sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Um dos problemas mais árduos que a nossa futura Presidente terá de enfrentar, sem nenhuma dúvida é o referente à educação. Tudo o que se fez nesses últimos anos podem vir por água abaixo se não nos propomos com muita seriedade a efetuar uma transformação radical no que temos ali atualmente.
Caso contrário, além dos problemas políticos que vamos enfrentar, estaremos contribuindo, e muito, com a oposição, com os neoliberais, com o capitalismo, com os aproveitadores e com todos os inimigos do Brasil, pois estaremos formando pessoas sem a mais mínima capacidade de reflexão, raciocínio ou análise. Ou seja, pessoas que podem ser enganadas ou dominadas facilmente.
A grande maioria das escolas hoje são uma máquina produtora de meros repetidores, medrosos, e até mesmo idiotas, desses que vemos na mídia falando tanta besteira com cara de ser dono da verdade, amparado por um título que leva debaixo do braço. Eu disse título?
Pois bem, o lado bom dessa historia, é que a solução está aqui mesmo, mais perto do que possamos imaginar. Temos professores de enorme capacidade que são perfeitamente capazes de produzir um salto qualitativo fantástico que tiraria o Brasil da rabeira que se encontra no setor educativo e o colocaria no topo do mundo.
Temos que ajudar a nossa Presidente, temos que ter a capacidade de levar a ela a boa noticia sobre o bem que podemos sair desse labirinto no qual o Brasil se encontra. E isso é algo que é nossa responsabilidade. Levemos a ela hoje mesmo o clamor dessas vozes, desses professores que vão mudar totalmente o rumo não somente do Brasil, pois logo, logo isso se estenderá mundo afora.
Uma dessas vozes, um desses professores, que tem um projeto totalmente científico, baseado em mais de 40 anos de experiência, é a professora Ana Elizabeth de Oliveira Lima, quem tem estado lutando (junto com seu pai Lauro de Oliveira Lima) contra muitos preconceitos, muita apatia e até mesmo, no caso do seu pai na época da ditadura militar, contra opressores de todo tipo. A razão é obvia: a formação como ela propõe, de homens inteligentes, pensantes, vai se tornar num problema para quem quer dominar o país, quem quer roubá-lo, ou quem quer enganá-lo para fins bem conhecidos.
Aqui uma pequena mostra, um artigo “A desconstrução do futuro” escrito pela professora Ana Elizabeth  o qual foi publicado recentemente em seu blog www.jeanpiaget.com.br , onde ela resume de forma muito clara as nossas reais possibilidades da transformação que mencionamos anteriormente.

Nenhum comentário: