domingo, 2 de janeiro de 2011

RIO 2016

Chega a assustar um jornal com tantos profissionais informados utilizarem o termo LOGOMARCA. Em design gráfico o termo logomarca é um atestado de ignorância, uma vez que logo e marca significam a mesma coisa. O termo certo seria SÍMBOLO para a ilustração e LOGOTIPO para as letras "Rio 2016".
Deixando de lado a questão de LOGOMARCA, LOGOTIPO ou SÍMBOLO, que no final das contas não acrescenta muito, não posso deixar de comentar sobre a incrível semelhança com a marca da Telluride Foundation e utilizada no carnaval 2004 de Salvador, conforme descrito recentemente no blog do José Cruz.
Nesse caso aí de plágio descarado e mais que justificado, por tratar-se de quem sempre sai pior do que a encomenda, o negócio é levar na esportiva e cantar como Vinícius cantou um dia lá pelo meio de uma de suas canções: - Se é pra desfazer, por quê é que fez? Essa coisas de criação já vem com defeito desde que o mundo é mundo.

Nenhum comentário: