quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

VAMOS TIRAR BELO MONTE DO FUNDO DO LAGO

Por Luís Moreira, do Blog Olho do Sertão.
Império de BeAlo Monte: diligências policiais foram expulsas da região do rio Vaza-Barris pelos seguidores do Conselheiro

                       vinoblok

James Cameron de fato está preocupado com a perda da sociodiversidade e da biodiversidade na Amazônia? 
Como canadenses e norte-americano o que ele faz para evitar a destruição das florestas da América do Norte? Qual o seu interesse? 
Penso que o grande ofício dos pensadores do Brasil neste momento não é apenas replicar a falácia de uma certa mídia que, contaminada pela disputa política entre dois campos opostos, perdeu a razão  para fazer a boa crítica em relação aos projetos e programas do governo "Brasil um país de todos".  
Agora existe um corrente pelas redes diversas na internet contra construção da hidrelétrica de Belo Monte. Penso que é puramente pensar sobre a vasta área de mata, igarapés e comunidades ribeirinhas, devemos pensar também no lago de Sobradinho. Por quê?
Porque lá está no fundo do lago o que restou da Belo Monte de Antonio Conselheiros, dos sertanejos, ex-escravos, índios. 
Lá esta gente humilde conseguiu trazer o céu para a terra e expulsar os "demônios" da miséria, da exploração e da escravidão. 
Enquanto os Padres pregavam o Céu para depois da morte, esta gente humilde  liderada  por Antonio Conselheiro  optaram por trazer o Céu para a terra, ou seja para Belo Monte. 
E por que a luta contra a construção da hidrelétrica  de Belo Monte na grande Amazônia? O que movem as pessoas? O movimento ambientalista e ecológico? Mas que movimento ecológico é este? Liderado por quem? Quais os interesses maiores? 
Se é para lutar por uma questão que una interesses ambientais com interesses sócio-culturais vamos esvaziar Sobradinho para que os restos de Belo Monte possa brotar.
"Mais do que Energia precisamos conservar e recuperar o que as obras das grandes hidrelétricas ajudaram a afogar, como a que restou a comunidade de Belo Monte, mas também as tantas comunidades que Sobradinho inundou, principalmente a identidade cultural dos povos daquela região. 
Porque mais do que mata, cidades, povoados, casas, o que fica enterrado debaixo de água é a história de um povo, é a identidade de um povo. 
E que movimento é este por Belo Monte que se esquece das grandes áreas inundadas pelas hidrelétricas, lagos e açudes por estes país? 
E como pensar a questão ambiental neste país? Vamos pensar sobre processos de consumo (buscando consumo sustentável) e redução (as pessoas falam em reciclar quando na verdade o foco deveria ser na redução (preciclar) para se começar a pensar e viver o desenvolvimento sustentável. 
No entanto, vejo que isso ainda terá um grande tempo a maturar na cabeça das pessoas quando vão comprar alguma coisa ou consumi-la, seja um bem ou um serviço. 
E penso que a grande pergunta é: como buscar alternativas de energia a curto prazo para uma economia crescente?. Segundo alguns economistas para sustentar uma economia como a nossa, que já desponta para ser a quinta desta  segunda década é preciso construir um Bela Monte todo ano. 
Talvez haja exagero nisso e não tenho parâmetros para dizer da capacidade instalada de energia e da necessidade para os próximos anos, a despeito do crescimento econômico de nosso pais.  
Deixo aqui para os leitores o dever de pesquisas dados sobre a esta situação e a matriz energética de nosso país e depois compartilhar neste espaço de construção. 
E onde tirar Energia para sustentar o consumo das famílias brasileiras e do processo produtivo? 
Estamos falando de questões urgentes para manter a economia crescendo (não quero enfatizar desenvolvimento econômico - esta é outra discussão) a uma taxa de média de 5% ao ano para os próximos DEZ ANOS. 
Urgente significa agora, prazo máximo de quatro anos ou seis anos no máximo para evitar um apagão geral. Os blecautes que estão acontecendo no país são avisos do que poderá vir acontecer a curto prazo,  se o país não produzir mais energia, um apagão de magnitude maior do que acontecer no início da década passada. 
E penso que energias alternativas como Eólica e Solar demandam um grande tempo  e é uma política de longo prazo, que infelizmente o governo Lula não priorizou com a devida atenção. 
Mesmo aqui no Ceará, principalmente no litoral leste, a implantação dos parques eólico estão tendo um custo social e ambiental muito algo para as comunidades tradicionais. 
Estamos perdendo as nossas belezas naturais, as nossas praias para grupos privados de energia Eólica. E neste sentido, a ENERGIA EÓLICA produzida nesta parte do país é uma energia muita suja por transformar a paisagem, por aterrar lagoas de águas cristalinas, por acabar com o livre-acesso às praias, por danificar seriamente a qualidade de vida das comunidades. 
E neste sentido, o país precisa caminhar em todas as direções, quando se pensa em geração de energia, mesmo porque o Brasil tem todas as possibilidades possíveis para  diversificar a sua matriz energética. 
No momento há um investimento alto em Energia movidas a carvão que são as Termoelétricas (funcionam como completo com as hidrelétricas)
No entanto, agora é preciso pensar no presente, dada às taxas de crescimento industrial, por exemplo. 
Agora eu deixo a seguinte pergunta: se não aproveitarmos parte do território da Amazônia para produzir energia, de onde buscaremos Energia Hidráulica? 
Vamos acabar com as belas praias do Ceará e do Rio Grande do Norte e a liberdade de livre-acesso a estas praias lotadas de "fazendas de vento"?
Os sistemas CHESF e Itaipu e outras hidrelétricas já estão no limite de sua produtividade? Creio que sim. 
Sim, digamos que Belo Monte não saia, aí entra o plano das Usinas Nucleares com previsão de serem instaladas três no Nordeste, uma aqui no  Ceará. (isto já é realidade dentro do planejamento estratégico do governo em relação à geração de energia - não tenho dúvida que nosso estado ainda terá um Usina Nuclear em um futuro próximo).
A Energia Nuclear é a energia mais limpa de um lado, mas de outro uma grande possibilidade de contaminação, como aconteceu em Kiev na Ucrânia? 
As tecnologias de Usinas Nucleares evoluíram em sentido de mais segurança contra uma contaminação geral por   "urânios enriquecidos a três por centro? 
O que vocês acham? 
Agora uma outra pergunta: por que EUA, ONG internacionais não querem a instalação de Belo Monte? 
Não há um interesse de fora, com o discurso neobobo e hipócrita da "sustentabilidade", quando o Brasil é reconhecido no mundo e no movimento ambientalista como um protagonista na combinação de crescimento com proteção ambiental? 
Nos últimos 10 anos, quem foi o país que mais fez para  avanços em propostas e ações nas Conferências das Partes sobre mudanças climáticas? 
Uma coisa eu afirmo companheiro, o pensamento ambientalista dos países desenvolvidos não nos interessa porque o nosso está carregado de problemas sociais ao longo de nossa existência. 
Neste país não se resolverão os problemas sociais sem geração de emprego, de melhor educação e outras políticas que possam reduzir a miséria. 
Neste sentido, em Estocolmo - Suécia, no período de 5 a 16 de junho de 1972 ecoou o grito da Primeira Ministra indiana Indira Ghand dizendo: que o grande problema do mundo é miséria. Não resolveremos os problemas do meio ambiente sem antes resolver os problemas da miséria do povo. 
Em nosso país resolveremos o problema do meio ambiente não apenas com proteção ambiental, mas principalmente com distribuição de renda e políticas de inclusão social. 
Uma questão importante a colocar é: novamente os EUA aproveitam situações como o quadro de Mudanças Climáticas para tirarem vantagens de outros países, principalmente na disputa por queima de carbono. 
Quem deve poluir mais o planeta, parece ser esta a maior discussão nos encontros internacionais, quando ninguém pensa concretamente em reudução, com metas a cumprir, de acordo com o tratado de Kioto, no entanto outras questões devemos fazer:
A quem interessa o Brasil não forte, com capacidade produtiva instalada a pleno vapor? 
A quem interessa o Brasil não aproveitar de forma sábia os seus recursos naturais? 
A quem interessa o Brasil não se desenvolver , inclusive com a Tecnologia Nuclear? 
O que é importante colocar que todo empreendimento para gerar energia tem impactos ambientais grandes (não são pequenos), inclusive com instalação de parque Eólico aqui no Ceará em que praticamente matando as comunidades e ambientes costeiros. 
Aqui no Ceará a comunidade do Cumbe  - Praia do Cumbe no Aracati com suas lagoas cristalinas foi exterminada pela Empresa de Energia Eólica Bons Ventos. 
A praia do Cumbe seria uma espécie de Lençóis Maranhenses. 
Agora, os caras que ficam reproduzindo o pensamento de "elite bastarda que não tem compromisso com este país", faz campanha contra o governo Dilma da mesma forma como fazia no governo deveriam responder de onde podemos tirar energia para fazer a "economia deste país girar em torno de 5% ao ano durante esta década. 
Não tem como fazer omelete sem quebrar os ovos. 
Não há como negar que Belo Monte fará desaparecer parte da exuberante Floresta Amazônica, comunidades ribeirinhas, igarapés, sistemas ecológicos e tudo mais, mas existe outra forma, assim como Sobradinho deixou debaixo d'água o que restou da comunidade Belo Monte (Canudos). 
Quais os sentimentos de pessoas como eu não poderem visitar o local que um dia alguns sertanejos, liderados por um "louco" messiânico" tiveram a audácia de trazer  o Céu prometido para a terra?´
Belo Monte dos Sertões têm um significado muito importante porque foi a utopia dos sertanejos. Estes lutaram até o último homem. 
Lá mais do água corre o sangue derramado de homens e mulheres que resolveram lutar pelo Céu na Terra. Portanto, vamos lutar para esvaziar Sobradinho e fazer com a história de Canudos possa ser vivenciada. 
E sobre a Belo Monte da Amazônia? O que podemos fazer? 
Parar de crescer? De consumir? Em reduzir? E como incluir pessoas se a economia não cresce? Não temos famílias com demandas reprimidas por duas décadas sem crescimento e falta de  geração de renda? 
Vejam  que situação requer um debate mais complexo do que apenas dizer não à usina de Belo Monte. Veja que a mídia não tem compromisso em fazer um debate mais aprofundado da questão de geração de energia e da matriz energética deste país que ainda  é  considerada a mais limpa do planeta, apesar do avanço das Termelétricas. 
E como energia limpa leia-se energia hidráulica. Os mesmos que elogiam a energia limpa deste país são os mesmos que são contra Belo Monte, pode uma contradição desta? 
Mas o que é energia limpa? Aqui no Aracati - Ceará, especificamente na Comunidade do Cumbe, a energia elógica é muito suja porque destruiu a praia e praticamente a comunidade do Cumbe. 
E somos contra Belo Monte deveríamos ser contra Sobradinho (Sobradinho cobriu Canudos), Itaipu que acabou com as "Setes Quedas".
Se somos contra Belo Monte deveremos ser contra todas as Hidrelétricas, principalmente as que cobriram  e podem ainda cobrir de água excelentes terras para a produção agrícola de nosso querido Semi-árido, além de afundarem em água a identidade cultural destes povos. 
Portanto, muito cuidado com este discurso da "hipocrisia verde da sustentabilidade" porque os nossos problemas ambientais são únicos no mundo e o  pensamento de fora não nos serve para nada. 
O nosso movimento ambiental é de cunho social, precisamos antes lutar contra as desigualdades e pela melhor distribuição da riqueza neste país. 
Luís Moreira

Nenhum comentário: