Jogaram a responsabilidade toda nas costas da Presidenta!!!
Se ela veta o código, e o Congresso derruba o veto, seguindo as disposições do artigo 66 da Constituição Federal, o desgaste na imagem da Presidenta será enorme. O povo desconhece as prerrogativas do Poder Legislativo explicitadas na Constituição Federal.
Logo, vão dizer ”Dilma não tem força”; “Dilma não manda nada”, o “Congresso manda na Dilma”,” Dilma é um poste”, etc.
Se ela aprova o Código, será transformada em ”Dilma, a desmatadora”, “Dilma se curva aos ruralistas”, etc.
Na minha opinião, a idéia embutida nesse movimento VETA DILMA, é apenas essa: desgastar a imagem da Presidente ao máximo!!!
Invocamos a Democracia e a Constituição Federal o tempo todo para resguardar direitos ou manifestar nossas posições, mas esquecemos que a Democracia e a nossa Constituição estabelecem a total independência dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e deixa claro, muito claro que o Poder Legislativo tem exclusividade para legislar.
Deste modo, tem o poder constitucional de derrubar vetos presidenciais e promulgar leis elaboradas e devidamente aprovadas pelo Congresso.
Se deputados e senadores não sucumbiram ao apelo popular, ONG's, etc, durante a produção e votação do Código Florestal, não vejo motivos de aceitarem tranquilamente um veto presidencial.
Se há interesse, o veto será derrubado, a legislação promulgada e a imagem da Presidenta saíra desgastada desse embate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário