Ações cotidianas contam como atividade física?
Segundo a personal trainer e especialista em treinamento e reabilitação Vanessa Módolo Moreira, de São Paulo, as pequenas ações do dia a dia, como descer do ônibus alguns pontos antes e ir até o trabalho caminhando, ou levar o cachorro para passear, auxiliam a ter um estilo de vida mais saudável que, inicialmente, trazem benefícios ao organismo. "Uma pessoa totalmente sedentária com sobrepeso ou obesa que se dispõe a fazer essas pequenas modificações aumenta o seu gasto energético, porém, há necessidade de se elevar gradualmente a intensidade dessas modificações", orienta a profissional.
7. Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.A recomendação da ingestão de sódio pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 2 gramas por dia, o equivalente a cerca de 5 ou 6 gramas de sal, que corresponde a uma colher das de chá. Estudos mostram que o consumo de sal no Brasil fica em torno de 12 gramas diárias, ou seja, o dobro da recomendação, e que nenhuma região brasileira apresentou consumo de sódio inferior a 4 gramas.
Uma dica para a redução do consumo é criar o hábito de ler os rótulos dos alimentos industrializados para verificar a presença e a quantidade de sódio.
Outro ponto é utilizar o mínimo de sal no preparo dos alimentos, além de evitar o uso de saleiro à mesa durante as refeições. Para que não haja reclamações sobre o sabor da comida, aposte em temperos como coentro, açafrão, manjericão, entre outras ervas e especiarias, para dar um toque especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário