DETENTORA DE TODOS OS DIREITOS DO FUTEBOL, TV GLOBO DEVERÁ PAGAR NO ANO QUE VEM UM VALOR AINDA MAIOR QUE OS R$ 250 MILHÕES DESSA TEMPORADA; PROXIMIDADE DOS MUNDIAIS É UM DOS FATORES DE INFLUÊNCIA; COTAS DE PUBLICIDADE TAMBÉM DEVEM TER AUMENTO.
Brasileirão 2012 será o mais caro da história.
A próxima temporada do futebol brasileiro subirá para outro patamar. Nada relacionado a contratações de grandes craques ou de conquistas pela nossa seleção. A dinheirama será paga mesmo pela Globo, que terá de dispor de uma quantia ainda maior do que os R$ 250 milhões deste ano para garantir a transmissão do Brasileirão 2012. Já há algum tempo, o futebol é o produto mais valorizado da TV aberta e a emissora, detentora de todos os direitos do esporte, aumentou os valores pagos aos clubes em relação a esses direitos, tornando-os os mais caros da história.
O aumento dos valores é influenciado pela aproximação de duas competições mundiais no País, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. "O aumento do valor das cotas deverá ser influenciado pela proximidade da Copa do Mundo no Brasil e pelo novo modelo de negociação com os clubes. Mas é difícil prever uma supervalorização. Aposto mais em uma adequação aos novos tempos da mídia", afirmou o diretor de mídia da agência Talent, Paulo Stephan, ao portal Meio e Mensagem.
De acordo com algumas fontes, a TV Globo deverá pagar parte do futebol com a renda obtida pela comercialização dos jogos em pay-per-view nas tevês por assinatura. O pacote PFC (Premiere Futebol Clube), que em maio deste ano atingiu cerca de um milhão de assinantes, já fatura no mínimo R$ 600 milhões por ano. As cotas de publicidade da emissora também deverão ter aumento. Estima-se que o preço para as marcas subirá de R$ 134 milhões para R$ 200 milhões.
Para conseguir os direitos do Brasileirão 2012, a TV Globo travou uma grande disputa. No fim do ano passado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) anulou o contrato com o Clube dos 13 (C-13), que dava prioridade à emissora carioca para obter os direitos televisivos do campeonato. Com a maioria dos times acertando com a Globo individualmente, a Rede Record decidiu sair da disputa, deixando a RedeTV ganhar sozinha o leilão do C-13, com uma oferta de R$ 516 milhões por ano.
No entanto, todos os clubes acertaram individualmente com a emissora carioca.
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