segunda-feira, 19 de julho de 2010

QUEM NEM BARATA TONTA

O Botafogo chegou ao Campeonato Brasileiro motivado com o título do estadual do Rio e empolgado com a permanência do técnico Joel Santana, pretendido por outros clubes no início da competição. Porém, o time alvinegro não tem conseguido um importante aliado na briga pelas vitórias: o seu estádio. Como tem ocorrido desde que passou a ter o Engenhão como casa, o Botafogo não tem conseguido bons resultados diante de sua torcida. Em 2010, a sina continua.
O Botafogo ocupa apenas o 15° lugar na classificação do Brasileiro, com dez pontos ganhos em dez rodadas realizadas até o momento. Para entender melhor o aproveitamento do time, basta olhar para os jogos no Engenhão. Em cinco partidas realizadas no estádio olímpico João Havelange, o Alvinegro só venceu uma, quando passou pelo Goiás, por 3 a 0. Nos outros quatro jogos, quatro empates, contra Corinthians, Santos, Vasco e Guarani
Em 15 pontos disputados como time mandante, o Botafogo só conseguiu somar sete deles na classificação. Em contrapartida, o líder Corinthians venceu seus cinco jogos no Pacaembu. Ao lado do clube carioca, como times que menos venceram em casa, estão Goiás e Atlético/GO. O primeiro deles uma posição acima do Botafogo, e outro o lanterna do campeonato.
Em 2009, um dado importante também explicou a campanha do Botafogo que culminou na fuga do rebaixamento apenas na última rodada. O clube foi o que mais empatou ao longo da competição: 14 vezes. Em 2010, a equipe de Joel Santana repete a marca negativa. Com quatro empates, o Botafogo é, ao lado do Guarani, o time que mais empatou na edição atual até o momento.
Para tentar melhorar sua campanha, o Botafogo encara na próxima rodada o Palmeiras, em busca de sua segunda vitória fora de casa. Curiosamente, este único triunfo na casa do adversário aconteceu em São Paulo, quando venceu no Morumbi.

Nenhum comentário: