sexta-feira, 25 de novembro de 2011

REPÚBLICA FRACASSADA

Nuvens negras pairam no horizonte e o Brasil vai piorar muito. São vinte e seis anos de "democracia", cuja liberdade foi usada para surrupiar, mentir, esnobar, trabalhar mal, enganar a sociedade e falir as instituições governamentais e sociais.
Desde a proclamação (1889) até 1930 a república no Brasil foi marcada por presidentes militares (dois primeiros) e alternância entre paulistas e mineiros. Pura manipulação de interesses de fazendeiros e pecuaristas. As mulheres não votavam, a população era analfabeta e as fraudes predominavam.
Atualmente, é a primeira vez na história do Brasil (após 1930 - golpe dado por Getúlio Vargas/ditador por 15 anos) que o país emplaca três presidentes eleitos pelo voto direto. Até então, apenas o governo militar (15/04/1964 a 15/03/1985) fez a continuidade sucessória (sem percalços) entre os mandatários (20 anos e 11 meses).
O primeiro mandato da Dilma contabilizará 20 anos de continuidade. Portanto, apenas na metade de um possível segundo mandato dela ou de outro presidente eleito, a "democracia" no Brasil conseguirá ultrapassar os 20 anos e 11 meses de regularidade sucessória do governo militar.
Conclusão: mudam as datas, os atores, o estilo e o discurso. Porém, a essência é mesma do passado. Após 122 anos de república, a sociedade civil não demonstrou seriedade, competência, lisura e ser confiável para conduzir os destinos do Brasil. A tendência aponta para a continuidade de instabilidade na república do Brasil.

Nenhum comentário: