sábado, 4 de setembro de 2010

O REI E PRÍNCIPE

Joel faz o duelo dos Reis do Rio com Renato Gaúcho, hoje
Por Marcia Vieira
O duelo de hoje entre Botafogo e Grêmio, às 18h30, no Engenhão, pela 19ª rodada do Brasileirão, colocará frente a frente dois treinadores que se autoproclamam os ‘Reis do Rio’. Mas, para o técnico alvinegro, Joel Santana, será apenas o reencontro do rei com o príncipe.
provocou Joel, que elogiou o seu adversário no banco de reserva. A se julgar pela quantidade de títulos dos dois, o discurso de Joel não é exagerado. O técnico alvinegro ganhou sete Campeonatos Carioca como treinador — 1992 e 1993, no Vasco; 1995, no Fluminense; 1996 e 2008, no Flamengo; e 1997 e 2010, no Botafogo — e um como jogador, o Estadual de 1970, pelo Vasco.
“O Renato sempre diz que é o Rei do Rio, mas eu digo que é o príncipe, porque rei só existe um. Ele foi um atleta meu que entrou para essa vida de treinador. Ele criou essa situação, mas é mais um seguidor”,
“Renato tem saídas rápidas, bem pensadas. É um treinador que está mandando bem, mas não é para ser ainda o Rei do Rio, há uma distância grande. Príncipe está de bom tamanho”.
Na função de treinador, Renato Gaúcho tem uma Copa do Brasil pelo Fluminense, em 2007. Ele ainda não conquistou um título estadual no Rio, mas, como jogador, justamente sob o comando de Joel Santana, levou o Tricolor à conquista do Campeonato Carioca de 1995, com o seu famoso gol de barriga contra o Flamengo de Romário. Como, na época, o Baixinho era o melhor do mundo, Renato passou a tirar onda de que era o Rei do Rio.
Hoje, o seu maior desafio é fazer o Grêmio subir na tabela do Brasileirão e se distanciar da zona de rebaixamento. “Eu pedi a ele para ter calma que o momento era difícil, mas que ia sair dessa, porque o Grêmio é uma grande equipe”, revelou Joel, que encontrou Renato em Porto Alegre, no último fim de semana.

Nenhum comentário: