sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

DILMA SUBMETIDA A TESTES

 Por Carlos Chagas
São de teste as primeiras semanas de quem ocupa o palácio do Planalto. Todo mundo quer testar o cidadão ou agora cidadã, uns com  boas intenções, outros com péssimos propósitos. Todos querem saber como Dilma Rousseff se comportará em situações de crise,   diante de inusitados ou de questões não resolvidas. Em especial quando a presidente da República assumiu precedida da fama de ser irascível, áspera e intolerante com o erro dos outros.
O general chefe do Gabinete de Segurança Institucional, consciente ou por acaso, foi o primeiro a submetê-la a uma prova, referindo-se de público  aos  anos de chumbo,  em defesa da corporação castrense. Levou uma reprimenda, ainda que se imaginasse coisa pior, dado o passado da presidente. O PMDB foi para a geladeira, depois de exigir mais cargos na administração federal. O ministro da Fazenda engoliu a previsão de que ela vetaria aumento no salário mínimo superior à proposta do Lula.
Agora, quem submete a chefe do governo a novo teste é o MST. Foram antecipadas para janeiro a invasões de terra programadas para abril. João Pedro Stédile e sua orquestra iniciaram a temporada no Nordeste e prometem ampliá-la para outras regiões. Fará o quê,  Dilma Rousseff?
Poderá repetir o antecessor, fechando os olhos e afirmando que o problema da preservação da ordem nos estados é dos governadores. Como não possui propriedades rurais não  deverá imitar Fernando Henrique, que mandou o Exército desocupar sua fazenda invadida pelos sem-terra.
Trata-se de mais um teste, aguardando-se o resultado.

Nenhum comentário: