sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CONTRIBUIÇÃO DO PIG

A CONTRIBUIÇÃO DO JORNALISMO DE ECONOMIA PARA LEVAR SERRA AO 2º TURNO - Desmoralizada a ‘pauta de julho’, a do ‘superaquecimento da demanda’ que legitimaria novo round de alta nos juros em plena campanha eleitoral, o diretório midiático pró-Serra elegeu três assuntos prioritários para que o ‘jornalismo econômico’ faça a sua parte nos negócios, gerando imagens e ‘incertezas’ (sua especialidade) para levar a eleição ao 2º turno. Nesse esforço, o vale tudo não é força de expressão. Às pautas: 1 - enfraquecer a Petrobras e inviabilizar a capitalização da empresa, indispensável ao exercício da soberania brasileira no pré-sal; aqui vale desde manipular notícias para desvalorizar as ações da estatal na Bolsa, à criação de um clima de ‘tragédia’ iminente em plataformas marítimas, explorando a associação com o desastre da BP; 2 -  paralisar o financiamento estratégico do BNDES para devolver aos ‘mercados’ a supremacia no controle do crédito e da política econômica em que pese o risco de um novo mergulho recessivo na economia mundial; aqui já se recorre à veiculação de notícias falsas, como fez o Estadão nesta 6º feira. O patriarca do neoliberalismo impresso informou em seu site que a OMC teria colocado o BNDES sob investigação por dumping na concessão de crédito barato; uma hora depois, a notícia foi desmentida pelo jornal Valor ; 3 - implodir o Mercosul para realinhar a política externa à hegemonia norte-americana e solapar a integração regional progressista, que não interessa à coalizão pró-Serra. A pauta do ‘eixo-do-mal’ que uniria PT+Farcs+tráfico+Chávez etc perdeu apelo depois que a Venezuela e a Colômbia reataram relações esta semana. Mas a mídia nativa não desistiu de colocar Serra na vaga deixada por Álvaro Uribe, credenciando-o como novo líder da reação latinoamericana para isso é preciso, antes de mais nada, impedir a vitória de Dilma no 1º turno. (Carta Maior; 14-08)

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