A análise é consistente, mas não esgota a complexidade do tema. A visão maniqueísta do mundo (mal & bem, vilões & heróis) é real e precisa ser exposta para desmascarar interesses e reorganizar nossos valores e prioridades... afinal, somos nós que fazemos a realidade!
A visão maniqueista não se mostra tão eficaz, por exemplo, enquanto instrumento de intervenção nessa realidade que desejamos transformar.
O quê fazer? Como fazer? Que caminho seguir ? ... ou melhor, queremos transformar essa realidade ? em que sentido ? em qual direção ? para onde queremos ir ? para onde PODEMOS ir ?
E quem bajula e dá espaço para essa ideologia do "ao sucesso!".
Publicitarios (tipo Washington Olivetto), midia PiG, Universidades e faculdades da elite (FEA, USP, FAAP, Mackenzie, medicina de Pinheiros, ESPM entre outras), pessoas ligadas ao mundo corporativo, principalmente os de recursos humanos psicologos a serviço do mundo corporativo, revistas femininas tipo Claudia, Nova, Marie Claire onde se faz a cabeça da alucinada mulherada caça-marido irem buscar homens "Alfa" (tipo Eike Batista, aquele que é tão bom que nem a Luma de Oliveira quiz), bom-moços (kaká, um qualquer alçado a condição de galã), Rodrigo Lombardi (ricardão), Alexandre Frota (cafa) e Neymar (novo rico) e "gente que tá causando" (o bobo da corte Marcelo Adnet).
Exemplos desse horror economico?
- Ciro Bottini, o muso do mercado e seu bordão "compre, compre, compre"
-Big Brother Brasil, o satyricon global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário