sábado, 29 de maio de 2010

SERRA SEM DISCURSO.

ELEIÇÕES - O DOM DE ILUDIR

FERNANDA TORRES.
O candidato é um ator em eterno teste; uma condição vexatória e desconfortável .
O QUE LEVA alguém a se candidatar à Presidência? A ser tão bisbilhotado, ofendido, pesquisado e aviltado? Que papel grandioso é esse cujo ensaio, estreia e temporada custam o fígado do próprio intérprete?
A política é um palco letal, o Coliseu romano da atualidade. Um lugar de ódios milenares, mágoas irreparáveis, conciliações imperdoáveis e, também, do temível ridículo. Eu seria incapaz de atuar sob tamanha pressão.
Não se trata apenas de dar conta de Rei Lear: tem que voar no jatinho, fazer a carreata, comer dobradinha, andar de mula e enfrentar a tempestade do Crato ao Pampa gritando "Uiva vento!" pelos palanques.
Tem que ter sangue de barata, paciência de Jó, cara de pau e vontade de elefante.
Outro dia me mandaram um link na internet onde a Dilma Rousseff se embananava toda para responder a uma simples questão: "Que livro a senhora está lendo?"
Qualquer um que cultive o prazer de ler sabe que um ser humano que está em plena campanha presidencial não tem cabeça nem tempo para se dedicar à leitura.
Talvez a "Arte da Guerra", de Sun Tzu, entre um programa do Ratinho e outro, seja o único exemplar que resista ao tranco, por seu conteúdo bélico de autoajuda milenar.
Mas admitir que não está lendo porcaria nenhuma é encarar as manchetes do dia seguinte afirmando que fulano, ou fulana de tal, é um energúmeno, um(a) ignorante não afeito às letras.
Por isso Dilma se contorce, tentando se lembrar do último livro que leu, o que só consegue com a ajuda dos

BRASUCA LARGA NA POLE, RUMO A 4 VITORIA

Castro Neves tenta igualar "deuses" em Indianápolis.
Hélio Castro Neves, 35, já é o estrangeiro com maior número de vitórias na história das 500 Milhas de Indianápolis, o brasileiro pode dar um passo a mais e se colocar ao lado das lendas do oval mais famoso do mundo.
Caso vença pela quarta vez, o piloto da Penske alcançará A. J. Foyt, Al Unser e Rick Mears, que detêm o recorde da tradicional corrida.
"É uma honra estar nesta situação. Considero esses três pilotos os deuses de Indianápolis. Gostaria de me juntar a esses nomes que fizeram muito pelo automobilismo. Mas, ainda estou bem pequenininho, vou ser formiguinha na prova. Tenho 500 milhas pela frente", disse. Ao contrário dos tais "deuses", que venceram campeonatos importantes nos EUA, o piloto brasileiro concentra praticamente todos os momentos de brilho de sua carreira em Indianápolis.
Ele não é campeão de uma categoria desde os tempos de kart e até mesmo na Indy foi apenas vice em 2002 e 2008. Em compensação, acumula glórias em Indianápolis, como no ano passado, quando faturou a prova apenas 37 dias depois de ser absolvido pela Justiça americana de processos por fraudes fiscais.
Com Castro Neves na pole position e outros sete pilotos, o Brasil ocupa quase 25% do grid de 33 carros, um recorde para o país. Bia Figueiredo, que larga em 21º lugar, será a primeira brasileira na maior corrida do mundo.

GP DA TURQUIA.

Os três primeiros colocados posam para fotos depois do treino classificatório do GP da Turquia.
Webber supera Vettel e os carros da McLaren e crava a terceira pole seguida.
Felipe Massa não fez um bom treino e larga somente na quarta fila, na oitava posição.
Foto: Getty Images.

CHAMA NÓS.

Chupado das Agências Internacionais.
BP falha mais uma vez em contenção do vazamento no golfo do México
A BP falhou mais uma vez nas últimas tentativas de cessar o vazamento de óleo no golfo do México, a partir de uma técnica denominada "top kill", o que configura o segundo fracasso ocorrido neste sábado.
O chefe de operações da BP, Doug Suttles, informou o insucesso da manobra.
Trata-se do pior vazamento da história dos Estados Unidos, que ocorre desde o dia 20 de abril e já despejou entre 18 milhões e 40 milhões de galões de óleo no golfo, segundo estimativas do governo.
Por volta de 25% da zona económica do Golfo do México foi posta em restrição, de acordo com a National Oceanic and Atmospheric Administration, segundo a rede de notícias CNN.
Para efetuar o "top kill", a BP vinha lançando uma grande quantidade de um fluido de alta densidade -uma espécie de híbrido de lama com cimento - no local do vazamento desde quarta-feira (26).
A estratégia nunca havia sido testada numa profundidade tão grande quanto a do poço no Golfo do México (1.500 metros).
A BP disse que já está preparando o próximo procedimento na tentativa de conter o vazamento. O novo plano consiste no uso de submarinos robôs junto a uma válvula de contenção.
A companhia estima que o procedimento leve quatro dias para ficar completo.
"Estamos confiantes que o trabalho vai funcionar, mas obviamente nós não podemos garantir o sucesso", declarou Suttles sobre o novo plano.
Hoje, os engenheiros da BP (British Petroleum) falharam mais uma vez. A BP fez a terceira tentativa de conter o problema jogando uma mistura de bolas de golfe velhas, pedaços de pneus e cordas no poço de petróleo rompido.
Deveriam pedir publicamente e de forma humilde ajuda para a Petrobrás, que é líder mundial na prospecção de petróleo em águas profundas, pois tenho a certeza que os engenheiros da Petrobrás, solucionam este problemaço causado pela incompetência da BP e pela libertinagem da pífia legislação americana que regula o assunto e a promiscuidade entre empresas petrolíferas e o governo dos EUA: só corrupção!

JOGA Á TOALHA, OBAMA.

BP falha mais uma vez em contenção do vazamento no golfo do México.
Mais um desastre ambiental causado pelos EUA que fatalmente atingirá toda a Humanidade e a Hilary Clinton ainda vem dizer que o acordo com o Irã é que é perigoso? Me poupe.
As dimensões desse desastre serão piores que os da bomba atómica, pois vão contaminar todos os oceanos, matando fauna e flora marítima.
É impressionante a incompetência dos engenheiros envolvidos nessa operação!Está vazando petróleo porque existe pressão do óleo de baixo para cima, então façam um favor: Perfurem novo furo (Poço 2) cerca de 500 metros do furo (Poço 1) que esta a vazar, com a devida válvula instalada, nesta altura fecha-se o primeiro poço, que não oporá resistência porque a pressão será aliviada pelo segundo poço colocando uma nova sonda por onde o óleo possa subir e ser explorado como vinha acontecendo anteriormente, toda a pressão do óleo vai sair pela nova sonda, instalem uma nova plataforma no mesmo local daquela que afundou e resolvam isso.

O CONGRESSO NO PAÍS DAS MARAVILHAS.

ROBERTO LUIS TROSTER.
A proposta de um reajuste da Previdência de 7,72% é um desatino que não pode ser acatado pelo presidente. Obviamente que quanto maiores forem os proventos dos aposentados, melhor.
É aceito por todos que eles merecem velhice digna. A questão é que o momento atual exige responsabilidade. Aceitar a emenda é ser conivente com populismo anacrônico.
O acordo entre a equipe econômica e as centrais sindicais foi de uma elevação de 6,14%, portanto, acima da inflação, com ganho real e inserido em Orçamento que engloba a saúde, a segurança, a educação, enfim, o país e seu futuro.
A emenda do Legislativo, elevando o percentual, está fora de contexto e tumultua a gestão fiscal.
A atuação dos representantes lembra o conto de Alice, em que a percepção do mundo é distorcida e contrária ao bom senso.
Relatos de mordomias, funcionários fantasmas e atos administrativos secretos mostram que a visão da realidade no Congresso é outra, criando falsos paradigmas, como este: se o aumento não for dado, os aposentados ficarão "na mão".
Usando esse tipo de raciocínio mágico, deveria dar-se um aumento aos beneficiários do Bolsa Família, pois ganham menos que os aposentados, aos enfermeiros que os amparam e aos policiais que os protegem, que também não podem ficar "na mão". A lista é extensa, mas quem não pode ficar "na mão" mesmo é o futuro do país.

SERRA DOURADA.

3 MENINAS DO BRASIL

* MULHER NOVA, BONITA E CARINHOSA FAZ O HOMEM GEMER SEM SENTIR DOR (Zé Ramalho e Otacílio Batista)

GOSTOSA V.

Pri Sol.
Nutreba

NOVELA - JOBSON

Os caras (o Botafogo) estão colocando mais proposta (aumentando o valor), mas o homem (Luiz Estevão) está me segurando. Acho que isso já está me prejudicando. Estou muito ansioso”.
Jobson, em entrevista publicada na edição desse sábado do Super Esportes, do Correio Braziliense.
Na mesma reportagem, o empresário do jogador, Antenor Joaquim, garante: “As coisas estão se ajustando”, dizendo que a transferência estaria por conta dos “últimos detalhes”.
Desconfio que o Luiz Estevão ainda vai negociar minuciosamente esses “últimos detalhes” da transferência de Jobson para o Botafogo.

RISOTO DE PAIO COM COUVE.

Risoto de Paio com Couve.
Ingredientes do caldo.
Talos de couve
1 cenoura
1 cebola
3 dentes de alho
1 abobrinha
Aparas de paio
1 litro e meio de água
Preparando o caldo para o risoto.
•Coloque todos os legumes cortados em cubos junto com o paio picado, molhe com a água e leve ao fogo por 30 minutos com pouco sal; passe em peneira antes de usar;
•Congele coado o que sobrar para usar em sopas e outros caldos.
Ingredientes do risoto.
300 grs. de arroz arbóreo
150 grs. de manteiga
350 grs. de paio
1 cebola
100 ml de vinho branco
350 ml de caldo de legumes
80 ml de azeite
1 couve
2 dentes de alho
Parmesão ralado
Sal a gosto
Como fazer.
•Coloque meia colher de manteiga na panela em fogo médio, em seguida a cebola bem ficada ou ralada fina, adicione logo o arroz para não dourar a cebola, molhe com o vinho e deixe quase secar, depois vá colocando aos poucos concha a concha o caldo de legumes, mexendo sempre o arroz, durante uns 10 minutos.
•Coloque após os 10 minutos a metade do paio cortado em meia lua fina, continue mexendo e agregando o caldo, por mais 3 minutos, coloque a outra metade do paio, corte a couve bem fina e refogue em alho e azeite rapidamente o tempo suficiente apenas para murchar, salpique com sal.
•Corte a manteiga gelada em cubinhos e comece a colocar a manteiga gelada aos poucos, neste momento abaixe o fogo, prove a textura do arroz e do sal.
•Sirva a couve ao lado do risotto e rale queijo em cima do risotto, se gostar moa pimenta fresca sobre o risotto, fica ótimo.

SEM COMENTARIOS

MAIS OUTRO.

Do UOL Esporte
Carga de 200 mil figurinhas do álbum da Copa é roubada em Santo André.
Um trio de assaltantes roubou uma carga de 200 mil figurinhas do álbum da Copa do Mundo em Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, os homens renderam o motorista de um caminhão da distribuidora e levaram a carga, avaliada pela Panini em R$ 21 mil.
O crime aconteceu na Praça Pompéia, no bairro Vila Gilda, em Santo André, na madrugada de sexta para sábado. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo ainda informou que o motorista foi obrigado a permanecer de costas durante toda a ação, e por isso não poderá identificar os responsáveis.
Esse não é o primeiro caso de roubo envolvendo as figurinhas oficiais da Copa do Mundo. No fim de abril, um lote com 135 mil pacotes de cromos também foi roubado em Santo André.
Na ocasião, porém, a polícia recuperou o material já no dia seguinte, em uma favela de São Bernardo, também na região metropolitana de São Paulo.

ESPERANÇA E MEDO.

CÉSAR MAIA
Em campanhas eleitorais, é muito comum a disjuntiva esperança x medo. Na maioria das vezes, os candidatos competitivos atribuem uns aos outros riscos quanto ao futuro, de forma a aportar insegurança nos eleitores.
Num artigo no jornal "El Tiempo", de Bogotá, o jornalista León Valencia, analisando a eleição presidencial, tenta explicar a performance do candidato verde, Antanas Mockus, usando essa disjuntiva. Cita John del Cecato, estrategista do Partido Democrata, que fez essa aposta vitoriosa na eleição de Obama. Seu princípio é: "A esperança vende mais que o medo".
No caso da Colômbia, era e é uma aposta difícil, na medida do sucesso do presidente Uribe na guerra contra os narcoguerrilheiros das Farc.
Paradoxal é o caso brasileiro. Por anos, durante as seguidas tentativas desde 1989, Lula respondia com seu jingle a seus adversários que lançavam sobre ele uma nuvem de insegurança e medo. Não faltou o apoio de artistas: "Lula-lá, sem medo de ser feliz"; "Lula-lá, cresce a esperança".
Curioso paradoxo. O que parecia um preconceito em relação ao candidato operário apoiado pelas esquerdas era, na verdade, uma velha fórmula aplicada por candidatos do governo contra a oposição.
Collor não foi exceção, apoiado que era pela direita no governo, com o presidente Sarney isolado em seu próprio partido. Já na eleição de 2006, esses sinais começaram a ficar claros, no segundo turno, quando o tema privatização, foi lançado pela campanha de Lula para gerar insegurança em relação a Alckmin.
Na atual campanha, aquela disjuntiva volta. Quem está no governo se dirige à oposição com o velho e surrado discurso do medo. Medo de que o programa Bolsa Família seja descontinuado, de que novas privatizações poderão vir etc.
A mesma lógica lançada contra Lula pelos governos é agora lançada pelo governo de Lula contra a oposição: emplacar no eleitorado a sensação de medo quanto ao futuro.
Antes, e agora também, a oposição procura reagir da mesma forma: dizendo que nada disso é verdade e que tais ou quais vetores terão continuidade. Quanto mais fortes as instituições democráticas, mais desmoralizada é essa apelação ao medo que fazem os governos reiteradamente.
Esperança é a metáfora usada pelas oposições - aqui e alhures - para tratar de mudança, com o sujeito oculto pelo verbo. E o eleitor pode perceber assim. Os governos - seus candidatos e agora candidata - traduzem o discurso da oposição por mudança, em insegurança para o eleitor.
Numa situação de crise, é fácil desmontar a bandeira do medo. Numa situação de normalidade, não é tão fácil.

A BOLA - JÚLIO CÉZAR.

PALPITES NO ESPORTE

Bons palpites porém, um tanto obvio…
Flamengo x Grêmio – Grêmio 2 X 1, antes da copa do mundo o menguin será líder na tabela invertida, se DEUS quiser.
Palmeiras x Grêmio Prudente – Palmeiras
Avaí x Vitória – Empate
Corinthians x Santos – Dá peixe, se num tiver juiz amigo.
Guarani x São Paulo – Os bambi ganha
Atletico-MG x Fluminense – Flusim 3 x 1
Internacional x Atlético-PR – empate com gols
Ceará x Cruzeiro – O vozão mata a raposa
Atlético-GO x Goiás – Dragão por 1 x 0 aos 45 do segundo tempo num lance duvidoso, pro técnico time esmeraldino (Leão) fica espumando.
Botafogo x Vasco – Fogão por 2 x 1, meu time ta numa boa acertada vamos evoluir e ganhar os 9 pontos até a Copa, pro vaskim ficar num lagar dele lá embaixo

VAMU PRO JOGO.

Chupado da Espn.
Joel Santana faz mistério e não confirma time do Botafogo para o clássico.
Joel Santana adotou a estratégia do mistério às vésperas do seu primeiro clássico no Campeonato Brasileiro. O técnico não divulgou a escalação do Botafogo, para a partida contra o Vasco, mas confirmou os retornos de Herrera e Caio ao time.
VIDEO - ESPN
Rio de Janeiro right now!!

NA BEIRA DO RIO.

Milor Fernandes - Nada faz mais sucesso do que o sucesso. Nada fracassa mais do que o fracasso. São leis antigas e eternas.

COISA RUIM NÃO COLA.

Agência O Globo.
Por Fred Huber - Foto Cezar Loureiro.
Joel diz não se lembrar do 6 a 0 na Taça GB.
Técnico prefere guardar em sua memória a vitória sobre o time da Colina na final do primeiro turno do Campeonato Carioca.
Joel Santana durante entrevista no Botafogo.
O 6 a 0 aplicado pelo Vasco sobre o Botafogo, na Taça Guanabara, teve efeito imediato e devastador no Alvinegro. Crise, técnico demitido... Mas, após a conquista do título carioca, a derrota virou unanimidade como uma espécie de marco para a retomada do Glorioso. Joel Santana, que assumiu o comando da equipe após aquela goleada, disse que a derrota já foi apagada de sua memória.
O treinador do Bota prefere lembrar do duelo seguinte com o time da Colina, a vitória botafoguense por 2 a 0 na final da Taça GB. As duas equipes voltam a se enfrentar neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
- Este jogo (6 a 0) aconteceu há quatro meses. Nem me lembro mais. Eu só me lembro das coisas boas, como do 2 a 0 na final da Taça Guanabara. Coisa ruim não cola comigo. Vamos ver o que acontece no domingo - afirmou o técnico.
O atacante Herrera adotou o mesmo discurso do chefe. Ele disse que na época do 6 a 0, o Botafogo ainda estava sendo montado, diferente do momento atual. O jogador acredita que o principal responsável pela evolução é o técnico Joel Santana, que "deu uma arrumada" na casa.
- Aquele 6 a 0 já está no passado, nós só pensamos no que está por vir. Naquela época, o grupo ainda estava em formação. Eram muitos jogadores novos, que tinham chegado este ano. É difícil montar uma equipe com dez dias de pré-temporada. A chegada do Joel foi importante. Deu uma arrumada.

O LEGADO.

O legado do professor Serra para a Educação. Por esta pequena amostra, pode-se imaginar o que será do Brasil se o país voltar ao comando dessa malta.

NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL.

Chupado da Agência Senado.
Comissão conclui revisão de novo Código de Processo Civil, que deve ser votado na terça.
O Ministro Luiz Fux, presidente da Comissão de Juristas, juntamente com a Dra. Teresa Wambier, relatora e o consultor-geral legislativo do Senado Federal e membro da Comissão, Bruno Mendes trabalharam mais de 14 horas ininterruptas nessa última sexta-feira, 28 de maio para revisar de forma definitiva o texto do novo Código de Processo Civil que será votado no âmbito do grupo de especialistas na próxima terça-feira, 1 de junho.
Somente nessa última semana foram quatro dias inteiros de reuniões. Como resultado foram analisados os textos dos mais de 1.000 artigos que devem passar a compor o Código de Processo Civil. A simplificação das formalidades legais resultou, também, em uma redação normativa mais clara e em uma diminuição de, aproximadamente, 200 artigos, além da reorganização dos livros que compõe o atual texto legal para uma sistemática mais lógica e direta.
Para o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Fux, o esforço pessoal que os membros da Comissão vem empreendendo nos últimos meses é significativa,mas plenamente justificável, afinal, segundo ele, esta sendo construída uma norma que garantirá o duração razoável dos processos e, com isso, cumprirá os anseios do País por um sistema judicial mais célere e uniforme.
O anteprojeto do novo Código de Processo Civil será entregue ao Presidente Congresso Nacional, Senador José Sarney, no próximo dia 08 de junho.

FURACÃO DE 70 - TEM ESTÁTUA.

LANCEPRESS! - Crédito: Pedro Kirilos.
Jairzinho ganhará estátua no Engenhão.
Furacão se juntará a Nilton Santos e Garrincha e será imortalizado no estádio do Glorioso.
Edgar Duvivier é o responsável pelo projeto.
Serei mais um guardião a tomar conta do Engenhão. Assim definiu Jairzinho sobre a homenagem que receberá de torcedores do Botafogo. O Furacão se juntará a Nilton Santos e Garrincha e será imortalizado. Ele também terá uma estátua na Entrada Oeste do estádio. A inauguração está prevista para o mês de julho.
O artista plástico responsável pelo projeto, Edgar Duvivier, e os retoques finais da homenagem ao Furacão.
Fico feliz por poder homenagear mais um grande ídolo do Botafogo. Com Nilton Santos, Garrincha e Jairzinho na entrada do Engenhão, os rivais vão tremer – disse o botafoguense Duvivier.
Ele explicou o passo a passo para a construção da estátua do Furacão da Copa de 70.
Primeiro, procurei imagens do Jairzinho. Depois, fiz os traços do rosto e do corpo. Faltam pequenos detalhes para tirar o molde e enviar para a fundição. De lá, a estátua já sairá em bronze – explicou.
Edgar Duvivier também foi responsável por dar formas às estátuas de Nilton Santos e Garrincha. Mas ele aponta uma diferença na homenagem a Jairzinho:
As dimensões são iguais. A estátua também tem 2,5m de altura e mais 2m com o pedestal. Mas fiz o Jairzinho comemorando gol, algo que foi comum na carreira dele. Não apenas pelo Botafogo, mas como pela Seleção Brasileira.
O projeto foi tocado por torcedores do Botafogo. A estátua custou R$ 56 mil, dividido por 16 cotas de R$ 3,5 mil.
Jairzinho foi convidado para acompanhar o processo de produção de sua estátua, mas não pôde comparecer ao local. Por telefone, porém, o ex-jogador se mostrou muito feliz com a homenagem.
Ainda não vi a estátua, mas sei que vou gostar. Estou muito feliz por essa homenagem. É sinal de que tudo o que fiz na carreira está cada vez mais sendo reconhecido. Quero agradecer aos botafoguenses, que sempre me trataram com carinho – comentou Jairzinho, emocionado. Apenas mais um ídolo eternizado.

UMA BOA DOZE.

Aí vai uma receita original de caipirinha
Ingredientes:
1 1/2 dose de cachaça
1 limão
2 colheres (sopa) de açúcar
4 pedras de gelo (média)
Modo de preparo:
Corte o limão ao meio, esprema uma das metades para obter o suco, enquanto a outra metade deve ser cortada em rodelas.
Junte ao suco e aos pedaços a cachaça e o açúcar.
Utilizando o soquete, misture tudo muito bem, amassando muito levemente os pedaços de limão.
Adicione gelo, misture novamente sirva e…
Seja feliz!!

SALVE A CAIPIRINHA.

Caipirinha, já é panteada como sendo do Brasil, a fórmula de sua receita até já foi publicada no Diário Oficial da União, pra certificar que é Brasileira realmente.
Nós formalmente declaramos que não queremos mais ver nossa caipirinha sendo feita com Vodka ou Saquê ao invés de cachaça.
Nós não aceitamos que esse drink, famoso e respeitado no mundo inteiro, seja desrespeitado no Brasil.
Não podemos tolerar que matem a alma da caipirinha: a cachaça.
Nós acreditamos que a cachaça deveria ser feita artesanalmente em alambiques tradicionais, e que temos o direito de saber quando ela é produzida em massa.
Nós temos fé que uma caipirinha feita com uma boa cachaça pode ser tão elegante, nobre e suave quanto qualquer outro coquetel.
E assim, convictos dos nossos ideais, acreditamos que agora é a hora de beber a caipirinha do jeito que ela foi feita.
Com cachaça fina de alambique.
Desta forma, nós salvaremos a caipirinha.
Quem quiser assinar esse manifesto é só clicar:
http://www.salveacaipirinha.com.br/

FILOSOFIA.

Joel diz que no Botafogo sexo é 'segredo de estado'.
POR DIOGO DANTAS - FOTO Ramon Bitencourt
Joel se considera um cara a moda antiga.
Acostumado a declarações bem humoradas, o técnico Joel Santana comentou nesta sexta-feira a polêmica frase do técnico Dunga, da seleção brasileira, que disse que "nem todo mundo gosta de sexo, sorvete, vinho". A afirmação do treinador brasileiro se deu após o técnico Maradona, da Argentina, liberar as relações sexuais para seus jogadores na Copa do Mundo da África.
"Tudo na vida que começa a ficar exagerado não vai bem. Criou-se uma bola de neve, vocês sabem como é o treinador da Argentina, normalmente fala o que não deve", disparou Joel, dizendo que no Botafogo o assunto sexo é "segredo de Estado".
"Nunca tive reclamação em trinta anos de carreira", declarou.
Entre sorvete, vinho e sexo, Joel filosofou:
"Sorvete de sobremesa é ótimo, vinho branco para peixe e vermelho para carne é maravilhoso. Sexo é uma coisa particular, ninguém precisa saber o que a gente está fazendo. Penso assim, sou meio à moda antiga", admitiu o treinador.

TROPA DE ELITE

Capitão Nascimento.
Wagner Moura, o Capitão Nascimento de "Tropa de Elite", esteve quarta no Congresso para apoiar a aprovação de um projeto contra o trabalho escravo e, ao encontrar Michel Temer, perguntou por que o deputado não havia autorizado a filmagem de "Tropa de Elite II", no plenário da Casa.
O presidente da Câmara enrolou o ator:
Imagine, com esse belo boom do cinema nacional, o nível de demandas... E não poderíamos liberar ninguém. Mas qualquer outra área está disponível para gravação.
TROPA GLOBAL.
Executivos da Globo Filmes se encontraram recentemente com o diretor José Padilha, de "Tropa de Elite", num evento de cinema. Por conta disso, circulou a informação de que a empresa poderia se associar ao cineasta. "Conversamos sobre datas de estreia, nada mais", diz Padilha. "Tropa de Elite II" chega às telas no mesmo dia que "Nosso Lar", inspirado no livro psicografado de Chico Xavier, 3 de setembro.

730 kg - DE FARINHA BRANCA.

 Chupado Agência Estado.
CALA BOCA MAGDA - Zé (apagão) Serra.
A Polícia Federal apreendeu ontem 41 quilos de pasta-base e cloridrato de cocaína em dois barcos, navegando a cerca de 800 quilômetros de Manaus, vindos de Tabatinga, município a 1.105 quilômetros da capital. Cerca de 30 quilos da cocaína estava enrolada em papelotes dentro de sacos lacrados de bananas. O restante estava na outra embarcação, escondidos acima do forro do banheiro, numa das formas mais comuns de transporte, segundo a PF.
Foram presos o comandante da embarcação com a droga no teto e o responsável pelos sacos de banana transportados no outro barco. A assessoria da PF informou que, até ontem, foram apreendidos 730 quilos de cocaína contra 640 quilos no mesmo período do ano passado. Nas operações deste ano, 55 pessoas foram presas suspeitas de tráfico.
Polícia Federal apreende 500 kg de cocaína em MS.
Segundo a PF, dois caminhões que viajavam juntos foram parados em fiscalização na BR-262, que é geralmente usada por traficantes. Como os motoristas demonstraram nervosismo, os veículos foram levados até uma delegacia, em Três Lagoas.
Nesse local, houve uma vistoria e a droga foi encontrada em um dos caminhões. Os dois motoristas, de 64 e 41 anos, foram detidos. A PF diz que foi a maior apreensão de cocaína já feita na cidade.
Droga estava escondida em caminhão. Dois homens foram presos.

TIPO EXPORTAÇÃO

Vacina da China - Gripe e rubeóla.
A tecnologia do Brasil para promover grandes campanhas de vacinação está ganhando o mundo. Depois de fazer sucesso na Suíça, o programa de vacinação do Ministério da Saúde vai ser exemplo na China. O governo chinês quer aplicar a logística brasileira para vacinar a população contra o sarampo, que atinge aquele país. Hoje, uma delegação de chineses chega a Brasília para conhecer as megas campanhas de vacinação contra a rubéola e a influenza brasileiras.
Em 2008, foram imunizadas 67,9 milhões de pessoas contra rubéola. Já contra a gripe passam de 65 milhões o número de pessoas vacinadas.
A saúde brasileira anda mesmo virando exemplo no exterior. Depois das campanhas de vacinação, semana que vem O ministro José Temporão vai mostrar a Lula um vídeo recém-produzido pela ONU que trata o sistema de combate à mortalidade materna e infantil brasileiro como exemplo.
O filme de uns 10 minutos destaca as ações de combate as desigualdades regionais relativas às mortes de mães e recém-nascidos.

VOTO OBRIGATÓRIO.

Voto obrigatório divide opiniões no Brasil.
O apoio ao voto facultativo cresceu.
Pesquisa Datafolha feita em 20 e 21 de maio revela que o voto obrigatório divide o eleitorado: 48% dos entrevistados no país são favoráveis e 48% são contrários.
O apoio ao voto facultativo cresceu. O levantamento anterior, de dezembro de 2008, registrara o recorde de 53% a favor da obrigatoriedade; 43% eram contra.
Estabelecida na Constituição, a obrigação atinge os brasileiros alfabetizados dos 18 aos 70 anos de idade. Para analfabetos, maiores de 70 e os que têm entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo.
O Brasil é um dos 30 países em que o voto nas eleições nacionais é obrigatório. Dos entrevistados, 55% dizem que votariam se ele fosse facultativo; 44% optariam por não votar.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

JÁ NA ÁFRICA

PORTAL TRANSPARÊNCIA

Lançado em novembro de 2004, é um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a execução financeira dos programas de governo, em âmbito federal. Estão disponíveis informações sobre os recursos públicos federais transferidos pelo Governo Federal a estados, municípios e Distrito Federal – para a realização descentralizada das ações do governo – e diretamente ao cidadão, bem como dados sobre os gastos realizados pelo próprio Governo Federal em compras ou contratação de obras e serviços.
Ao acessar informações como essas, o cidadão fica sabendo como o dinheiro público está sendo utilizado e passa a ser um fiscal da correta aplicação do mesmo.
O cidadão pode acompanhar, sobretudo, de que forma os recursos públicos estão sendo usados no município onde mora, ampliando as condições de controle desse dinheiro, que, por sua vez, é gerado pelo pagamento de impostos.
O Portal da Transparência é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos.
Sem exigir senha de acesso, o objetivo é aumentar a transparência da gestão pública e o combate à corrupção no Brasil.

RUY CASTRO

Surto cívico
Tenho sido questionado com frequência sobre se a seleção brasileira vai fazer bonito ou dar vexame na Copa do Mundo. A resposta é não sei e, francamente, não estou com os fígados em sobressalto, à espera.
Tenho uma relação meio espírito de porco com a seleção. Só torço por ela se jogar bem e bonito, ganhe ou não. Ganhar não é tão importante. Domingos da Guia, Leônidas da Silva e Zizinho nunca foram campeões do mundo; Dunga, Gilberto Silva e Kleberson são. Viu como não é importante?
Sou da teoria de que, podendo convocar os jogadores que quiser, mesmo que joguem em Júpiter, o treinador do Brasil está obrigado a armar o melhor time. Donde não abro mão de vê-lo jogar com categoria, dar espetáculo e lutar. Isso significa que a última vez em que me empolguei com a seleção foi na Copa de 1982 -o time de Zico, Sócrates, Falcão, Júnior, Leandro. As Copas de 1994 e 2002, vencidas pelo Brasil, não me inspiraram admiração ou prazer.
É diferente de quando se trata do nosso time de coração. Este entra em campo com os jogadores de que dispõe e que, às vezes, estão longe de ser os melhores. Azeite. É ele que nos redime. Por isso, tem de vencer sempre, mesmo jogando mal, chutando de canela, e nem que seja com um gol de mão e em "offside", aos 47 do 2º tempo.
A Copa do Mundo é aquele período de quatro em quatro anos em que pessoas que passaram os quatro anos anteriores alheias a futebol são acometidas de um incontrolável surto cívico, cobrem-se de verde e amarelo e torcem pelo Brasil como se soubessem quem é a bola. Mas, desta vez, está difícil até para elas. Exceto por Kaká e, talvez, Robinho e Julio César, não creio que saibam sequer identificar os outros jogadores - todos monotonamente parecidos, de cabeça raspada, brinquinho na orelha e falando "toicida" em vez de "torcida".

CLÁSSICO DA DISNEY III

Clássicos da Disney - Versão sensual de personagens.
Cinderella também faz parte da coleção "Fairytales Fantasies"; telas podem ser compradas e autografadas, na loja on-line do artista J. Scott Campbell.
A madrasta da Branca de Neve; decotes ousados e microssaias fazem parte do figurino das personagens.
Outra releitura para a madrasta, vilã do clássico "A Branca de Neve".

ELIANE CANTANHÊDE. - (kkkkkkk)

Foi uma cacetada.
O solene "não" de Aécio Neves para ser vice na chapa de José Serra pega a oposição de jeito e deixa o candidato na mão. A alternativa para vice era Aécio ou Aécio. Em não sendo ele, ocorrem automaticamente dois efeitos: os partidos da coligação tendem a se engalfinhar pela vaga, e qualquer um que seja escolhido será sempre o que foi porque Aécio não quis. Não chega a ser emocionante.
Há também a questão da oportunidade, pois a negativa de Aécio ocorre justamente quando Dilma Rousseff empata com Serra, deixando a oposição nervosa. Uma interpretação legítima é que Aécio fez os cálculos, olhou o horizonte e não apostou nas chances de vitória.
E há, por fim, um punhado de interrogações no rastro da decisão de Aécio: sem ser vice, até que ponto ele vai se envolver com a campanha além das formalidade e atrair votos para Serra? E como fica o poderoso eleitorado de Minas, segundo colégio eleitoral do país?
O passado condena Aécio, que é inequivocamente o principal líder político de Minas, sempre tem expressivas votações e já mostrou que é capaz de transferir montanhas de votos. Mas tem que querer. Há sérias dúvidas se realmente quis em 2002, quando Serra foi o candidato tucano, e em 2006, com Geraldo Alckmin concorrendo. Lula deu de lavada no Estado nas duas vezes.
Olhando para a frente, Serra tem três opções. Pela ordem: indicar um vice do PP, que engrossaria o tempo de TV; pinçar um do DEM no Nordeste; e, "se não tem tu, vai de tu mesmo" - a chapa puro-sangue.
Péssimo para Serra? Mas ainda pode piorar. Basta ele chegar à convenção de 12 de junho só, sem Aécio e sem vice nenhum.
As perspectivas de Aécio, porém, não são melhores: quatro anos num Senado às traças, para bater de frente com o candidato Lula em 2014, não é o melhor dos mundos. A não ser que, ao contrário de Serra para a vice, Aécio tenha um mirabolante plano B. A ver.

CARISMA

Dilma Rousseff (PT-RS) foi recebida em almoço reservado anteontem na sede da Votorantim, na rua Amauri, em São Paulo. À mesa, Fábio Ermírio de Moraes, Carlos Ermírio de Moraes e Raul Calfat, diretor-geral da Votorantim Industrial, entre outros. Com ela chegaram Antônio Palocci (PT-SP) e Fernando Pimentel (PT-MG), coordenadores da campanha.
O CARA
Responsável por azeitar os canais entre a candidata e o empresariado paulista, Palocci tem linha direta com os Ermírio de Moraes, por quem já foi recebido outras vezes para almoçar e trocar ideias.
GANGORRA ELETRÔNICA
E a coordenação da campanha de Dilma faz circular pesquisa interna que mostra que a petista, ainda embalada pelos anúncios do PT em que apareceu colada a Lula, subiu alguns pontos em relação aos últimos levantamentos divulgados. A campanha de José Serra (PSDB-SP) espera reverter o quadro com a enxurrada de anúncios que partidos aliados, como o DEM, vão veicular até o fim de junho.

CARNÊ

MARACANÃ EM DOSE DUPLA
É grande a possibilidade de o Maracanã, no Rio, sediar não apenas o encerramento, mas também a partida de abertura da Copa de 2014, no Brasil. Esta já é considerada a melhor alternativa pelo governo federal diante das negativas do Estado e da Prefeitura de SP de ajudarem o Morumbi a levar adiante a reforma exigida pela Fifa para o jogo inaugural.
MASCATE.
O São Paulo F.C., dono do Morumbi, também já admite internamente a hipótese de perder a abertura para o Maracanã. O clube está tendo que levantar sozinho os recursos para as obras. O BNDES já ofereceu financiamento, mas outro banco precisa garantir o empréstimo - e as instituições financeiras privadas não têm se animado a embarcar no projeto.
DORMITÓRIO.
Outros dois estádios que pleiteiam sediar a abertura, o Mineirão, de Belo Horizonte, e o Mané Garrincha, de Brasília, são considerados carta fora do baralho pelo governo federal. A rede hoteleira da capital mineira não teria capacidade para abrigar os turistas que desembarcariam na cidade para o jogo inaugural. E a capital federal perdeu força depois dos escândalos do mensalão do DEM.