quinta-feira, 26 de agosto de 2010

DA ARTE DE GOVERNARDA

Por Carlos Chagas
Nova escorregadela do presidente Lula: em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, declarou que “governar é palavra inventada por intelectuais pois a palavra correta é cuidar do povo”.
Lembra uma resposta de Nikita Kruschev quando todo-poderoso da União Soviética, em visita a Nova York. Perguntado se encontrava tempo para governar, já que viajava tanto pelo mundo, disse: “quem governa é o governo...” Não foi por acaso que meses depois estava deposto.
Quando chegou ao poder, preocupou-se o Lula com duas vertentes de ação: implantar planos de assistência social, inaugurando o fome-zero depois transformado em bolsa-família, e seguir estritamente a política econômica neoliberal de Fernando Henrique. Justiça se faça, oito anos depois persiste nas duas. Acrescentou o PAC, cooptou partidos políticos e projetou-se internacionalmente. Criou mais universidades do que os antecessores. Reelegeu-se, como parece prestes a eleger Dilma Rousseff. Se isso não é governar, melhor mudar a semântica, aliás, palavra também usada pelos intelectuais.
O que não dá para entender é essa má vontade presidencial para com a intelectualidade nacional, de resto tão pequena.

Nenhum comentário: