quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

LEY DOS MÉDIOS

Recentemente, na Venezuela, o Ministério Público proibiu a rede de tv Televen de exibir OS SIMPSONS no horário matutino, por considerá-lo impróprio para menores de 14 anos. E, antes que venha algum direitista dizer que é porque na Venezuela existe “censura”, é bom que saibam que nos Estados Unidos a rede de tv FOX (uma das 4 grandes redes da tv aberta) só pode exibir OS SIMPSONS depois das 10 da noite. O ministério Público dos Estados Unidos e o da Venezuela consideram OS SIMPSONS inadequado para menores de 14 anos porque o principal personagem – o Hommer -, sempre aparece bêbado e com uma latinha de cerveja na mão.
No Brasil, a Globo exibe os SIMPSONS às 10 da manhã, como se fosse um programa infantil e niguém faz nada. Gosto dos SIMPSONS, mas sou de maior.
Nos Estados Unidos também tem o Big Brother. É transmitido pela rede de tv CBS.
Mas o BBB de lá , que é muito mais “comportado” que o nosso, e que não tem tanta audiência, só pode ir ao ar às 11 da noite. Sem falar que os americanos tem bons programas na tv aberta para assistirem. O ‘60 Minutes’ da CBS, por exemplo, é um deles. Bons programas de debates e de entrevistas são transmitidos na tv aberta. Séries que pagamos pra ver no Brasil, são transmitidas na tv aberta.
O que percebo também é que programas apelativos, com cenas de sexo e de violência, como o BIG Brother, ou como qualquer outro lixo que passa na globo, no SBT ou na record, são muito bem aceitos no Brasil, porque as pessoas pensam que estão vendo um “programa familiar”.
A Globo sabe disso. Por isso ela faz questão de colocar um pseudo-intelectual, metido a poeta, pra apresentar esse tipo de programa. Por isso vemos tantos casos de pedofilia no Brasil. Crianças de 10, 11 anos, que deveriam estar brincando, ou conversando sobre outros assuntos, ficam conversando sobre o BBB com seus coleguinhas…
LEY DE MEDIOS já!

Nenhum comentário: