sexta-feira, 28 de maio de 2010

FERRARI 800

Chupado do Blog Cockpit
A mais tradicional equipe da Fórmula 1 alcança uma marca invejável. A Ferrari completa 800 Grandes Prêmios na corrida turca, em Istambul. Única a estar presente em todas as temporadas disputadas na categoria, a Ferrari entrará na pista com uma pintura no cofre do motor referente à marca.
Nestes 60 anos, a escuderia do cavalinho rampante já venceu 211 vezes, cravando 220 melhores voltas. Isso sem contar que os carros do saudoso Enzo já estiveram em 203 pole-positions. Todos estes números num liquidificador produziram 16 títulos de construtores e 15 consagrações de pilotos (Alberto Ascari, Juan Manuel Fangio, Mike Hawthorn, Phil Hill, John Surtees, Niki Lauda, Jody Scheckter, Michael Schumacher e Kimi Raikkönen).
Tudo bem, a homenagem é válida, mas vai aí um comentário. O número 800 está pintado no cofre do motor, que é lugar de destaque (o mais caro se alguma empresa quiser formalizar contrato com o time). O local foi escolhido, também, para continuar o processo de esfriamento daquela história de propaganda de cigarros – para relembrar a polêmica, lê a ki  Descobriu a pólvara.
E mais: porque a Ferrari e as outras escuderias não adotam números deste tamanho (ali ou em qualquer outra parte do carro) para identificarem os pilotos? Os números que dos competidores nos carros de F1 há anos são extremamente tímidos. Muitas vezes temos de procurar com bastante atenção para descobrir onde está a pintura do número em determinado carro. Se estes números fossem em tamanhos minimamente razoáveis, não teríamos de nos preocupar apenas com as cores dos capacetes dos pilotos para sabermos diferenciá-los. Melhor exemplo não poderia existir: o 800 da Ferrari tem dimensões muito maiores do que o 7 de Massa e o 8 de Alonso.
A marca vermelha pode ser um estímulo para Felipe Massa, que ainda busca sua primeira vitória em 2010. Nunca é demais lembrar que o brasileiro venceu três das últimas quatro corridas em território turco. Mas, para subir do degrau mais alto do pódio, Felipe terá de derrotar seus adversários, principalmente as Red Bull, que são favoritas à vitória.

Nenhum comentário: