quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

LUTUS RENAULT - R 31

Lotus Renault apresenta R31 e Bruno Senna como piloto de teste.

(Lotus Renault GP Website)
Com as cores predominantemente preta e dourada, o time de Robert Kubica e Vitaly Petrov apresentou uma asa traseira fina, seguindo a tendência dos bólidos até agora apresentados. O R31 vem com o Kers desenvolvido pelos propulsores franceses.
Corre a boca pequena que os escapamentos da LRGP (para quem gosta de sopa de letrinhas na F1, a sigla significa Lotus Renault GP) são ocultados do campo visual porque a escuderia utiliza difusores dianteiros - o que seria proibido pelo regulamento. Será verdade ou mais uma teoria da conspiração? A resposta nos próximos capítulos.
A asa traseira, assim como o bico alto com caimento suave, acompanha a tendência dos modelos que estarão nas pistas em 2011. No mais, nada a comentar sobre o lançamento deste carro. Por isso, é melhor esperar o início dos testes coletivos para ver o rendimento do R31 para, aí, sim, fazer um prognóstico da equipe para o mundial deste ano.
Chamando tanta atenção quanto o modelo R31 foi a quantidade de pilotos de testes da escuderia. O brasileiro Bruno Senna, Romain Grosjean, Mohamed Fairuz Fauzy, Ho-Pin Tung e Jan Charouz serão os reservas do polonês Kubica e do russo Petrov. Sinceramente, nunca vi isso na Fórmula 1. Cinco pilotos na reserva? Mais parece um time de futebol com tantos no banco...
(Lotus Renault GP Website)
Numa primeira análise, isso parece sem sentido, já que testes individuais são proibidos na F1. Na verdade, tudo é uma boa jogada: três dos cinco são agenciados pela Gravity Sports, de Gérard Lopez. Coincidência ou não, Lopez também é dono da Genii, principal acionista da escuderia preta e dourada.
Além de Bruno ter um sobrenome que chama atenção e Grosjean um francês para não deixar órfãos os dirigentes originários da Renault, o ‘novo’ time aposta que os outros reservas poderão atrair investimentos do mercado asiático. Ah, tá..

Nenhum comentário: