sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Os cansados são tão burros, tão idiotas, tão imbecis que não enxergam o que acontece bem debaixo dos seus olhos vesgos pelo lixo veja.
Porque não mostram indignação contra os tucanalhas paulistas que mais uma vez, para provar que são lobos travestidos de cordeiros, que são raposas que atacam os galinheiros e colocam a culpa nos caninos, varreram pra debaixo do tapete,devidamente acobertados pelo infame PiG, mais uma das suas falcatruas, dessa vez a das emendas?
Como o mensalão mineiro, o paulista foi devidamente expurgado das manchetes piguentas.
Os trols que abundam nos blogs de esgoto, mostrando toda a sua alienação, mostrando todo o seu anafalbetismo funcional, mostrando toda sua babaquice, se esbaldam acreditando que são os paradígmas da ética e do moralismo.
Mal sabem esses imbecis que estão sendo manipulados pelos crápulas que usam seus meios de comunicação comprados a peso de ouro e as custas desses idiotas, que serão descartados caso os mafiosos cívitas da vida conseguissem, porque não irão conseguir, atrapalhar o Governo Socialista iniciado pelo LULA.

ARCA DO ENEM

Esse caminho nada democrático de o Partido da Imprensa Golpista-PIG denunciar por algum malfeito, sem apresentar provas, um auxiliar da Presidenta; o mesmo PIG e a oposição no Congresso amplificarem a denúncia exautivamente por vários dias, noite e dia e; o Ministério Público se manifestar, e o feito tender a ser examinado por tribunais superiores, é o que vem se repetindo.
Esta ciranda pode até estar beneficando a Dilma, como já dizem muitos respeitados analistas, transformando-a na mãe da moralidade, na faxineira da corrupção, com a sua popularidade aumentando, inclusive em estratos da classe média. A razão desse desfecho certamente está, como apontado, no comportamento da economia e sua evolução recente, que tem deixado a maioria da população como que anestesiada, voltada para coisas mais prosaicas como consumir e viver melhor, sem o mínimo interesse em mexer no que está dando certo, quando as críticas vêem exatamente daqueles que anteriormente atuavam na condução dos negócios, deixando-os sufocados, desempregados, à mercê do horror econômico neoliberal, em toda sua face maléfica e genocida, que tocavam os agora denunciantes, a oposição e o PIG que a apoiou e continua do seu lado. Não está errada essa visão.
O problema é a aceitação desse caminho denuncista referido, nada democrático, que impacta todos e por todos visto como aceito pelo governo, que se esbalda em dizer que defende a presunção de inocência, que só atuará dispondo de provas, mas deixa o auxiliar sozinho, largado à própria sorte, na realidade o governo lava as mãos para que o auxiliar se defenda, que vá para a via crucis.
Quando se completa o caminho fatídico, e o infeliz não tem mais forças e já é um estorvo político para o governo, não tem outra saída, é pedir o boné. E o caminho denuncista sai vitorioso, se consolida como uma arma da oposição, de que o governo pode estar se aproveitando. É verdade: esse poderá ser o mesmo caminho que poderá ser seguido para afastar a própria Presidenta.
Fica o registro, claro.
Por enquanto, esse denuncismo só toca os mesmos de sempre, os órfãos e viúvas da ditadura, encastelados no Pi e na oposição, e os bobos de sempre. O texto mesmo refere-se ao obstáculo: a economia, inclusive suas possibilidades positivas de evolução, de certa forma desfocada do que acontece no mundo desenvolvido em crise, haja vista o pré-sal que se consolida e os investimentos estrangeiros que estão anunciados. Por esse lado, Dilma pode estar blindada.
De qualquer maneira, nós que a apoiamos estamos avisando.
É bom ter muito cuidado. Grande parte de sua oposição é do mesmo quilate dos que assassinaram Kadafi, sob o comando da OTAN e beneplácito do Obama, o Prêmio Nobel da Paz, basta ver os comentários que fazem na blogosfera.
Ainda que não seja plenamente reconhecido, o Brasil vive hoje uma crise política de desfecho imprevisível. A fragilidade da equipe de governo, as denúncias intermináveis de corrupção a esse governo e o esfriamento da economia vão se mesclando em uma fórmula com potencial para atirar o país em uma situação que hoje parece impensável, mas que pode se materializar bem mais rápido do que se pensa.




A única perna bamba do tripé fragilidade do governo, denúncias de corrupção e crise econômica, é esta última. Em síntese: só o que pode atrapalhar os planos políticos da oposição e de sua máquina mortífera de propaganda de inviabilizarem a administração federal, por incrível que pareça em um país que atravessou o século XX em crises econômicas, é a economia.



Há dúvidas sobre quanto ou mesmo se a economia pode esfriar. O ponto de consolidação da derrocada do governo Dilma, portanto, será o ponto em que o desemprego aumente. Se se mantiver, é improvável que Dilma e seu governo venham a sofrer queda de popularidade que anime a oposição midiática a concluir para a sociedade que a presidente é responsável – e é –pela equipe que tem e que, portanto, agora será ela que terá que sair.



Nas 48 horas que se seguiram à queda de Orlando Silva, ele saiu da alça de mira da mídia e seu sucessor, Aldo Rebelo, entrou. Denúncias contra ele espalham-se por blogs e portais ligados aos grandes meios de comunicação. Além do novo ministro do Esporte, o ministro da Educação já começa a sofrer fritura midiática. Aqui e ali vão se espalhando acusações. Na caixa de comentários do post anterior, há várias.



Ontem, aliás, a Folha de São Paulo se deu ao requinte de publicar matéria informando quais são os próximos ministros-alvo. Nesse contexto, como Educação e Esporte são pastas com intensas relações com o Terceiro Setor, agora acusado inteiro e inapelavelmente de “foco de corrupção”, há, aí, uma larga avenida para o rolo compressor midiático esmagar o governo Dilma.



Em dado momento, algum desses escândalos em ministérios pode ser imputado à titular do governo federal – crime de responsabilidade etc., etc. Aliás, quando este blog cobriu a “marcha contra a corrupção” que ocorreu em São Paulo no último dia 12 de outubro, o que mais se ouvia era que Dilma deveria ser responsabilizada pelos escândalos envolvendo seu ministério.



A militância tucano-midiática está pedindo. Quando o Partido da Imprensa irá atendê-la? E se atender, será o mesmo procurador-geral da República que passou por cima da oitiva-padrão do Ministério Público (concedida normalmente aos denunciados antes de pedir abertura de inquérito) que terá a faca midiática no pescoço, assim como aquele ministro do Supremo Tribunal Federal que, em 2007, disse que se sentiu pressionado pela imprensa a aceitar o inquérito do mensalão.



Será que a Justiça – ou o Congresso – resistiria mais a aceitar processar um presidente da República do que resistiu em relação ao ex-ministro Orlando Silva, por exemplo? Provavelmente. Até que ponto? Não se sabe. Depende de como estiver a popularidade do governo. Agora, a Justiça decidiu de forma relâmpago mesmo sem clamor popular. O que ela faria se as ruas pedissem a cabeça da presidente?



É claro que esta teoria perde qualquer sentido para quem acredita que a mídia é isenta e que as denúncias contra a equipe de governo de Dilma não têm viés político. Agora, se você acredita que a mídia é parcial e que não é pela “corrupção” que denuncia a equipe de Dilma sem parar, e se acha que essas “marchas contra a corrupção” não são “apartidárias”, terá que concordar que o que leu aqui faz bastante sentido.
Professores: verdadeiros Amigos da Escola
Não existe neste país ninguém mais amigo da escola do que o professor, apesar de ser o setor com a maior fatia do orçamento, a Educação vive quase sempre em situação de penúria, é o setor que mais mal remunera seus servidores.
Além disso, geralmente o professor, para trabalhar, precisa comprar até o pincel que utiliza para escrever no quadro branco.
Muitas vezes é "convidado" pelo gestor a vender bingos e rifas para aquisição de material para escola. Esta situação contrasta totalmente com a situação de quem dirige a pasta. São pessoas que, ao entrar na direção do setor, enriquecem rapidamente e geralmente utilizam o setor como trampolim para a eleição em cargos políticos.
País rodoviário, país subdesenvolvido!
Um país que depende de caminhões, e apenas desse meio de transporte para transportar seus produtos não pode ser considerado um país desenvolvido. Enquanto países como os do hemisfério norte - e até alguns do sul - transportam suas cargas através de ferrovias, estamos ainda no século XIX quando o transporte era feito através de burros e cavalos, a diferença é que os veículos de hoje tem mais burros e cavalos em seus motores. Enquanto uma carreta "cegonha" transporta até 12 carros pequenos, num total de cerca de 12 ton, um vagão de carga transporta por eixo 30 ton.
Uma carreta pode transportar até 45 ton brutas, enquanto um vagão ferroviário chega a 120 toneladas brutas nas ferrovias modernas. Hoje, fabricamos vagões com capacidade para até 30 ton por eixo, mas nossas ferrovias não chegam a lugar nenhum.
Seis por meia duzia
Trocar de ministro e colocar outro do mesmo partido é o mesmo que trocar seis por meia duzia. Quem dá o tom da corrupção e de negociatas é e sempre foi o partido e não seus integrantes. Se Orlando Silva tivesse aprontado por conta própria teria sido demitido não só do ministério mas, também, desligado do PCdo B, fato que não ocorreu demonstrando o aceite pelo partido dos malfeitos (o PT adora esta palavra) do Ministro.
USP
Agora vem os maconheiros da USP reivindicarem território livre para sua atividades criminosas, o uso de drogas de qualquer espécie é proibida em todo o Brasil, e no Campus da USP não poderia ser diferente, porque os estudantes da USP podem usar drogas e os negros, brancos, amarelos, pardos dos morros Cariocas não podem, porque pode a Policia ficar nos morros do Rio de Janeiro e a Policia não pode ficar dentro dos limites da USP? Tem que ir, prender, e ainda por cima chamar o Datena para mostrar os viciados incrustados dentro desta Universidade, e tem mais, porque os Diretores e Professores não denunciam estes marginais?
O Comando da PM-SP deve dobrar o numero de policiais neste local, as fotos dos meliantes devem ser publicadas nas colunas policiais dos jornais, devemos dar publicidade nestas ações da Policia Militar.
DEMOLIÇÃO, MAIS DO QUE FAXINA
Anuncia-se para os próximos dias decreto da presidente da República suspendendo por um mês  todo repasse de verbas federais para as ONGs. No caso, todas, de modo a  que os ministros tenham tempo de separar as fajutas das honestas.   É tempo bastante para identificar as arapucas criadas por partidos e grupos empenhados em roubar os cofres públicos a pretexto de prestar serviços à sociedade. Tomara que seja o primeiro passo para o exercício da semântica, porque se são Organizações Não Governamentais, que vão buscar recursos fora do governo, na iniciativa privada.
Aguarda-se, também, medidas capazes de identificar as empreiteiras que matreiramente mamam nas tetas do tesouro nacional, super-faturando obras e impondo contratos aditivos de ante-mão programados para faturarem o dobro ou mais do acertado. Os escândalos, pelo jeito, seriam maiores do que os praticados pelas ONGs.
Chamou a atenção o reconhecimento do presidente da Associação das ONGs de que elas são 340 mil no Brasil inteiro. Claro que uma parte sã e outra podre. Infelizmente, sobressaem estas, cujas origens valeria identificar. Demolir as estruturas viciadas dará mais trabalho do que fazer faxina, mas como dizia autor hoje não muito citado em seu próprio país,   toda grande marcha começa com o primeiro passo.
E OS DECRETOS SECRETOS?
Agora que o Senado aprovou projeto de lei já aprovado na Câmara, proibindo  o sigilo eterno de documentos oficiais, inclusive os ultrassecretos, ressurge a esperança de virmos a saber, dentro de oito anos, o conteúdo dos decretos secretos assinados pelo então presidente Garrastazu Médici em 1970. Explica-se: aberrações como essas recebem no máximo 50 anos de segredo. Assim, em 2020 poderemos tomar conhecimento integral dos ridículos textos publicados no Diário  Oficial,  onde se lia: “Decreto Secreto número X. Assinado, Garrastazu Médici, Orlando Geisel Alfredo Buzaid e outros”.
Nem Kafka engendraria situação igual, ainda que os artífices dos decretos secretos justificassem sua existência citando o Vaticano.  Vaticano? Isso sim, porque em especial quando inimigos da Igreja do Silêncio perseguiam e puniam padres atuando em seus territórios, o Papa dispunha do poder de nomear “cardeais in pectore” ou seja, sem que ninguém soubesse a não ser os próprios.  
PUNIÇÃO, SIM, CENSURA, NUNCA
 Excepcional intervenção fez o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) na Comissão de Constituição e  Justiça do Senado, ontem. Para ele, abusos e até crimes praticados através dos meios de comunicação devem ser punidos com o máximo rigor.  Mas, pela lógica, depois de praticados.  Será censura estabelecer punições a priori, antes de os crimes e abusos terem sido cometidos. A  imprensa não está nem acima nem além da sociedade.  A Constituição é clara, preceituando a liberdade de expressão e a ausência de qualquer censura,  mas remetendo à lei estabelecer a defesa do indivíduo e da sociedade

ENEM

Defensoria Pública ameaça ajuizar ação na Justiça Federal
A Defensoria Pública da União (DPU) vai aconselhar o Inep a cancelar 14 questões do Enem. Isso porque os alunos de uma escola particular do Ceará tiveram acesso a essas questões antes da aplicação do exame. Segundo o defensor público Ricardo Salviano, o órgão vai enviar a recomendação na tarde desta sexta (28). As provas dos 639 estudantes do Colégio Christus, em Fortaleza (CE), já foram anuladas pelo Ministério da Educação. Eles terão que refazer o teste em 28 e 29 de novembro, período em que o Enem será aplicado à população carcerária. Porém, para Salviano, a solução não deve ser apenas para o Ceará e afirma que, se o instituto não tomar providências, a defensoria vai ajuizar uma ação civil pública na Justiça Federal.

AS DUAS MARGENS DO RIO DA PRATA

Na margem esquerda do rio da Prata, acaba a prescrição para crimes de lesa-humanidade. Na margem direita, agora são 262 condenados, entre eles dois generais-presidentes. Aqui, o Senado aprovou a Comissão da Verdade. Se a verdade algum dia for o primeiro passo para a Justiça, para o fim da impunidade, o Brasil estará honrando sua memória. Honrando si próprio. A todos nós.
Eric Nepomuceno, na Carta Maior
Na margem esquerda do rio da Prata, em Montevidéu, na madrugada desta quinta-feira o Senado aprovou uma lei que determina que os crimes praticados durante o longo período da ditadura que foi de 1973 a 1985 são imprescritíveis e não podem ser anistiados. Passam a ser reconhecidos como o que efetivamente são: crimes de lesa-humanidade, que, por acordos e convenções internacionais assinadas pelo Uruguai (aliás, pelo Brasil também), jamais prescreverão. Com isso, o Estado uruguaio recupera sua capacidade punitiva, ou seja, de levar a justiça às últimas conseqüências, um dos atributos essenciais da democracia.
A anistia decretada no apagar das luzes da ditadura, e referendada pelo voto popular em duas ocasiões, 1989 e 2009, permitiu durante todo esse tempo que a Justiça não fosse aplicada contra militares e policiais que violaram de maneira desenfreada os direitos humanos. É verdade que nos últimos anos, com a Frente Ampla no poder, vários militares e políticos foram julgados e condenados. Mas tudo dependeu do governo, que podia decidir se pedia ou não à Justiça julgar determinado caso. Agora, qualquer caso pode ser e será julgado. Os crimes da ditadura iam prescrever no dia primeiro de novembro de 2011. Não prescrevem mais.
Na margem direita do rio da Prata, em Buenos Aires, um tribunal condenou à prisão perpétua um dos símbolos mais abjetos do horror vivido pelos argentinos entre 1976 e 1983: o oficial da Marinha Alfredo Astiz. Junto com ele, foram condenados outros onze verdugos que atuaram no maior centro de tormento da ditadura, a antiga ESMA (Escola Superior de Mecânica de Armada).
Astiz. Alfredo Astiz. Alguns nomes se tornam emblemas da barbárie, do que pode haver de mais desprezível sobre a face da terra. Astiz é um deles. O julgamento durou quase dois anos, e levou para o tribunal, como testemunhas de acusação, 79 sobreviventes da ESMA – passaram por lá, vale recordar, pouco mais de cinco mil pessoas, e os sobreviventes não chegam a 200.
Nos autos do processo há um rosário de crueldades que ultrapassam qualquer limite da perversão. Os condenados foram de uma crueldade sem par. Ricardo Cavallo, grande torturador, somava a essa façanha a de ser um dos responsáveis pelos ‘vôos da morte’, quando prisioneiros eram arrancados dos cárceres, levados para aviões e atirados vivos para o mar ou para as águas desse mesmo rio da Prata. Adolfo Donda participou do assassinato da cunhada. Depois, roubou a filha dela, que foi dada ilegalmente em adoção. Donda continuou visitando a mãe de sua cunhada, avó da menina que ele seqüestrou e doou, como se não soubesse de nada. A menina recuperou sua identidade em 2003. Chama-se Vitoria Donda, e é deputada pela Frente Ampla Progressista.
Vi as fotos dos acusados. Em alguns, a soberba indisfarçável. Em outros, um ar um tanto alheio, como se não entendessem o que fizeram para estar ali. Todos imperturbáveis em seus rostos de aço. Todos afinados num mesmo discurso: foram soldados que lutaram na defesa da pátria. Astiz, aliás, se esmerou: “Dei, ao combate, o melhor de mim”.
O único combate real do qual participou foi na guerra das ilhas Malvinas, em 1982. Não disparou um só tiro: assim que topou com soldados britânicos ergueu os braços e se rendeu. Tinha acabado de fazer 31 anos. Sua foto entregando-se de graça ao inimigo, o rosto de menino, o olhar quase ingênuo, compungido, foi parar nos jornais. Nessa foto as Mães da Praça de Maio reconheceram o homem com ar angelical que havia participado de várias reuniões do grupo, que havia caminhado junto de senhoras com a cabeça coberta de branco, em silêncio, e que um dia sumiu, depois de ter entregue três delas para a ESMA. O rosto do anjo louro da morte.
Examino a foto do julgamento, a hora da leitura da sentença. Vejo o Astiz de hoje – um tanto balofo, envelhecido antes do tempo. Examino essa foto uma, duas, cinco, um sem-fim de vezes. Vejo os olhos. Não aparentam medo, não aparentam nada. Parecem esculpidos em gelo.
Deram a Astiz a Justiça que ele e seus comparsas negaram a milhares de pessoas. Que ele negou à jovem sueca Dagmar Hagelin, às Mães da Praça de Maio que sacrificou, a Rodolfo Walsh, às monjas francesas Léonie Duquet e Alice Domon.
Ao saber da condenação de Astiz, o governo francês disse que essa decisão honra a Argentina. Disse também que o país assumiu, com coragem, seu dever de memória. Que honrou os que lutam contra a impunidade e em defesa dos direitos humanos.
Na margem esquerda do rio da Prata, acaba a prescrição para crimes de lesa-humanidade. Na margem direita, agora são 262 condenados, entre eles dois generais-presidentes.
Aqui, o Senado aprovou a Comissão da Verdade. Se a verdade algum dia for o primeiro passo para a Justiça, para o fim da impunidade, o Brasil estará honrando sua memória. Honrando si próprio. A todos nós.
Perfeito as politicas neoliberais representadas por banco mundial e a cartilha do FMI, as multinacionais sugam grande parte das riquezas em nome do lucro, o modelo economico que muita vezes em paises onde a fome os emlhores solos vao para produtos de exportaçao deixando de produzir alimentos.
O Jose Graziano disse a unica area onde as condições naturais realmente fazem com que a área não seja auto-suficiente em alimentos e o chifre da Africa, portanto um sistema que leva a fome, a não justiça social dever ser combativo sempre e buscamos esparança nessa melancolia pos moderna, pensamos mais, não deixamos nos iludi por passodos gloriosos na esquerda e atualmente do lado dos banqueiros, multinacionais, exploradores de trabalho escravo, corruptos e outros.
No seculo XXI ou construimos outra humanidade ou marcara o maior caos e quem sabe seu fim.

7 BI E A FOME NO MUNDO


Amanhã, segundo as previsões demográficas, chegaremos a 7 bilhões como população no mundo. Minha geração – e talvez outras mais – viveu o fantasma malthusiano: o crescimento da população seria maior do que a capacidade de produção de alimentos. Diante de um diagnóstico catastrofista, a consequência seria clara: controle populacional. E em nome desse fantasma se cometeram enorme quantidade de barbaridades contra as mulheres.
Como todo catastrofismo, o malthusianismo também se revelou ilusório, depois de ter sido utilizado de forma conservadora sobre os pobres do mundo. Porque os catastrofismos – apoiado em elementos reais – projetam um fator desvinculado das contratendências e sempre termina se equivocando.
O aumento exponencial da produção de alimentos, junto à diminuição do nível de crescimento populacional (já há tempos a população europeia diminui) leva a que hoje se produza alimentos para o dobro da população mundial. Porém, as políticas neoliberais apenas aceleraram as desigualdades sociais e a exclusão. A produção multiplicada foi sendo distribuída de maneira ainda mais desigual. As vacas da California comem melhor do que as crianças da África.
O capitalismo exibe, no nível da alimentação, de forma mais escandalosa, porque a alimentação deveria ser um direito universal, seu caráter antissocial. Os avanços tecnológicos não são feitos para diminuir a fome no mundo, mas para a especulação no mercado futuro, para sofisticar a produção com tecnologias que provocam danos sérios à saúde das pessoas, enquanto 1 bilhão de pessoas passa fome no mundo.
Sociedades com nível de renda muito alto – como na Europa e nos EUA – regridem de forma brutal no plano social, afetando seus setores mais pobres, entre eles os trabalhadores imigrantes em primeiro lugar. A fome aumenta na Europa, a desnutrição se multiplica até mesmo no centro do sistema.
Enquanto isso, os continentes periféricos, colonizados e submetidos a todas as formas de exploração pelos países e empresas originários no centro do capitalismo, se veem condenados à sobrevivência. No século XXI, a maioria esmagadora da humanidade ainda vive para sobreviver produzindo riquezas que as grandes empresas capitalistas manejam em função da acumulação de capital e não da satisfação das necessidades básicas da grande maioria.
Uma parte importante dos países latino-americanos, mesmo em meio à mais profunda e extensa crise econômica do capitalismo, consegue diminuir as desigualdades, a miséria e a fome. Para isso estão na contramão das políticas pregadas pelos organismos internacionais, constituindo-se em referência para que os 7 bilhões possam avançar no atendimento de suas necessidades básicas, ainda não atendidas na sociedade de opulência para uma minoria e de privação para a grande maioria da população mundial.
Porta-voz do WikiLeaks diz que "bloqueio financeiro" impede volta das atividades.
Segundo Kristinn Hrafnsson, que participa do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, em Foz do Iguaçu (PR), ainda não há prazo para retorno do serviço, suspenso desde o início da semana. Entidade precisa de US$ 3,2 milhões em 2012. Visa, Mastercard, Paypal e Bank of America deixaram de receber doações após pressão do governo dos Estados Unidos.

CRISE, DOGMAS, MÍDIA E MENTIRAS

Entre as incógnitas embutidas nas decisões anunciadas pela cúpula do euro desta semana, a mais intrigantes é aquela que informa o corte de 50% da dívida da Grécia. Há outras zonas nebulosas num carretel cujo desenrolar operacional não foi ainda explicitado. Por exemplo, como foi tão simples dotar o fundo de estabilização  europeu de 1 trilhão de euros para se contrapor às manadas de credores ariscos que potencializam a insolvência de vários governos e bancos? Se a panacéia do dinheiro chinês explica tudo, por que não foi acionada antes?. Outra: como, subitamente, as necessidades de capitalização de bancos micados pela podridão de suas carteiras caiu de 300 bi de euros, calculados originalmente pelo FMI, para os 100 bi decretados na 4ª feira? Como fica o jornalismo de economia que encampou os cálculos e justificativas ortodoxas para legitimar sacrifícios, perdas e danos sobre milhões de pessoas? Sem dúvida, porém, o calote de 50% da dívida grega é a viga estrutural de todas as dúvidas. Tome-se o exemplo da Argentina. O país decretou um calote de 70% da dívida em 2005 e até hoje é demonizado pela mídia, tendo vetado o acesso a novos empréstimos no mercado mundial. Como então, súbito, a cúpula liderada pela conservadora Angela Merkel abona 50% da dívida grega, a mídia aplaude, as bolsas sobem e os bancos aquiescem, sem um piu? A ser efetivo tudo o que se anunciou na 4ª feira, e não apenas um truque contábil, chega-se a conclusões interessantes: a) o governo de Papandreu não merece mais 24 no poder; açoitou seu povo com sacrifícios devastadores para honrar uma dívida que, de uma penada, caiu à metade, sem que tenha havido mais caos do que o já produzido pelas suas decisões; b) o mesmo raciocício vale para a crise bancária do euro, em nome da qual Espanha, Portugal e outros estão sendo esfarelados com sucessivos cortes de gastos para 'acalmar os mercados'. Se bastava uma penada para impor calotes e recapitalização aos banqueiros, por que, tanto sacrifício inútil, que já arrastou 43 milhões de europeus à vida abaixo da linha da pobreza? Com a palavra, o jornalismo de economia. (Carta Maior; 6ª feira, 28/10/ 2011)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lula agradece ao #LulaDay

O aniversário de 66 anos de Lula, hoje, colocou a expressão #LulaDay (Dia do Lula, em português) entre os tópicos mais comentados do Twitter no Brasil. E o ex-presidente correspondeu, colocando no YouTube uma mansagem de agradecimento aos “tuiteiros”. Veja acima.

POPULAÇÃO 7 BILHÕES

É OURO. . .

Fernando Reis (21) fez história e conquistou medalha de ouro inédita para o Brasil em levantamento de peso, na noite desta quinta-feira, 27, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Na categoria acima de 105 kg, Fernando somou a marca de 410 kg durante as duas fases da disputa, bateu o recorde Pan-Americano e ficou em primeiro lugar.
Frase do dia.
Quem vai ser o próximo?
Lobo não come lobo; não adianta excluir um ministro e deixar seus cupinchas, indicados ou colocados por ele, no mesmo lugar.
É tirar o lobo do meio das ovelhas e colocar outro.
Atitude de estadista
Se o Aldo Rebello honrar o passado e proceder uma auditoria geral (doa em que doer, corte na carne ) no Ministério, com punições justas , terá a chance de ser o primeiro Presidente comunista do Brasil. Além da lei de improbidade, existe todo um capítulo, do Artigo 312 ao artigo 337-A do Código Penal , que prevê punições para gente que pratica crimes contra a administração pública. O Brasil passa por uma crise de identidade ética e moral.
Caro Aldo Rebello, não deixem usar seu prestígio, sua história e sua honra para encobrir o malfeito. É prática cediça usarem pessoas respeitáveis para limpar "as merdas" que os corruptos deixam em seus rastros. Ministro, nade sobraceiro sobre esta podridão, monte uma comissão, austera, de sindicância e dê um exemplo de como se cuida das coisas alheias. Não seja mais um "Pizzaiolo" a serviço do crime.
Seja um estadista.
A ditadura das ONGs e entidades anti-Brasil

Com o incentivo e o patrocínio do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), ONGs estrangeiras, e entidades ligadas à Teologia da Libertação, ala comunista da Igreja Católica, o canteiro de obras de Belo Monte foi invadido por índios armados, estudantes, ribeirinhos, pescadores e pessoas outras estranhas ao meio que também bloquearam aTransamazônica impedindo o tráfego nas duas direções. Enquanto isso, no STF, o julgamento sobre a permissão ou não para a construção de Belo Monte foi mais uma vez adiado e não se tem idéia de quando retornará a plenário. No Brasil, para o desenvolvimento ser uma realidade é preciso se dar ouvido a todos aqueles que não tem compromisso com o País, depois é que as "otoridades" agem. Isso é traição pura e simples para com as gerações futuras.

ACORDA QUE O ELEFANTE BRANCO ESTÁ NO JARDIM

Por Carlos Chagas.
Ignora-se qualquer iniciativa da Abin ou do ministério de Assuntos Estratégicos. Muito menos do Gabinete de Segurança Institucional ou dos ministérios do Trabalho, da Integração Nacional e do Desenvolvimento. Todos parecem abanar as mãos e fazer ouvidos moucos, mais ou menos como o cidadão que placidamente lia um jornal na poltrona da sala e, olhando pela janela, viu um elefante branco. Ora, elefantes brancos não existem e ele continuou sua leitura. Só que o bicho destruiu os canteiros de flores do jardim, botou a tromba dentro de casa, quebrou os móveis e até derrubou uma parede. Naquela hora o indigitado cidadão percebeu que elefantes brancos existem e podem arrebentar com a vida dos desatentos.
Dos desatentos e do governo, porque normal não é essa onda de greves que assola o país. Alguma instituição precisa dedicar-se a examinar o elefante branco, perdão, o fenômeno que começa a transtornar a vida de todo mundo.
Só ontem paralisaram suas atividades os médicos do Sistema Único de Saúde, em 22 estados. Os enfermeiros dos hospitais públicos de Brasília estão em greve. Os policiais civis, também. Sem falar nos juízes federais em operação-tartaruga, prelúdio da imobilidade total. Basta acionar a memória para poucos dias atrás, quando bancários, funcionários dos Correios, bombeiros e policiais militares também pararam.
Cada um, em sua cidade, lembrará centenas de outros movimentos eclodidos recentemente. Isoladas, as partes circunscrevem-se às suas aflições, com a imensa maioria optando mesmo pela greve. Mas reunidas, formam um todo preocupante. O país pode parar, em especial quando categorias essenciais cruzam os braços. Pior ainda, em se tratando das chamadas carreiras de estado.
Ponha-se de lado a paranóia da existência de um complô comuno-marxista, até porque o comunismo não existe mais. Nem ao menos uma articulação do PT ou da CUT, ambos transformados de tigres em gatinhos. Afaste-se, por absurda, uma conspiração da direita ou uma investida dos Estados Unidos para continuar dominando as riquezas dos países emergentes.
Então... Então, sobra a teoria do elefante branco. As greves pipocam em função dos reclamos generalizados em toda a sociedade. Algo que o governo não percebe, ou não quer perceber, levando especialmente a classe média a apelar para os derradeiros recursos de que dispõe. Não é preciso um sociólogo para concluir que os dois governos de Fernando Henrique cuidaram do andar de cima, e que mais dois do Lula preocuparam-se em atender o porão, depois de elevar os metalúrgicos e demais operários especializados de patamar. Sem esquecer as elites. Ficou exprimida a classe média, da baixa até o limite da alta. Não adianta dizer que a população melhorou, que está viajando mais de avião e fazendo todo o tipo de sacrifícios para comprar carros novos, submetida a esse abominável massacre publicitário nas telinhas, nos jornais e nas revistas. A classe média encontra-se em agonia.
Precisa acordar o governo Dilma Rousseff, ainda mais quando salta aos olhos ser a classe média a que mais vigia, protesta e exige ações de combate à corrupção. As centenas de bilhões desviados em negócios escusos, superfaturamento, aditivos contratuais e a farra das ONGs são computados dia a dia pelos médicos submetidos a salários ridículos, pelos enfermeiros, os policiais, os bancários, os carteiros e quantos outros que já entraram e mais entrarão em greve?
COMO ERA VERDE O MEU VALE.
No espaço de apenas dois dias a presidente Dilma ensejou saudosas lembranças em dois de seus antecessores, daquelas que fazem despertar ao menos uma pontinha de inveja. Levou o Lula de Brasília a Manaus, segunda-feira, no ex-aerolula, agora aerodilma. E ontem recebeu Fernando Henrique para jantar no palácio da Alvorada, junto com líderes mundiais do grupo Elders.
Será humanamente impossível que os dois ex-presidentes não se tenham lembrado dos tempos em que um pontificava nos aposentos reservados da aeronave oficial e o outro percorria os salões da residência presidencial, da biblioteca ao cinema privativo. Fica a lição de que nada é permanente, a menos que as lembranças tenham despertado aquela força estranha do retorno. Só no Lula? Nem pensar. FHC também sonha.
DESGASTE INEXORÁVEL.
A cada dia que passa o ministro Orlando Silva repete a trajetória de Antônio Palolcci, Wagner Rossi, Pedro Novais e Alfredo Nascimento. Agarra-se, como eles, às deterioradas estruturas de seus ministérios, assistindo surgirem sempre novas denúncias de irregularidades. Melhor faria o ministro dos Esportes se percebesse os efeitos do desgaste e tomasse logo a decisão de exonerar-se. Porque exonerado será, mais dia menos dia. Não há agenda positiva capaz de desfazer o que foi feito, tanto faz se com maior ou menor participação de Orlando Silva.
SALVOS OS VELHINHOS.
Revela a Folha de S. Paulo estar a Fifa prestes a aceitar a meia entrada para os idosos, nos jogos da Copa do Mundo. Melhor assim, porque se trata do respeito a uma lei federal, impossível de ser atropelada. Falta examinar o reverso da medalha, a meia-entrada para estudantes, regulada por leis estaduais. Joseph Blatter e Jerôme Valcke precisariam negociar com os governadores dos estados onde se realizarão os jogos do certame. O importante nesse caso é não permitir que a Fifa dite as regras, mas negociando, menos mal.
Feliz travessia
Após a ponte do Rio Negro em Manaus, ao custo de R$1 bilhão, o Amazonas poderá ter a ponte do Solimões, que custaria mais que o dobro, pela “complexidade da obra”, para interligar o interior à BR-319
Oposição lamenta falta de CPI, mas cobra investigação da PF no Esporte
O último escândalo, dentre os que vêm pipocando há alguns meses no cenário político atingiu em cheio o agora ex-ministro do Esporte Orlando Silva, que após ser acusado de corrupção por um policial militar do Distrito Federal, perdeu seu cargo em questão de poucos dias. Em seu lugar, vai assumir Aldo Rebelo, deputado pelo PCdoB, mesmo partido de Silva, que já toma posse na próxima segunda (31). Em relação às acusações, deputados da oposição afirmam que as mesmas não vão cair no esquecimento. O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), disse que o ideal seria a instalação de uma CPI para investigar o caso, mas que tal manobra seria muito difícil de ser realizada, uma vez que o governo tem blindado qualquer iniciativa neste sentido. “Não podemos montar isso [uma CPI], somos poucos na oposição, mas o Supremo [Supremo Tribunal Federal] já autorizou, então o ex-ministro é uma pessoa investigada”. Bueno defendeu também, que a devolução do dinheiro envolvido no esquema de pagamento de propina é essencial. “O ideal seria pegar esse dinheiro de volta para os cofres públicos”, disse.  Para o líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), a necessidade de dar andamento às investigações é inquestionável. “Eu acho que o processo de investigação das irregularidades durante a gestão dele [Silva] tem de continuar, temos que  ver a extensão dos danos e buscar uma solução para isso”. Já o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) acredita que não há muito que ser feito na Câmara, mas o papel da polícia Federal e do Ministério Público será essencial na descoberta de novos dados. “Não vamos deixar barato, vamos cobrar investigação da PF e do Ministério Público”. Quanto ao PM João Dias, que delatou Orlando Silva, as opiniões foram divergentes, tanto Rubens Bueno, quanto Duarte Nogueira acreditam que ele também é culpado, já Avelino afirma que ele é uma peça importante da investigação e já prometeu apresentar os nomes de mais pessoas de dentro do Ministério envolvidas no caso, fornecidos pelo militar. “Vamos cobrar investigações sobre outros, vamos investigar outras pessoas a partir da próxima semana e divulgar seus nomes”, encerrou.
TCU investiga relações da Viva Rio com o Esporte
A ONG Viva Rio é citada no Tribunal de Contas da União em pelo menos 14 processos sobre a aplicação de recursos federais. Em um dos casos mais significativos, a ONG - queridinha dos adeptos de discursos politicamente corretos - obteve verbas públicas para assistir a 50.248 crianças, em um programa do Ministério do Esporte, mas auditores do TCU só encontraram 34 mil cadastradas.
Lupa olímpica
O processo 7.261/1997-7 cita irregularidades encontradas em convênio da Viva Rio nos projetos Rio Olímpico e com o Comitê Paraolímpico.

LUIZ MENDES, A PALAVRA FÁCIL

Luiz Pineda Mendes, gaúcho de Palmeira das Missões, nascido em 9 de junho de 1924, morreu hoje, quinta-feira  27 de outubro de 2011. O comentarista da palavra fácil se destacou na crônica esportiva do Rio de Janeiro desde o final dos anos 40 quando passou a atuar nas principais emissoras de rádio e televisão. Primeiro, como narrador. Depois, como comentarista
Analista do futebol com equilíbrio e inteligência, tornou-se desde cedo um dos nomes marcantes do rádio, passando depois a brilhar na televisão. Com estilo próprio, realçado pela clareza da voz e pelo uso correto do idioma, que sempre fez muita questão de preservar, fez parte da primeira linha de profissionais de alto gabarito da história da comunicação esportiva.
Luiz Mendes, entre tantas e tantas virtudes, tinha a do caráter retilíneo. Bom companheiro, sempre fez questão de abrir as portas para os mais jovens, como sucedeu comigo e com Oswald de Souza, pioneiro dos matemáticos do futebol, criado por ele, quando nos levou para participar do Jornal do Futebol, primeiro programa que fizemos na TV Rio, no Posto 6 em Copacabana.
Trabalhamos juntos nas principais emissoras de rádio e fizemos, lado a lado, a cobertura de oito Copas do Mundo. A opinião de Luiz Mendes, respeitada pelos conhecimentos e pelo equlíbrio com que sabia usar as palavras, valorizava sobremaneira os programas. Foram tantos os que fizemos em tantos estúdios, dentro e fora do país, com o reconhecimento do grande público.
A morte de Luiz Mendes neste dia lindo de sol na cidade em que viveu mais de setenta anos nos causa profunda tristeza e pesar, mas nos deixa o exemplo de um profissional que pautou a carreira pelo brilho e pela decência. Tive a honra, mais do que ser seu colega de profissão, seu amigo, frequentador da sua casa na Ayres Saldanha, em Copacabana.
Luiz Mendes foi também um exemplo na vida pessoal. Formou com Dayse Lúcidi, outra colega e amiga muito querida, um dos casais  perfeitos e bonitos entre os artistas. Ele, botafoguense; ela, tricolor. A vida os separa hoje em corpo, mas continuarão juntos em espírito para sempre. Amavam-se e amavam a vida com a intensidade que sempre souberam viver.
Hildo Nejar, representante da Confederação Sul-Americana de Futebol no Brasil, revelou ontem à noite, em São Januário, após os 8 a 3 do Vasco no Aurora, que o campeão da Copa Sul-Americana ganhará dois milhões de dólares. Ele disse também que o Santos, só por participar do Mundial de clubes, em dezembro, no Japão, ganhará cinco milhões de dólares.
Ganso, meio-campo do Santos, está voltando aos treinos com bola, após se recuperar do estiramento muscular que sofreu em setembro no início do amistoso Brasil x Gana, em Londres. A previsão do retorno dele ao time é no jogo da 33ª rodada, no outro final de semana, com o Vasco, na Vila Belmiro. O jogador reitera a vontade de jogar na Europa em 2012.
Kleiton Lima, técnico da seleção brasileira feminina de futebol, mesmo com suspeita de fratura da costela, devido ao acidente de carro, após freada brusca, dirige hoje a seleção na decisão da medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos com o Canadá.
Roberto Dinamite recebeu ex-companheiros de time para assistir de seu camarote o jogo de ontem à noite em São Januário: o goleiro Acácio, o meio-campo Geovani, o ponta-esquerda Silvinho e o lateral Gilberto. Todos felizes com a goleada de 8 a 3.
Juan, lateral-esquerdo do São Paulo, pediu ao árbitro colombiano Oscar Ruiz, que apitou o jogo de ontem à noite em Assunção, para fazer constar da súmula que foi chamado de macaco por torcedores do Libertad (Paraguai).
Walter Montillo, meio-campo argentino do Cruzeiro, emocionou-se com a faixa que os jogadores da Universidad (Chile) exibiram ontem à noite de apoio a seu filho Santino, operado do intestino. Ele jogou no time chileno e deixou muitos amigos.
Maurren Maggi, tricampeã pan-americana, com os 6m94, ontem, em Guadalajara, na final do salto em distância. Terminou o ano com a melhor marca e disse que disputará o próximo Pan no Canadá e os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio.
Lucimara Silvestre, depois de cumprir suspensão de dois anos por doping, ganhou ontem a medalha de ouro do heptatlo dos Jogos Pan-Americanos. Feliz, disse que a comemoração será a dois com o namorado, que é mexicano.
Marcelo Barros, tricolor, está apresentando novo conceito em transmissão esportiva na Rádio Furacão 2000 FM 107. Ele faz uma narração alegre e descontraída, saindo da mesmice em que o futebol no rádio se encontra estagnado há vários anos, com repetições que se tornaram insuportáveis.
**democracia patrocinada pela OTAN: organizações de direitos humanos apuram suspeita de que Kadafi teria sido violentado sexualmente, como parte das torturas que sofreu antes de ser assassinado
** Senado do Uruguai anula lei de prescrição dos crimes da ditadura
** Argentina condena 12 militares à prisão perpétua por tortura durante o regime militar (leia nesta pág o relato do correspondente em Buenos Aires)
** sentença foi transmitida ao vivo em cadeia de televisão; um telão foi instalado na rua em frente ao tribunal
** crianças e adolescentes puderam assistir às discussões sobre direitos humanos
** no Brasil, Comissão da Verdade vai a sanção presidencial (leia nesta pág)
** cúpula do euro traz alívio aos mercados ao sinalizar decisões políticas que carecem ainda de uma rota executiva
** acordo define calote administrado de 50% da dívida da Grécia, aumento de reservas dos bancos e fundo de estabilização superior a 1 trilhão. A ver
 ** União Européia publica editais de financiamento para projetos de ONGs no Brasil: https://webgate.ec.europa.eu/europeaid/online-services/index.cfm?

CARTÃO VERMELHO

IVO VIU A UVA!

Por Leandro Nascimento, do Prosa & Politica.
A frase do título é conhecida por muitos nos livros de alfabetização, quando a criança entra na escola ela começa a estudar as primeiras letras do alfabeto brasileiro, logo a mesma começa a fazer as ligações de letras a palavras ao fim às frases.
Mas o que nos chama a atenção é o seguinte caso, ou acaso se assim podemos dizer, como pode uma criança citar a seguinte frase: “Ivo viu a uva”, se a mesma não sabe nem sequer o que é uma uva, um bicho de outro planeta? Sim de fato uma criança no interior não tem acesso a esse tipo de alimentação, por que uva só é para ricos?
Andam rondando o Brasil certos seres que querem entender nossa linhagem de trabalho, em reunião com as autoridades do país começaram perguntando, por que usar certos amalgama com as crianças que estão na alfabetização.
Quantos Ivo’s sonham em poder comer uma UVA no Brasil, todos os governantes dizem em uma sociedade justa, uma sociedade unidade, bem para todos, mas todos estão interessados em seus problemas pessoais, ninguém quer saber quantas uvas o IVO comeu.
Fico tentando entender essas coisas, meu avô disse que vou morrer sem entender, são milhares de crianças morrendo de fome, sim fome de comida, fome de saber, de intelectualidade, cada dia que se passa parece que estamos menos preocupados com nosso futuro e se preocupando cada dia mais com o capitalismo desenfreado, em suprir nossa fome, nossas vontades próprias, enquanto milhões morrem de fome esperando uma oportunidade, foi nisso que os seres extraterrestres tentaram entender, mas saíram daqui mais confusos do que quando chegaram.
São milhões de reais em Cuecas, em festinhas particulares, milhões de reais em investimentos supérfluos e quando de fato o interesse é para população muitos vetos e desafetos para tentar inibir o cidadão de ter algo, ou, eles querem pregar sempre que os pobres serão sempre pobres quando colocam nos livros tais ensinamentos, é pretensão, ou vontade de ensinar as crianças que a utopia nunca será real. Que diante desses fatos ela nunca será real mesmo.
Enquanto na alfabetização o IVO vê a Uva e não pode comer, já no ensino médio, os alunos se interessam menos pelo o ato de aprender, estão se tornando viciados e ligados em tecnologias, mas não querem saber mais das histórias, da leitura, da escrita.
Um aluno entra na universidade sabendo cada dia menos, todos estão pensando em ter um diploma, não em ter um aprendizado, aprender é o de menos hoje na visão dos jovens. Criamos jovens alienados que serão sempre dependentes do sistema, pois para o governo Jovem pensante poderá tomar o seu lugar, ou, lhe dar muito trabalho como uma oposição.
O que será desse país, que a cada dia que se passa está regredindo.
É sinceramente vou ter que ir ao supermercado buscar a UVA para o meu filho, por que só de utopia o mundo não sobrevive, e pelo visto está caminhando para a extinção da raça humana. Acho que vou me congelar, para não ficar extinto.

A MEMÓRIA É UM PEDAÇO DO FUTURO

Quando terminou o julgamento dos militares argentinos, condenados à prisão  perpétua por  crimes de lesa humanidade cometidos  durante a ditadura, a sala do tribunal lotada de amigos e parentes das vítimas ergueu-se de punhos cerrados e cantou o hino da resistência, que é também um hino à memória. Uma homeagem aos que tombaram ontem para que pudesse haver  justiça e liberdade hoje: "30 mil compañeros detenidos, desaparecidos, presentes. Ahora y siempre!"
(Carta Maior; 5ª feira, 27/10/ 2011)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dilma escolhe entre os deputados Aldo e Luciana para substituir Orlando Silva
A presidenta Dilma Rousseff escolhe entre os deputados Aldo Rebelo (SP) e Luciana Santos (PE) o integrante da bancada do PCdoB que vai substituir Orlando Silva no cargo de ministro do Esporte. As duas opções foram antecipadas na coluna Claudio Humberto. O presidente nacional da legenda, Renato Rabelo, no entanto, deixou a presidenta à vontade para escolher qualquer outro representante do PCdoB para ocupar o cargo, durante conversa na manhã desta quarta-feira com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O governo reconhece que não há provas contra Orlando Silva, mas decidiu se livrar dele para estancar a crise política provocada pelas denúncias de corrupção no Ministério do Esporte.

Enem: PF vai apurar vazamento.

Foto
O Ministério da Educação (MEC) solicitou a Polícia Federal (PF) que investigue o suposto vazamento das questões da prova do Enem. O órgão cogita a possibilidade de cancelar o teste que foi aplicado em uma escola particular de Fortaleza (CE), onde 639 alunos fizeram a prova. O problema surgiu após um aluno do Colégio Christus publicar em uma rede social fotos de apostilas com questões praticamente iguais às do exame que foi aplicado no último final de semana. Este ano, cerca de 4 milhões de candidatos fizeram o Enem em 14 mil locais de provas de 1,6 mil cidades. Caso a prova dos alunos do colégio Christus seja cancelada, eles terão de refazer o exame no fim de novembro, quando a prova será aplicada à população carcerária. Informações da Agência Brasil.
Dilma sanciona o Pronatec.
A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quarta (26) a lei que institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa promete aumentar a oferta de cursos profissionalizantes e bolsas para estudantes e trabalhadores. Entre os presentes estavam os ministros Carlos Lupi (Trabalho), Fernando Haddad (Educação), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), entre outros. O programa deve apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica. Terão prioridade no acesso ao Pronatec estudantes do ensino médio da rede pública, beneficiários do programa Bolsa-Família, agricultores, povos indígenas e trabalhadores em geral.
Acusado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, o presidente Ricardo Teixeira, da Confederação Brasileira de Futebol, há mais de vinte anos no cargo, conseguiu adiar para os primeiros dias de novembro o depoimento que terá que prestar na Polícia Federal. O adiamento foi obtido por seu advogado.
Andrew Jennings, repórter da prestigiosa BBC de Londres, disse ontem, em Brasília, ao depor no Senado, que Ricardo Teixeira recebeu propina de 10 milhões de dólares – em torno de R$ 17 milhões – e que a Justiça suíça tem confissões dele e do ex-sogro João Havelange, presidente da Fifa durante 24 anos, de terem recebido a propina.
O jornalista garantiu também que o suíço Joseph Blatter, sucessor de João Havelange na presidência da Fifa, assinou um documento admitindo saber do assunto. Mesmo negando a acusação e dizendo que já esclareceu tudo há bastante tempo, Ricardo Teixeira terá que comparecer à Polícia Federal para depor.
A saída do ministro Orlando Silva, que não suportou a pressão pelas denúncias de corrupção e desvio de verba pública no Ministério do Esporte e foi demitido ontem, pode melhorar o clima da organização da Copa do Mundo de 2014. Os observações políticos consideram, no entanto, que a saída de Ricardo Teixeira da presidência do Comitê Organizador da Copa, traria ainda mais benefícios.
Ricardo Teixeira, que não queria Pelé em primeiro plano, é visto com indiferença pela presidenta Dilma Rousseff, que fez questão de ter o eterno Rei do futebol a seu lado, na primeira fila, na Marina da Glória, no Rio, no sábado em que foi feito o lançamento oficial da Copa de 2014 no Brasil. A presidenta citou Pelé três vezes em seu discurso.

LIMPEZA NO GOVERNO

Seis ministros caem em apenas quatro meses.
Num período de apenas quatro meses, o governo Dilma Rousseff já contabilizou a queda de seis ministros - cinco deles por suspeitas de corrupção. O primeiro foi o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que pediu demissão dia 7 de junho. Depois caíram Alfredo Nascimento (Transportes), Nelson Jobim (Defesa), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novais (Turismo) e agora Orlando Silva (Esporte). Destes, só Jobim foi forçado a sair por incompatibilidade ideologica e programática com o governo. Os outros foram ou tiveram suas pastas alvo de denúncias de improbidade e desvio de verbas públicas. Dilma ainda teve que trocar o ministro das Relações Institucionais. Tirou de lá Luiz Sérgio e o mandou para a Pesca, de onde puxou Ideli para o cargo no Planalto.

2014: Minas e Energia cria grupos para analisar projetos de eletricidade

2014: Minas e Energia cria grupos para analisar projetos de eletricidade.
O Ministério de Minas e Energia criou grupos chamados Forças-Tarefas para coordenar os trabalhos relacionados ao setor energético na Copa do Mundo de 2014. Segundo a Organizadora Nacional do Sistema, o trabalho das FTs começou em dezembro de 2010 e em julho de 2011, um relatório foi entregue ao Grupo de Trabalho Copa 2014 do MME, com várias medidas e iniciativas que podem ser adotadas para garantir o fornecimento de energia elétrica durante o Mundial. São oito FTs, sendo elas divididas em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador; Recife; Natal e Fortaleza, Brasília e Cuiabá, Manaus, Curitiba e Belo Horizonte. “Foi uma experiência muito significativa, pautada pela integração de todos os envolvidos e pela coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME). Em parte, o sucesso desse trabalho conjunto pode ser atribuído a dois fatores. Primeiramente, o fato de o setor elétrico já seguir todo um planejamento. A própria Fifa tem dado depoimentos ressaltando o bom andamento do trabalho no setor elétrico. Em segundo lugar, o propósito comum e a boa integração entre as FTs, que seguiram uma agenda única e um calendário sincronizado”, afirmou o diretor de Administração dos Serviços de Transmissão do ONS, Roberto Gomes. De acordo com o Ministério, além das instalações já previstas no s projetos apresentados pelas cidades-sede, as Forças-Tarefa apresentaram uma lista com adicionais a serem providenciados antes do início do evento, dentre eles a antecipação de uma nova subestação, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e  a adoção de bancos de transformadores das subestações de Grajaú e Jacarepaguá de unidades reserva adicionais às existentes, a Implantação da linha de transmissão Itabirito, em Belo Horizonte, a Implantação do quarto transformador 345/88 kV da subestação Bandeirante, em São Paulo e a repotenciação das linhas de transmissão 230 kV, em Curitiba

OS PARTIDOS NA CRISE QUE ATINGE O PC DO B

Por Carlos Chagas.
Debaixo das cinzas tem brasa. Até fogo. Fala-se da situação do ministro dos Esportes, Orlando Silva. Na última sexta-feira ele recebeu da presidente Dilma uma espécie de licença provisória para seu estabelecimento  continuar funcionando, como deixou claro o ministro Gilberto Carvalho. Jamais um certificado permanente, muito menos  uma carta de alforria. Como as denúncias continuam, menos envolvendo o ministro, mais a lambança praticada  no ministério através de ONGs fajutas ligadas ao PC do B, a conclusão surge desfavorável para Orlando Silva. Por quanto tempo suportará a pressão do Congresso, da mídia e do próprio governo?
Nessa novela de trapalhadas, todos os grandes partidos, menos um, posicionam-se contra a permanência do ministro: o PT, de olho na importância dada aos Esportes, pelas vultosas verbas agora descobertas em suas estruturas e pela Copa do Mundo de 2014; o PSDB, pela obrigação de fazer oposição; o DEM, vendo no episódio forma de   recuperar-se, como tem deixado claro o líder ACM Neto; até o PDT, sequioso de ver queimada a casa do vizinho,  imaginando salvar a sua.
Mas o PMDB, por  que se mantém em respeitoso silêncio? Solidariedade do vice Michel Temer para com a hesitação da presidente?  Malandragem para aspirar a um novo ministério?  Demonstração de desconforto  diante de Dilma, por conta da falta de nomeações para o segundo  escalão?
Na realidade, os partidos assistem a fritura de um ministro isolado como se assistissem ao ensaio de um ato isolado da peça que em poucos meses vai estrear: a reforma ministerial. Cada  legenda tem suas ONGs e suas empreiteiras atuando mais ou menos como o PC do B tinha as suas. A  hora é de reforçarem as defesas, porque a tempestade vem aí.
NHAMBÚS E JACUS.
Diz-se em Minas que em briga de nhambú, jacu não entra.  Fica de lado, no outro galho, assistindo as bicadas entre os primos. Vale a imagem para a equipe econômica brasileira diante  da  crise que parece longe de terminar na Europa. A Grécia pega fogo, Portugal também. Na França, Espanha e Itália movimenta-se especialmente a classe média,  para impedir a adoção da receita do FMI e da União Européia,  de aumento de impostos, reduções salariais, demissões em massa e cortes nos investimentos sociais.  Protesta-se, naqueles países, contra a blindagem estabelecida por seus líderes em torno dos  lucros da especulação financeira. Aliás, nos Estados Unidos também, através da ocupação de Wall Street. Por enquanto, escapamos dos efeitos da confusão vivida pelas economias daqueles países. A presidente Dilma deu sucessivos sinais de que não adotaremos as soluções da ortodoxia das elites. Até quando?
TIRO PELA CULATRA?
Invadiram o Iraque, depuseram e mataram Saddam Hussein e agora vão embora,  em choque com o novo governo títere que, em Bagdá, pretende cada vez mais enquadrar-se na lei islâmica. No Egito, incentivaram a queda desonrosa  de Hosny Mubarack e assistem a população inclinar-se pelo estabelecimento de um estado teocrático, mais próximo do Irã e afastado de Israel. Agora, é o governo provisório da Líbia que anuncia a prevalência da lei islâmica na organização do novo estado, depois de uma guerra civil financiada e dirigida pelo Ocidente, coadjuvante no assassinato de Muhamar Kadaffi.    Quer dizer: livraram-se de ditadores com os quais, mesmo a contragosto,  mantinham relações comerciais e econômicas. Poderão encontrar surpresas.
MAIS UM GALO NO TERREIRO.
Engana-se quem supõem o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disposto a esperar  a reeleição de Dilma Rousseff  ou a nova eleição do Lula.  Ele faz parte do rol dos novos políticos  dispostos a suplantar os avôs. Neto de Miguel Arraes, que tinha tudo para ser presidente da República e não foi, Eduardo Campos está próximo de Aécio Neves, neto do presidente Tancredo Neves, que não pode assumir. Uma disputa entre os dois seria fascinante, mas há quem suponha uma conjunção explosiva para o PT: porque não Aécio para presidente e Campos para vice?  Pernambuco, é claro,  pensa na equação ao contrário. Afinal, PSDB e PSB devem ter mais identidades do que a vã filosofia pode supor.
O que falta é vergonha na cara de cada um.
O problema dos nossos parlamentares não é á falta de alfabetização, isso é dever de cada cidadão se informarem, procurar saber como anda a situação de sua rua, de sua cidade, seu estado, seu país, o mundo! O que falta nos nobres homens públicos é falta de um bom cárater, respeito pelo próximo.
Afinal o congresso estar cheio de doutores, pois vários dos nossos políticos são formados e muitos tem PHD.
Nisto ou naquilo!
A corrupção tem à execução no executivo e não no legislativo.
É os senhores doutores e funcionários concursados que executam o crime e não só os parlamentares, para cada parlamentar corrupto há um funcionário corrompido.
Planalto entregou bancos ao PT, PMDB e PTB.
O mapa do apadrinhamento de cargos públicos, feito pelo Palácio do Planalto, ao qual esta coluna teve acesso, revela o poder do PT paulista, do PMDB e até do PTB no controle dos negócios da Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. No BB, por exemplo, ainda estão reservadas ao PT as diretorias de Reestruturação de Ativos Operacionais e o de Seguros, Previdência e Capitalização.
** polícia dos EUA usa helicóptero e reprime com violencia acampamento de indignados em Atlanta; mais de 50 prisões (http://occupyatlanta.org/) ** bancos na alça de mira: cúpula do euro  quer proibir  distribuição de lucros a diretores e acionistas de instituições que não fizerem reservas para enfrentar calotes e 'descontos' de dívidas soberanas  -- o da Grécia, por exemplo, pode chegar a 60% do total (leia 'Banqueiros querem parar o trem da história')
**  Itália é o novo caroço na garganta da crise
**  300 bilhões de euros da dívida italiana vencem em 2012
** credores ariscos exigem arrocho  fiscal como garantia para renovar o 'papagaio' a Berlusconi.
'A IDÉIA É QUE HAJA APENAS UMA VERSÃO DOS FATOS' - "A reeleição da presidente Cristina Kirchner, com 53,9% dos votos em primeiro turno, foi tão acachapante que a coloca, em termos de poder, em situação similar à de Hugo Chávez em 2005, quando a oposição venezuelana boicotou as eleições e os chavistas ganharam tudo (...) A força política que a presidente ganhou agora, inclusive aumentando as bancadas no Congresso, lhe garante os instrumentos para aprofundar o modelo kirchnerista, caracterizado por autoritarismo, concentração do poder, protecionismo comercial (péssimo para o Brasil), intervenção na economia e ataque sem trégua à imprensa profissional e independente. A ideia é que haja apenas a versão oficial dos fatos" (editorial do jornal 'O Globo', de 26-10, 'explica' a eleição argentina sem destinar uma linha sequer à queda nas taxas de pobreza do país, que recuaram de 60% da população,em 2003, para 10% atualmente. O Globo acusa a Casa Rosada de agir para que 'haja apenas a versão oficial dos fatos". O irônico é que se houvesse apenas a versão do jornal seria impossível entender como foi que Cristina Kirchner obteve 54% dos votos no pleito de domingo. A incompatibilidade  entre a narrativa conservadora e os fatos atingiu tal proporção que seu ponto de vista só não ofende a lógica se suprimir aspectos relevantes da realidade -- esbulho que não se limita ao caso da cobertura eleitoral argentina).  
(Carta Maior; 4ª feira, 26/10/ 2011)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O PiG foge dos debates sobre regulação da mídia porque sabe que é voz vencida e a regulação é inexorável, até porque é exigência constitucional. Por isso tentam de toda a forma adiá-lo e assim vão ganhando sobrevida. A coisa já passou de todas os limites possíveis e imagináveis. Com uma ponte dessas sendo inaugurada em Manaus, o PiG faz uma matéria enorme para falar que está faltando cão-guia no Brasil!!
Isso é fim da Picada!! São Paulo só com o nariz para fora do mar de lama e eles não falam literalmente NADA!! LEY DE MEDIOS, já!! SOCORRO, Christina!!
O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBO é um braZil para TOLOS”
Eis a questão…
…quando a bendita virá lei ou não!!!
Como sabermos, sendo tão singelos e ingênuos cidadãos, munidos com um poder pífio da nossa “liberdade de expressão”, garantido pela constituição e sufocado pelo acachapante poder da “liberdade de imprenssa” regido pelo PIG e seu LOB asceclas?
Resta apenas saber, em que momento seremos finalmente agraciados com tal vital benefício?!
Viva a bendita Ley de médios!
Redação Conversa Afiada
PiG não é PiG porque denuncie a corrupção. Por que o PiG é PiG
O sistema político brasileiro por definição é corrupto.
Não mais que o americano, o italiano, o russo ou o mexicano, por exemplo.
Mas, corrupto é.
Nos acima citados sistemas, a Caixa Dois, a sobra de campanha e a sujeição aos interesses dos financiadores são goiabada com queijo.
Uma das formas centrais do sistema político corrupto – como nos acima mencionados – é o acesso à televisão.
Tempo de tevê vale ouro – e voto.
E a manipulação do acesso à tevê é uma das causas do descrédito dos partidos e dos homens públicos nessas grandes democracias.
O noticiário político só faz equiparar a atividade público a reality show de ex-prostitutas.
Outra causa é a notória impunidade.
O sistema judicial torna-se cúmplice e parte de um sistema que se nutre de corrupção.
O financiamento público e uma Ley de Medios podem atenuar a penetração da corrupção no sistema político.
No Brasil, à parte a geneneralizada impunidade – que se acentuará com o fechamento do Conselho Nacional de Justiça pelo Supremo -, há um fenômeno que não se repete em nenhuma das citadas democracias.
É a concentração do PiG (*).
Três famílias – Marinho, Frias e Mesquita (by proxy) – , dominam a tevê, o rádio, o jornal, as revistas, as agências de notícias e portais na internet.
(A família Civita, expulsa da Argentina, no Brasil explora outro ramo de negócio, que não o jornalismo.)
Três famílias – duas em São Paulo e outra no Rio, a Globo, que, porém, trabalha para o IBOPE de São Paulo – dominam o conteúdo da informação e a agenda de debates de um país de 200 milhões de almas, com uma maravilhosa e suprimida diversidade cultural.
O papel central do PiG é derrubar os Governos trabalhistas, onde, apesar de todo o bom-pracismo dos governantes, os negócios empresariais do PiG enfrentam mais obstáculos.
Quando os Neolibelês (**) estiveram no Governo, o PiG sentava-se à mesa do banquete.
O PiG não é golpista porque denuncie a corrupção.
O PiG é golpista porque SÓ denuncia a corrupção dos trabalhistas.
Para o PiG, a massa cheirosa não rouba.
Nem roubou.
O PiG tem parte, tem lado, obedece a uma linha política, como o Ministro Gilmar Dantas (***): está sempre do lado de lá.
As denúncias de corrupção são apenas uma das faces do golpismo.
Outra é a fixação da agenda.
O PiG e o Congresso acabam por discutir só o que o PiG quiser.
O PiG determina a hierarquia: a ponte de 3,5 km sobre o rio Negro não tem menor importância.
Só teria se ficasse comprovado o esmagamento de um bagre na hora de fincar uma estaca.
Aí, sim, seria um Deus nos acuda.
Vamos sublimar, amigo navegante, a criminosa discriminação que o PiG pratica contra os atos dos governos trabalhistas.
Vamos por à parte o excepcional Governo do Nunca Dantes, aprovado por 80% da população.
Ou do Governo de sua sucessora, que segue a mesma trilha.
Vamos à Argentina.
Agora, com a acachapante vitória da Cristina, só agora se sabe que o maior eleitor foi a bonança econômica.
A Argentina bomba !
E aqui se tinha a impressão de que a Argentina era uma pocilga encravada na caverna do Ali Babá.
As atividades do PiG são, pela ordem, deturpar, omitir, mentir.
As denúncias de corrupção do PiG são bem-vidas, porém.
E devem servir de elemento para coibir o malfeito.
O problema é que no PiG se esvaecem como nuvens as denúncias de corrupção do outro lado: as ambulâncias superfaturadas; o Ricardo Sergio, o Preciado, o Paulo Preto, o Daniel Dantas, o Robanel dos Tunganos; a concorrência do metrô de São Paulo; o mensalão de Minas; a empresa de arapongagem do Cerra paga pelo contribuinte paulista; os anões do Orçamento da Assembléia tucana de Sao Paulo.
Tudo isso se lava com água e sabão e vai embora pelo ralo.
E a corrupção da empresa privada ?
Os subornadores, os financiadores dos políticos ?
Quem compra os políticos ?
A Madre Superiora ?
Quem ganha todas as concorrências e não perde uma na Justiça ?
Quem são e o que fazem os que a Evita Peron chamava de “oligarcas de mierda ?”
Por que no Brasil não tem empresário ladrão ?
Nem rico na cadeia ?
É por isso que o PiG é golpista.
Porque é cúmplice, beneficiário e arauto dessa máfia do poder, como diz o Mino.
As denúncias de corrupção são a face branda quase pueril do PiG.
Vamos pegar o PiG pelo gancho: vamos fazer uma Ley de Medios.
Paulo Henrique Amorim