sábado, 13 de agosto de 2011

NO CÉU DO BRASIL . . .

FUTEBOL BOBO II

LITERATURA BRASILEIRA

DITO E FEITO

 "A sociedade não existe, o que existe são os indivíduos"  
(Margareth Thatcher, a dama de ferro do neoliberalismo que governou a Inglaterra de 1979 a 1990. Líder da extrema direita do Partido Conservador, Thatcher desregulamentou a economia, implementou um amplo programa de privatizações, arrochou salários, reprimiu greves duramente, fechou fábricas, esfarelou o trabalho operário, elevou o número de desempregados de um milhão, no início de sua gestão, a 3 milhões em meados dos anos 80, reduziu a influencia dos conselhos salariais na economia e praticamente aboliu o salário mínimo. A julgar pelos distúrbios dos últimos dias, semeou de fato uma selva de indivíduos, furiosos, no lugar da sociedade) -
(Carta Maior; Sabado, 13/08/ 2011)

Silvio Rodriguez - Te Molesta Mi Amor (Homenagem a Fidel)


Pouco importa se contra Fidel Castro tenham se voltado todas as poderosas forças econômicas que mantêm o capitalismo, em sua fase imperialista,essas forças perversas e cegas que garantem o cumprimento da Grande Norma do lucro e da acumulação.
Pouco importa se toda a grande mídia mundial e nacional,sempre a serviço do imperialismo capitalista, contra ele assestem todas as baterias e o ataquem incessantemente,impiedosamente, injustissimamente.
Vem o Jornalista Fernando Brito e honra os 85 anos de Fidel, num belíssimo texto – límpido e emocionante – o qual fecha declarando que Fidel “deu a uma geração inteira, asas para voar e vencer o medo.
Considero Fernando, expressou o que toda essa “geração inteira” gostaria de dizer a Fidel hoje.Agradeço-lhe e cumprimento-o por isso.
Honra e Glória a Fidel Castro e a Revolução Cubana!
E para comemorar a vida e obra de Fidel,convido os Companheiros a ouvir essas duas músicas do compositor cubano Silvio Rodriguez,compostas em homenagem à Revolução Cubana e ao Comandante Fidel Castro:

FIDEL CASTRO

Um homem que não se ajoelha, cria asas.
O tempo, aos seres humanos, vai nos substituindo de presença para memória.
Na equação entre passado e presente que resulta no futuro, vamos nos tornando o primeiro, em lugar do segundo.
E aí, quando as décadas nos encolhem e encurvam, o valor dos atos humanos, dependendo do que fomos e fizemos, mingua ou reluz.
Há muito tempo, Victor Hugo escreveu, em seu magnífico “Os trabalhadores do Mar”, que diante do desconhecido e do medo trazido pela noite, um homem abate-se, ajoelha-se, prosterna-se, roja-se, arrasta-se para um buraco, ou então procura asas.
Sim, porque homens têm asas, e essas asas se chamam sonho, e este sonho, se vira luta, torna-os gigantes, ainda quando o tempo apequena e fragiliza seus corpos.
Tão grandes que a grandeza os sublima, e os faz seguir, teimosamente, dando aos sonhos que encarnaram as últimas gotas de suas vidas, seus pensamentos, as lições que aprenderam e que seus nomes espalham ainda.
Fidel Castro faz, hoje, 85 anos.
Aquele a quem tantas vezes se tentou matar enfrenta o tempo com a serenidade de quem sabe que seguirá vivendo. Um pouco mais, como homem. Muito e muito mais, como um grande pássaro, ao qual o sonho e a luta deram - ele deu a uma geração inteira – asas para voar e vencer o medo.
Longa vida a Fidel e vida eterna a seus sonhos!

OS ESPERTOS E OS INOCENTES

Por Carlos Chagas.
Formou-se  na Europa a   canhestra onda para enfrentar  a crise econômica, passando depois aos Estados Unidos, chegando ao Chile e aproximando-se do Brasil. Fala-se das iniciativas adotadas na Grécia,  Irlanda, Portugal, Espanha, França, Itália e arredores, seguida pelo Partido Republicano e parte do Partido Democrata, em  Washington,  e já despertando reações contra o governo chileno.
Sem tirar nem pôr, trata-se de mandar a conta dos fracassos do neoliberalismo para os mesmos de sempre, ou seja, as massas. O povão, que em maior ou menor grau insurge-se contra o aumento de impostos, as demissões descontroladas, o corte nas políticas sociais e a supressão dos raros direitos  trabalhistas ainda existentes.
No reverso da medalha, nenhum encargo suplementar  para as classes abastadas, muito menos contenção da especulação financeira ou redução das dívidas internacionais.
Essa  formula certamente vem dos tempos de Ramsés II, adotada em Atenas e Roma, tornando-se descessário referir não haver mudado até hoje. As elites se locupletam e os pobres pagam. Alguns estóicos protestaram através dos tempos, uns perdendo a cabeça, outros queimados na fogueira,  sem condições de alterar o processo que faz os espertos iludirem os inocentes.
Haverá, neste limiar do Século XXI, condições para  a equação ser invertida? Parece que não, após o fracasso do socialismo autoritário na ex-União Soviética e a adesão da China ao capitalismo ditatorial. A África dilui-se em suas próprias entranhas e nós, aqui na América Latina, jogamos o “faz-de-conta” de estarmos preparados para enfrentar a crise, que acabará estourando, como sempre, no andar de baixo.  Tempos atrás apareceu um movimento que parecia puro e inovador, destinado a inverter a equação. Era o PT, hoje transformado em  mais um  refúgio dos espertos,  algoz dos inocentes.

CONSULTORIAS E CONFERÊNCIAS.
O climax do capitalismo acontece para certo número de indivíduos que se especializam em dar consultoria a grupos empenhados em multiplicar seus ganhos ou, em paralelo, em fazer conferências para demonstrar como chegaram a seus altos patamares.
Não há nada contra consultorias e conferências, pode-se até aprender alguma coisa, nestas, e auferir alguns lucros, naquelas. O diabo é quando essas duas atividades são exercidas  por gente que durante toda a vida pregou e praticou o contrário de seus atuais conselhos e palestras. Disfarçaram-se no passado apenas para chegar a esse presente oposto à sua antiga  trajetoria?  E às suas lições?
Quem quiser que fulanize, mas será sempre bom lembrar que o Lula, quando da fundação do PT, falava em transformar os operários em donos dos  meios de produção e em proprietários dos frutos de seu trabalho.  De forma isolada, ele conseguiu, mas precisou abandonar propostas e seguidores. Era isso que desejava desde o início?

PEDRO PRIMEIRO.
Já se encontra na presidência da República, para ser sancionado, projeto aprovado no Senado e na Câmara dando a Pedro Aleixo a condição de ex-presidente da República. Assim foi feito, anos atrás, com Tancredo Neves. Um não pode assumir por motivo de doença. Outro, de usurpação, pois diante do impedimento do presidente Costa e Silva, por derrame cerebral,  pela Constituição Pedro Aleixo  deveria ter assumido o governo. Foi garfado e preso pelos três ministros militares da época. O Congresso acaba de fazer justiça a mais um mineiro ilustre. Quando a presidente Dilma sancionar o projeto, nos próximos quinze dias, o ex-vice-presidente da República será elevado à galeria dos presidentes.
A propósito de Pedro Aleixo, uma historinha: Milton Campos era govbernador de Minas e o dr. Pedro, secretário do Interior, a segunda figura no estado.    O dr. Milton, com sua fleugma de professor de democracia, dividia com o amigo as responsabilidades de governo. Qando lhe traziam um problema complicado, dizia sempre: “fale com o Pedro, primeiro”. Virou Pedro Primeiro, na verve das Gerais...

QUE SE CUIDEM, POIS VEM MAIS...
Pouco adianta a greve desencadeada na Câmara pelos líderes dos partidos da base governista. Não vão conseguir interromper a cascata de investigações, denúncias e demissões nos  ministérios sob suspeita, por coincidência aqueles com titulares indicados por eles. Poderão, no  máximo, ver liberadas algumas verbas referentes às suas emendas ao  orçamento.  Na verdade, mesmo insurgindo-se contra alguns excessos nas operações de faxina, como as algemas da Polícia Federal,  a presidente Dilma não recuará um milímetro na determinação de ver a administração federal, senão livre, ao menos bem mais afastada da sombra da corrupção. Não se duvida,em Brasília, de que novas investigações revelarão novas lambanças, em outros ministérios.

BOAS INFORMAÇÕES

Perfeito o artigo do jornalista Carlos Chagas, "os espertos e os inocentes", e, do mesmo modo, o artigo de Robert B. Reich, sobre a agência avaliadora de riscos Standar & Poor's, considerando que se a agência tivesse feito seu trabalho para evitar a crise, o déficit orçamentário americano seria bem menor e a dívida do país não pareceria tão ameaçadora.
Considera a postura da agência simplesmente política, prejudicando não apenas os Estados Unidos mas também outros países, principalmente da comunidade européia, com forte influência nas bolsas de valores dessas nações.
Vivemos problemas semelhantes no que concerne ao uso, não político, mas poliqueiro em benefícios de interesses pessoais e sacrificando o Brasil.

É DANDO QUE SE RECEBE

O circo e seu espetáculo dantesco.
Alguns anos atrás um deputado (já falecido) baiano declarou - repetindo São Francisco de Assis - que "é dando que se recebe". Na ocasião os "progressistas', políticos e imprensa, fizeram grande estardalhaço pelo dito. Hoje, os mesmos moralistas daquela época (PT-PMDB-jornalistas-atores) são os beneficiários do atualizado, aprimorado "é dando que se recebe".
Quem te viu... quem te vê.
Montaram uma operação policial, deram-lhe o nome de Voucher, prenderam 16 pessoas, tiraram fotos de alguns e colocaram na mídia, fizeram um estardalhaço sem medidas para nada. Todos estão em suas casas e acabou-se o espetáculo circense armado para encobrir o abismo em que nos situamos com uma dívida interna de mais de dois trilhões de reais, estradas esburacadas, aeroportos sem condições operacionais, portos em desgraça, educação jogada para as baratas, a segurança completamente abandonada, as leis caducas e obsoletas, os corruptos soltos e debochando da nossa cara.
Afinal, para que foi armado esse circo patético e execrável?
Que estupidez é essa, se os presos são soltos muito antes de vencer o prazo das prisões?
Emendas de deputada superam R$ 17 milhões
A deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP), suspeita de embolsar parte dos R$ 9 milhões para projetos fajutos da ONG Ibrasi, pode bater o recorde nacional em emendas para “projetos turísticos”. Só para o projeto de urbanização do pier de Macapá, foram R$ 8 milhões em 2007, em convênio assinado pela então ministra Marta Suplicy (Turismo). A deputada está sujeita a processo por quebra de decoro parlamentar.
Dá trabalho.
Com o ministério do Trabalho, Fátima Pelaes mandou R$ 750 mil para “qualificação” no Amapá. Laranjal do Jari (ops) seria beneficiada.
Duelo de Titãs.
Na disputa para o ministro do Turismo, Fátima Pelaes perdeu para Pedro Novais, indicado pelo líder do PMDB, Henrique Alves (RN).
Drama. . .
A deputada Pelaes tem uma dramática história pessoal, corajosamente tornada pública em 2010: é fruto de um estupro da mãe, ex-presidiária.
Só para lembrar.
Dilma não poderia ficar “indignada” ou exigir aviso prévio sobre operações que o Judiciário determina à PF. É poder independente, reza a Constituição.

BASE ALIADA

COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO.
Trio evangélico salvou Dilma na campanha.
A presidenta Dilma deve a três senadores parte do sucesso de sua campanha. Os evangélicos Magno Malta (PR-ES), Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Walter Pinheiro (PT-BA) foram escalados pelo coordenador da campanha, Gilberto Carvalho, que lhes disponibilizou jatinhos para percorrerem o País e pregarem em suas igrejas. Desmentiram os boatos de que Dilma não acredita em Deus e que era a favor do aborto.

QUANTOS CARGOS ?!

A oposição quer sempre construir uma crise no governo para faturar eleitoralmente, já que não tem projeto de governo... a mídia parece que só consegue sobreviver de escândalos, muitas vezes, superdimensionado. Mostrem o que o governo federal está fazendo, só mostram o lado negativo... O PSDB e DEM parecem ter governos blindados pela imprensa.
Pois não são os problemas externos que estão prejudicando o governo Dilma Rausseff, mas sim, os desencontros internos. A presidente quer ser absoluta. Ou seja, se julga capaz de combater sozinha todas as frentes. Se sente a única justiceira suficiente o bastante para resolver/corrigir, tudo o que há de errado na política e na adminsitração federal.
A presidenta Dilma não tem malicia para enfrentar as raposas velhas de guerra, (todos da base aliada) com anos de experiência e esperteza.
Como Sarney, Temer, Renan... etc.
Os que estão reclamando, são aqueles que foram alfabetizados na escola de alfabetização Bolha de São Paulo para a Alienação. Notícia só tem valor para estes, se carregada com um teor de preconceito, arrogância e pirotecnia dos escândalos. É gente que gosta do "diz que me diz" e não da notícia em si.
Acho interessante alguns comentários dizendo que o Governo vai rachar e quem ganha com isso é a "oposição".
Primeiro não temos oposição.
FHC defensor da maconha livre.
Aécio Neves bêbado com carteira vencida de madrugada no Rio. Alvaro Dias não tem um plano político só  sabe babar no saco de FHC E AECIM.
Serra é o que desmaia quando toma bola de papel na cabeça.
NÓS NÃO TEMOS OPOSIÇÃO, SÃO FRAQUISSIMOS, MACONHEIROS, BÊBADOS AO VOLTANTE E UM CARA QUE A CARECA PARTE COM BOLA DE PAPEL.

A FICHA CAIU

Por Kennedy Alencar, da Folha de São Paulo.
Avaliações realistas a respeito da perspectiva de recessão americana e da crônica crise fiscal europeia levaram a presidente Dilma Rousseff a ajustar suas estratégias política e econômica. "A ficha caiu", diz um integrante da cúpula do governo.
Leia-se: a gestão Dilma passou a contar com um cenário mais adverso na economia e no Congresso. Portanto, precisa rever suas diretrizes.
Na política, há uma tentativa de melhorar a tensa relação com os aliados. Não foram apenas demissões num estilo mais duro que pesaram na piora desse relacionamento. Também contribuíram um certo distanciamento da presidente da classe política e um arrocho verdadeiro na liberação de emendas parlamentares.
Dilma faz bem ao tratar com maior firmeza suspeitas e suspeitos de corrupção. Mas pretende evitar o clima de execução sumária que a faxina no Ministério dos Transportes andou estimulando. É uma operação de ajuste fino combinar rigor ético com a realidade de manter maioria no Congresso para governar.
Segundo um auxiliar, Dilma demonstra disposição de se aproximar dos políticos, mas não deixará de ser mais inflexível do que gostariam seus aliados quando o tema for corrupção.
A queda na pesquisa CNI-Ibope ajudou a ficha a cair. Para um ministro com trânsito no Palácio do Planalto, houve certa ilusão de que a imagem de paladina da justiça renderia somente bons frutos. O noticiário recheado de tantas acusações de corrupção tem reflexo negativo sobre a avaliação do governo.
Na opinião de Dilma, ela enfrenta um problema mais grave: uma nova maré mundial de dificuldades econômicas. Há gente no governo dizendo que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano será uma vitória se ficar entre 3% e 3,5% --distante do discurso oficial de 4% a 4,5%.
Aumentou a possibilidade de o Banco Central começar a reduzir os juros ainda em 2011. O dragão da inflação assusta menos. O fantasma do câmbio arranca os poucos cabelos da equipe econômica, mas é um problema que Dilma e ministros julgam ser difícil combater apenas com canetadas para proteger setores da economia doméstica.
O maior temor passou a ser uma queda significativa do crescimento do PIB, o que resultaria em menos empregos e menos renda.
Ter evocado a receita da crise de 2008-2009 parece uma boa saída. O herói daqueles dias foi o consumo das famílias, turbinado pelo fortalecimento do mercado interno de 2003 para cá.
A maioria dos economistas diz que o Brasil deverá sofrer menos agora do que sofreu no final do governo Lula. Mas isso dependerá de uma pilotagem tão eficiente quanto a de dois anos atrás. É um belo teste para a gerente

Eliane Cantanhêde: Morte de juíza expõe país sem lei

A violência contra a juíza Patrícia Lourival Acioli, assassinada a tiros no fim da noite de ontem (11) em Niterói (RJ), transmite a sensação de um Brasil sem lei, sem moral, sem polícia e sem ética, diz Eliane Cantanhêde, colunista da Folha. "Na cidade que é o cartão postal do país, onde ficam as sedes operacionais das três Forças Armadas, a juíza implacável contra os desmandos e os marginais é morta à luz do dia. É a vitória do mal contra o bem. Ou da impunidade contra a vergonha", comenta Cantanhêde.
Conversas telefônicas interceptadas pela PF mostram suspeitos de desviar recursos do Ministério do Turismo discutindo como superfaturar e até falsificar documentos em licitações. "Superfaturamento sempre existe", conta o empresário Humberto Silva Gomes. Agora foragido, ele relata ao interlocutor que em Brasília corre a máxima: "Ah, é pro governo, joga o valor pra três, tudo vezes três".

AS MANCHETES DO DIA . . .

Veja as manchetes dos principais jornais neste sábado
* Jornais nacionais.
O Estado de S.Paulo
Juíza é assassinada no Rio; outros 69 estão ameaçados
Jornal do Brasil
Ao menos 100 magistrados estão sob ameaça no Brasil
O Globo
21 tiros na Justiça
Correio Braziliense
O dia em que o crime fuzilou a Justiça...
Estado de Minas
Táxi - Artigo de luxo em BH
Jornal do Commercio
Para garantir direito à vaga do concursado
Diário do Nordeste
Complicações: mulher morre após implante de silicone no corpo
Extra
Juíza assassinada recebeu 35 denúncias de ameaça de morte
Zero Hora
Juíza especializada no combate ao crime é executada no Rio
* Jornais internacionais.
The New York Times (EUA)
Enquanto Wall Street termina semana em alta, perigo continua
The Times (Reino Unido)
Juíza pergunta: onde estão os parentes dos manifestantes?
The Guardian (Reino Unido)
Policiais se revoltam com agenda de reforma de David Cameron
Le Monde (França)
Novo braço de ferro entre Cameron e a polícia
El País (Espanha)
Defesa renegocia 26 milhões em armamento que não pode pagar
Clarín (Argentina)
Para o governo, "é impossível" que haja fraude nas primárias.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dilma refém
Nossa Presidente Dilma está refém dos parlamentares, se não deixarem eles assaltarem os cofres da União, fazem "greve" e ainda atacam a Polícia Federal por ter algema dos essa quadrilha de ladrões, é o fim da picada.
Exóticos
Surgiu mais um nome surreal no meio dessas gangues de golpes contra o País: o Errol Flinn de Macapá; O grande ator australiano de Holywood não merecia essa.
Leis... quem às respeita?
Assim como todos os brasileiros quanto ao episódio envolvendo um candidato, e o genro de um ministro, na suposta venda de voto!
Se a ordem não faz a sua parte senhor Ophir Cavalcante, presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, como pode querer explicações? Concordo quanto: “foi uma barbaridade contra um ser humano e, sobretudo, contra a Justiça brasileira e o Estado de Direito".
Li recentemente a um questionamento: “O que aconteceu na Noruega? Havia 560 pessoas na ilha e apenas um atirador. Ninguém reagiu. Seriam 560 contra um. Mesmo assim o maluco solitário matou 85 pessoas e saiu ileso e sorridente”.
Somos uma nação desarmada!
E concordo plenamente quanto ao: "O fato de o TJ ter retirado a escolta pessoal que a juíza tinha é algo que precisa de uma explicação por parte daquele Tribunal, sobretudo por parte de seu presidente à época, o desembargador Luiz Zveiter"!
Só deve a ordem expor seus “Fichas Sujas”, sem o corporativismos reinante e soberana.
Se para o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo ao declarar; 'não esperem de mim outra coisa que não seja o respeito à lei', a máxima não se aplicou a juíza Patrícia Lourival Acioli, de 47 anos, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, foi executada a tiros dentro de seu carro, na porta de casa.
País sério?
Em qualquer país sério uma juiza não teria cancelado a sua proteção. Em qualquer país sério hoje as autoridades estariam fazendo o impossivel para capturar os assassinos daquela juiza. "Me segura senão irei arrebentar tudo" este é o lema.
Mas, fica nisso.
Enquanto os seus algozes deverão estar festando este ato víl. 0s poderes constituidos deveriam levar a sério a segurança de uma autoridade judiciária - mas tal não acontece - ficam discutindo o uso das algemas nos bandidos capturados. 0 ato de algemar pode causar traumas neles. Imaginem como estes "senhores" irão justificar perante aos seus filhos e amigos este tão deplorável.

ABSURDO

Critica ao uso de algemas e acusação de prisão abitraria. Só por que fazem parte de uma quadrilha que desviam verbas publicas eles tem direito a não ter sua imagem denegrida. Se fossem pessoas "comuns" ai pode? Só falta agora pedirem indenização por danos morais.
O governo Dilma Rousseff decidiu congelar a maior parte dos gastos obrigatórios no projeto de Orçamento para 2012. A determinação, reforçada pelo temor de efeitos da crise internacional, se refere à parcela de despesas em que o governo pode mexer livremente. Ações não obrigatórias mas consideradas prioritárias, serão poupadas.
Veja as manchetes dos principais jornais desta sexta-feira.
* Jornais nacionais.
O Estado de S.Paulo
Deputada do PMDB recebeu dinheiro desviado do Turismo
O Globo
Toque de recolher virtual - Contra distúrbios, Inglaterra quer censurar redes sociais
Valor Econômico
Varejo olha crise com cautela e revê estratégias
Correio Braziliense
Oitenta mil concursados com vaga garantida
Estado de Minas
A farra continua
Zero Hora
PMDB ameaça boicotar Dilma no Congresso
Brasil Econômico
Países latino-americanos estudam fundo anticrise de US$ 20 bilhões
* Jornais internacionais.
The Washington Post (EUA)
Mercados sobem com dados sobre emprego
Le Figaro (França)
Intensa especulação sobre bancos franceses
El País (Espanha)
Europa protege mercado das operações especulativas na Bolsa.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Leandro Vuaden, da Federação Gaúcha e da Fifa, apitará Vasco x Palmeiras, às 21h50m, em São Januário.
Bruno, ex-goleiro do Flamengo, irá a julgamento popular pela morte da ex-namorada Elisa Samúdio.
Zé Elias, ex-meio-campo do Corinthians, completa hoje três semanas na prisão por não pagar pensão alimentícia.
Falcão Garcia, atacante colombiano do FC Porto, está se transferindo para o Real Madrid por R$ 104 milhões.
Helio dos Anjos não é mais técnico do Vila Nova (Goiás). Clube abriu mão da multa rescisória de R$ 500 mil.
Marcelo Lomba, goleiro do Bahia, sente a coxa e Omar pode substituí-lo domingo contra o Internacional.
Joel Santana gostou do rendimento do novo meio-campo Roger e Montillo. Vai mantê-lo para domingo com o Avaí.
Edcarlos, zagueiro, 26 anos, ex-Cruzeiro, emprestado ao Grêmio até dezembro. Jogará com a camisa 6.
Lincoln, meio-campo, 32 anos, emprestado ao Avaí pelo Palmeiras, que ainda pagará parte do salário.
Dyorgines Andrade, do Espírito Santo, apitará sábado Macaé x Ipatinga pela Série C do Campeonato Brasileiro.

BRASIL x ESPANHA NO MUNDIAL SUB-20


A seleção brasileira sub-20, dirigida pelo técnico Nei Franco, confirmou o favoritismo e venceu a Arábia Saudita (3 a 0), ontem à noite, no Estádio Metropolitano de Barranquilla, na Colômbia, pelo Campeonato Mundial.
Henrique marcou o gol do primeiro tempo. Gabriel Silva e Dudu ampliaram a vantagem no segundo tempo em que a seleção brasileira imprimiu ritmo ainda mais veloz ao jogo e poderia até ter goleado os sauditas.
Brasil e Espanha se enfrentarão domingo nas quartas de final, na cidade de Pereira. A Espanha teve dificuldade para eliminar a Coreia do Sul. O jogo terminou 0 a 0 depois de 120 minutos. Na decisão por pênaltis, os espanhóis ganharam (7 a 6) e se classificaram.
Os outros jogos das quartas de final serão Portugal x Argentina, França x Nigéria e Colômbia x México.

CAINDO . . .

A ESTRELA VOLTOU A BRILHAR

O Botafogo estreou bem na Copa Sul-Americana e com a vitória (2 a 1) de ontem à noite, em Ipatinga, poderá até perder por 1 a 0 no segundo jogo com o Atletico Mineiro, dia 24, no Engenhão, que passará para a segunda fase.
Com domínio absoluto do primeiro tempo, em que teve atuação quase igual à da goleada sobre o Vasco, o Botafogo fez 2 a 0, com os gols de Herrera, completando passe primoroso de Loco Abreu, e ampliou a vantagem com o gol de Maicosuel, que reapareceu bem.
O gol do Atletico Mineiro foi de Richarlyson, já no final do primeiro tempo. Mas o Botafogo soube exercer o controle do jogo no segundo tempo e criou oportunidades em que poderia ter ampliado a vantagem. Quando pressionado, o goleiro Jeferson fez boas defesas.
Caio Júnior exaltou o primeiro tempo e disse que o time terá a volta de Lucas Zen, Cortês, Renato e Elkeson no jogo de sábado às 21 horas com o America Mineiro, último colocado, no Engenhão. O técnico revelou que Maicosuel sentiu uma indisposição no intervalo.
Maicosuel disse que se sentia feliz por ter voltado ao time – ele não jogou na goleada sobre o Vasco porque estava suspenso – e agradeceu ao técnico e aos companheiros pelo apoio: “Aqui todos me dão força e eu só posso retribuir jogando bem e fazendo gol”.

NUM AGUENTO MAIS . . .

Sete gols nos três jogos de ontem à noite na estreia dos brasileiros na fase de classificação da Copa Sul-Americana. Flamemgo obteve a primeira vitória no torneio com gol de pênalti de Ronaldinho, que estava no banco de reservas e jogou 25 minutos. O Botafogo abriu vantagem e pode até perder no jogo de volta que se classificará para a fase internacional.
O Ceará ganhou (2 a 1) de virada do São Paulo, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Rivaldo fez o gol do São Paulo aos 22 e Rudnei, empatou, com um gol de letra. No segundo tempo, Marcelo Nicácio marcou o gol da vitória aos 48 minutos. O Ceará terá a vantagem do empate no segundo jogo, dia 24, no Morumbi, mas, por ter feito gol fora de casa, o São Paulo se classificará se vencer por 1 a 0.

TOLÊRANCIA ZERO ! ! !

Show da PF . . .
Assisti com tristeza muitos políticos e autoridades condenando o uso de algemas em apadrinhados políticos. No entanto, não vi ninguém defendendo o correto uso de recursos públicos. Ora senhores, logo, logo, esses gatunos estarão soltinhos da "silva" e usufruindo o muito que roubaram e certamente as prisões com algemas serão os únicos castigos que receberão, vejamos os escândalos dos últimos 8 anos, quem foi preso? alguém devolveu o dinheiro?
Não senhores, o menestrel Danlubio profetizou "em breve mensalão será piada de salão", em um país decente seria piada de cela.
A oposição está com vergonha de parabenizar o bom trabalho de Dilma e faz como aquela raposa que viu as uvas maduras e não podia alcançá-las disse que estavam verdes.
No Brasil é assim.
Se é bom para o país é ruim para os políticos.

LOGO ESTARÃO APLAUDINDO DILMA ROUSSEFF

Por Carlos Chagas.
É bom prestar atenção nas sucessivas manchetes de um jornal editado em Paris,  assim que chegou a notícia da fuga de Napoleão da Ilha de Elba:
“O Monstro Corso escapou!”
“O Usurpador está na Baía de São João!”
“O Canibal marcha sobre Grasse!”
“O general Bonaparte ocupa Lyon!”
“Napoleão I aproxima-se de Fontainebleu!”
“Sua Alteza Imperial chega Amanhã à sua Amada Paris!”
Nesses termos tem sido a reação do PMDB às providências tomadas pelo governo para coibir a corrupção nos miniustérios da Agricultura e do Turismo.  A exoneração de um secretário-excecutivo e de outros altos funcionários, mais  a prisão de outro, junto com mais de trinta servidores,  mereceram explosões de indignação dos líderes do maior partido nacional. Terça-feira, falavam em inabilidade da presidente Dilma e em desmonte da  máquina pública. Coisa atabalhoada. Governo descontrolado. Perseguição ao  PMDB.  Necessidade de revide nas votações no Congresso.
Ontem, os adjetivos minguaram, substituídos por afirmações lógicas de que tudo precisa ser apurado e que quem tiver culpa deve pagar. Foi o que se viu na reunição da ptresidente Dilma com os presidentes dos partidos da basde oficial. Hoje, sem dúvida, virão declarações de que o PMDB, o PT e oenduricalhos  não podem ser confundido com erros de seus integrantes.  Amanhã,  estarão aplaudindo a presidente da República por seus cuidados e sua inflexibilidade na defesa do patrimônio público.
MAIS ATORES NO PALCO.
Nesse festival de lambanças verificadas em alguns ministérios, vinham e continuam   faltando medidas capazes de identificar e, sendo o caso, punir as empreiteiras especializadas em distribuir propinas e comissões para funcionários corruptos, no ministério da Agricultura. Agora, por conta das irregularidades no  Turismo, mais um ator entra no palco: as ONGs, usadas para receber dinheiro oficial e transformá-lo em dinheiro sujo para irrigar as contas bancárias de uns tantos malandros.
Seria hora de acabar com a farra dessas entidades que, dizendo-se não governamentais, cada vez mais se locupletam de recursos do governo, para não falar na publicidade que recebem de empresas estatais.  Existem ONGs necessárias, que prestam bons serviços ao país. Mas aumenta em ritmo  geométrico  o número das fajutas, em grande parte constituídas por servidores públicos indicados pelos partidos da base parlamentar do palácio do Planalto. Prestam serviços inexistentes e faturam vastas parcelas dos recursos provenientes dos impostos pagos pelo cidadão comum.  Que tal levar a faxina às ONGs?
MELHOR SAIR LOGO.
Todo mundo conhece o episódio do motorista de taxi que encontrou um pacote no banco de trás de seu carro, depois que o passageiro desceu. Abriu e verificou tratar-se de um milhão de reais, quantia capaz de garantir-lhe uma vida tranquila. Em vez de guardar o dinheiro, foi à delegacia para devolver. Era dinheiro roubado. A imprensa saudou o honesto  cidadão,  publicando sua fotografia e entrevistando sua família e os vizinhos.
Passaram-se os anos e quando o motorista tentou trocar de carro, candidatando-se a um empréstimo, vcio a negativa. Quis saber porque e ouviu a resposta: “você não é aquele cara envolvido no roubo de um milhão de reais?
Todo mundo é inocente até que se lhe prove a culpa. Não dá para concluir que os ministros da Agricultura e do Turismo tenham participado das maracutaias  praticadas à sua volta.  Agora, não apenas daqui a alguns anos, porque hoje  mesmo, para a  opinião pública, estão  os ministros envolvidos com as tramóias e vigarices de seus auxiliares, pelo simples fato de serem  ministros. Melhor fariam se pedissem para sair.
AMORIM TERÁ CORAGEM?
Corre em Brasília que uma das promessas feitas pelo novo ministro da Defesa, Celso Amorim, foi de cuidar do problema do nióbio. Problema? Melhor seria dizer escândalo, porque o Brasil detém  90%  das reservas desse precioso  mineral, na maior parte localizado nas reservas indígenas dos Ianomani e da Raposa-Serra do Sol. O nióbio é exportado, ou explorado, por empresas dominadas pelo capital internacional, mas sai daqui a preço de banana podre. Disciplinar a produção e valorizar o preço é reivindicação histórica das forças armadas, mas até hoje nenhum governo ousou tanto. Quem sabe agora, em se tratando de questão  ligada à nossa soberania?

SER BRASILEIRO

Ser Brasileiro, é ouvir um idiota, condenando a PF, por algemar um bando de canalhas.
Deveriam é ser guilhotinados.
Ser Brasileiro, é saber que um bandido de carteirinha, dizendo que a atual presidenta, poderá não terminar o mandato. FDP
Ser Brasileiro  e ver o lider do PR, reclamando, porque defenestraram o chefe da sua facção criminosa.
Ser Brasileiro,é ver os impostos suados que nós são roubados, diuturnamente e ouvir dos capós do PMDB, reclamações de que existe "perseguição" aos parlamentares "trabalhadores".
Ser Brasileiro é carma.

POLÍTICOS

Político representa o povo.
O povo quer que os políticos legislem e o que os políticos estão fazendo?
Se rebelando contra a presidenta por que ela não libera a verba de suas emendas.
Pensam em prejudicá-la mas prejudicam o país.
Bela hora pra presidenta fazer um teste: extinga o congresso, nem que seja só temporariamente.
Se ninguém sentir falta, fecha pra sempre.
São 6 bi por ano que podem ser melhor aplicados.

ALGEMAS

Na China o corrupto é preso, algemado e condenado à morte com a família pagando a munição gasta. No Japão o corrupto descoberto fica tão envergonhado que comete o harakiri. Nos EUA o presidente do FMI, acusado de tentativa de estupro, foi preso e algemado sendo visto pelas TV do mundo inteiro.
Porque aqui no Brasil nao se pode algemar corruptos?
O atual ministro da justica (em minusculo) esta tirando a autoridade dos Policiais Federais frente a bandidos, inclusive falando em puni-los.
Não e uma vergonha isso?
Que pais e esse?
Ou damos duro nos bandidos e corruptos ou entregamos tudo logo.
Se manque sr. ministro da justiça, não se iluda com corruptos, pau neles, são ladrões desavergonhados, não merecem respeito.
Concluo que Dilma Rousseff faz história: ao "limpar" os ministérios não lhe "falta habilidade", como dizem figuras contaminadas do congresso, sobra-lhe isto sim, compromisso com a nação.
A maioria do parlamento está impregnada de descompromissados.
Só mesmo alguém como ela, que não teve medo de colocar a vida em risco no passado, para satisfazer o povo e tirar o poder desses parasitas.
Deixa a Dilma governar
Não sei como homens públicos ainda recebem o meliante José Dirceu.
Agora que a Presidenta Dilma Rousseff está agindo com rigor contra os demandos de alguns políticos, êle diz que ela não chegará ao fim do governo.
Ele quase derrubou o Lula, foi retirado quase a força do Governo e agora quer pregar moral. Ministro Barbosa nêle, urgente.
Vá trabalhar, coisa que nunca fêz.
Deixa a Dilma governar.
Canção do Exílio atualizada
Minha terra tem empreiteira,
Onde a corrupção há.
Os políticos que aqui desviam, não desviam como lá.
Nossas estradas têm buracos
Não temos aeroportos nas capitais
E muito menos hospitais.
Nossa vida mais impostos,
Para “eles” fecharem seus negócios.
Minha terra tem empreiteira
Também tem PT, PR e PMDB.
É sério, não é brincadeira.
Todos políticos de carreira.
Iriam para cadeia se fossem passar num peneira.
Permita DEUS que seja castigado
Esse político corrupto e malfeitor.
Que o povo seja agraciado
Com a queda do último Imperador.
Pólo de Manaus declara guerra aos importadores
O governador do Amazonas, Omar Aziz, compara importadores de aparelhos de ar-condicionados do tipo split a contrabandistas “legalizados”. Ele diz que o Pólo de Manaus até 2009 produzia 80% dos splits vendidos no Brasil, hoje responde por pouco mais de 20%, em razão das importações que geram empregos na China e na Coreia. Aziz destaca que só esse setor emprega 5 mil empregos em Manaus.
Limitações
O uso de gás pela indústria de splits, no Pólo de Manaus, é limitado pelo protocolo de Kyoto, que o Brasil subscreveu; importadores, não.
Desigual
Outra queixa dos fabricantes de splits no Pólo de Manaus: eles são obrigados a comprar os compressores no Brasil; os importadores, não.

HAJA MARACUJINA . . .

COLUNA DO CLAÚDIO HUMBERTO.
Ex-ministro teme que Dilma não conclua mandato.
O ex-ministro José Dirceu manteve em Brasília conversas reservadas com dirigentes e políticos aliados, como o senador José Sarney, além de lideres partidários. Para um dos senadores do PMDB com quem conversou, Dirceu está “apavorado” com erros da presidenta Dilma no relacionamento com partidos e o Congresso. O ex-ministro deixou claro aos interlocutores o seu temor: que Dilma não conclua o mandato.
‘Euzinha’ no comando.
A preocupação de Dilma é não virar refém do Congresso e desautoriza o meio-de-campo de ministros: “Quem manda aqui sou euzinha”, avisa.
Súplica de Ideli...
Na reunião anterior do conselho político, Ideli Salvatti tomou bronca após um apelo para o Congresso votar: “Peço, imploro aos senhores...
... desautorizada.
Dilma interrompeu, desautorizando a ministra e provocando mal-estar: “Ideli, isso de pedir, implorar, é coisa sua, não minha, nem do governo
Filme antigo.
O último presidente que pretendeu governar ignorando o Congresso acabou derrubado por um impeachment.
" Temos hoje uma turbulência no mundo parecida com aquela que ocorreu em 2008 e 2009, e que tem a raiz lá trás, que é o fato dos bancos terem sido completamente desregulamentados" (Presidenta Dilma Rouseff; 11-08)
"O sistema está superendividado, e os mercados sabem que um dia será preciso pagar a conta" (Jacques Attali, economista; Le Monde)
CRISE MUNDIAL APRESSA CALENDÁRIO DA UNASUL - Crise mundial reforça agenda da integração sulamericana, mas a convulsão na União Europeia também traz lições para a arquitetura da união regional. É sobre esse pano de fundo que acontece amanhã, em Buenos Aires, a primeira cúpula formal do Conselho Sul-Americano de Economia e Finanças da Unasul. Nove ministros da Fazenda estarão presentes, inclusive Guido Mantega, do Brasil. Encontro discutirá a criação de um fundo de reservas internacionais da Unasul para socorrer países membros diante de eventuais solavancos  na balança de pagamentos causados pela crise mundial. Mas a defesa da economia regional inclui também agilizar politicas de desenvolvimento integrado, com fundos para projetos multilaterais, bem como a criação de um sistema de pagamentos em moedas locais e a montagem de um mercado de capitais, que permita captar recursos para investimentos e obras de interesse regional. 
(Carta Maior; 5º feira, 11/08/ 2011)
O preocupante é que no 2º tempo o Brasil foi dominado com muita facilidade, ainda que o time não tenha tanto entrosamento quanto à Alemanha. Agora, o Mano não tem culpa se Pato não consegue pôr a bola pra dentro e se Ganso não está rendendo o esperado.
Está na hora dessa gente bronzeada cair na real.
Por Marcelo Bechler
Desde 2009, quando derrotou a Inglaterra (com apenas quatro titulares de 2010), o Brasil não vence uma seleção top 10 no ranking da FIFA. Desde então, perdeu para a Holanda uma vez e empatou outra. Perdeu para França, Argentina e Alemanha. A dificuldade de vencer os melhores expõe que não somos os donos do mundo.
Para se fazer o trabalho de renovação é preciso começar deste ponto. Não somos mais os melhores e a partir daí podemos aceitar que perder da Alemanha, sendo dominados durante 90 minutos, não é absurdo. Aceitar e não se preocupar são coisas diferentes. É preciso trabalhar, ter um norte. A ideia era amadurecer Neymar e Ganso, principais expoentes de talento no Brasil, para estarem maduros o bastante em 2014.
Contra a Alemanha, Mano Menezes optou por Fernandinho na vaga de Ganso. Fortaleceu o meio; perdeu posse de bola. Tentou evitar o jogo rápido dos alemães e abriu mão da convicção que tinha enquanto Paulo Henrique estava machucado: a presença dele era indispensável. Escolher fortalecer o meio-campo com Fernandinho é pensar em ocupar espaços e não perder o jogo. É pensar no emprego. Mano errou em Stuttgart.
Não se vê evolução no futebol, mas não se vê também a renovação falada. A Alemanha entrou em campo com média de idade de 23,5 anos – e Joaquim Low já havia deixado o time mais jovem desde o fim da Eurocopa de 2008. O Brasil de Dunga tinha média de idade de 29 anos na Copa da África. O time desta quarta-feira, três anos antes do Mundial, tinha média de 26.
Não estamos jogando bem, nem nos renovando tanto assim. De quebra, não somos mais os melhores. Está na hora dessa gente bronzeada cair na real.
JUCA KFOURI
Achtung, Mano!
Mano Menezes que abra os olhos e repense se vale mesmo expor seu time como saco de pancadas.
ATENÇÃO, MANO! O que aconteceu em Stuttgart deve servir como alerta. O futebol brasileiro raras vezes pôde ir chegando sem mais e ir ganhando de rivais fortes em sua história. E hoje em dia é que não pode mesmo.
Argentina, França, Holanda e, agora, Alemanha.
Fuso horário, apenas um treino, time em formação, sem nenhum gênio consolidado, diante de rivais fortes, entrosados e descansados, o resultado é tão óbvio como os 3 a 2 de ontem, que na verdade nem espelharam o jogo, porque os gols brasileiros foram frutos de um pênalti inventado e de um último suspiro de Neymar, no sacrifício.
Uma das atitudes do técnico é louvável, mas pode se transformar em lento e gradual suicídio: pegar rivais fortes com um time que nem time ainda é. A outra soa como provocação: porque Fernandinho, um Felipe Melo piorado, mas do grupo do empresário de Mano Menezes, no lugar de Ganso, é um acinte, um verdadeiro escárnio.
Ou Ganso está mal, como está, e fica no Brasil, ou vai e é titular para ter a segurança de que precisa.
Mas Fernandinho não!
Imagine, agora, Vanderlei Luxemburgo campeão com o Flamengo, depois dos nãos de Felipão e Muricy Ramalho...
LIDERANÇA.
Em clássico quase cavalheiresco, com diversos quase gols, mas sem nenhum, eis que o Corinthians empatou com o Santos e confirmou a ponta no Brasileirão. E terá o Ceará no Pacaembu, enquanto o Flamengo, o Figueira em Floripa.
KIRRATAS.
Pego "O Livro das Datas do Futebol" e lá está que Hector Scotta, do Grêmio, marcou o primeiro gol da história dos Campeonatos Brasileiros, em 07/08/1971. Minha fraca memória sinaliza que algo está errado e vou atrás de Néstor Scolla na internet. Acho. Sim, foi o ele o autor do gol. Mas descubro que Hector também aparece como ex-jogador gremista, em diversas fontes e com o número de gols. Resolvo acrescentar à nota sobre o irmão dele. E erro. Erro miseravelmente porque Hector foi tudo que a coluna disse no último domingo, menos jogador do Grêmio. Não me pergunte por que aparece como tal. Apenas me desculpe pelo erro que aqui se explica, mas que não se justifica.
Já a repetição do Engenhão como palco de Botafogo x Corinthians pode ser creditado ao diabo mesmo. Pobre São Januário, isto é, pobre de mim, que de santo não tenho nada.
ALEXANDRE HOHAGEN
Tapa na cara ou soco no estômago?



Há, sim, disposição dos brasileiros em reagir, e a internet proporciona ferramentas eficazes

AMO O Brasil. E já comentei em outra coluna que não sou do tipo que chega nos aeroportos e começa a reclamar da fila, da esteira, do controle de passaporte. Estou certo de que o "imagina isso aqui na Copa" não ajuda a mudar a situação.
Mas nada tem me deixado mais atento do que o editorial da primeira semana de julho do jornal espanhol "El País". Nele, com uma frieza cruel de quem pergunta o que ninguém quer ouvir, o jornalista Juan Arias dispara: "Por que os brasileiros não reagem perante a corrupção de seus políticos".
O artigo, que foi traduzido e publicado em alguns jornais, gerou diversas reações na mídia tradicional e na blogosfera. Alguns ressaltaram a relevância do texto e a verdade cruel a que ele se presta. Outros tantos metralharam o espanhol com lições de história, paralelos com a matança das civilizações pré-colombianas e obviamente com comparações entre a situação atual das economias brasileira e espanhola.
Mas, leitor, ponha de lado qualquer juízo de valor e esqueça que o texto foi publicado por um estrangeiro, que deveria estar preocupado com seu quintal madrilenho.
A verdade é uma: o editorial doeu mesmo! Só que não como deveria ter doído. Não como um tapa na cara. Inesperado, rápido, dolorido, de fácil recuperação. Mais de um mês após sua publicação e uma onda interminável de notícias sobre outros casos de corrupção, estou achando que o artigo do espanhol está mais com jeito de soco no estômago. Pesado, de alto impacto, tira o ar, imobiliza qualquer reação.
Como brasileiro, me pergunto: como fazer do editorial espanhol um tapa na cara e não um soco no estômago?
O próprio Arias observa a disposição e a energia que há entre o povo brasileiro, que mobiliza milhões de pessoas nas passeatas na avenida Paulista. Nos outros tantos milhares de pessoas que desfilam próximo ao Campo de Marte, na zona norte paulistana, para demonstrar a fé em sua religião. E ainda nas demonstrações de repúdio à violência, como temos visto na orla carioca.
Não é certo dizer que falta disposição para mobilizar. Ainda mais agora, com o crescimento acelerado das redes sociais. Os brasileiros, principalmente os jovens, aprenderam a levantar a voz e a mobilizar milhares de pessoas para protestar contra temas que não concordam.
Lembra da convocação no Facebook para o churrasco de gente diferenciada? Uma simples mensagem foi capaz de amealhar dezenas de milhares de pessoas para protestar contra a mudança de uma estação do metrô no bairro de Higienópolis. E do protesto a favor da amamentação em locais públicos? E na mobilização para conferir a soma nas contas de restaurantes?
Ou seja, há sim disposição dos brasileiros em reagir. E a internet proporciona ferramentas eficazes, capazes de dar voz a milhares de pessoas. Além da disposição das pessoas e de um país que adota rapidamente novas tecnologias, o Brasil despertou o interesse de movimentos de combate à corrupção.
Veja o exemplo do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral). Esse movimento foi quem propôs a Lei da Ficha Limpa. Infelizmente, os efeitos dessa lei foram suspensos nas eleições do ano passado. As consequências estão estampadas diariamente nas manchetes dos jornais.
Nesta semana li: "Sem Ficha Limpa, deputado de Alagoas acusado de três mortes volta ao cargo".
Mais um soco no estômago? Não! É preciso reagir. Acredito muito que, nos tempos atuais, a mobilização pacífica da sociedade depende de vontade própria, de tecnologias eficazes e de um empurrão de movimentos organizados.
Está tudo aí: vontade da sociedade, tecnologias, redes sociais e entidades organizadas. É hora de levantar a mão e expressar pacificamente o desacordo para um mal que ainda abala nossa imagem. No próprio Facebook já começo a ler alguns comentários. No entanto, é preciso fazer mais por nossa sociedade. E dar voz àquilo de que discordamos é papel de cada um de nós.
Nas palavras de outro colunista desta Folha, Fábio Barbosa: "Temos de deixar um mundo melhor para os nossos filhos, e filhos melhores para o nosso mundo".