domingo, 4 de setembro de 2011

Microcervejarias de Ribeirão Preto investem agora em chope gourmet.
Por ANA SOUSA, de RIBEIRÃO PRETO
Em busca de novos de consumidores, as microcervejarias de Ribeirão estão investindo em chope gourmet.
A Colorado pretende lançar, nos próximos seis meses, dois novos chopes: Brown Ale, com castanha do Pará, e o Vixnu. "Fizemos uma testagem [da Brown Ale] com cerca de 2.000 litros e foi incrível a aceitação. As pessoas estão dispostas a mudar de paladar", afirma a gerente de marketing Bia Amorim.
Lá, a produção de chope corresponde a 40% dos 70 mil litros produzidos por mês. A cervejaria pretende expandir a produção da bebida e de cerveja, que deve ser destinada para exportação.
"O nicho do chope tem crescido com a abertura de bares 'multicerveja', como o Colarinho, do Rio, e o Biergarten, de Ribeirão, cada um com pelo menos meia dúzia de chopes diferentes", diz Marcelo Carneiro da Rocha, presidente da Colorado.
A Cervejaria Invicta abriu as portas no último dia 24 em Ribeirão com o chope gourmet Imperial India Pale Ale como destaque.
Com 8% de teor alcoólico (o chope pilsen tradicional tem cerca de 4%), o chope é produzido com cinco tipos de maltes. "A cerveja deve começar a ser servida em quatro meses", afirma o engenheiro de produção e proprietário Rodrigo Silveira.
Além do pilsen, outros seis tipos de chopes e cervejas artesanais farão parte da carta de bebidas da nova casa.
A ideia é que a versão pilsen fique fixa no cardápio e que as bebidas especiais sejam rotativas.
Na contramão do mercado paulista, a cervejaria Borck, de Timbó (SC), investe apenas na versão tradicional para crescer.
"Fazemos mil litros de chope de trigo a cada três meses porque o mercado deles aqui no Sul é reduzido", afirma o gerente comercial da cervejaria Luciano Martins.
A empresa investe no abastecimento local. "Produzir em pequena quantidade e com qualidade é nossa característica."

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