Politizar a campanha agora ou depois do primeiro turno
Por Luiz Carlos Azenha
José Serra faz o que um candidato na posição dele, em qualquer país do mundo, faria. Parece confuso? É melhor que ficar parado. Por mais que vocês, leitores, acreditem que é baixaria, considerem:
1. Para Serra, é ganhar ou ganhar. Se perder, ele será completamente detonado ou abandonado pelos próprios aliados (Aécio Neves, Geraldo Alckmin, Gilberto Kassab). É da própria natureza da política, embora pareça abominável.
2. Para os tucanos e demos, perder a eleição significa uma perspectiva de 16 anos longe do poder federal, considerando que o presidente Lula pode voltar a concorrer já em 2014. Isso é uma eternidade, em política.
Qual é o erro que PT e aliados podem cometer nessa altura do jogo? Despolitizar a campanha. Depender completa e unicamente do marketing eleitoral.
Nunca, nem mesmo nas eleições de Lula em 2002 e 2006, os movimentos sociais estiveram de tal forma unidos em torno de um candidato. Sei que a personalidade do presidente Lula é de alguém que evita os conflitos abertos. Ele prefere fazer o papel de árbitro, pairar sobre as disputas políticas.
Mas não dá para ganhar uma eleição como a que se avizinha apostando apenas na propaganda. É preciso botar o bloco na rua. De cabeça fria, sem histrionismo. Mas é preciso colocar o time em campo e dar nomes aos bois: José Serra, do PSDB, herdeiro político de Fernando Henrique Cardoso, aquele da Petrobrax, que vendeu patrimônio público a preço de banana, aliado da turma que queria acabar com o Prouni, que vivia de pires na mão diante do FMI e assim por diante.
Ou o PT politiza a campanha antes do primeiro turno por vontade própria, ou será obrigado a fazê-lo entre o primeiro e o segundo turnos. Como em 2006. Com a diferença de que em 2010 os movimentos sociais estão mais organizados e energizados para a disputa.
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