, é fazer de conta que não há causas e consequências relacionadas, assim como outros tantos, variados e imprevisíveis fatores. Arrisco a comparar isso com o que diz a Teoria do Caos, que tenta explicar o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos: “O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova York.” Para ver o que seria isso na prática, mesmo que em contexto ficcional, o filme Efeito Borboleta, de 2004, é interessante.
Mera convenção técnica.
Outra coluna argumentativa que usei é que, além da impossibilidade de se “recortar” um acontecimento (notícia) de seu contexto maior (a linha do tempo; História em andamento) sem comprometer parte de sua compreensão – que os jornais e jornalistas fazem todo dia –, há ainda outro fator, porém não tão externo: o próprio jornalista. É sabido que o ser humano, ao longo das várias etapas de sua formação pessoal, é submetido a uma série de experiências que, juntas, moldam e determinam de maneira objetiva o seu modo de enxergar o mundo. Como tais experiências são pessoais e intransferíveis, é possível dizer que a maneira como cada ser humano (o que inclui os jornalistas) enxerga o mundo é única.
Em outras palavras: nem todos analisam um mesmo acontecimento sempre sob o mesmo prisma. Enquanto uns o avaliam e o apreendem a partir de uma visão econômica e política, outros podem fazer o mesmo, porém sob o olhar cultural e social. Ou tudo junto. Ou por nenhuma destas. Ou seja, cada um verá um fato diferente, e seu recorte do contexto será variável. É mais ou menos por isso que lemos coisas como “Caminhada católica atrai um milhão de fiéis às ruas” e “Evento evangélico atrapalha a rotina do trânsito” (exemplos livremente adaptados de matérias reais).
Quando defendo que não existe imparcialidade, diante do exposto, não defendo, porém, a falta de ética na profissão. Pelo contrário: reconhecer a existência de tantos mecanismos em nossa mente capazes de nos darem leituras variadas dos acontecimentos é a única defesa que temos – nós, os jornalistas – para buscar o mínimo de equilíbrio na apuração e redação de reportagens. Ignorar a existência de tais mecanismos, inerentes à nossa própria natureza, e nos fecharmos no mantra da ilusória imparcialidade, é dar vez ao tendencionismo e à miopia jornalística. Não à toa, a regrinha do “ouvir o outro lado” acaba mais sendo mera convenção técnica que necessariamente coisa de jornalista imparcial ou ético. Do que adianta ouvir o outro lado se o discurso está pronto no lead?
Interferência no curso da História.
O saldo disso tudo, em minha avaliação pessoal e intransferível, é que imparcialidade – ou seja, apenas observar sem interferir ou se deixar influenciar – está mais para Uatu e seus amigos alienígenas que para jornalistas e seus amigos seres humanos. Não estou chamando Dissica Calderado de alienígena, evidentemente. Longe de mim. Estou dizendo que se ele realmente acredita em imparcialidade, de verdade, ainda mais sendo proprietário de um grupo de comunicação (e com seus interesses, o que é inegável), é porque vive no mundo da Lua, tal como Uatu, o Vigia.
Em tempo: no universo ficcional da Marvel Comics, o alienígena Uatu já interferiu, por várias vezes, no curso da História terrestre, quando achou que era necessário ou mesmo por ter se deixado influenciar pelo que via. Se Uatu, o Vigia, de uma raça alienígena imortal e super-poderosa, não se comporta como deveria nem na fantasia, como vamos cobrar o mesmo de reles jornalistas mortais, na realidade?

DEU NO NEW YORK TIMES

OBAMA BOMBARDEIA O IÊMEN - EUA realizam bombardeios secretos contra insurgentes no Iêmen em defesa do ditador iemenita Ali Abdullah Saleh, que luta para permanecer no poder. Os bombardeios ocorrem no momento em que Abdullah Saleh encontra-se refugiado  na Arábia Saudita,  após ser ferido em um ataque rebelde ao palácio presidencial.  Enquanto as bombas 'democráticas' despencam sobre o Iêmen, Obama & Hillary emitem ameaças contra a ditadura Líbia... (Carta Maior; 5º feira, 09/06/ 2011)
Google celebra aniversário de Les Paul com guitarra interactiva.
Esta iniciativa já não é uma novidade. Os doodles comemorativos da Google têm sido cada vez mais frequentes e dinâmicos. À semelhança do aniversário dos 30 anos do PacMan, em que foi possível o internauta jogar o mítico jogo no logo da Google, também hoje qualquer pessoa pode tentar tocar uma guitarra eléctrica, através do rato ou das teclas.
Além disso, nos Estados Unidos, é possível ainda gravar as músicas que se criam através de um botão ‘recording’ e enviar as peças para o YouTube através de um URL próprio. Em apenas algumas horas, os vídeos têm-se multiplicado.
Les Paul é das principais figuras do rock pelo seu trabalho no desenvolvimento da guitarra eléctrica, presente na maior parte das bandas de hoje em dia. O norte-americano foi pioneiro na utilização de várias técnicas para a criação de efeitos sonoros de guitarra, assim como na arte de lidar com o instrumento de seis cordas.
A primeira guitarra Gibson Les Paul, criada por Ted McCarty em colaboração com o Les Paul, foi comercializada em 1952. Esta viria a ser uma das mais icónicas guitarras eléctricas da história da música, preferida por estrelas como Slash, Jimmy Page, Pete Townshend, Peter Frampton, Gary Moore, Ace Frehley, Billie Joe Armstrong, Zakk Wilde e Eric Clapton.
Les Paul morreu, vítima de pneumonia, no dia 12 de Agosto de 2009, aos 94 anos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

LIMPEZA . . .

OS 22 DA COPA AMERICA

O técnico Mano Menezes anunciou aos 20 minutos desta quarta-feira 8 de junho a lista dos 22 da Copa America: goleiros – Julio Cesar e Victor.Laterais - Daniel Alves, Maicon, André Santos e Adriano. Zagueiros - Lúcio, David Luis, Tiago Silva e Luisão. Meios de campo - Lucas Leiva, Sandro, Ramires, Lucas, Elias, Ganso e Elano. Atacantes – Robinho, Fred, Jadson, Pato e Neymar.Cortados - Jeferson, Fábio, Henrique, Nilmar, Anderson, Leandro Damião e Tiago Neves.
Declarações de Mano Menezes após anunciar a lista dos 22: “Montamos um grupo que pode oferecer alternativas. Não quero entrar muito em análise individual, mas sobre o Fred, por exemplo, é um jogador com mais rodagem e precisávamos porque a maioria do grupo é jovem”.
“Pato tem uma trajetória maior na seleção e além de ser um bom articulador se apresentou como artilheiro em quase todos os jogos de que participou conosco”.
“Ganso só fez um jogo, na minha estreia, com os Estados Unidos. É o jogador que reúne o maior número de detalhes favoráveis. Há tempo para que se recupere bem até porque o Santos deverá tê-lo no jogo final da Libertadores, dia 22. Tenho até o dia 26 para modificar a lista, mas espero que não me apareça surpresa desagradável”.
“Fazer boa campanha na Copa America significa pelo menos chegar à fase final. Os jogos não serão fáceis, sobretudo se tivermos que decidir com a Argentina, na casa de um dos adversários mais fortes”.
“Tenho 11 dias para os ajustes e reconheço que a seleção precisa melhorar, o que é normal no futebol. Mas quero destacar que a seleção, se não chegou a fazer grandes exibições nestes dois amistosos, ela me agradou em determinados momentos do jogo com a Holanda e do jogo de hoje com a Romênia”.
A estreia da seleção brasileira na Copa America será domingo 3 de julho com a Venezuela.
Os 22 se apresentarão no Rio para exames médicos nos dias 20 e 21, viajando em seguida para a Argentina, onde a Copa America será disputada de 1 a 24 de julho. A estreia do Brasil será dia 3 com a Venezuela.

DESPEDIDAS

A FESTA PARA O NOVO CAMISA 8



Em clima de muita euforia, cerca de 300 torcedores tornaram ainda mais alegre o início da tarde de ontem na sede da Avenida Wenceslau Brás, onde o meio-campo Renato, 32 anos, novo camisa 8 do Botafogo ouviu com emoção a repetição de seu nome gritado em coro.
Gerson, um dos jogadores mais importantes da história do clube – bicampeão carioca em 67-68 e campeão do mundo em 70 – foi quem o presidente Maurício Assumpção escolheu para entregar a Renato a camisa 8 que também usou.
Renato mostrou conhecimento da história do clube e, antes de citar os ídolos que fizeram história no Botafogo, disse: “Tive a honra de ser campeão no Santos de Pelé e hoje entro com alegria no Botafogo, que teve Garrincha, Didi, Gerson e tantos outros nomes famosos”.
Antes de entregar a camisa com o 8 em dourado a Renato, Gerson disse: “Por ordem do mestre Didi, com quem tanto aprendi, estou passando a 8 que era dele e eu também usei com muita honra, a você, Renato, com a certeza de que você também brilhará com ela”.
Renato, centro das atenções e dos aplausos dos torcedores em delírio, disse mais: “Pela minha caracteristica e pela qualidade dos companheiros tenho certeza que minha adaptação será rápida e espero corresponder ao nosso treinador Caio Júnior”.
O novo meio-campo fez questão de ressaltar: “Nos três anos que vou passar aqui no Botafogo espero ganhar a simpatia dos torcedores, com boas atuações, vitórias e títulos”. Renato destacou com orgulho: “Não sei o que é suspensão porque nunca fui expulso de campo”.
Renato também prometeu conversar com o antigo companheiro Diego, campeão brasileiro com ele em 2002 no Santos, para que também acerte com o Botafogo. O atacante está no Wolfsburg, da Alemanha, onde não foi bem-sucedido na temporada recém concluída.
A estreia de Renato ainda não está definida. O Botafogo fará os três próximos jogos no Engenhão: sábado com o Coritiba e depois com o Flamengo e o Grêmio. O técnico Caio Júnior considera o time em franca evolução: “Os jogadores estão assimilando bem a postura ofensiva, fundamental também nos jogos fora de casa, como ficou claro no empate com o Ceará”.
O Botafogo está acertando a contratação do atacante Oliveira, 32 anos, paranaense, foi do Coritiba, Atletico Paranaense e está no Al-Wadha, dos Emirados Árabes, time agora treinado por Maradona.
O goleiro Jeferson, cortado da seleção que vai à Copa America, se reapresenta hoje e volta ao time no jogo de domingo com o Coritiba.

SAÍDAS

1 a 0 MORNO NA DESPEDIDA DE RONALDO

O Brasil venceu (10) a Romênia na despedida de Ronaldo, que entrou aos 30 minutos do primeiro tempo, no lugar de Fred, autor do gol, livre na pequena área, aos 21 minutos, após o passe de Neymar da linha de fundo. O jogo decepcionou pelo nível técnico e os poucos acertos da seleção, que mostrou pouca evolução após o 00 de sábado com a Holanda em que foi vaiada no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.
Ronaldo, gordo e sem mobilidade, quase fez um gol ao concluir na pequena área uma jogada de Neymar. Outros jogadores procuraram criar que ele concluísse, o que também não conseguiu por falta de reflexo. O ex-jogador foi aplaudido pelo público, que não chegou a lotar o estádio, e quando o primeiro tempo terminou se seguiram algumas homenagens.
Ele foi ao centro do campo, cumprimentou o trio de arbitragem argentino e recebeu a bola do jogo e o apito do árbitro Sergio Pezzota. Em seguida, acompanhado dos filhos Ronald e Alex, foi perto da margem do gramado onde os jogadores das duas seleções o aplaudiram antes de descerem para o vestiário.
Em passos lentos, Ronaldo deu a volta na pista do estádio e perto de um dos escanteios um torcedor jogou uma bandeira do Brasil, que ele colocou nas costas e depois, várias vezes, acenou para o público. Ao passar a bola para o filho Alex, enquanto Ronald filmava seus passos, Ronaldo continuou acenando a bandeira.
Diante dos microfones colocados sobre um pedestal no centro do gramado, Ronaldo foi breve ao fazer o agradecimento aos torcedores: “Desculpem. Tive três chances de gol e não aproveitei. Lamento porque seria uma retribuição a tudo o que vocês fizeram por mim durante todo esse tempo. Agradeço por terem chorado por mim quando eu chorei. Obrigado por tudo. Até breve, desta vez fora dos campos”.
No final do jogo, às 23h51m, o Pacaembu repetiu o Serra Dourada e vaiou a seleção pelo futebol de baixa qualidade técnica que mostrou na vitória nada convincente pelo magro 10 na vitória sobre a Romênia. Será preciso melhorar muito para um papel decente na Copa America.

A HORA É ESSA . . .

GRÁFICO

FOTO OFICIAL

Os próximos passos devem ser bem planejados.
Pessoas desprovidas de compromissos republicanos devem ser afastadas da administração federal.
Agora o Palácio do Planalto começou a entrar pra valer numa sinergia positiva. A nossa hipersimpática presidenta e a linda Hoffmann, será que já trocaram as rosas dos gabinetes destas pérolas hoje?
Agora eu vou ouvir a música: Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça…
A indicação de Gleisi Hoffmann para a Casa Civil foi uma ótima e inteligente “tacada” da nossa Presidenta. Gleise é serena, firme, respeitada e muito competente.
É com todo respeito, o nosso Governo ganha uma cara bonita.
Dilma Rousseff experimentou a força de uma rede organizada que controla elementos que podem ser utilizados em golpes nos regimes democráticos.
Os caras da oposição têm poder, ganância e muito dinheiro!
Porque a oposição vai buscar nos detalhes novas formas de escândalos.
E se encontrar oportunidade, ai já viu: a imprensa vai parar só para provar os escândalos.
E isso é muito ruim para a nossa economia. O Brasil fica sempre sendo sabotado pelo próprio povo brasileiro: uma minoria, diga-se de passagem.
Parabéns Presidenta Dilma Rousseff, Vossa Excelência colocou a oposição numa “sinuca de bico”!
Parece até que vivemos nos anos 50,60,70.
Há gente que não evolui nesse Brasil, seja no PMDB, PSDB, ou no PT.