sábado, 9 de julho de 2011

Crise terminal do capitalismo?
Leonardo Boff, Teólogo, filósofo e escritor.
Tenho sustentado que a crise atual do capitalismo é mais que conjuntural e estrutural. É terminal. Chegou ao fim o gênio do capitalismo de sempre adaptar-se a qualquer circunstância. Estou consciente de que são poucos que representam esta tese. No entanto, duas razões me levam a esta interpretação.
A primeira é a seguinte: a crise é terminal porque todos nós, mas particularmente, o capitalismo, encostamos nos limites da Terra. Ocupamos, depredando, todo o planeta, desfazendo seu sutil equilíbrio e exaurindo excessivamente seus bens e serviços a ponto de ele não conseguir, sozinho, repor o que lhes foi sequestrado. Já nos meados do século XIX Karl Marx escreveu profeticamente que a tendência do capital ia na direção de destruir as duas fontes de sua riqueza e reprodução: a natureza e o trabalho. É o que está ocorrendo.
A natureza, efetivamente, se encontra sob grave estresse, como nunca esteve antes, pelo menos no último século, abstraindo das 15 grandes dizimações que conheceu em sua história de mais de quatro bilhões de anos. Os eventos extremos verificáveis em todas as regiões e as mudanças climáticas tendendo a um crescente aquecimento global falam em favor da tese de Marx. Como o capitalismo vai se reproduzir sem a natureza? Deu com a cara num limite intransponível.
O trabalho está sendo por ele precarizado ou prescindido. Há grande desenvolvimento sem trabalho. O aparelho produtivo informatizado e robotizado produz mais e melhor, com quase nenhum trabalho. A consequência direta é o desemprego estrutural.
Milhões nunca mais vão ingressar no mundo do trabalho, sequer no exército de reserva. O trabalho, da dependência do capital, passou à prescindência. Na Espanha o desemprego atinge 20% no geral e 40% e entre os jovens. Em Portugal 12% no país e 30% entre os jovens. Isso significa grave crise social, assolando neste momento a Grécia. Sacrifica-se toda uma sociedade em nome de uma economia, feita não para atender as demandas humanas, mas para pagar a dívida com bancos e com o sistema financeiro. Marx tem razão: o trabalho explorado já não é mais fonte de riqueza. É a máquina.
A segunda razão está ligada à crise humanitária que o capitalismo está gerando. Antes se restringia aos países periféricos. Hoje é global e atingiu os países centrais. Não se pode resolver a questão econômica desmontando a sociedade. As vítimas, entrelaças por novas avenidas de comunicação, resistem, se rebelam e ameaçam a ordem vigente. Mais e mais pessoas, especialmente jovens, não estão aceitando a lógica perversa da economia política capitalista: a ditadura das finanças que via mercado submete os Estados aos seus interesses e o rentismo dos capitais especulativos que circulam de bolsas em bolsas, auferindo ganhos sem produzir absolutamente nada a não ser mais dinheiro para seus rentistas.
Mas foi o próprio sistema do capital que criou o veneno que o pode matar: ao exigir dos trabalhadores uma formação técnica cada vez mais aprimorada para estar à altura do crescimento acelerado e de maior competitividade, involuntariamente criou pessoas que pensam. Estas, lentamente, vão descobrindo a perversidade do sistema que esfola as pessoas em nome da acumulação meramente material, que se mostra sem coração ao exigir mais e mais eficiência a ponto de levar os trabalhadores ao estresse profundo, ao desespero e, não raro, ao suicídio, como ocorre em vários países e também no Brasil.
As ruas de vários países europeus e árabes, os “indignados” que enchem as praças de Espanha e da Grécia são manifestação de revolta contra o sistema político vigente a reboque do mercado e da lógica do capital. Os jovens espanhóis gritam: “não é crise, é ladroagem”. Os ladrões estão refestelados em Wall Street, no FMI e no Banco Central Europeu, quer dizer, são os sumossacerdotes do capital globalizado e explorador.
Ao agravar-se a crise, crescerão as multidões, pelo mundo afora, que não aguentam mais as consequências da superexploracão de suas vidas e da vida da Terra e se rebelam contra este sistema econômico que faz o que bem entende e que agora agoniza, não por envelhecimento, mas por força do veneno e das contradições que criou, castigando a Mãe Terra e penalizando a vida de seus filhos e filhas.
Aos que criticam o socialismo dando como exemplo os paises ditos "socialistas" tipo Russia, que não se iludam. O que se costuma chamar de socialismo foi na verdade um "capitalismo estatal". O Estado como dono dos meios de produção explorando o povo. Nada ocorre sem que exista condições apropriadas. O verdadeiro socialismo, enquanto um regime que considere que todos temos os mesmos direitos e deveres e que a todos deve ser assegurado um mínimo de condições materiais para viver ainda está por vir. Veja bem: eu não disse que somos todos iguais, pois diferimos uns dos outros em inteligência e capacidade produtiva, e isto deve ser respeitado, assegurando a cada um os frutos de seu trabalho, e não tirando do que produz para dar ao que não produz em nome de uma "igualdade" que não existe, criando assim uma grande injustiça. De qualquer modo uma coisa é certa: o capitalismo está realmente, como previu Marx, gerando sua propria destruição, conforme disse Leonardo Boff. O que virá depois e que nome lhe será dado? Não sei. Mas uma coisa é certa: nenhum regime que seja injusto, embora possa demorar-se, não dura para sempre. E, neste caso, a própria Natureza lhe imporá limites... O mais importante: o princípio para qualquer convivência em sociedade é a educação, o respeito pelo outro, pelas suas idéias mesmo que diferentes das minhas. Pelos comentários agressivos e preconceituosos, tem gente aqui que está longe destas qualidades...

SIAMESES

De Jorge Bastos Moreno no seu Nhenhenhém, do ‘Globo’:
“O amor verdadeiro é o maior antídoto contra intrigas. Onde existe amor, não há desconfiança.
Na última quarta-feira, depois de uma visita oficial ao Rio, a presidente Dilma simplesmente desapareceu. Avisou aos ministros da sua comitiva, já dentro da base aérea do Galeão:
“Me esperem aqui. Vou ali e volto já”.
Dilma só reapareceu para o embarque cinco horas depois.
Perguntem-me se, na volta, alguém teve a coragem de perguntar o que ela esteve fazendo nesse tempo todo.
Durante cinco horas, Dilma esteve reunida, em algum lugar da cidade, com Lula.
Vejam que gracinha: Lula estava na base aérea de São Paulo, onde teria uma conversa com a presidente. Quando soube que Dilma se atrasara na cerimônia do Rio, resolveu esperá-la na base aérea do Rio e, assim, evitar seu deslocamento.
- Presidente da República é Dilma. Eu, que não sou mais nada, é que tenho que ir ao encontro dela - ponderou Lula ao cerimonial do Palácio.
Mesmo com uma baita crise sobre as costas, Dilma voltou a Brasília tão feliz, mas tão feliz, que até parecia ter visto um passarinho azul.
E viu!”

MALVADÃO

Telêo Musical, a vida do ex-jogador do Fluminense e técnico da seleção brasileira em duas Copas do Mundo, terá o apoio do Ministério da Cultura, que liberou a captação de R$480 mil, através do incentivo da Lei Rouanet, para a montagem da peça.
Edno, ex-Botafogo, marcou o gol único de ontem à noite, no estádio do Canindé, e com a vitória sobre o Salgueiro, de Pernambuco, a Portuguesa é líder do Campeonato Brasileiro da Série B. Nos outros jogos: Vila Nova 2 x 0 São Caetano e Vitória 4 x 1 Bragantino.
Eduardo Costa chega hoje ao Rio depois de ter concluído com êxito a conversa com o Monaco (França) para prorrogar o empréstimo ao Vasco. Segunda-feira ele assinará o contrato até dezembro de 2012 e sábado 16 voltará ao time no jogo com o Atletico Paranaense.
Rodrigo Nunes de Sá, da Federação do Rio, apitará o Fla-Flu de amanhã, às 16 horas, no Engenhão.
Leandro Vuaden, da Federação Gaúcha e da Fifa, que dirigiu Corinthians 2 x 1 Vasco, apitará amanhã Bahia x Botafogo.
João Batista Cossa, vascaíno, convida para a feijoada, hoje, no Vista Alegre, na estrada dos Três Rios, em Jacarepaguá.
José Carlos Araújo comemora o índice cada vez mais elevado da audiência do Jogo Aberto, que apresenta às 12h30m, na Band.
Luiz Ribeiro comanda amanhã ao meio-dia Bola em Jogo, nos 1280 AM e nos 96,5 da Tupi, com liderança de audiência.

CABEÇA DE BURRO . . .

BRASIL TENTA 1ª VITÓRIA


Depois da má atuação na estreia em que decepcionou e não saiu do 0 a 0 com a Venezuela, o Brasil tenta hoje a primeira vitória na Copa America. O jogo com o Paraguai, às 16 horas, será no estádio Mario Kempes, na cidade de Córdoba.
Mano Menezes não antecipou a escalação, depois de testar algumas mudanças nos treinos secretos da semana, mas é bem provável que decida por manter a formação da estreia: Julio Cesar, Daniel Alves, Lúcio, Tiago Silva e André Santos; Lucas, Ramires e Ganso; Robinho, Pato e Neymar. Depois de Brasil x Paraguai, jogarão Venezuela x Equador, às 18h30m, na cidade de Salta.
Três gols nos dois jogos de ontem à noite da segunda rodada do Grupo C, no estádio Malvinas Argentinas, na cidade de Mendoza: Uruguai 1 1 Chile e Peru 1 0 México, todos no segundo tempo. Álvaro Pereira marcou o gol do Uruguai aos 8 e Alex Sanchez  o do Chile aos 19. O gol do Peru foi de Guerrero aos 37 minutos.
Em 10 jogos da Copa America, seis empates – três 00 e três 1 1 - e quatro vitórias – dois 1 02120 -, sendo nove dos treze gols marcados no segundo tempo. A média é muito baixa: 1.3 gol por jogo. O nível técnico dos jogos não tem apresentado qualidade.
Os principais favoritos – Brasil, Argentina e Uruguai – decepcionaram. O Brasil pode ser hoje a primeira seleção das três mais importantes do torneio a conseguir a primeira vitória. A Argentina e o Uruguai empataram duas vezes.

ESTREIA DE RENATO É ADIADA

O Botafogo não poderá promover amanhã a estreia do meio-campo Renato porque não recebeu ainda a documentação que o Sevilha, clube que ele defendeu nos últimos sete anos do campeonato espanhol, para que possa ser inscrito. Renato só vai estrear na 10ª rodada no jogo com o Corinthians, em São Januário, porque o Engenhão já estará cedido para os Jogos Mundiais Militares.
O meio-campo Everton não acompanhou a delegação que está em Salvador desde ontem à noite para o jogo de amanhã com o Bahia. Ele levou uma pancada forte no ombro esquerdo, que já havia operado no México, no jogo de quinta-feira com o Atletico Goianiense, e ainda sentindo muita dor foi afastado do grupo que viajou.
Caio Júnior decide no treino de ontem, no estádio Barradão, do Vitória, quem vai escalar: Lucas, Alex ou Caio. Nas demais posições, sem mudança. O técnico também não poderá contar amanhã com Marcelo Matos porque o meio-campo, que acertou a prorrogação do empréstimo com o Panatinaikos (Grécia), terá que ser novamente inscrito, devido à transferência internacional.
Marcelo Matos reafirmou a alegria de poder continuar no Botafogo: “Sou bem tratado por todos no clube e gosto muito do ambiente. Espero continuar por muito mais tempo porque me sinto feliz e quero ajudar o Botafogo a ganhar títulos” – fez questão de ressaltar. O técnico Caio Júnior disse que  ”Marcelo Matos é um jogador taticamente muito disciplinado e de grande utilidade”.
Denunciado pelo STJD pelo apagão do Engenhão no jogo da 6ª rodada com o Grêmio, o Botafogo será julgado na próxima terça-feira pela Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O clube é passível de multa de R$200 mil ou até mesmo de ter o estádio interditado, até que cumpra as exigências do STJD.
Foi a terceira vez este ano que aconteceu o problema de falta de energia elétrica no Engenhão, estádio da Prefeitura arrendado pelo Botafogo. A primeira foi num Fla-Flu e a segunda no jogo Fluminense x Libertad (Paraguai) pela Copa Libertadores. Na terceira vez, o árbitro baiano Jailson Freitas relatou na súmula que “a interrupção foi de 25 minutos, aos 32 minutos do segundo tempo de Botafogo x Grêmio”.

SOBE DESCE

É obrigatório que o Vasco volte a vencer hoje na abertura da nona rodada. Flutuando no meio da tabela, depois de duas derrotas seguidas, o time precisa ganhar, mas a missão não é fácil. O Internacional, que entrou no G4, está em plena ascensão com três vitórias consecutivas e há seis jogos sem perder. A torcida terá papel importante e deve evitar pressão e vaias porque o jogo é complicado e o time precisa de apoio.
Outro bom jogo é o que São Paulo e Cruzeiro farão hoje no Morumbi. O Cruzeiro, em plena ascensão, três vitórias seguidas desde que Joel Santana assumiu, tem boa chance de afirmação, depois de subir sete posições. O São Paulo, em queda livre, com três derrotas consecutivas, após as cinco vitórias iniciais, viu-se obrigado, pela pressão dos torcedores, a demitir o técnico Carpegiani.
Na parte inferior da tabela, o jogo dos dois únicos que ainda não venceram, completa o sábado: Atletico Paranaense x Avaí. Na Arena da Baixada, em Curitiba, o penúltimo – Avaí, 3 empates, 5 derrotas, pior defesa (22) – e o último – Atletico, 1 ponto, pior ataque (2 gols). No Atletico, a estreia de Renato, técnico que o Grêmio demitiu na 7ª derrota depois do empate com o Avaí. Quem será o primeiro a vencer?
Amanhã, no complemento, o Corinthians, mesmo fora de casa, é favorito a continuar líder no jogo com o Atletico Goianiense, e pode até terminar a rodada como único invicto se o Fluminense ganhar o Fla-Flu. O Flamengo já jogará sabendo do resultado de dois de seus perseguidores imediatos, o São Paulo e o Internacional, que jogarão hoje. Pode entrar sob pressão no clássico.
Quem vai precisar de muita determinação para voltar ao G4 é o Botafogo, depois do tropeço de quinta-feira em que caiu duas posições ao demonstrar falta de competência para ganhar, em casa, do Atletico Goianiense. Com os mesmos pontos e as mesmas aspirações do Palmeiras, que fará amanhã o clássico com o Santos, o Botafogo terá que jogar mais para ganhar do Bahia, que ainda não venceu em casa.
Em termos de desespero, situação delicada dos mineiros do Atletico e do America, de braços dados e pés juntos na zona de rebaixamento. O Atletico despencou para o 17º lugar e o America para o 18º, ambos já com quatro derrotas na metade dos jogos que disputaram. O empate amanhã, na Arena do Jacaré, seria desastroso para os dois. E talvez Dorival Júnior, balançando, seja o sexto técnico a cair.

QUANDO . . .

Tem coisa que nos deixa tiririca!
A eleição já passou há bastante tempo, mas ainda existe gente criticando a eleição do palhaço Tiririca. Na minha opinião, essas pessoas não conseguem aceitar que um cidadão que venceu com seus próprios méritos ocupe um lugar onde muitos só conseguem chegar iludindo e comprando o eleitor.
Talvez, os votos mais honestos da última eleição foram aqueles que elegeram o palhaço Titirica, o jogador Romário e outros ídolos, porque são votos emblemáticos.
São votos que simbolizam a vontade do povo de querer no poder pessoas que lhe trazem somente alegria.
Grande parte dos que ocupam uma cadeira na política atualmente é apenas para se lucupletar e fazer demagogia!
A partir de quando a vontade do povo vai ser respeitada neste país?
Crime contra a humanidade. . .
Em pleno século XXI, diante do avanço civilizatório e democrático, anos passados do fim da guerra fria e do emblemático fracasso da URSS, trata-se de uma afronta às liberdades democráticas, uma absoluta anacronicidade , irracionalidade e crime contra a humanidade, uma antipessoa ainda se posicionar como um extremista ideológico, declarando-se como comunista ou socialista, agindo do mesmo modo daquele que se afirma como um abjeto fascista ou nazista.
Esquecendo-se que os tribunais da santa inquisição teológica foram extintos na idade média, os tribunais ideológicos nazistas e fascistas na década de 40, e os tribunais ideológicos comunistas praticamente foram extintos na década de 90, exceto em China, Coreia do Norte e agora recriados na Venezuela.

MIN. TRANSPORTES . . .

A LIMPEZA IMPOSSÍVEL

Por Carlos Chagas
O convite feito por  Dilma Rousseff ao senador Blairo Maggi   para ocupar  o ministério dos Transportes mostra como será difícil para a presidente promover a limpeza do ministério, ou seja, passar da equipe possível, que se obrigou a formar antes da posse,  para a equipe ideal, que pretendia organizar no fim do ano. A demissão de Alfredo Nascimento custou um pouco mas saiu, imaginando-se então estar a chefe do governo livre das tenazes do PR e pronta para seguir adiante, libertando-se de outros ministros de outros partidos,  que engoliu sem escolher. Já tinha, inclusive, encontrado o nome certo para o lugar certo, o secretário-executivo do ministério dos Transportes,  Paulo Passos, um técnico acima de qualquer suspeita para ser efetivado.
Foi quando a  obstinação do Partido da República de não entregar seu feudo transformou-se em queda de braço, facilmente vencida pela ameaça de 41 deputados e 6 senadores abandonarem a base parlamentar oficial, entrando em regime de obstrução. Surgiu dessa postura o convite, eufemisticamente chamado de sondagem, para Blairo Maggi tornar-se ministro.  Logo ele, padrinho de  Luiz Antônio Pagot,  não por coincidência ameaçando contar em audiência na Câmara quem eram seus verdadeiros patrões no governo. Como ensaio-geral, o ex-diretor do Dnit acaba de jogar um pouquinho de barro no ventilador, sugerindo que obedecia ordens do então ministro do Planejamento do governo Lula, hoje ministro das Comunicações de Dilma, Paulo Bernardo.
De tudo, nessa novela ainda inconclusa, flui um roteiro de dificuldades para a presidente da República. Se vem perdendo o confronto com o PR, o que dizer da hipótese de enfrentar o PMDB?  E o PT?
DESARMAR A BOMBAO fim de semana será dedicado pelo senador Blairo Maggi à tarefa de desarmar a bomba, ou seja, convencer Luís Antônio Pagot a não denunciar o PT como responsável maior  pelas decisões de superfaturamento  de obras rodoviárias executadas pelo Dnit. Já que o PR conseguiu dobrar a presidente Dilma, levando-a a convidar Maggi, mesmo que ele não aceite, ficará patente  a força do partido para indicar outro ministro. Mas apenas se Pagot recolher os flaps, não decolar e voltar ao hangar.  Caso deflagre a guerra das acusações, nada feito. Como o já agora ex-diretor do  Dnit é fiel acólito do senador por Mato Grosso, tudo indica que poderá refluir. Depois, dirá que as ameaças não  passaram de intriga da imprensa...
JUSTIÇA NECESSÁRIAA Comissão de Constituição e Justiça da Câmara acaba de aprovar projeto já votado no Senado incluindo Pedro Aleixo na galeria dos ex-presidentes da República. O  mesmo já aconteceu com Tancredo Neves, que apesar de não ter assumido, por decisão legislativa ganhou o status de presidente.
Pedro Aleixo merece o mesmo, pois vice-presidente do marechal Costa e Silva, só não o sucedeu por conta de um golpe militar. Com a doença que impossibilitou o velho presidente de continuar governando, seria constitucional e natural a ascensão de seu vice, que em vez de assumir foi preso pelos três ministros militares. Depois, por novo ato de força, consideraram extinto o seu mandato. Assim, nada  mais lógico que a reparação histórica, agora a  cargo do plenário da Câmara e, depois, da sanção da lei  pela presidente Dilma Rousseff.
DECLINOU DA HONRARIAPara confirmar o inflexível espírito democrático de Pedro Aleixo, vai um episódio  só agora revelado por seu filho, o padre José Carlos Aleixo. Antes da  decretação do AI-5, aquele que mergulhou o país nas brumas da ditadura, o presidente Costa e Silva pedira ao vice para representá-lo na cerimônia de posse de Richard Nixon, eleito presidente dos Estados Unidos. Estava tudo preparado para sua ida a Washington, em janeiro de 1969, quando em dezembro de 1968 os radicais levaram Costa e Silva a editar o execrável ucasse. Pedro Aleixo, única voz contrária ao AI-5, pediu a Costa e Silva que o dispensasse da honraria, pois não gostaria de chegar aos Estados Unidos como representante de um governo ditatorial.
Foi atendido e continuou, junto com o presidente,  elaborando um projeto alternativo para,  de novo, constitucionalizar o país, quer dizer, revogar o AI-5 e reabrir o Congresso, então posto em recesso.  Quando faltava uma semana para que tudo se concretizasse, o presidente é acometido de um derrame cerebral, quando então uma  Junta Militar  usurpa o poder e impede Pedro Aleixo de assumir.

GASTANDO O MEU E O SEU . . .

PORNOGRAFIA

Pornografia na web não é mais um império masculino.

Consumo de conteúdos adultos cresce entre mulheres. Até as produções em vídeo ganham um novo gênero: o pornô feminino.
Paula Reverbel, Labido do Veja.
Um dormitório da casa da família Balboa, em Recife, mantém sua porta fechada durante toda a noite. Lá dentro, sentada diante de um computador, uma pessoa conecta o fone de ouvido na máquina e atravessa a madrugada com os olhos grudados no monitor, assistindo a quantos vídeos aguentar, até ser vencida pelo sono. O restante da noite é gasto na troca de mensagens com contatos em redes sociais ou salas virtuais de bate-papo, à procura de mais filmes do gênero consagrado como "pornô". É assim que a fotógrafa Tati, de 27 anos, gosta de gastar o tempo livre.
Ela faz parte de um número crescente de mulheres que apreciam pornografia na internet – e investem nisso tempo e dinheiro. Sim, a exemplo de games, computadores e futebol, esse também não é mais um território exclusivamente masculino. "O consumo de conteúdos pornográficos foi tradicionalmente comum entre homens. Porém, aos poucos, temos observado esse comportamento também entre mulheres", diz Marco Scanavino, responsável pelo Ambulatório de Impulso Sexual Excessivo do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. "A pornografia passou a fazer parte dos recursos válidos para buscar a satisfação sexual - uma busca que hoje é vista como um direito."
Números do mercado pornô ratificam a observação clínica de Marco Scanavino. A Vivid Entertainment, um dos principais estúdios da indústria de conteúdo adulto americana, já constatou a ascensão das mulheres entre seus clientes. Em quase três décadas, a participação do público feminino nas vendas praticamente dobrou: segundo a companhia informou a VEJA, atualmente, as consumidoras respondem por até 40% do faturamento da marca.
A Vivid não está instalada em Hollywood propriamente. Mas fica perto dali, no Vale de São Francisco. Estima-se que, em 2009, o local abrigava cerca de 200 produtoras do gênero, que empregavam 1.500 atores, produziam 11.000 filmes (algumas produções são quase caseiras, rodadas em três dias) e movimentavam cerca de 13 bilhões de dólares,
A Playboy tem que entender que:  THECAS + PLAYBOY = FALÊNCIA!
Há algumas semanas antes da Playboy, sair o Revista Que Amamos, colocou um post, noticiando que as THECAS tinham desbancado Adriana, em quesito CAPA DO MÊS.
Bem 1° eu acho muuuito chato a PLABOY ficar tomando capa das que já assinaram pras outras. Vi vários comentário dizendo que já estava esperando a PLAYBOY da Adriana, e isso é chato galera, eu sinceramente achei ridículo, e de ultima qualidade as fotos das THECAS, primeiro que quando fui ver as fotos o que tinha, ou poderia ser interessante era um PERCING na loira, que prefiro rotular como THECA, e que pra mim não foi essas coisas todas. Na morena vinha um pequeno coração tambem na parte de baixo, que quase não percebi tive que ter muita atenção não para enchergar o desenho e sim ter a certeza de que aquilo era um coração. Pra termina eu queria dar meus pesames a PLAYBOy mais uma vez, pela revista que eles fizeram.
"Simulação de sexo entre duas mulheres sem perereca é muito paradoxal pra mim."

BRASIL Vs. PARAGUAI II


O Brasil joga logo mais com o Paraguai.
Podem anotar os diversos tons das análises dos sabidões: se o Brasil perder ou empatar, os jogadores são fracos, jogam bem apenas nos clubes; se o Brasil vencer com dificuldade, dirão que é preciso melhorar, a seleção encontrou um adversário destemido, poderia até perder o jogo; contudo, caso o Brasil vença o Paraguai de goleada, a euforia será mais ou menos assim: somos ainda os melhores do mundo, Neymar e Ganso realmente são craques, deram um show de bola, o Brasil é favorito para ganhar a Copa America e, ah, o técnico Mano Menezes é competente, soube armar bem a seleção.
Fazer o quê . . . é assim que caminha a humanidade.

BRASIL Vs. PARAGUAI

GREVE . . .

Eu conheço Manaus, lá não há controle de nada! O turismo é entregue a amadores e as vezes a bandidos.
Só o Brasil que não vê.
Quer turismo sexual barato? Vai pra Fortaleza, Recife, Natal . . .
O Centro de Orientação Turística não sabe informar nada!
Há tempos descobri uma boite em um porão onde ocorria "balada teen" em pleno horário escolar e com menores de idade. Prestem atenção, na baixa temporada a situação é absurda, não dá para falar tudo, quando chegar a época da Copa aqui passaremos vexame frente ao mundo.
Turismo sexual, além da própria baixa estima, traz um tipo de turista que é desagradável, pouco instruído, criador de casos, predador, miserável e sem o menor respeito para com os demais.  São as excrecências nos seus países, onde não têm nenhuma chance de sucesso ou esperança. 
Não precisamos deste tipo de gente nem do seu dinheiro porco.
O problema está no fato de as autoridades locais não pensarem da mesma forma, e adorarem receber o dinheiro desses cidadãos de terceira categoria.
Departamento de Justiça americano investiga turismo sexual infantil na Amazônia, diz 'NYT'.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu investigação criminal sobre expedições de pesca esportiva na Amazônia, que podem ter sido usadas como "fachada" para americanos manter relações sexuais com meninas menores de idade, diz reportagem do diário americano "New York Times" publicada na edição impressa deste sábado. O jornal teve acesso a documentos judiciais que tratam do caso.
A reportagem destaca que a investigação e dois processos relacionados - uma investigação criminal paralela no Brasil e uma ação em corte federal na Geórgia - podem fornecer um raro olhar sobre os negócios da bilionária indústria de turismo sexual internacional, que tem cada vez mais focado o Brasil, na opinião da ONG Equality Now.
"O Brasil está tomando o lugar da Tailândia como local preponderante de turismo sexual nas férias", disse ao "New York Times" Kristen Berg, da Equality Now, uma ONG de Nova York que ajudou a trazer a ação para a Geórgia.
A ação judicial foi protocolada no mês passado em nome de quatro mulheres brasileiras que afirmam que foram coagidas como adolescentes a se prostituir para americanos em expedições de pesca operadas por um empresário de Atlanta. Uma das mulheres disse que tinha 12 anos na época.
Kristen, da Equality Now, disse que o processo foi o primeiro caso em que uma lei federal de 2000, de proteção a vítimas de tráfico e violência sexual, foi usada para pedir indenização contra alguém acusado de turismo sexual.
Na quinta-feira, o acusado no processo, Richard Schair, apresentou recurso pedindo que o processo fosse suspenso.
Em uma breve entrevista por telefone, Schair, que opera uma empresa em Atlanta de negócios imobiliários, disse que as acusações de turismo sexual eram falsas. Ele se recusou a discutir detalhes das investigações.
"As alegações são falsas", disse ele ao "New York Times". "Os fatos vão provar isso".
De acordo com os documentos judiciais apresentados por Schair, procuradores federais em Miami enviaram uma intimação para sua empresa em 2009 pedindo, entre outras coisas, a listas de clientes. Outro documento mostra que a Procuradoria notificou sua ex-mulher em dezembro para informar que investigadores tinham obtido informações indicando que ela estava "envolvida com uma empresa e/ou uma pessoa que pode ter envolvimento com turismo sexual infantil no Brasil."
Questionado sobre os documentos, porta-voz do Departamento de Justiça em Miami, onde o inquérito é conduzido, se recusou a confirmar ou negar a existência de uma investigação.
Traduções de documentos brasileiros, anexados por Schair ao pedido de suspensão, mostram que ele é acusado em processo brasileiro de exploração sexual de menores.
De acordo com o processo, Schair ou seus empregados recrutavam meninas em um clube para se juntar a eles em barco de pesca, onde as adolescentes foram coagidas a manter relações sexuais e pagas por isso.

IMPRENSA CRIMINOSA

Em que diferem os “jornais tablóides britânicos” dos “jornais tablóides brasileiros”? Tantos uns quanto outros encontram-se sempre a poucos metros de se tornarem “sinônimo de leviandade na apuração dos fatos, exagero nos relatos e espetacularização da notícia”.
Washington Araújo, na Carta Maior.
O editorial da Folha de S.Paulo de 8/7/2011 confirma a afirmação sartreana de que “o inferno são os outros” e a popular máxima que “pimenta nos olhos dos outros é refresco”. A abertura é um primor de assertividade e clareza de pensamento: “Jornais tablóides britânicos se tornaram sinônimo de leviandade na apuração dos fatos, exagero nos relatos e espetacularização da notícia.”
‘Alimentemos, então, com parte considerável deste estoque de lenha a caldeira do pensamento. Em que diferem os “jornais tabloides britânicos” dos “jornais tablóides brasileiros”? Tantos uns quanto outros encontram-se sempre a poucos metros de se tornarem “sinônimo de leviandade na apuração dos fatos, exagero nos relatos e espetacularização da notícia”.
Os próprios arquivos deste Observatório, com seus milhares de textos tendo como tema central a crítica de imprensa, constituem valioso acervo a corroborar tais afirmações. Claro que cabe apenas ao pesquisador paciente casar reportagens, notícias, escândalos reais e escândalos para consumo dirigido com as respectivas chancelas: isto aqui é pura leviandade, isto ali não passa de rematado exagero da imprensa e toda essa montanha de textos pode facilmente ser chancelada como “espetacularização da notícia”.
A própria Folha de S.Paulo poderia, ao escrever tão cristalina abertura de editorial, estar mirando algumas de suas recentes investidas no campo da leviandade explícita, como por exemplo a publicação do artigo do cientista político César Benjamin no dia 27 de novembro de 2009 sob o título “Os filhos do Brasil” (pg. A8). À época muitos foram os que entenderam ser desejo do jornal fazer um contraponto à mistificação quase inumana do filme "Lula, o Filho do Brasil". A propósito, escrevi aqui no Observatório o texto “Os filhos da verdade”, que tinha intenção de ser o contraponto do contraponto. Aos que se inteiraram do tema, levado às páginas em estado de combustão, ficou a nítida percepção de absoluta leviandade na apuração dos fatos, onde a palavra a reinar inteiramente era a do articulista, sem qualquer interesse em dar voz a alguns dos personagens ainda vivos e dispostos a compartilhar suas memórias daqueles dias em que conviveram com o prisioneiro Luiz Inácio Lula da Silva. O mesmo episódio foi amplamente pautado pelo exagero em suas diversas cores e nuances e, finalmente, e em sua forçada espetacularização personificou o antiespetáculo ao que estava parra estrear nas telas de cinema.
O editorial em questão trata do fim decretado pelo magnata Rupert Murdoch a um dos

AS MANCHETES DO DIA

Veja as manchetes dos principais jornais neste sábado.
* Jornais nacionais
O Estado de S.Paulo
Blairo recusa ministério e PR admite escolha de Dilma
Jornal do Brasil
GOL anuncia a aquisição da Webjet por R$ 96 milhões
O Globo
Procurador: mensalão foi pior ataque à democracia
Correio Braziliense
Mensalão corre o risco de nunca ser julgado
Estado de Minas
Ladrões de café
Jornal do Commercio
Plano de saúde mais caro
Diário do Nordeste
Autorizados pela ANS: Planos de saúde têm maior alta em 5 anos
Extra
Erros do Caso Juan levam polícia a investigar mortes em ações da PM
Zero Hora
Planos de saúde têm reajuste de até 7,69%
* Jornais internacionais.
The New York Times (EUA)
3, 2, 1, e o último Shuttle deixa uma era para trás
The Times (Reino Unido)
Coulson é solto após oito horas de interrogatório
The Guardian (Reino Unido)
David Cameron defende contratação de Andy Coulson
Le Figaro (França)
Síria, Egito: a raiva árabe aumenta
China Daily (China)
Inflação chinesa alcança em junho sua maior alta em três anos
El País (Espanha)
Rubalcaba assume o comando do PSOE

sexta-feira, 8 de julho de 2011

DIGA LÁ . . .

NA ARENA DO JACARÉ


No terceiro empate dos dois times, America Mineiro e Palmeiras ficaram no 1 a 1, ontem à noite, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Os gols foram marcados no segundo tempo: Alessandro fez o dos mineiros aos 22 e Maurício Ramos o dos paulistas aos 31 minutos.
Coritiba 3 0 Figueirense, ontem à noite, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Todos os gols no segundo tempo: Emerson, Léo Gago e Anderson Aquino. Foi a terceira vitória do Coritiba, que subiu quatro posições e agora está em 10º lugar com 10 pontos. O Figueirense, com 13 pontos, caiu duas posições e agora é sétimo colocado e passou a ter saldo negativo de gols: 9 marcados, 10 sofridos.
A nona rodada começa amanhã com Vasco x Internacional, São Paulo x Cruzeiro e o jogo dos únicos times que ainda não ganharam: Avaí, 19º, 3 empates, 5 derrotas, 8 gols marcados, 22 gols sofridos, e Atletico Paranaense, 20º, 7 derrotas, 1 empate, 2 gols marcados, 14 sofridos.
Os jogos de domingo: Grêmio x Coritiba, Figueirense x Ceará, Atletico Goianiense x Corinthians, Bahia x Botafogo, Palmeiras x Santos, Atletico Mineiro x America Mineiro e Fluminense x Flamengo.

BASTIDOR DO ESPORTE

BLOG DO DENI MENEZES - O Repórter de oito copas do Mundo.
Alvarez, de pênalti, Juan San Martin e Diego Mendez marcaram os gols do Uruguai, que se classificou pela primeira vez para a final do Mundial sub-17, ao derrotar ontem o Brasil (3 a 0), no estádio Jalisco, em Guadalajara, no México.
Carlos Alberto Torres, o capitão do tri, está elaborando projetos que serão desenvolvidos pelo Espírito Santo até o final do mandato do governador Renato Casagrande. Eles tiveram encontro esta semana em Vitória.
Nardo Siqueira, preparador-físico, volta a fazer dupla com Valdir Espinosa, técnico do Duque de Caxias, que inicia hoje uma intertemporada em Saquarema. Os dois eram do Botafogo, campeão carioca de 1989 depois de 21 anos de jejum.
Renato Portalupi, demitido pelo Grêmio, estreia amanhã no Atletico Paranaense no jogo com o Avaí, os dois times que ainda não conseguiram ganhar no atual Campeonato Brasileiro. O Atletico tem o pior ataque e o Avaí a pior defesa.
João Batista Cossa, vascaíno do Vista Alegre, na estrada dos Três Rios, em Jacarepaguá, vai homenagear Juninho pela volta ao Vasco, no cozido do domingo 17, um dia depois do jogo com o Atletico Paranaense.
Izaías Nascimento, do Instituto Mais Memória, estará na virada do sábado para domingo com o botafoguense Robson Aldir, no Madrugada da Globo, em 1220 AM e 89,5 FM, com histórias marcantes das grandes figuras do futebol brasileiro.

VAI CAGÃO II

COSTA RICA LIDERA


A Costa Rica obteve ontem à noite a primeira vitória – 2 a 0 sobre a Bolívia, gols de Martinez e Campbell – e lidera o Grupo A com três pontos, dois gols marcados e um sofrido. O próximo jogo dos costa-riquenhos é segunda-feira com a Argentina, vice-líder com dois pontos dos empates com Bolívia (1 a 1) e Colômbia (0 a 0). Domingo, Colômbia x Bolívia.
O Brasil treina hoje em Córdoba para o jogo de amanhã, às 16 horas, com o Paraguai, no estádio Mario Kempes – 57 mil lugares -, em homenagem ao grande atacante, artilheiro, com seis gols, da Copa do Mundo que a Argentina ganhou pela primeira vez em 1978. O técnico Mano Menezes está reticente com relação à escalação, embora tenha chegado a dizer que manteria a formação do empate com a Venezuela.
O Grupo B do Brasil ainda não registrou gol em dois jogos: Brasil x Venezuela e Paraguai x Equador. Amanhã, depois de Brasil x Paraguai, Venezuela e Equador se enfrentarão no estádio Padre Ernesto Martearena – 20 mil lugares -, na cidade de Salta. A rodada final do Grupo será quarta-feira 13 com Paraguai x Venezuela, em Salta, e Brasil x Equador, em Córdoba.
Dois jogos hoje no estádio Malvinas Argentinas – 40 mil lugares -, na cidade de Mendoza. Às 19h30m, o líder Chile – 3 pontos – joga com o Uruguai, que tem um ponto. Às 21h45m, Peru – 1 ponto – joga com o México, único que perdeu na rodada de abertura do Grupo C. Os dois últimos jogos deste Grupo serão terça-feira: Chile x Peru e Uruguai x México.
A Copa America 2011, sem nível técnico, é o mais medíocre dos torneios sul-americanos dos últimos tempos. Deslustra o futebol de um continente de grandes conquistas e que já produziu jogadores excepcionais. Um torneio bem nivelado. Por baixo.

BOTAFOGO TROPEÇA E SAI DO G4



O Botafogo perdeu a chance de ser vice-líder ao tropeçar no primeiro empate em casa (11), ontem à noite, com o Atletico Goianiense. Se tivesse ganho, teria se isolado com 17 pontos e ficado a dois do líder invicto Corinthians. Mas, ficou só na impressão, depois que Herrera marcou logo aos quatro minutos, de vez que Anselmo, ainda no primeiro tempo, empatou, de cabeça, para os goianos aos 15 minutos.
O empate decepcionou os torcedores, que chegaram a vaiar o time em noite muito fria no Engenhão. Mas o técnico Caio Júnior minimizou a situação: “Estamos bem. Chegamos aos 15 pontos em 8 jogos, mais de 60%, com sete jogos sem perder. As dificuldades que enfrentamos já estavam previstas. O Atletico Goianiense confirmou ter ótima posse de bola e veio com o objetivo de anular nossas principais jogadas”.
Caio Júnior disse mais: “Nossa equipe talvez tenha se empolgado um pouco com o gol logo no início e depois sentiu o gol de empate. Tivemos menos posse de bola no primeiro tempo, o que influiu muito na nossa pequena queda de rendimento. Conheço bem as dificuldades porque este é o meu quarto Campeonato Brasileiro. Mas, tenham certeza, vamos chegar bem na reta final” – destacou.
O técnico disse também não ser possível exigir de uma equipe com alguns valores jovens que dê espetáculo e ganhe todos os jogos porque, segundo ele, isto não acontece nem mesmo com as mais experientes: “O futebol se baseia em diversos fatores e um deles é o equilíbrio, que o nosso time, apesar de novo, tem demonstrado neste começo de campeonato” – fez questão de frisar Caio Júnior.
Caio Júnior disse que a estreia do meio-campo Renato está prevista para o decorrer do jogo com o Corinthians, dia 17, de acordo com o trabalho dos fisiologistas e preparadores-físicos. No mesmo jogo o técnico espera contar também com a volta do lateral-esquerdo Cortês.
Botafogo 1 1 Atletico Goianiense. Renda: R$ 197.905,00. Pagantes: 11.598. Presentes: 13.649. Árbitro: José Caldas de Souza, do Distrito Federal, com boa atuação. O Botafogo não teve razão ao reclamar de um pênalti que teria sido feito em Herrera. O jogador, único do Botafogo a receber cartão amarelo no jogo de ontem à noite, foi bem advertido pela simulação.
Herrera disse na saída de campo que o futebol está cada vez mais competitivo e equilibrado: “As dificuldades aumentam a cada jogo, principalmente pela marcação, com pouco espaço para que as jogadas sejam criadas. A Copa America tem mostrado claramente isso, inclusive nos jogos de seleções que são consideradas favoritas, mas não conseguem se impor e ganhar” – destacou o atacante argentino.
O Botafogo disputará a fase nacional da Copa Sul-Americana com o Atletico Mineiro nos dias 10 e 23 de agosto. O vencedor jogará com um dos três adversários: Universidad Cesar Vallejo (Peru), Santa Fé ou Deportivo Cali, ambos da Colômbia.
Renê Simões, técnico do Bahia, adversário de domingo do Botafogo, passou pelo Rio depois do empate (2 a 2) de quarta-feira com o Avaí, em Florianópolis, e foi ontem à noite ao Engenhão: “É sempre bom, na medida do possível, acompanhar de perto. O Botafogo tem um grande time e levará uma vantagem no jogo conosco porque não poderemos contar com o Jobson” – disse Renê Simões.
O Bahia tem 9 pontos em 8 jogos – 2 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, 10 gols marcados, 11 gols sofridos – e ainda não ganhou jogando em casa, o que Renê Simões espera que aconteça domingo: “A torcida do Bahia está empolgada com a campanha do time e com certeza lotará Pituaçu domingo”. O meio-campo Carlos Alberto, recuperado de estiramento muscular, deverá voltar no jogo com o Botafogo.
  • O árbitro Leonardo Vuaden, da Federação Gaúcha e da Fifa, apitará Bahia x Botafogo.

BRASILEIRÃO . . .


Campeonato Brasileiro, 78 jogos, 210 gols.
Com os sete gols nos três jogos de ontem à noite, a oitava rodada do Campeonato Brasileiro foi a que menos gols registrou (21), embora ainda falte Santos x Fluminense, reprogramado para 24 de agosto.
Os empates do Botafogo e do Palmeiras e a derrota do Figueirense foram bons para o Flamengo, que ficou isolado na vice-liderança, a três pontos do Corinthians, que tem um jogo a menos, a cumprir com o Santos.
O Botafogo, com o empate, saiu do G4, perdendo o quarto lugar para o Internacional, em plena ascensão, com três vitórias consecutivas e seis jogos sem perder. O São Paulo caiu para terceiro e demitiu ontem o técnico Paulo Cesar Carpegiani.
Em 78 jogos, 210 gols, média de 2.69 gols por jogo. Flamengo e Internacional têm os melhores ataques (17), seguidos de Corinthians e Coritiba (15).
O pior ataque é o do Atletico Paranaense (2) e a pior defesa a do Avaí (22).
Montillo, do Cruzeiro, é o artilheiro (6). Ronaldinho, do Flamengo, e Oscar, do Internacional, vice-artilheiros (5).

A INFÂNCIA DELES

A REVOLTA DOS BUEIROS

RJ: órgão alerta sobre bueiros.

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro informou, que a maioria dos bueiros do centro da cidade contém gases e, por isso, corre o risco de explodir a qualquer momento. De acordo com o coordenador da inspeção, Luiz Antônio Cosenza, um terço das câmaras de subsolo da região está no limite de segurança. “Ficou claro, por meio das medições, que o subsolo do centro do Rio de Janeiro está com gás. Algumas (galeria) têm presença mais forte e outras menos, mas todas têm gás. A maioria, cerca de dois terços das caixas vistoriadas, está com gás e um terço está no limite e pode explodir a qualquer momento”, disse. Segundo os inspetores do órgão, em quatro ruas do centro, existem sete bueiros com 100% de chances de explosão.
Trabalhem unidos pelo Amazonas
Só espero que os senadores Eduardo Braga, Vanessa Grazziotin e Alfredo Nascimento trabalhem unidos pelos legitimos e urgentes pleitos de interesse do Amazonas e dos amazonenses. Picuinhas, mágoas e ressentimentos não trazem nada de positivo para a Alma e muito menos para a coletividade que elegeu os três. João Pedro, por sua vez, foi um correto, atento e atuante senador, na vaga de Alfredo quando disputou o governo do Amazonas e perdeu e como ministro dos Transportes.

CALDO PRONTOS . . .

Desistência . . .
Segundo nota na folha online, o sr Blairo Maggi não vai aceitar ser ministro dos transporte, teve bom senso, pois já estava aparecendo notas na imprensa sobre seus malfeitos e inclusive em notas de radio como hoje na madrugada um apresentador tecendo comentários a respeito dele disse que o mesmo tinha ganho uma moto-serra de ouro por ser um dos grande desmatadores do Brasil.
Acho que ele mostrou ser um cara positivo, já foi PSDB é pena que mudou de lado.

A VERDADE É . . .

Bom mesmo é ser do 'pudê'.
Como é fácil a vida dessa corja que entra na política, que engana aos seus eleitores, elege-se, e passa a agir como mandante, em vez de mandatário, e que só visa mesmo fazer o seu pé-de-meia.
Então o ex-ministro que nunca será indiciado, nem, muito menos, será chamado a esclarecer alguma coisa, porque pode comprometer muita gente, não assumirá a vaga no Senado porque vai descassar, estrategicamente, já que ele e a sua turma não são otários.
Mas, por essas e outras, que se vê o valor que um cara desse têm para a sociedade, pois não fará falta nehuma ao país nem ao povo que o elegeu, como, certamente, nunca fez nada de útil para esse povo.
O certo seria que ele fosse afastado definitivamente do cargo, mas, para isso, seria necessário que os homens que dirigem este país, fossem um pouquinho mais sérios.
O que fazer para o show acabar.
Brasil, já está na hora de se fazer cumpir a Constituição na independência dos Poderes, harmônicos entre sí. ou seja, cada macaco no seu galho. A Presidente Dilma deve dirigir a nação com os elementos que apresentam currículum limpo e competência para o cargo. Os Senadores e Deputados que fiquem com a responsabilidades de Legislar somente, assim como o Judiciário fazem cumprir as Leis. Não se assiste a triste neste país brigas entre Juristas para assumir Ministérios ricos. Enquanto houver essa mistura de interesse dos partidos políticos em assumir com seus integrantes vários Ministérios e o Executivo que é um poder independênte refém de partidos, a corrupção nunca acabará.

VITÓRIA NO SEGUNDO TEMPO

Por Carlos Chagas
Não poderia ser diferente, sob pena de desmoralização  para o governo da presidente Dilma Rousseff:  Alfredo Nascimento pediu demissão do ministério dos Transportes na tarde de ontem, alternativa para não ser demitido. O desfecho custou um pouco, tendo em vista estar o já agora ex-ministro em situação irremediavelmente perdida a partir da decisão da presidente, domingo, de afastar as  quatro  principais figuras do ministério, por corrupção. Na segunda-feira Dilma resolveu dar  uma última chance ao ministro,  que dizia desconhecer totalmente a lambança, mas estabeleceu uma premissa: se novas acusações surgissem, ele estaria fora do governo. Como surgiram, com a denúncia de que uma empresa do  filho de Nascimento avaliada em 60 mil  reais aumentara seu patrimônio em 52 milhões de reais, não teve mais jeito. Ninguém acreditaria que o pai também desconhecesse aqueles negócios mirabolantes e escusos.
Algumas  duvidas abrem-se a partir da demissão: a primeira, sobre quem Dilma Rousseff escolherá em definitivo para o ministério dos Transportes.  Dificilmente alguém do Partido da República,  envolvido até o  pescoço na corrupção, através de seu presidente de honra,  o deputado Waldemar da Costa Neto. Ele até  despachava no ministério dos Transportes,  sem ser seu funcionário, estabelecendo percentuais de superfaturamento de obras públicas, exigindo das empreiteiras propinas   de até 5%.    Mesmo necessitando do voto dos 40  deputados e 5 senadores do PR, dificilmente a presidente poderia deixar o ministério à sua disposição.
Indaga-se, também, a respeito do  futuro  dos funcionários afastados, desde o diretor-geral   do Dnit ao presidente  da Valec, do chefe  de gabinete do ministro ao responsável pelos pagamentos na pasta. E quanto ao próprio   Alfredo Nascimento, mesmo retornando ao Senado e dispondo de imunidades, se ficar comprovada sua participação nas maracutaias?
E quanto às empreiteiras que distribuíam propina e participavam do superfaturamento da obras, serão declaradas inidôneas, proibidas de trabalhar  com o governo?
De qualquer forma, Dilma Rousseff venceu a partida, ainda que no segundo tempo, talvez nos últimos minutos,  porque se a novela da demissão   demorasse mais, não haveria final feliz para ninguém.Resta saber o comportamento  do PT e do PMDB, ambos de olho num dos   ministérios que maiores verbas possui.  Se a presidente abrir alguma brecha para eles, mais dores de cabeça terá.
SÃO JOÃO NÃO ERA EMPREGADO PÚBLICO
Salta aos olhos a contradição de haver o ministério do Turismo destinado 22 milhões de reais para financiar as festas de São João em diversos estados. Essas comemorações são populares e privadas. Nenhuma relação possuem com o serviço público. Ou não deveriam possuir. Às comunidades caberia organizá-las, sem recursos do governo para acender fogueiras, armar barraquinhas ou contratar bandas e cantores. A moda pegou desde que proliferaram as ONGs, organizações não governamentais que mamam nas tetas do erário.
MAIS UM ABSURDOSe não tiver prevalecido o bom senso, a greve dos servidores da saúde do Distrito Federal irá recrudescer a partir de hoje. Até os serviços de emergência dos hospitais públicos e dos postos de saúde vão parar.  Quer dizer, quem for atropelado, esfaqueado ou sofrer um súbito ataque de coração já fica sabendo da falta de atendimento. Como os planos de saúde vão de mal a pior, até aqueles que podem pagar devem tomar cuidado.
LIÇÕES DE PLATÃO E DE ARISTÓTELES
Mil laços ligavam Aristóteles a Platão, a começar por este ter sido mestre daquele, apesar de divergências filosóficas e científicas. Ambos fundaram escolas de saber, a Academia, um, e  o Liceu, outro.   Pois nos dois centros de estudo prevalecia a máxima de que se os  alunos não conseguiam captar as lições dos professores, o erro e a culpa seriam de quem ensinava mal,  não de quem deveria aprender.  Alguma coisa estava  errada na arte de ensinar.
Coisa parecida parece estar acontecendo nos exames elaborados pela Ordem dos Advogados do Brasil, obrigatórios para o exercício da profissão? A cada ano que passa aumenta o índice das reprovações, chegando agora a 95%. Não seria o caso de indagar se a responsabilidade não é das questões   mal formuladas ou maliciosamente apresentadas?
(Cartoon) فكك من أهلك . وانزل اعتصم - Back to #Tahrir - #July8 #NoMilTrials #Egypt
A Gol confirmou há pouco notícias publicada em primeira mão pela coluna Claudio Humberto, anunciando a compra de 100% do capital social da Webjet, como adiantado nesta coluna, por R$ 96 milhões. O valor inicial da negociação, que era de R$ 310,7 milhões, foi reduzido após a realização de um balanço nas dívidas da empresa. A Gol opera com 900 vôos diários para 51 destinos e a Webjet com 24 aeronaves para 16 destinos no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil divulgou em maio, a Gol  possui 35,39% do mercado interno e a Webjet, 5,16%.
Azedaram as relações do vice-prefeito do Recife Milton Coelho (PSB) com a família Arraes, depois que ele se desentendeu com a bela vereadora Marília Arraes (PSB), sobrinha do governador Eduardo Campos, levando o namorado dela, João Suassuna (neto de Ariano), a acertar-lhe um potente cruzado no rosto que exigiu cuidados médicos. O incidente ocorreu durante a festa de aniversário do escritor Antonio Campos, irmão do governador, em uma casa de eventos. Com o nariz sagrando, Coelho disse que a coisa não iria ficar assim. E não ficou mesmo: além do inchaço, Eduardo Campos e Ariano Suassuna estão possessos com o comportamento dele, que foi indicado vice na chapa do petista João da Costa pelo tio ilustre da vereadora.

RIO DE BUEIROS

Falta somente provar (não é fácil)
Desde os tempos idos, sem que possamos provar, existe a corrupção.
Alguns administradores são realmente honestos e probos e competentes (mais são bem poucos, não), mas a maioria, ah... a maioria.
Basta ver como sai do cargo de administrador (tanto do serviço público quanto das empresas privadas) alguns respeitáveis cidadãos.
De uma hora para a outra, pagam (alguns, para não despertar suspeitas, não pagam) suas velhas contas e desfilam com carros novinhos.
Em alguns Estados, o negócio é comprar fazendas ou chácaras.
Não sei por que, mas todos eles acham normal pedir "algum por fora" nos investimentos que fazem, tanto nas funções públicas como privadas.
O difícil é provar.
Xô, bando de abutres!
A presidenta Dilma Rousseff bem que poderia aproveitar o vento da austeridade que anda soprando lá pelo Palácio do Planalto e demitir também toda a cúpula dos Correios. E
ssa empresa era uma das mais sérias do país, não precisava nem ficar fazendo propagandas.
Depois que o PT assumiu o governo, os Correios deixaram de ser aquela empresa exemplar maculando a própria imagem com escândalos de corrupção e deixando de oferecer um serviço de qualidade.
Aqui em Porto Velho, por exemplo, as faturas dos cartões nunca mais chegaram em dia, causando grande transtorno para as pessoas que tentam ser sérias neste país. Já uma encomenda que sai da Região Sul demora quase o mesmo tempo que Cabral levava para atravessar o Atlântico em suas caravelas movidas a vento.
Parece até que os abutres defecaram em nossa sorte!
Sarney despede-se da ‘Folha’
José Sarney é presidente do Senado.
Vou buscar na sabedoria bíblica palavras para escrever este artigo, feito com lágrimas. Dizia o rei Salomão que há no mundo tempo para tudo. Há tempo de começar, há tempo de parar. Cheguei a esse dilema e não foi fácil a decisão.
Há 20 anos, meu querido amigo Octavio Frias de Oliveira me convidava para escrever esta coluna. Já se vai um quarto da minha vida. Sem faltar uma só semana, com o gosto de quem ama as palavras, estive presente. Foram anos de felicidade para mim, o gosto de escrever na Folha.
Octavio Frias, inúmeras vezes, ligou-me para elogiar o texto e dar-me notícia das pesquisas entre leitores. Eu ficava vaidoso e cheio de gratidão.
Depois de sua morte, tão sentida por mim, seus filhos, à frente o nosso talentoso diretor de Redação, Otavio Frias Filho, continuaram a amizade e minha colaboração. Deles sempre recebi o mesmo carinho e o mesmo tratamento.
Agora, neste semestre, completei 20 anos nesta “Sexta-feira, Folha”. Minha última coluna, a da semana passada, foi comentário e até manchete de um grande jornal.
Deu-me a convicção de que estava viva e lida. Ajudou-me na decisão de parar.
Ela já me rendeu oito livros, volumes publicados com as crônicas que aqui escrevi, e mais uma antologia, “Tempo de Pacotilha”, que tiveram boa receptividade editorial.
Escrevi sobre todos os assuntos, nunca tratei de problemas pessoais, embora sempre exposto à guerra e à crueldade da luta política.
Nunca recebi sugestão ou restrição do jornal, exemplar no seu compromisso com a liberdade. Assim é a Folha, que deve ter recebido muitas pressões. Otavio Frias Filho convida-me a continuar a escrever na Folha onde e quando desejar. Assim farei.
Tratei do cotidiano -o cronista é o historiador do dia a dia-, de ideias, de filosofia, de política interna e de política externa, da visão do mundo presente e do futuro. Nenhum tema que me despertasse a atenção deixei passar.
A crônica é uma arte difícil. É literatura e é jornalismo. Pega-se o assunto, dá-se tudo para que o leitor dele não fuja e vá até o fim. A luta para afastar o lugar-comum, expulsar adjetivos e advérbios não convidados. Ser conciso, ser breve, buscar a leveza do texto e, às vezes, contar histórias.
De 1991 até agora, o mundo se transformou. Comecei com o fim das ideologias e termino com um presidente negro nos EUA, uma mulher na Presidência do Brasil, o iPad, o smartphone, o YouTube, os blogs, o Twitter e este ciclone que é o mundo da internet.
Minha despedida: diz-se que o século 21 será da China; eu penso: será do Brasil.
Encerro meus 20 anos de “Sexta-feira, Folha”. Agradeço aos meus generosos leitores. Não gosto de dizer adeus; uma pausa.

MÁQUINAS PARADAS NO ABC PAULISTA

PASSEATA  CONTRA DESINDUSTRIALIZAÇÃO POLITIZA DEBATE 
ECONÔMICO E INAUGURA  UMA NOVA AGENDA DA LUTA OPERÁRIA - Metalúrgicos das cinco maiores montadoras do ABC paulista cruzaram os braços nesta 6º feira e cerca de 10 mil ocuparam a rodovia Anchieta, em São Bernardo, próximo à Mercedes Benz, em passeata. A mobilização organizada discretamente nos últimos dias não reivindica salários. Berço dos grandes levantes operários dos anos 70/80, que mudaram o quadro político  brasileiro, o sindicalismo do ABC inicia hoje uma luta pela própria sobrevivência: os trabalhadores cruzam os braços em protesto contra a desindustrialização em marcha no país. A concorrência das importações imposta pela competitividade chinesa, mas sobretudo incentivada pelo desequilíbrio cambial decorrente de uma política de juros  rentista disparou o sinal de alarme na consciência política dos sindicalistas. Sérgio Nobre, presidente do sindicato dos metalúrgicos do ABC, resume a questão, em entrevista ao jornal Valor: "(se continuar assim) não sobrará sequer parafusos para a gente apertar. O embate é um dos mais difíceis já assumidos pelos operários brasileiros. Trata-se de afrontar a lógica da livre mobilidade dos capitais e suas interações globais com um novo projeto de desenvolvimento. Trata-se de uma ação essencialmente política, que exige um elevado grau de consciência e organização dos trabalhadores. Ao  Mesmo tempo, a politização desse debate é a única forma de desmontar a blindagem esférica do arcabouço rentista, que mesmo os governos do PT hesitam encarar. Ontem, por exemplo, os 'agentes' financeiros já pressionavam por mais duas altas na taxa de juro sideral do país, uma vez que o IPCA em 12 meses ultrapassou o teto da meta de inflação fixado pelo BC. Hoje a taxa de juro no Brasil é de 12,25%; o rentismo quer jogá-la para 12,75% até dezembro (um juro real da ordem de 6%). Como no resto do mundo a taxa real é zero, ou negativa, compreende-se a avalanche de capitais especulativos que vem engordar no pasto viçoso da ortodoxia nativa.  Tornar-se a grande fazenda de engorda rentista do planeta, como alertaram os metalúrgicos com a greve desta 6º feira, custa caro à sociedade: o dólar barato gerado por esse afluxo de capitais transfere demanda e empregos para o exterior via importações. Na 5º feira, o dólar foi cotado a R$ 1,558, um dos níveis mais baixos desde 1999.  (Carta Maior; 6º feira, 08/07/ 2011).