terça-feira, 13 de setembro de 2011

O jogo de amanhã da seleção na Argentina livra alguns times do desgaste da rodada intermediária, mas nem por isso deixa de atrapalhar em parte a preparação para a rodada do final de semana, mesmo que a convocação tenha sido limitada a três jogadores. Do futebol carioca, quando menos se esperava, foram convocados oito, com Renato, 33 anos, como única surpresa.
Entre os do Rio, o menos prejudicado será o Fluminense, que só teve Fred convocado. Assim mesmo, é pouco provável que jogue amanhã e até mesmo que se recupere para o jogo com o Bahia. O Flamengo terá que se preparar sem Ronaldinho, Tiago Neves e Renato e o Botafogo sem Jeferson e Cortez para o clássico de domingo. O Vasco, que joga sábado, praticamente ficará sem Dedé e Rômulo nos treinos da semana.
Difícil entender o critério de Mano Menezes, que depois de um ano ainda não conseguiu mostrar qual é o critério do trabalho. Depois de não ter conseguido ganhar de nenhuma seleção de ponta nos amistosos e da campanha ruim na Copa America, o técnico parece mais interessado em se manter no cargo do que cumprir o princípio de sua contratação: a renovação para a Copa de 2014.
As convocações dos três jogadores do Flamengo atestam com clareza que o técnico vive o momento, não a renovação. Por mais argumentos que possa ter, ele não conseguirá convencer ninguém de que os veteranos Ronaldinho e Renato estarão na Copa de 2014. Muito menos que a convocação de Tiago Neves, que causou surpresa no próprio jogador, em fase ruim, teve algum critério.
O técnico não antecipou a escalação, limitando-se a dizer que só o trio ofensivo – Neymar, Leandro Damião e Ronaldinho – está definido. A presença de Leandro Damião, artilheiro do Brasil na temporada com 40 gols e terceiro artilheiro do Campeonato Brasileiro com 13, é plenamente justificável. Ronaldinho está em baixa, talvez como reflexo da queda do Flamengo, e Neymar ainda precisa decolar.

Nenhum comentário: