domingo, 10 de outubro de 2010

FUTEBOL, HOJE, É APENAS UM NEGÓCIO

Foi o que disse Loco Abreu, o atacante uruguaio do Botafogo, criticando o calendário do futebol brasileiro, que na opinião dele massacra o jogador:
“É lamentável, mas os interesses estão acima de tudo, hoje, no futebol. O jogo, em si, deixou de ser um espetáculo bom de ser visto pelo público para se tornar num grande negócio. O que menos importa é quem vai jogar. O que vale é o jogo, duas vezes por semana, massacrando o jogador. Ninguém pensa na situação dos que se machucam como aqui no Botafogo o Fabio Ferreira, o Herrera, o Maicosuel. É um calendário desumanoque cria problemas em todos os clubes”
Jogar uma vez por semana é o normal. Felizmente, a partir da outra rodada, o futebol volta ao normal. Hoje, no Campeonato Brasileiro, com dois jogos na semana, ganha o time que tiver menos jogadores machucados e desgastados. Fica difícil. O futebol deixou de ser um espetáculo para ser simplesmente um negócio.”
Loco Abreu, com sete gols em oito jogos, ainda vê o Botafogo com chance de conseguir a classificação para a Copa Libertadores. Ele também não deixou de comentar a situação do atacante Jobson:
“Nossa obrigação é ajudar o Jobson como pessoa, não como jogador porque amanhã ele para de jogar, a vida continua e ele precisa estar preparado porque tem uma família para cuidar. Não podemos deixar que ele fique deprimido.”
Joel Santana também se mostra preocupado com o momento porque passa o atacante Jobson. O técnico disse que tem feito além do que está ao seu alcance para ajudá-lo:
“Tenho procurado mostrar o caminho certo para ele. Quero para ele o mesmo que quero para o meu filho. O Jobson é um menino de humilde origem, de família pobre e que sempre viveu em lugar pobre. Ele não pode ficar deslumbrado com o que passou a ter, ganhando bem, vivendo bem. O Botafogo está fazendo tudo por ele. É um garoto, com a vida pela frente, não pode deixar de aproveitar a oportunidade para subir na vida.”
O Botafogo ainda não decidiu se autoriza o técnico a escalar Jobson no jogo de hoje. O time que vai enfrentar o Palmeiras, no Engenhão, terá a volta dos laterais Alessandro e Marcelo Cordeiro, que cumpriram suspensão, mas não contará com Leandro Guerreiro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Jobson continuará tendo todo o apoio do clube, mas vai levar aquele aperto. O Botafogo está perdendo a paciência.
Herrera, com luxação no ombro esquerdo, está esperando a definição dos médicos sobre a cirurgia. O atacante argentino só voltará a jogar em 2011, a exemplo do zagueiro Fabio Ferreira, que teve problema no joelho. O meio-campo Marcelo Matos está sendo avaliado e pode até ser que volte ao time no clássico do outro domingo, dia 17, com o Fluminense.
O Botafogo quer interromper a série de sete jogos sem vencer: uma derrota e seis empates consecutivos, que levaram o time a ser, junto com o Vasco, o que mais empatou (13 vezes) no atual campeonato.

Nenhum comentário: