quinta-feira, 11 de agosto de 2011

" Temos hoje uma turbulência no mundo parecida com aquela que ocorreu em 2008 e 2009, e que tem a raiz lá trás, que é o fato dos bancos terem sido completamente desregulamentados" (Presidenta Dilma Rouseff; 11-08)
"O sistema está superendividado, e os mercados sabem que um dia será preciso pagar a conta" (Jacques Attali, economista; Le Monde)
CRISE MUNDIAL APRESSA CALENDÁRIO DA UNASUL - Crise mundial reforça agenda da integração sulamericana, mas a convulsão na União Europeia também traz lições para a arquitetura da união regional. É sobre esse pano de fundo que acontece amanhã, em Buenos Aires, a primeira cúpula formal do Conselho Sul-Americano de Economia e Finanças da Unasul. Nove ministros da Fazenda estarão presentes, inclusive Guido Mantega, do Brasil. Encontro discutirá a criação de um fundo de reservas internacionais da Unasul para socorrer países membros diante de eventuais solavancos  na balança de pagamentos causados pela crise mundial. Mas a defesa da economia regional inclui também agilizar politicas de desenvolvimento integrado, com fundos para projetos multilaterais, bem como a criação de um sistema de pagamentos em moedas locais e a montagem de um mercado de capitais, que permita captar recursos para investimentos e obras de interesse regional. 
(Carta Maior; 5º feira, 11/08/ 2011)

Nenhum comentário: