segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ana de Hollanda faz apelo pela aprovação do Vale Cultura

No primeiro discurso como ministra da Cultura, Ana de Hollanda fez um apelo aos parlamentares que assumem o mandato a partir do dia 1 de fevereiro: “Por favor vamos aprovar este ano, nos próximos meses, o nosso Vale Cultura”.
Na plateia, autoridades e artistas acompanharam o discurso de posse da ministra. O irmão, Chico Buarque, não compareceu.
O projeto lembrado pela ministra tramita no Congresso desde julho de 2009.Trata-se de um o benefício no valor de R$ 50 mensais que pode ser gasto com livros, ingressos de shows, cinema e teatro, por exemplo.
De acordo com a proposta, o vale resultará de um convênio do governo federal com empresas privadas. A administração pública vai conceder renúncia fiscal de 30% do valor mensal estipulado.
O empregador arcará com 50% e o trabalhador com 20%. Em contrapartida, as instituições terão abatimento de 1% do Imposto de Renda.
Durante o discurso de posse, Ana de Hollanda também ressaltou que os pontos de cultura espalhados pelo país não serão deixados de lado.
“Minha gestão jamais será sinônimo de abandono do que foi ou está sendo feito. Não quero a casa arrumada pela metade. Coisas se desfazendo pelo caminho. Pinturas deixadas no cavalete por falta de tinta.” assegurou a ministra que também defendeu o casamento da ascensão social com a cultura para acabar com a fome de cultura que ainda reina em nosso país.
A posse foi animada po três grupos, um de Maracatu, um de Bumba Meu Boi e outro Samba.
O momento mais animado foi quando integrantes do grupo de samba ficaram ao lado do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).
Animado pelo ritmo da batucada ele começou a dançar com a rainha da bateria e levou a plateia ao delirio com passes pouco comuns.
Após a performance, Suplicy foi cumprimentado por várias autoridades de forma efusiva.

Nenhum comentário: