Datafolha passa a divulgar índice dos votos válidos para senador.
O Datafolha divulga também a partir de agora o percentual de votos válidos que os candidatos ao Senado recebem nas pesquisas.
Isso porque, assim como ocorre nas eleições para presidente e governador, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgará os resultados oficiais da disputa pelo Senado com base nos votos válidos, e não nos votos totais.
A diferença de cálculo, porém, não altera em nada a ordem entre os candidatos.
Nas eleições presidenciais, por exemplo, o Datafolha divulga os resultados dos candidatos em função dos votos totais, mas não deixa de mencionar o percentual de votos válidos obtidos.
Na pesquisa mais recente, Dilma Rousseff (PT) tinha 51% dos votos totais, e José Serra (PSDB), 27%. Quando considerados os votos válidos, a petista aparecia com 57%, e o tucano, com 30%.
Existe uma diferença entre os dois cálculos porque, ao considerar só os votos válidos, os votos brancos e nulos são desconsiderados, e os indecisos, distribuídos entre os candidatos de acordo com o percentual de cada um.
A exclusão dos brancos e nulos altera os percentuais finais, mas a ordem entre os candidatos é mantida.
A mesma coisa ocorre quando são refeitos os cálculos para os candidatos a senador. Há uma diferença maior --e mais complicada-- porque o total de votos possíveis para o Senado é o dobro do total de eleitores, já que cada pessoa vota duas vezes.
A soma das intenções de voto dos candidatos ao Senado, dos brancos e nulos e dos indecisos deve dar 200%. Já a soma dos votos válidos é 100%, pois o total de votos, dois para cada eleitor, passa a ser a base para o cálculo, não o total de eleitores.
Por isso, quando considerados os votos válidos, os candidatos ao Senado têm percentuais menores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário