sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

COPA DO MUNDO? AH, VÁ SE CATAR

Na escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022, deu a lógica. Os países que possuem menos estádios foram os escolhidos. E para a Fifa, os países mais aptos a sediar os mundiais são os que contam com as piores infraestruturas e que estão dispostos a liberar mais grana. Embora os argumentos de “internacionalizar” os eventos e levá-los aos países “emergentes” soem bonitinhos e politicamente corretos, o vale mesmo para a Fifa é “quanto é que a gente vai  levar nessa?”. Money talks, bullshit walks (sorry, yankees — go home!).
Dos 16 estádios na Rússia, 13 ainda nem saíram do papel. Dos 12 estádios na Catar, 9 ainda não existem isso sem falar que serão todos “climatizados”, para poder suportar o verão de 40 graus do Oriente Médio. Imaginem quantos cheques polpudos os xeques não soltaram (e ainda soltarão) na mão de oportunistas e atravessadores de plantão para viabilizar toda essa megalomania?
Com isso, não só os xeques, mas também mafiosos, czares e aiatolás da bola se juntam aos coronéis da bola (os aiatocás da Copa de 2014) para vencer mais uma de goleada. E os homens que carregam as malas de dinheiro agora gritam em uníssono: MUITO OBRIGADO, FIFA!

Nenhum comentário: