Ao comentar texto, Dias afirma que 'grandes nações são egoístas'
O líder do PSDB, senador Alvaro Dias, afirmou que “as grandes nações são historicamente egoístas. Mais cobram do que oferecem”, ao comentar o texto aprovado pela Conferência das Nações Unidas para Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. “Não estava com expectativa exagerada em relação aos resultados, então da minha parte não há frustração", concluiu.
Para ele, "o texto que repercute demonstra que o otimismo da Dilma ao proclamar a conquista do governo brasileiro foi exagero”.
Dividido em seis capítulos, o texto de 49 páginas defende a promoção de crescimento sustentável e com inclusão social. Segundo o documento, a erradicação da pobreza de maneira urgente é o maior desafio global. Em linha com a vontade dos países ricos, foram excluídos do documento detalhes sobre repasses financeiros, cifras, a criação do fundo para o desenvolvimento sustentável, especificações sobre economia verde e transferência de tecnologia limpa.
A proposta do fundo foi substituída por compromissos, como a criação de um fórum para apreciar o tema a partir de nomeações da Assembleia Geral e da parceria com agências da ONU. Sem o estabelecimento de normas, o documento também sugere parcerias para a transferência de tecnologia limpa.
O tema divide os países desenvolvidos e os em desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário