terça-feira, 13 de março de 2012

O deputado Arlindo Chinaglita (SP), que já foi presidente da Câmara, deve ser o novo Líder do Governo na Casa, segundo a cúpula petista, no lugar de Cândido Vaccarezza (SP). O parlamentar foi chamado ao Palácio do Planalto, onde se encontra neste momento. A substituição pode representar um divisor de águas no relacionamento entre a presidenta Dilma e o PT, porque integram facções rivais, no âmbito do partido. 
Vaccarezza é ligado à facção Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada pelo ex-presidente Lula e o ex-ministro José Dirceu. 
As diferenças entre os dois grupos são tão marcantes que Chinaglia tentou destronar Vaccarezza da liderança já no começo do governo Dilma. Ele sempre foi tratado com desdém por Lula e, apesar de toda a pressão, jamais conseguiu exercer cargo de destaque no antigo governo. Sua escolha para chefiar a Liderança pode representar mais um gesto hostil de Dilma contra os "lulistas" que herdou em sua equipe. 
E há dúvidas de que o desempenho de Chinaglia será melhor que o de Vaccarezza: do tipo nervoso, irascível, que sempre está à beira de um ataque de nervos, o deputado não tem bom trânsito com a maioria dos partidos aliados na Câmara. 

Nenhum comentário: