sábado, 28 de agosto de 2010

REPERCUSÃO JB

Nova fase do JB repercute na mídia do Brasil e EUA.
A decisão do Jornal do Brasil, jb.com.br, de tornar-se o primeiro jornal 100% digital do país, a partir da próxima quarta-feira, repercute em dezenas de veículos de comunicação do Brasil e do exterior, especialmente nos Estados Unidos.
Assim, o Jornal do Brasil é notícia positiva em outros jornais, rádio, televisão e mídia digital, a exemplo do USA Today – o impresso de maior circulação nos Estados Unidos – o Business Review, o News Blaze, o TMCNet, retransmissoras das televisões Fox e CBS, a Forbes.com etc.
A mídia internacional divulgou na quinta-feira que a decisão do Jornal do Brasil foi fruto de análise dos rumos da imprensa escrita em todo o mundo e de pesquisa diária que o JB promoveu mediante anúncios em suas páginas e no site jb.com.br.
Nela, o Jornal do Brasil convidou leitores e internautas a opinarem sobre preferências e hábitos de consumo de mídia – incluindo-se as inovadoras plataformas digitais.
Informa também que, à semelhança de veículos de comunicação de elevado prestígio no mundo todo, o Jornal do Brasil atualiza seus modos de interação com o público leitor, privilegia práticas ecologicamente sustentáveis e aperfeiçoa-se em tecnologias de última geração.
Assim, garante que sua centenária marca e conteúdo de qualidade se façam presentes a futuras gerações de leitores. Dessa forma, o JB, aos 119 anos, segue seu caminho de pioneirismo. Foi, já em 1995, o primeiro jornal brasileiro na internet.
O noticiário destaca que, no mundo atual, os custos econômicos e ambientais do papel são insustentáveis e desnecessários.
Uma única edição de domingo do Jornal do Brasil corresponde a cerca de 200 árvores que levam anos para crescer e ocupam 40 mil m² de florestas. Isto equivale a quatro campos e meio de futebol. Em um ano, com a versão digital, são preservadas áreas florestais correspondentes a mais de 1.200 Maracanãs.
A natureza leva seis semanas para decompor um único exemplar de jornal em papel.
Ainda assim, qualquer leitor poderá imprimir, seletivamente e sem desperdício de papel, a parte do jornal que deseja em sua casa ou escritório.
Nessa nova fase, o conteúdo digital do JB se dividirá em três áreas de concentração: Tempo Real, JB Digital e Blogosfera, aliada à editoria Sociedade Aberta.
O JB estará compatível com todos os leitores digitais. Sua diagramação em papel eletrônico será automaticamente adaptada à tela de qualquer computador.

Nenhum comentário: