terça-feira, 23 de agosto de 2011

OS BONS NEGÓCIOS . . .

** da série, a primeira vítima da guerra é a verdade: I) jornalistas de dois veículos diferentes, BBC e France Press, asseguram  que entrevistavam  Saif al Islam, um  dos filhos  de Kadafi, enquanto rebeldes anunciavam ao  mundo que ele estaria preso.
** II) ainda na 2º feira à noite, Reuters divulgava foto de Saif al Islam sendo saudado por populares nas ruas de Trípoli naquele instante.
 ** rebeldes haviam confirmado a sua prisão 24 horas antes.
** III) a história dos acontecimentos desses dias em Trípoli ainda está por ser contada:  Mustafá Abdel Yalil, presidente do Conselho Nacional de Transição, órgão máximo dos rebeldes, ameaçou demitir-se se não cessarem atrocidades e execuções de civis pelas forças que invadiram Trípoli precedidas dos bombardeios da OTAN.
 **  Sarkozy, que  lidera o ataque da OTAN, ao lado de Cameron, planeja reunião em Paris para discutir a agenda da 'reconstrução'.
** 20 bilhões de euros em depósitos líbios congelados em bancos ingleses e alemães seriam liberados por Londres e Bonn para esse fim.
** empresas francesas, inglesas e alemãs devem ter expressiva participação nesse processo.
**Bolsas européias antecipam bons negócios com o fim do regime líbio.
** pregões são puxados por ações de petróleo e gás.
** Líbia já produziu 2 bilhões barril por dia.
" O regime de Kadafi está acabado e o futuro da Líbia pertence ao povo"
(Barack Obama, nesta 2º feira, horas depois de a TV Al Arabyan informar que OTAN ainda realizaria pesados bombardeios em Trípoli ao final  do jejum de Ramadan; objetivo é eliminar núcleos de resistência para o avanço das forças rebeldes;  em apenas 24 hs de luta pelo poder em Trípoli morreram 1.700 pessoas).

- (Carta Maior; 3º feira, 23/08/ 2011)

Nenhum comentário: