terça-feira, 7 de junho de 2011

BRASIL x ROMÊNIA, 5º JOGO EM 41 ANOS

BLOG DO DENI MENESES - O Repóter de oito Copas do Mundo.
Assisti a todos os jogos da história das duas seleções. O de hoje é apenas o quinto em 41 anos. O primeiro foi em junho de 1970, na primeira das oito Copas do Mundo consecutivas que cobri. O Brasil havia goleado (4 a 1) a então Tcheco-Eslováquia e ganho (1 a 0) no sufoco da Inglaterra. O jogo com a Romênia foi o terceiro e a seleção já estava classificada para as quartas de final.
O Brasil ganhou da Romênia naquela tarde de 10 de junho de 70, no estádio Jalisco, em Guadalajara, e o placar (3 a 2) deixou claro que o jogo não foi fácil. Pelé e Jairzinho no primeiro tempo (2 a 1) e Pelé fez 3 a 1 na metade do segundo tempo. Zagallo escalou: Félix, Carlos Alberto, Brito, Fontana e Everaldo (Marco Antonio); Clodoaldo (Edu), Piazza e Paulo César; Jairzinho, Pelé e Tostão. Os canhotos Gérson e Rivellino foram poupados.
Os jogos seguintes Brasil x Romênia foram todos amistosos, como o quinto da história que disputarão hoje à noite em São Paulo. Em 17 de abril de 74, no Morumbi, o Brasil ganhou de 2 a 0. Houve então dezessete anos de intervalo entre o segundo e o terceiro jogo, em 91, com a coincidência da data: 17 de abril. Foi no recém inaugurado estádio do Café, em Londrina: Brasil 1 a 0. E quatro anos depois, em 27 de setembro de 95, no Mineirão: 2 a 2.
Hoje, 7 de junho de 2011, dezesseis anos depois, Brasil e Romênia voltam a se enfrentar, no quarto amistoso, e no quinto jogo da história de suas seleções. Que o Brasil faça o que não fez sábado em Goiânia: jogue bem e marque gol. Afinal, em noite de festa, Ronaldo só pode merecer uma despedida alegre. E a alegria do futebol se baseia nos dois pontos mais importantes: gol e vitória.

Nenhum comentário: