quarta-feira, 31 de março de 2010

RECADO DO LULA.


 Trechos do discurso de Lula na cerimônia de troca de 10 ministros.
* Eu fico me deleitando, Franklin Martins, porque as pessoas fazem um esforço muito grande, porque as pessoas sabem que é, as pessoas sabem que esse governo é bom, as pessoas sabem que esse governo cuidou de coisas que outros não cuidaram, as pessoas sabem que o Brasil mudou de patamar, elas sabem porque elas lêem jornal estrangeiro. Porque, antigamente, eles copiavam quando falavam mal de nós. "Deu no New York Times, o Brasil não vai para frente". Agora que deu no New York Times que o Brasil vai para frente, não querem nem dar notícia. Eles sabem, mas eles fingem que não aparece. Então, vamos levando a vida, vamos levando a vida.
* Faltam nove meses para terminar o mandato, eu tenho que trabalhar que nem um "desgraçado" ainda, e quem quiser me derrotar vai ter que trabalhar mais do que eu. Vai ter que trabalhar mais do que eu.
Quem quiser... quem quiser dormir até às 10, quem quiser achar que tem que fazer relação com um formador de opinião pública e vai me derrotar, vai ter que botar o pé no barro, vai ter que viajar este país, vai ter que correr. Porque as pessoas têm que aprender que este país não aceita mais ser tratado como se fosse um país de segunda classe!
O povo brasileiro não é um povo menor! O povo brasileiro está aprendendo a ter orgulho. Houve um tempo que neste país cerveja de qualquer lugar, mesmo que fosse das ilhas Seychelles, tinha mais valor do que a nossa. "É brasileiro, não presta". Não era assim que falava? Este país está aprendendo a gostar de si próprio. Este país está...
* Muita gente acha que a Dilma é dura, que a Dilma é isso... Porque, também, nem todo mundo é obrigado a ficar se arreganhando para todo mundo todo dia. Tem uma história de que político tem que aparecer rindo, que nego vem te falar de um velório e você começa a rir. Não, a Dilma é o que ela é.
Ela é assim, e, sobretudo, a mulher tem que ser mais serena e saber que ainda tem muito preconceito contra a mulher. E que, portanto, muitas vezes, ser um pouco dura é, possivelmente, uma das estacas que você utiliza para exercer a sua função, o seu poder.
* Então, Dilma, eu acho que vai ficar um vazio, [por] um determinado tempo, no Palácio. As nossas conversas, as nossas discussões, as tuas brigas como José Sergio Gabrielli, da Petrobras; a tua briga com a Maria Fernanda, na Caixa Econômica, por causa do programa Minha Casa, Minha Vida; a tua briga com o nosso querido Lobão, na questão das Minas [e Energia]; com o Minc... toda vez que tinha um problema, eu falava: Dilma, o Minc é teu companheiro de luta armada, vai conversar com ele, vai acalmar.
Então, eu penso que você vai deixar... Eu duvido que tenha tido um companheiro, um companheiro que trabalhou contigo, que não tenha uma extraordinária impressão. Tem alguns que saíam da tua sala e iam à minha sala se queixar, de que você tinha maltratado ele, que tinha sido muito dura com ele, o que também é normal, também é normal. De vez em quando, deve sair alguém da minha sala e ir à tua sala se queixar do meu tratamento, sobretudo o Gilberto Carvalho, o ...

Nenhum comentário: