sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Desigualdades brasileiras

Como nossa sociedade pode aceitar calada que tratamentos diferenciados sejam dados a cidadãos que não cumprem a lei. Mais sectarismo sendo implantado, quando nossa carta maior diz que todos somos iguais. A primeira grande injustiça está no tratamento diferenciado dado ao cidadão que concluiu nível superior. No meu entender, deste deveria ser cobrado mais, pois possui cultura e outras valores que a maioria não tem. Existem ainda nossas autoridades acima da "LEI". Por fim, agora querem tratamento diferenciado para corruptos. Um presídio específico. Será um SPA!
Presídio para corruptos
O problema da construção do presídio para corruptos está na definição do tamanho.
A referência estimada determina altos custos e ainda assim não seria possível abrigar todos de uma vez, disse-me um vizinho especialista em construçao de presídio, acrescentando, só na Copa, nas obras do PAC e na reforma dos aeroportos, supõe que uma nova leva de responsáveis por "malfeitos" seria descoberta.
Talvez um Maracanã pudesse abrigar a primeira turma.
AGU em ação
A justiça brasileira anda a passos de tartaruga. Essa morosidade e a possibilidade de interposição de recursos - de toda natureza - inviabiliza qualquer trabalho desse órgão sério chamado Advocacia Geral da União. Isso tem nome: chama-se Impunidade programada.
Programada porque os contraventores já sabem que o tempo só lhes representará junto à Justiça. Quer dizer: além de não devolverem o que foi subtraído do povo, ficarão impunes e com liberdade para disputar novos cargos públicos.
Para esse tipo de crimes deveriam existir Leis com os rigores das que cuidam dos crimes ediondos.
Cadeia em regime fechado.

EFEITO DEVASTADOR . . .

Cada vez que um escândalo ou um episódio de corrupção dos políticos aparecem na mídia, o efeito cascata na população é devastador... Isto acontece pelo fato de que quem tem que dar exemplo não o faz, e a consequência disso é o desalento, o desânimo, de que ser honesto e sério neste país é para "trouxas e tolos", pois a lei de levar vantagem em tudo, ou tirar uma casquinha está tão arraigado no nosso povo que talvez com umas 5 gerações adiante de políticos sérios, consigamos corrigir este desvio ético.
Nosso povo precisa de exemplos, de boa conduta, trabalho sério e árduo, de vencer pela talento e competência e não sendo o esperto o malandro...
Mas está dificil encontrar nos dias de hoje homens públicos com este perfil.
Ainda mais, quando leio que o TCU, MP, CGU e outros orgãos de "fiscalização" irá investigar os figurões que estão no poder, fico morrendo de rir, e os próprios mais ainda.
Brasil, pais de tolos...

PRIVADA TUCANA

Livro do Amaury já causa pesadelos
O timeco do PSDB já tenta, inutilmente, desapreciar, desqualificar, o livro-bomba do Amaury, "Privada Tucana".
O vaso sanitário vai ficar entupido.
Voará merda por todos os lados, agora os feiticeiros tucanos querem passar para o leitor e para os eleitores que o livro é encomendado. Sim, verdade, por uma excelente e respeitada editora. Estranham o momento do lançamento, é problema dos editores e do autor.
Não é nosso. Apenas temos que ler a obra e tirar nossas conclusões. Porque os tucanos não podem ser avaliados pelos que fizeram ou deixaram de fazer? O autor é calejado profissional, não é bobo nem leviano, como são muitos tucanos empombados por fora e vazios por dentro.
A tucanada está apavorada. Bobagem tirar ilações apressadas, se fazer de vítimas, tentando passar para os desavisados que o livro é irresponsável.
Veremos.
Quem não deve dorme sossegado.

PIMENTEL ENTREGOU O CARGO, DILMA NÃO ACEITOU

Por Carlos Chagas
À margem da versão oficial de que só trataram de assuntos ligados ao desenvolvimento, à indústria e ao comércio exterior, como terá sido, na realidade, o despacho de ontem entre a presidente Dilma e o ministro Fernando Pimentel?
Há quem imagine que o ministro, mesmo negando qualquer malfeito em seu anterior papel de consultor de empresas, e em função de sua longa amizade com a presidente, teria colocado o cargo à disposição. Claro que Dilma não aceitou, nem quer ouvir falar da hipótese de dispensar mais um auxiliar, especialmente esse ao qual está ligada por fortes laços de companheirismo. Militaram juntos na resistência ao regime militar, sendo Pimentel um dos poucos auxiliares escolhidos por Dilma sem interferência do Lula ou do PT.
Se verdadeira a versão, tratou-se de uma demonstração de caráter por parte do ministro. E de uma espécie de “basta” da presidente diante da cascata de demissões que vem marcando seu governo. Tudo no condicional, é óbvio, porque se fatos novos surgirem deixando pior ainda a já combalida P-21 Consultoria, a conversa terá de ser outra.
Parece injusta a comparação de situações entre o ex-ministro Antônio Palocci e Fernando Pimentel. Afinal, como chefe da Casa Civil, Palocci negou-se a dar os nomes de seus clientes, preferindo exonerar-se. Devem ter sido clientes explosivos, daqueles que manipulam milhões às custas dos cofres públicos. Com Pimentel, ao menos até agora, tem sido diferente: ele forneceu o que chamou de lista completa de seus fregueses.
Em suma, o palácio do Planalto quer ver encerrado o episódio das denúncias contra o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Se vai conseguir, convém aguardar.
SOBRE A ÉTICA.
Mil correntes filosóficas tentaram explicar a ética, desde os pré-socráticos, passando por Aristóteles, Bacon e Maquiavel até Kant, Nietsche e Marx. Discute-se até hoje se a ética existe separada do indivíduo, ou se este nasce com o senso ético ou o adquire pela experiência.
O problema é que de uns tempos para cá, no Brasil, ética passou a produto em falta nas prateleiras dos governos. Cada vez com mais intensidade, em especial a partir da Nova República, ministros confundem o público com o privado. Julgam-se no direito de traficar influência, depois que deixam de ser ministros, ou até durante suas gestões. Centenas de malfeitos escaparam da vigilância da imprensa, ainda que ultimamente se torne mais difícil escondê-los.
Ministros fizeram suas festas particulares de enriquecimento com as privatizações, assim como ministros foram flagrados recebendo propina, favorecendo empresas de correligionários, celebrando contratos fajutos, prestando consultorias duvidosas e sucedâneos. Para eles, a ética não existe como forma de utilização da liberdade individual para chegar a um objetivo último, seja sentir-se bem consigo mesmo, fazer o mundo funcionar melhor, ganhar o Reino dos Céus ou obrigar o vizinho do lado a também ser ético.
DESVIARAM O DESVIO.
Deputados visitaram recentemente as obras, ou o que seriam as obras, de desvio das águas do rio São Francisco. Voltaram estarrecidos. Na maioria das frentes de trabalho não se trabalha. Máquinas enferrujam nos canteiros, os tais milhares de empregos foram para o espaço e o Velho Chico continua caindo no mar sem sequer respingar nos estados onde deveria correr. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, pouco pode fazer. O projeto deixou de ser prioritário, na prática. Virou uma espécie de trem-bala, ou será o trem-bala que está virando o desvio do São Francisco?
NOVA MOEDA DE TROCA.
Os últimos embaixadores do Brasil escolhidos fora da carreira diplomática foram Itamar Franco, em Roma, e Paes de Andrade, em Lisboa, no primeiro mandato do presidente Lula. Depois, o governo cedeu à pressão do Itamaraty e veio a decisão de que nossos embaixadores teriam obrigatoriamente de pertencer aos quadros do ministério das Relações Exteriores. Há quem discorde, até hoje, do não aproveitamento de cidadãos capazes de prestar bons e até melhores serviços ao país do que os diplomatas, mas trata-se de uma decisão de estado.
Pois não é que na singular base parlamentar do governo tem gente prestes a colocar diante da presidente Dilma uma espécie de compensação pelos ministérios não conseguidos, as diretorias de estatais não preenchidas e até as emendas ao orçamento não liberadas? Se determinados ministros foram apresentados aos assuntos de seus ministérios apenas no dia da posse, não fariam pior dirigentes partidários se ocupassem determinadas embaixadas sem muita expressão, mas com mordomias garantidas. Melhor esperar para ver se pega esse novo tipo de pressão, ou nova moeda de troca política.
Emagrecedores começam a ser proibidos pela Anvisa
Entra em vigor nesta sexta-feira (9) a proibição da venda de três inibidores de apetite feitos a base de anfetamina: a anfepramona, o femproporex e o mazindol. A decisão tinha sido publicada em outubro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela passa a valer agora porque foi dado um prazo de 60 dias para a adaptação, e só agora terminou esse prazo. Também passam a valer as restrições à venda de outra substância usada como emagrecedor: a sibutramina. Medicamentos ou fórmulas que a contenham não poderão ser receitados com dose diária acima de 15 mg/dia (quinze miligramas por dia). A Anvisa apresentou um modelo do termo de responsabilidade que deve ser preenchido pelo médico que recomendar o uso da substância.
Mercadante deve substituir Haddad na Educação.
A decisão da presidenta Dilma parece “irrevogável”, até agora: o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) deverá ocupar a vaga de Fernando Haddad (Educação), que sai para concorrer à prefeitura paulistana pelo PT. Mercadante, que defendeu a tese de doutorado em economia onze anos depois de formado na Unicamp, assumiria o MEC na anunciada reforma ministerial, em janeiro.

SÓCRATES

Clóvis Rossi, da coluna janela pro mundo
Sócrates, os perdedores e a crise.
A notícia da morte de Sócrates me chegou, no domingo, via "Le Monde", antes mesmo que eu tivesse tempo para ligar meu iPad e começar a me informar sobre o que acontecia no mundo.
Foi uma surpresa: jornais estrangeiros só ligam para jogadores brasileiros, mesmo em atividade, quando eles se transferem para a Europa. Ex-jogadores, então, só se tiverem sido campeões do mundo ou brilhado na Europa. Sócrates não preenchia nenhuma das duas condições.
Que tenha sido incensado no Brasil, foi não só justo como fácil de explicar. Primeiro, brasileiro adora beatificar os mortos, mesmo os que não foram nada santos em vida. Sócrates não foi santo, mas tinha características admiráveis, não só como jogador. Para o meu gosto, aliás, a característica mais admirável era a de transgressor.
Transgressor dentro de campo com seus passes de calcanhar, que, em qualquer outro, seriam firula condenável. Transgressor fora de campo, ao erguer a bandeira da democracia em um país sob ditadura e em um esporte cujo comando se parece às dinastias autoritárias do mundo árabe.
Transgressor, no Brasil, merece mesmo a beatificação. Um país com tantas carências e tão acomodado precisa de alguém que o chacoalhe --precisa de muitos, aliás.
Agora que ele tenha merecido idêntica beatificação no exterior não deixa de ser surpreendente. Afinal, fez parte de uma geração de notáveis jogadores que, não obstante, foi perdedora --de Sócrates a Zico, de Falcão a Júnior, passando pelo técnico Telê Santana. Perderam duas Copas e, no caso de Sócrates, só conseguiu um título, o de campeão paulista, torneio a que a mídia estrangeira não dá a menor importância.
Minha surpresa só se desfez quando li o necrológio de Sócrates escrito por um craque do jornalismo esportivo espanhol, Cayetano Ros, de "El País":
"[Sócrates] foi o capitão de uma equipe inesquecível, Brasil na Espanha-82, uma das três seleções que, junto a Hungria em 1954 e Holanda em 1974, apaixonaram o mundo sem ter ganho nada".
Bingo. Fico particularmente feliz de ver que, ao menos no futebol e uma vez na vida, os perdedores escrevem a história. É bom que seja assim não só por uma questão de justiça mas também porque, de repente, os "maus" podem sair ganhadores e a história que eles escreverão não será a correta. É o que está acontecendo, por exemplo, na crise do capitalismo contemporâneo, cuja história está sendo escrita pelos tais mercados. E não há um Sócrates para quebrar o molde e produzir uma narrativa alternativa.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Xiiiii.
Será a extinção dos tucanos?
Vai ter tucano se escondendo dentro do próprio cano, construído para levar o progresso ao Nordeste.
Como é um cano imaginário e o sujeito não fala a língua do Nordeste, ele vai ficar perambulando por aí, como um louco a se perguntar:
– Onde foi que eu errei?
– Eu sou o presidente eleito.
– Esse livro é uma mentira.
E, balançando a cabeça de um lado para o outro, vai praguejar:
– Fdp, fdp, fdp.
Isso até o príncipe dos sociólogos socorrê-lo e afagá-lo dizendo ser pura inveja da oposição.

CARTA CAPITAL

“Serra sempre teve medo do que seria publicado no livro”.


da Carta Capital
Não, não era uma invenção ou uma desculpa esfarrapada. O jornalista Amaury Ribeiro Jr. realmente preparava um livro sobre as falcatruas das privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso. Neste fim de semana chega às livrarias “A Privataria Tucana”, resultado de 12 anos de trabalho do premiado repórter que durante a campanha eleitoral do ano passado foi acusado de participar de um grupo cujo objetivo era quebrar o sigilo fiscal e bancário de políticos tucanos. Ribeiro Jr. acabou indiciado pela Polícia Federal e tornou-se involuntariamente personagem da disputa presidencial
Na edição que chega às bancas nesta sexta-feira 9, CartaCapital traz um relato exclusivo e minucioso do conteúdo do livro de 343 páginas, publicado pela Geração Editorial e uma entrevista com autor (reproduzida abaixo). A obra apresenta documentos inéditos de lavagem de dinheiro e pagamento de propina, todos recolhidos em fontes públicas, entre elas os arquivos da CPI do Banestado. José Serra é o personagem central dessa história. Amigos e parentes do ex-governador paulista operaram um complexo sistema de maracutaias financeiras que prosperou no auge do processo de privatização.
Ribeiro Jr. elenca uma série de personagens envolvidas com a “privataria” dos anos 1990, todos ligados a Serra, aí incluídos a filha, Verônica Serra, o genro, Alexandre Bourgeois, e um sócio e marido de uma prima, Gregório Marín Preciado. Mas quem brilha mesmo é o ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil, o economista Ricardo Sérgio de Oliveira. Ex-tesoureiro de Serra e FHC, Oliveira, ou Mister Big, é o cérebro por trás da complexa engenharia de contas, doleiros e offshores criadas em paraísos fiscais para esconder os recursos desviados da privatização.
O livro traz, por exemplo, documentos nunca antes revelados que provam depósitos de uma empresa de Carlos Jereissati, participante do consórcio que arrematou a Tele Norte Leste, antiga Telemar, hoje OI, na conta de uma companhia de Oliveira nas Ilhas Virgens Britânicas. Também revela que Preciado movimentou 2,5 bilhões de dólares por meio de outra conta do mesmo Oliveira. Segundo o livro, o ex-tesoureiro de Serra tirou ou internou  no Brasil, em seu nome, cerca de 20 milhões de dólares em três anos.
A Decidir.com, sociedade de Verônica Serra e Verônica Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas, também se valeu do esquema. Outra revelação: a filha do ex-governador acabou indiciada pela Polícia Federal por causa da quebra de sigilo de 60 milhões de brasileiros. Por meio de um contrato da Decidir com o Banco do Brasil, cuja existência foi revelada por CartaCapital em 2010, Verônica teve acesso de forma ilegal a cadastros bancários e fiscais em poder da instituição financeira.
Na entrevista a seguir, Ribeiro Jr. explica como reuniu os documentos para produzir o livro, refaz o caminho das disputas no PSDB e no PT que o colocaram no centro da campanha eleitoral de 2010 e afirma: “Serra sempre teve medo do que seria publicado no livro”.
CartaCapital: Por que você decidiu investigar o processo de privatização no governo Fernando Henrique Cardoso?
Amaury Ribeiro Jr.: Em 2000, quando eu era repórter de O Globo, tomei gosto pelo tema. Antes, minha área da atuação era a de reportagens sobre direitos humanos e crimes da ditadura militar. Mas, no início do século, começaram a estourar os escândalos a envolver Ricardo Sérgio de Oliveira (ex-tesoureiro de campanha do PSDB e ex-diretor do Banco do Brasil). Então, comecei a investigar essa coisa de lavagem de dinheiro. Nunca mais abandonei esse tema. Minha vida profissional passou a ser sinônimo disso.
CC: Quem lhe pediu para investigar o envolvimento de José Serra nesse esquema de lavagem de dinheiro?
ARJ: Quando comecei, não tinha esse foco. Em 2007, depois de ter sido baleado em Brasília, voltei a trabalhar em Belo Horizonte, como repórter do Estado de Minas. Então, me pediram para investigar como Serra estava colocando espiões para bisbilhotar Aécio Neves, que era o governador do estado. Era uma informação que vinha de cima, do governo de Minas. Hoje, sabemos que isso era feito por uma empresa (a Fence, contratada por Serra), conforme eu explico no livro, que traz documentação mostrando que foi usado dinheiro público para isso.
CC: Ficou surpreso com o resultado da investigação?
ARJ: A apuração demonstrou aquilo que todo mundo sempre soube que Serra fazia. Na verdade, são duas coisas que o PSDB sempre fez: investigação dos adversários e esquemas de contrainformação. Isso ficou bem evidenciado em muitas ocasiões, como no caso da Lunus (que derrubou a candidatura de Roseana Sarney, então do PFL, em 2002) e o núcleo de inteligência da Anvisa (montado por Serra no Ministério da Saúde), com os personagens de sempre, Marcelo Itagiba (ex-delegado da PF e ex-deputado federal tucano) à frente. Uma coisa que não está no livro é que esse mesmo pessoal trabalhou na campanha de Fernando Henrique Cardoso, em 1994, mas sob o comando de um jornalista de Brasília, Mino Pedrosa. Era uma turma que tinha também Dadá (Idalísio dos Santos, araponga da Aeronáutica) e Onézimo Souza (ex-delegado da PF).
CC: O que você foi fazer na campanha de Dilma Rousseff, em 2010?
ARJ: Um amigo, o jornalista Luiz Lanzetta, era o responsável pela assessoria de imprensa da campanha da Dilma. Ele me chamou porque estava preocupado com o vazamento geral de informações na casa onde se discutia a estratégia de campanha do PT, no Lago Sul de Brasília. Parecia claro que o pessoal do PSDB havia colocado gente para roubar informações. Mesmo em reuniões onde só estavam duas ou três pessoas, tudo aparecia na mídia no dia seguinte. Era uma situação totalmente complicada.
CC: Você foi chamado para acabar com os vazamentos?
ARJ: Eu fui chamado para dar uma orientação sobre o que fazer, intermediar um contrato com gente capaz de resolver o problema, o que acabou não acontecendo. Eu busquei ajuda com o Dadá, que me trouxe, em seguida, o ex-delegado Onézimo Souza. Não tinha nada de grampear ou investigar a vida de outros candidatos. Esse “núcleo de inteligência” que até Prêmio Esso deu nunca existiu, é uma mentira deliberada. Houve uma única reunião para se discutir o assunto, no restaurante Fritz (na Asa Sul de Brasília), mas logo depois eu percebi que tinha caído numa armadilha.
CC: Mas o que, exatamente, vocês pensavam em fazer com relação aos vazamentos?
ARJ: Havia dentro do grupo de Serra um agente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) que tinha se desentendido com Marcelo Itagiba. O nome dele é Luiz Fernando Barcellos, conhecido na comunidade de informações como “agente Jardim”. A gente pensou em usá-lo como infiltrado, dentro do esquema de Serra, para chegar a quem, na campanha de Dilma, estava vazando informações. Mas essa ideia nunca foi posta em prática.
CC: Você é o responsável pela quebra de sigilo de tucanos e da filha de Serra, Verônica, na agência da Receita Federal de Mauá?
ARJ: Aquilo foi uma armação, pagaram para um despachante para me incriminar. Não conheço ninguém em Mauá, nunca estive lá. Aquilo faz parte do conhecido esquema de contrainformação, uma especialidade do PSDB.
CC: E por que o PSDB teria interesse em incriminá-lo?
ARJ: Ficou bem claro durante as eleições passadas que Serra tinha medo de esse meu livro vir à tona. Quando se descobriu o que eu tinha em mãos, uma fonte do PSDB veio me contar que Serra ficou atormentado, começou a tratar mal todo mundo, até jornalistas que o apoiavam. Entrou em pânico. Aí partiram para cima de mim, primeiro com a história de Eduardo Jorge Caldeira (vice-presidente do PSDB), depois, da filha do Serra, o que é uma piada, porque ela já estava incriminada, justamente por crime de quebra de sigilo. Eu acho, inclusive, que Eduardo Jorge estimulou essa coisa porque, no fundo, queria apavorar Serra. Ele nunca perdoou Serra por ter sido colocado de lado na campanha de 2010.
CC: Mas o fato é que José Serra conseguiu que sua matéria não fosse publicada no Estado de Minas.
ARJ: É verdade, a matéria não saiu. Ele ligou para o próprio Aécio para intervir no Estado de Minas e, de quebra, conseguiu um convite para ir à festa de 80 anos do jornal. Nenhuma novidade, porque todo mundo sabe que Serra tem mania de interferir em redações, que é um cara vingativo.

SOLERTE MANOBRA DO DR. SILVANA

Por Carlos Chagas.
A partir da denúncia formulada pelo Globo, no fim de semana, a imprensa inteira começou a investigar e a divulgar supostos malfeitos praticados pelo ministro Fernando Pimentel. Além das notas explicativas que pouco explicam, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior saiu-se com os dois clássicos chavões a que apelaram seis ex-ministros acusados de corrupção: trata-se de um complô da mídia contra o governo Dilma, além de fogo-amigo, ou seja, denúncias inventadas por companheiros empenhados em conflitos políticos.
Assim como Antônio Palocci, Alfredo Nascimento, Wagner Rossi, Pedro Novais, Orlando Silva e Carlos Lupi, agora é a vez de Fernando Pimentel tentar sair pela tangente, evitando pronunciar-se sobre o conteúdo das acusações. Houve ou não tráfico de influência em suas atividades de consultor de empresas? Foram celebrados contratos de consultoria com entidades e empresas beneficiadas durante seu período de prefeito de Belo Horizonte, configurando retribuição pouco ética, que lhe rendeu pelo menos dois milhões de reais em dois anos?
Noves fora a economia interna do PT mineiro, em luta de foice em quarto escuro por conta das eleições para prefeito da capital, em 2012, a defesa do ministro visa o mesmo alvo de sempre, a imprensa.
Estaria o governo sofrendo os efeitos de pérfida e solerte manobra do dr. Silvana? O inimigo número 1 da Humanidade teria outra vez montado seu laboratório secreto nos porões da Esplanada dos Ministérios, para atormentar a presidente Dilma e deixar em frangalhos as instituições nacionais? Dele partiu o desmonte do ministério e a desmoralização dos partidos políticos? Ao investir contra mais um ministro do PT, depois ver arcabuzado um do PDT, pretenderia esse cientista louco acabar com o pouco que resta do trabalhismo brasileiro?
Essa parece a conclusão não só de Pimentel, mas de quantos deixam de perceber que tudo acontece porque a natureza das coisas é implacável. Denúncias de corrupção devem ser apuradas como imperativo da liberdade de informação e de expressão do pensamento. Fosse na ditadura e nada seria publicado. Só falta botarem a culpa na democracia.
1984 EM 2011.
A ninguém será dado esquecer o magnífico “1984”, escrito por George Orwell em 1937, mostrando como regimes ditatoriais podem mudar o passado, fazendo de amigos, inimigos, além de apagar fatos e pessoas em prol da preservação do poder.
O Brasil continua dando lições para o mundo, pois antes do fatídico ano retratado no livro, já praticávamos a arte de alterar a memória nacional. No período mais bicudo do regime militar, por exemplo, era proibido divulgar qualquer informação sobre Juscelino Kubitschek. D. Helder Câmara, nada, nem contra nem a favor. Na extinta União Soviética, Stalin mandou tirar Trotski até das enciclopédias. Na China, Mao baniu Teng Xiauping por duas décadas.
Pois não é que um rescaldo desse deletério comportamento chegou até nós? No Congresso, vem dos tempos da ditadura a autorização para que as mesas da Câmara e do Senado possam censurar expressões e pronunciamentos candentes, como se não tivessem existido. Basta não incluí-los nos anais, proibindo sua publicação no Diário Oficial, para imaginar que ninguém ouviu nem percebeu.
Terça-feira, no aceso das paixões parlamentares, o senador Demóstenes Torres acusou o senador José Sarney de haver adotado uma atitude torpe ao inverter a ordem do dia, numa votação de interesse do governo. O ex-presidente da República, contrariando seus hábitos, partiu para a briga, só não agredindo o colega por interferência do ex-presidente Fernando Collor. Mas como presidente do Senado agiu em seguida, determinando a supressão da palavra “torpe” das notas taquigráficas da sessão. Foi pronunciada, mas não foi, para os registros históricos.
Em defesa da memória nacional, vale registrar o que diz o Aurélio. “Torpe: desonesto, impudico, infame, vil, abjeto, ignóbil, repugnante, nojento, asqueroso, ascoso, obsceno, indecente, manchado, enodoado, maculado.”
Se um senador destemperou-se, mesmo depois pedindo desculpas, outro senador mandou apagar o passado...
ESCORREGOU.
A gente fica pensando como estaria o Brasil se, em 2002, Ciro Gomes tivesse sido eleito presidente da República. Durante certo período ele liderou as pesquisas, depois prevalecendo o Lula. Faz-se a indagação por conta das declarações prestadas esta semana pelo ex-governador do Ceará, um amontoado de aleivosias gratuitamente atiradas sobre a presidente Dilma Roussef. Falta-lhe ponderação. Ele declarou que Dilma não tinha mérito político para disputar a presidência da República, nem estatura ou merecimento para exercer o cargo.
Imagine-se Ciro presidente em meio a uma crise qualquer. Já estaríamos em guerra ou em meio a uma revolução.
MARCAÇÃO.
Não dá para entender como durou tanto tempo a sabatina a que os senadores da Comissão de Constituição e Justiça submeteram a nova ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. Foram mais de seis horas, entre perguntas e perorações desimportantes, mas, em paralelo, questionamentos tão detalhados que nem Rui Barbosa se sentiria à vontade para respondê-los. Em especial os senadores Pedro Taques e Demóstenes Torres esmeraram-se em botar cascas de banana diante da então indicada pela presidência da República, com inquirições que nem a Ordem dos Advogados ousa colocar em suas provas de habilitação para os jovens saídos das Faculdades de Direito.
Por que esse comportamento inusitado? Há quem suponha um capítulo a mais na tertúlia entre o Senado e o Supremo, enquanto este não se pronuncia sobre a validade da lei da Ficha Limpa.
Felizmente a proposta não será aceita, mas cabe aqui uma pequena informação; ao contrário dos estados do Tocantins e Mato Grosso do Sul, bancados às custa do Governo Federal por 10 anos, com estes (Pará, Tapajós e Carajás) irá dividir o que hoje é repassado, nos final das contas ficará pior do que antes.
A quem interessa a Não divisão do Pará?
Há 500 anos com Belém parece um Estado abandonado pelo poder público, onde as regiões fora do entorno da capitá sobrevivem sem estradas, sem hospitais, escolas e entregues à sorte...
O amor ao Estado terminará logo após a vitória do Não, onde os políticos voltarão para as suas zonas de conforto, se vai existir a Região do Tapajós e a Região do Carajás, que são totalmente da região metropolitana de Belém.
Essa separação sempre houve, e é muito grande, não só no sotaque como também os costumes.
Infelismente a região de Belém possui 60% da população e Carajás e Tapajos tem 40% restantes.
Somente quando essas duas ultimas forem mais de 50%, aí sim, teremos a nossa emancipação.
Repito, pergunte ao povo de Tocantins e Mato Grosso se eles estão nas ruas pedindo a volta do passado?
Só quem vive na região sabe o que esquecimento..
A estratégia da despolitização da crise política.
A presidenta Dilma emprendeu, até aqui, uma estratégia de despolitização da ofensiva sistemática aos integrantes de seu Ministério. Quando isso não for mais possível, será mais difícil formular uma agenda política com partidos desgastados num processo onde a único resultado palpável, até agora, foi o de questionar a legitimidade de cada partido da base aliada. Inclusive do próprio PT.
Por Maria Inês Nassif, na Carta Maior

O RÉQUIEN DA POLÍTICA E O RISCO DO GOVERNO 'GERENCIAL'

** BC europeu resgata bancos e joga a sociedade nas mãos dos mercados: instituição corta juros e oferece liquidez ilimitada ao sistema bancário em troca das garantias mais suaves da história do euro.
** ação alivia a 'seca' perigosa do crédito interbancário
** mas não resolve impasses estruturais
** a começar pelo fato de que este BCE não é um instrumento de soberania da sociedade sobre os mercados, mas um BC dos bancos
** o que significa que os Estados não dispõem de uma autoridade monetária capaz de emitir dinheiro e administrar a dívida pública
** o BCE é proibido de comprar dívida pública o que subordina o financiamento dos 17 Estados do euro à chantagem especulativa dos 'livres mercados'
** essa é uma das causas da crise atual que a cúpula de Genebra, em vez de resolver, pode agravar.
A CÚPULA  DA (DES) ORDEM CAPITALISTA
A cúpula do euro que acontece na 6ª feira, em Genebra, tem sido apresentada pela mídia como a derradeira chance de salvar a moeda única  que articula a economia de 17 países, muitos deles vivendo um estágio de decomposição fiscal. O que está em jogo, porém, não é apenas uma crise fiscal ou financeira, é o esgotamento de uma ordem social. Em outras palavras, está em jogo o quanto será preciso amputar da democracia, dos direitos  e da soberania  das nações para salvar  os interesses abrigados na hegemonia do capital a juros, que ordena a globalização nas últimas décadas. (Carta Maior; 5ª feira; 08/12/ 2011)

Tiririca preside sua primeira audiência

Antonio Cruz/ABr
FotoDEP. TIRIRICA
O deputado Tiririca (PR-SP) presidiu nesta quinta (8) pela primeira vez uma audiência pública na Câmara dos Deputados. Ele mesmo foi quem propôs a sessão a fim de discutir a concessão de alvarás para circos. Tiririca lembrou as dificuldades que enfrentou quando ainda criança. “Comecei aos 8 anos e fiquei até os 30. Sei da dificuldade. O circo é a maior cultura que temos, é cultura popular. Precisa de apoio do governo federal e dos governos estaduais”, disse. O deputado criticou ainda a burocracia exigida para tirar um alvará para circo e afirmou que só um palhaço como ele para sensibilizar os deputados para o tema. “Um palhaço de circo, sendo o deputado mais votado do país, está chegando e fazendo barulho”, disse. “O circo está vivo e não pode deixar de existir”, afirmou.
PT elege prioridade de 2012: ‘regulação da mídia’
Após chegar ao poder beneficiado pela liberdade de imprensa, o PT elegeu como sua prioridade política, em 2012, pleno ano eleitoral, o que chama de “regulação da mídia”. A revelação é de importante dirigente petista. O tema virou “questão de honra” para a cúpula do PT, inconformada com a sequência de denúncias de corrupção que derrubaram seis ministros apenas no primeiro ano do governo Dilma.
Controle remoto
A maioria dos petistas defende a “regulação da mídia”, mas não sabe exatamente o que é isso. Quer é o fim das denúncias de ladroagem.
‘Não é censura’
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, um dos generais na guerra petista contra a mídia, sustenta que “regulação não é censura”.
Alvos definidos
A direção do PT pretende “lutar contra a concentração da mídia em poucas mãos”. O objetivo é intimidar a Rede Globo e a Editora Abril.
Telhado de vidro
Na oposição, o PT usou a liberdade de imprensa para se firmar até como alternativa de governo. Mudou após virar telhado de vidro.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

CINQUENTENÁRIO SEM FESTA

O ano de 2012 será histórico para a comunicação no Brasil. No dia 27 de agosto o Código Brasileiro de Telecomunicações que, apesar do nome, regula até hoje a radiodifusão no pais completa 50 anos. Mas não há nada a comemorar.
Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Carta Maior.

O VETO DOS EUA AO FUTURO

A sociedade norte-americana representa hoje, de longe, a maior ameaça ao aquecimento global. Sua emissão média é de 16,9 toneladas de CO2 por habitante/ano. Significa que cada norte-americano emite mais que um chinês e um europeu juntos (respectivamente 6,8 t/per capita/ano e 8,1 t/per capita/ano). A COP Durban termina 6ª feira com gosto de fracasso. Os vetos norte-americanos a um novo Kioto vinculam a possibilidade de futuro à superação de uma lógica imperial, cuja persistência empurra a humanidade a um beco sem saída. (Carta Maior; 4ª feira; 07/12/ 2011)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

EM TÁ . . .



DEMOROU HEIN! ! !

CNJ faz devassa em contas de magistrados
O Conselho Nacional de Justiça procede uma devassa sem precedentes nas contas de juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo, para verificar se houve evolução patrimonial incompatível com os salários recebidos por suas excelências. A inspeção está sendo feita por agentes do TCU, Receita Federal e do COAF, além de membros da Corregedoria do CNJ. O cruzamento de informações entre esses órgãos levou as autoridades a desconfiarem dos senhores feudais do TJ de São Paulo e de outros membros do Judiciário paulista. A serpente da corrupção foi muito bem alimentada por Lula e seus bandidos e agora está com uma fome que ninguém consegue saciar. O Judiciário hoje é um dos piores antros da República.
Agronegócio salva o PIB novamente
Diante do pífio resultado do PIB em 2011, o agronegócio obteve um crescimento invejável até para certos países desenvolvidos em crise.
Enquanto o PIB nacional ficou estacionado em relação ao trimestre anterior, o agronegócio conseguiu um crescimento de 3.2%. Comparando-se o terceiro trimestre de 2010 com este, o crescimento foi muito melhor, 6.9% de acordo com os números divulgados pelo IBGE hoje. Enquanto isso, o Brasil teve uma estagnação semelhante à Espanha, ou seja: 0,0% de crescimento.
Mesmo assim certos anencéfalos pregam a agricultura familiar do MST no lugar dos verdadeiros produtores rurais. Não que a agricultura familiar seja inviável, mas para sustentar o desenvolvimento do Brasil seria a mesma coisa que voltarmos à idade média.
Há um declinio no PIB.
Guido Mantega disse hoje que a crise é passageira e que no quarto trimestre a economia reagirá. Palavras bem diferentes do que aquelas quando afirmava que a economia brasileira estava firme e que a crise que grassa lá fóra não nos atingiria. Agora afirma que, ao contrário dos paises europeus, o Brasil tem mercado.
Eu pergunto: nós podemos prescindir das compras dos paises europeus? Só com o mercado interno e o africano vai ser dificil.
Com o declinio da economia chinesa, vamos deixar de exportar minério e outros comodities para aquele país.
Isto significa: vamos ter uma queda na entrada de dolares. 0 tempo dirá - mas cautela nunca fez mal a ninguém.

NADA ACONTECE POR COINCIDÊNCIA

Por Carlos Chagas.
Ficam alguns rescaldos, melhor dizendo, perguntas, da demissão de Carlos Lupi.  A primeira, sobre por  que todos os ministros demitidos perdem semanas inteiras jurando  que não pedirão para exonerar-se? Uns mais, outros menos, dos sete já arcabuzados no governo Dilma, todos tentaram agarrar-se aos respectivos ministérios, a maioria apregoando dispor da confiança e do apoio da presidente, de  estarem sendo injustiçados pelas denúncias malévolas da imprensa manipulada por seus adversários.  Chega a ser ridícula essa postura, quando basta respirar para saber que o ar está poluído. Ou então investigar a respeito de quem alimentou a mídia com informações sobre malfeitos. Geralmente, seus próprios correligionários e aliados.
Por que, apesar de todo o jogo de cena a  que se dedicam, no final    apresentam suas cartas de exoneração? Por  razão muito simples:  depois de ouvirem a palavra final de Dilma, diretamente ou através de ministros: “se não pedirem para sair, serão saídos...”  Para escapar da suprema humilhação, perdem a suposta coragem anterior, curvam-se e recebem, como prêmio de consolação, carta de agradecimento pelos serviços prestados e votos para que continuem trabalhando pelo país.
Não deixa de ser significativo que os sete ex-ministros foram impostos à chefe do governo, uns pelo Lula, outros pelos partidos da base parlamentar oficial. Nem Antônio Palocci, nem Nelson Jobim, Wagner Rossi, Alfredo Nascimento, Pedro Novais, Orlando Silva e agora Carlos Lupi integraram a cota pessoal de Dilma. Ela engoliu as indicações, em nome da lealdade para com o antecessor e em função do modelo que lhe  venderam, de formar uma equipe em condomínio para garantir maioria no Congresso.
Está mais do que provado que não deu certo. A rejeição da presidente  a parte do ministério foi respaldada por denúncias de malfeitos,  mas aconteceria de qualquer forma. Com exceção de Palocci,  chefe da Casa Civil, os demais já vinham sendo isolados, sem despachar com Dilma e esvaziados nas suas  atribuições funcionais. Antes mesmo  das acusações se tornarem públicas.   Outros ministros existem nessas condições, bastando  consultar a agenda presidencial.
Fica a indagação:  essas coisas  acontecem por acaso?  Por simples coincidência? Quem quiser que responda, bastando aguardar a reforma prevista para janeiro.
TEMPO PERDIDO OU INTERREGNO NECESSÁRIO?
Muita gente não entende porque a presidente Dilma aguardará janeiro, quem sabe até mais, para promover a reforma do ministério.  Afinal, perder um mês inteiro para recompor a equipe  significa jogar  pela janela tempo precioso,  capaz de ser utilizado para a concretização de seus objetivos.
Há quem discorde e justifique o interregno. Estariam sendo cozinhados em fogo lento os demais ministros que deixarão de ser ministros. Abandonados, eles estarão se conscientizando da inutilidade de sua permanência no governo. Não tomarão a iniciativa de antecipar-se, mas ficarão preparados para o inevitável.
Seria constrangedor citar nominalmente os ministros postos na máquina de moer carne, mas estão à vista de todos, mesmo se não surgirem contra eles denúncias de corrupção.
A dúvida é saber se a presidente disporá de condições para nomear os melhores para cada  ministério, com ou sem filiação partidária. Por certo que levará em consideração a necessidade de manter sua base parlamentar, mas dificilmente continuará refém dos partidos, apenas aceitando suas indicações. Por tudo, resta aguardar.
NA ENCOLHA.
Pelos motivos expostos  na nota anterior,  registra-se no ministério inteiro a estratégia do cone de sombra. Todo mundo se esconde, ninguém anuncia programas  e projetos, muito menos realizações, que bem ou mal continuam acontecendo. É difícil encontrar ministros dispostos a dar entrevistas, a mostrar-se e a demonstrar confiança em sua permanência. Razoável número continuará, depois da reforma, mas quais? Muitos encontram-se apenas acampados em Brasília, sem coragem para montar casa na capital federal. Todos programam dias de descanso por conta das férias de Natal e Ano  Novo, até seguindo o exemplo de Dilma, que deverá isolar-se por dez dias, em janeiro. A hora não é de falar nem de aparecer.
LEGALIDADE E ÉTICA.
Ilegalidade o ministro Fernando Pimentel não cometeu, quando depois de deixar a prefeitura de Belo Horizonte e antes de ser nomeado para o Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, dedicou-se a atividades de consultoria econômica, faturando perto de 2 milhões de reais.  O direito ao trabalho está  na Constituição. O diabo é que, entre outras,  sua empresa prestou consultoria à Federação das Indústrias de Minas Gerais.  Que tipo de consultoria, poucos sabem. Muito menos se quando prefeito, o atual ministro celebrou contratos com filiados da entidade.  Foi por aí que Antônio Palocci perdeu-se e  perdeu a Casa Civil. Pimentel recebeu todo o apoio da presidente Dilma para dar explicações sobre sua empresa de consultoria. Tomara que consiga.
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre foi nulo ante o trimestre anterior, segundo dados divulgados na manhã desta terça (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número foi puxado por resultados pífios da indústria e do setor de serviços, que recuaram 0,9% e 0,3%, respectivamente, em relação ao segundo trimestre. O desempenho do setor agropecuário, no entanto, impediu que a economia do país retrocedesse no período, e avançou 3,2%. Em relação ao terceiro trimestre de 2010, o PIB cresceu 2,1%. Em valores correntes, a economia brasileira alcançou 1,05 trilhão de reais. No acumulado de 12 meses, o crescimento da economia foi de 3,7%, enquanto o avanço em 2011 chega a 3,2%. Com base nesse número, a economia brasileira teria de crescer 0,6% no quarto trimestre para que as previsões do governo (de alta de 3,8%) fossem alcançadas. O Banco Central prevê uma expansão de 3,5% do PIB este ano, enquanto o mercado aguarda um avanço de 3,2%. Segundo o IBGE, a queda da indústria foi puxada pela atividade de transformação, cujo índice de volume do valor adicionado recuou 1,4%.
COLUNA DO CLAUDIO HUMBERTO.
Planalto: acusação contra Pimentel é 'fogo amigo'
O Planalto já mapeou as denúncias de supostas irregularidades contra o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento Industrial) e concluiu que se trata de “fogo amigo”. As acusações seriam obra da ala xiita do PT-MG, do deputado estadual Rogério Correia, que se opôs à aliança PT-PSDB-PSB, vitoriosa na eleição municipal de Belo Horizonte, em 2008. Correia nega, atribuindo as denúncias ao PSDB de Aécio Neves.
Liderança incômoda.
Os xiitas do PT também estariam preocupados com pesquisas em que Fernando Pimentel lidera a corrida para o governo mineiro, em 2014.
Tráfico de influência.
Fernando Pimentel é acusado de “tráfico de influência” na prefeitura de BH, utilizando-se de sua empresa de consultoria.
Disfarça, disfarça.
O ministro Gilberto Carvalho disfarça a armação para fazer do assessor José Feijoo ministro do Trabalho. Agora diz que não abre mão dele.
Briga de pelegos.
Gilberto Carvalho, Feijoo e o PT do ABC queriam transferir da Força Sindical para a CUT o controle do Ministério do Trabalho. Recuaram.
Para refrescar a memória:
Quantas crises teve os EUA nos últimos cem anos? E o Brasil?
Comparativamente, quanto cresceu os EUA e o Brasil durante as crises do outro, incluindo os períodos das guerras mundiais?
Quanto cresceu os EUA, o Brasil, Argentina e Haiti nos últimos 9 anos?

MULHERES DE ANTENAS. . .

Mulheres de antenas

Dora Kramer, O Estado de S.Paulo
Celebrada na condição de primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff até agora deixou passar seis oportunidades de atuar em consonância com a expectativa corrente em relação às mulheres, de maior rigor na vida pública.
Uma maneira de fazer isso seria mostrar genuína disposição de liderar um processo de mudança nos critérios de funcionamento do governo de coalizão.
Duas mulheres deram exemplos recentes nos quais Dilma ainda dispõe de tempo para se mirar: Eliana Calmon e Marília Muricy, baianas conectadas com a necessidade de não se deixar o Brasil, por mais sucessos que tenha na economia, perder-se nos desvãos da desqualificação moral.
Ambas demonstraram coragem e firmeza efetivas para sacudir nichos até então intocados.
Eliana, corregedora do Conselho Nacional de Justiça, com suas diatribes sobre a conduta de magistrados, lança alguma luz sobre a caixa-preta do Judiciário. Faz a diferença.
Marília, autora do relatório que recomendou a saída de Lupi, deu sentido à Comissão de Ética Pública que desde a criação, no governo Fernando Henrique, nunca havia sido contundente na tarefa de zelar pela confiabilidade dos ocupantes de cargos no primeiro escalão federal.
Tanto uma quanto outra recebem críticas daqui e dali, mas mantêm suas posições. A corregedora a cada dia aponta com clareza uma deformação no Judiciário e a conselheira, quando confrontada com a insatisfação do Palácio do Planalto a respeito do voto - aprovado por unanimidade pelo colegiado -, reafirmou a posição.
No caso da presidente da República, suas ações têm implicações mais amplas, evidente. Até certo ponto são compreensíveis as dificuldades políticas que enfrenta.
Não é do dia para a noite que se vira de cabeça para baixo um sistema herdado, em vigor há muito tempo e, sob a ótica do pragmatismo extremo - governamental e eleitoralmente falando -, vitorioso. Por isso mesmo a presidente conta a seu favor com o benefício da dúvida.
Leia a íntegra em Mulheres de antenas

FAZENDO OPOSIÇÃO

Marcos Coimbra é sociólogo, preside o Insituto Vox Populi e escreve para o ‘Correio Braziliense’.
Quem acompanha o que falam os principais líderes oposicionistas terá notado o recrudescimento do discurso antigoverno nos últimos meses. O clima de certa boa vontade para com Dilma, que prevaleceu durante o primeiro semestre, foi substituído por declarações cada vez mais fortes.
A mudança é especialmente visível nas manifestações para a imprensa. Quando se pronunciam publicamente, por meio de entrevistas, artigos assinados ou notas, o tom costuma ser mais ácido que no dia a dia do relacionamento parlamentar e administrativo.
Afinal, a oposição está à frente de nove estados e centenas de prefeituras, o que exige convivência contínua e colaboração com o governo federal. Nenhuma das partes quer se indispor com a outra.
Existem diversas razões para explicar a mudança. Pode ser que as lideranças da oposição acreditem que seu eleitorado a exige. Pode ser que obedeçam a motivações internas, decorrentes de conflitos entre correntes partidárias. Pode ser que desejem mais espaço nos grandes veículos de comunicação, sempre mais
generoso quando o oposicionismo é mais acentuado.
O entendimento de que a sociedade cobra virulência não é respaldado pelas pesquisas de opinião. A imagem da presidente continua positiva, depois de ter começado o ano nas alturas. Nos levantamentos de todos os institutos, Dilma é recordista de popularidade.
Nos mais recentes, estava com aprovação de quatro em cada cinco entrevistados.
Criticá-la equivalia, portanto, a julgá-la de maneira oposta ao que pensa a vasta maioria da população.
Também relevante, a imagem de Dilma mostrava ter resistido aos sucessivos episódios de crise em seu ministério. Tendo se desvencilhado de seis ministros, não haveria como negar que as denúncias tinham, no mínimo, algum fundamento. Nenhum governo apresenta, ao longo do tempo, níveis idênticos de avaliação.
Flutuações podem acontecer e acontecem. O que importa é a tendência, e nada indica que Dilma esteja perante alterações significativas da sua.
Ou seja, enquanto a imagem do governo permanece elevada e assim parece que vai continuar, o discurso da oposição segue um caminho inverso. A opinião pública continua gostando da presidente e a oposição, a cada dia, gosta menos.
Nenhum problema com isso. É totalmente legítimo e até natural que ela discorde do que pensa a maioria do eleitorado. Se não, nem teria o que falar, uma vez que o discurso da aprovação tem dono identificado. É do situacionismo o direito (e o dever) de ser a favor.
O complicado é quando o oposicionismo é inconstante ou contraditório. Se as lideranças tucanas (pois as do PPS e as do DEM, a cada dia, diminuem de expressividade) querem ser crescentemente contrárias ao governo, que o sejam.
O que não podem é fazê-lo titubeando e dando meias voltas.
Isso é especialmente importante para elas durante o processo eleitoral que teremos ano que vem. Nas eleições municipais, a oposição terá que escolher de que lado vai estar em relação a Dilma, Lula e o governo federal. E terá que saber dizê-lo com clareza para o eleitorado.
Em 2008, vimos o preço que o temor a Lula cobrou das oposições. Cientes da elevadíssima popularidade do ex-presidente, não houve um só candidato relevante a prefeito que ousasse confrontá-lo ou criticar o governo. Em algumas cidades, tivemos uma espécie de competição para selecionar o mais lulista,
independente do partido. O candidato tucano típico queria tudo, menos ser percebido como o que era “contra Lula”.
O resultado foi uma espécie de “círculo virtuoso”. Lula estava bem e ninguém o questionava. Ficava, em função disso, a cada dia melhor e diminuía a vontade de lhe fazer oposição. Com isso, subia ainda mais. Ele entrou no período eleitoral daquele ano bem e terminou ótimo.
Ficar contra um governo popular tem preço. Na eleição municipal, pode significar eleger menos prefeitos, com isso correndo o risco de enfraquecer a representação congressual na próxima legislatura. Mas não há como evitá-lo.
O PT passou por isso. Fez o oposto do sentimento nacional majoritário em alguns momentos (para lembrar de apenas dois: não votou em Tancredo no Colégio Eleitoral em 1985 e foi contra o Plano Real em 1994), mas agiu de maneira que a opinião pública reconheceu ser coerente. Assim, adquiriu respeito.
É o que os partidos de oposição precisam conquistar.

PLANO NACONAL DE EDUCAÇÃO

Ocupe Brasília quer 10% do PIB em educação; relatório propõe 8%.
Inspirados no Ocuppy Wall Street, estudantes acampam na Esplanada dos Ministérios para cobrar que investimento em educação dobre para 10% do produto interno bruto (PIB). Relator do Plano Nacional da Educação na Câmara eleva proposta do governo de 7% para 8%, diz que isso garante mais R$ 40 bi e que é o máximo que equipe econômica aceita.
Com estudantes acampados em frente ao Congresso desde o início do dia, a promover pelo menos até sexta-feira (9) um Ocupe Brasília em defesa do investimento de 10% do produto interno bruto (PIB) em educação, uma comissão especial da Câmara dos Deputados conheceu, nesta terça-feira (6), relatório que propõe 8% do PIB.
O parecer do deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR) sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que o governo mandou ao Congresso em dezembro de 2010, eleva a proposta original, que fixava o investimento em 7% - hoje são 5%. O que, segundo o parlamentar, injetaria mais R$ 40 bilhões na educação. Esse seria o máximo aceito pela equipe econômica, com quem Vanhoni vinha negociando.
O relator faz uma série de modificações no PNE original, mas não toca em pontos considerados fundamentais por militantes da área, como a discriminação dos percentuais a serem investidos por cada um dos entes federativos, em especial a União. E não atende às expectativas dos trabalhadores em educação em relação à valorização profissional.
Segundo a recém empossada presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Manoela Braga, que participa do Ocupe Brasília, os estudantes reconhecem o avanço de chegar a 8%, mas vão insistir em 10%. “8% é pouco reverter a decadência histórica da educação brasileira”, disse.
Ela afirmou que, nesta terça (6), 400 estudantes começaram a acampar e que o número vai crescer até sexta (9), quandos eles mesmo vão avaliar se adiantou alguma coisa e se vale à pena continuar o movimento.
O secretário de Formação Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Gilmar Soares Ferreira, também garante que a entidade vai continuar brigando pelos 10%. “Nós entendemos que esta é a condição para o país mudar sua realidade e universalizar o acesso à educação pública de qualidade e garantir capacitação para nossos jovens, que padecem com o desemprego”, disse.
Comissão gosta.
A maioria dos deputados da comissão, porém, elogiou o relatório, que recebeu o número recorde de 3 mil emendas. Mas há quem insista em cobrar 10% do PIB. “Sabemos que o relator se esforçou muito, mas entendemos que seu papel é limitado. Nós, da comissão, é que teremos que garantir a aprovação de um percentual maior de investimentos”, disse a deputada Professora Dorinha (DEM-TO).
O deputado Ivan Valente (PSL-SP) disse que o percentual de 8% não será suficiente para o cumprimento das metas estabelecidas. “Esses 10% não são um número cabalístico. São 60 milhões de analfabetos, a maioria das crianças não estão em creches e não chegamos a 50% de presença de jovens no ensino médio. Além disso, o salário dos professores é baixo e a qualidade do ensino também”, alertou.
Segundo Vanhoni, seria possível votar o relatório ainda este ano.
Regular a mídia para democratizar a comunicação
A bandeira da democratização da mídia esconde uma falácia: insinua que a grande mídia, privada e comercial, seria passível de ser democratizada. Em termos da teoria liberal da imprensa, isso significaria trazer para dentro de si mesma “o mercado livre de ideias” representativo do conjunto da sociedade, isto é, plural e diverso.
Venício Lima, da Carta Maior.

COP17

O veto dos EUA ao futuro.



A direita norte-americana que já teve sucesso em implodir a primeira fase do Protocolo de Kioto, ao desautorizar no Congresso o governo Clinton, que apoiava o acordo; deu as cartas da diplomacia ambiental no período Bush e, tudo indica, continua a comandar a agenda do meio-ambiente no mandato de Barak Obama.
Em Durban, na COP 17, onde 15 mil delegados de 195 países tentam redesenhar o formato de Kioto pós-2012 -para que não se repita o fracasso da 1ª fase-- a delegação que representa Obama age como se fosse porta-voz do conservadorismo republicano mais retrógrado. Partem dos EUA os obstáculos, vetos e dissimulações que comprometem a formatação legal do novo documento; esvaziam o seu lastro de financiamento e inutilizam as metas de redução de emissões de CO2 para próxima década.
Os EUA rejeitam um protocolo que inclua qualquer acordo vinculante até 2015, ou seja, que tenha a força de lei; defendem que as ações e controles sejam voluntários até 2020; propõem reduzir em 4% suas emissões nesse prazo, tendo 1990 como base, mas sem etapas intermediárias fiscalizáveis. É como deixar o planeta uma década a mais nas mãos do bushismo e só depois conferir no que deu.
Finalmente, a delegação norte-americana desconversa cada vez que é cobrada do compromisso assumido em Copenhague, em 2009, de criação de um Fundo Verde de US$ 100 bi compensações ambientais às nações em desenvolvimento. Se Obama não cotiza, ninguém mais o fará.
A sociedade norte-americana representa hoje, de longe, a maior ameaça ao aquecimento do clima. Sua emissão média é de 16,9 toneladas de CO2 por habitante/ano. Significa que cada norte-americano sozinho emite mais que um chinês e um europeu juntos (respectivamente 6,8 t/per capita/ano e 8,1 t/per capita/ano).
A COP Durban termina nesta 6ª feira. Desde já, porém, reafirma conflitos que, mais uma vez, vinculam a possibilidade de futuro à superação de uma lógica de mercado imperial que empurra a humanidade a um beco sem saída.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

AGORA VAI SER ASSIM . . .

No caso da Globo eu faço minha parte, e seria melhor que todos os que tem essa opinião fizessem o mesmo. Não ligo no canal da globo fazem alguns anos, só vejo alguma coisa dessa cloaca quando estou em algum lugar onde a tv esteja sintonizada naquele canal, e aí ja da pra ver que a m… continua a mesma, e já “fiz a cabeça” de muita gente pra não ver mais os noticiarios tendenciosos que eles produzem . Quanto à veja, costumo folhar em recepçao de consultorios e barbearias, mas faço questão de sempre comentar com os presentes da falta de ética e qualidade jornalistica da mesma.
Sobre folha, e outros PIGs, sequer conheço e não faço questão de conhecer.