sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Hino pacifista de John Lennon faz 40 anos.

Uma das músicas mais famosas de todos os tempos, Imagine foi lançada no disco homônimo que chegou às lojas em 1971; nas faixas, mensagens de paz para o mundo, de amor a Yoko e ataques ao ex-parceiro Paul. Confira os vídeos.
247 - O segundo álbum de estúdio do então ex-Beatle, John Lennon, foi lançado há exatos 40 anos na Inglaterra e nos EUA, em plena guerra do Vietnã. O disco que traz o clássico pacifista “Imagine”, que imagina um novo mundo,  foi gravado e lançado em 1971 e a música título alcançou logo o primeiro lugar no ranking das paradas de sucesso de todo o mundo. Produzido por Phil Spector em conjunto com John Lennon e Yoko Ono, as faixas foram inicialmente gravadas no estúdio do artista, em sua casa, no Ascot Sound Studios em Tittenhurst Park. Muitos dos instrumentos, no entanto, foram regravados no Record Plant Studios em Nova York. Instrumentos de cordas e o saxofone também foram incluídos depois nas melodias.
Nas faixas incluídas no disco estão letras para a mulher do cantor, Yoko Ono (Oh my love), recados para o ex-parceiro Paul McCartney (How do you sleep?) e a única música do álbum que integraria mais tarde o Álbum Branco dos Beatles, a bonita Jealous Guy. Os bastidores de "Imagine" estão em Gimme Some Truth: The Making of John Lennon's, documentário que mostra as sessões e a evolução das gravações de diversas músicas.
"How Do You Sleep?" é uma das faixas que tem a participação do ex-parceiro George Harrison. Na música John ataca Paul dizendo que "The only thing you done was yesterday", em referência à música composta por Paul nos Beatles. Acusa Paul de ter um som muzak (som ambiente para elevador) e ainda diz que "Those freaks was right when they said you was dead", em referência ao boato da morte de Paul McCartney.

Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today...

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And NO religion too
Imagine all the people
Living life in peace...

You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world...

You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will live as one

Nenhum comentário: