quarta-feira, 29 de junho de 2011

BRASILEIRÃO . . .

Uma rodada com muita história para contar.
Hoje tem o invicto Flamengo, mais popular clube do país, jogando fora de casa, na Arena do Jacaré, com o América, o menos popular dos clubes da primeira divisão.
Tem Grêmio e Avaí no Olímpico, os dois precisando se recuperar e o time catarinense em busca de sua primeira vitória.
Tem o Santos de volta, mas tão desfalcado pela Seleção Brasileira que deve mesmo ter seus jogos adiados, jogando em Floripa, com o Figueirense.
Mas, mais que isso, tem três clássicos que envolvem seis campeões brasileiros e com muita história no Brasileirão.
A começar por São Paulo e Botafogo, no Morumbi, dois times que estiveram no triangular que decidiu o primeiro Campeonato Brasileiro, em 1971, vencido pelo Galo.
São Paulo que lidera o campeonato e que deve ter o mesmo direito do Santos porque perderá muitos jogadores para seleção brasileira sub-20, embora no tricolor exista a dúvida sobre se cabe pedir o adiamento à CBF já que haveria acúmulo de jogos quando começar a Copa Sul-Americana, atalho para a Libertadores.
Seja como for, antigamente, time que cedia mais de dois jogadores para a CBF tinha o direito automático de adiar seus jogos.
Tem ainda Vasco e Cruzeiro, em São Januário, o clássico entre os dois clubes que participaram de uma polêmica decisão do Brasileirão em 1974, quando a CBD deu uma senhora garfada no time mineiro e o Vasco foi o campeão, façanha que os cruzmaltinos repetiriam mais três vezes.
O Vasco em ótimo momento e o Cruzeiro ensaiando sua reação, agora com Joel Santana que conhece o Vasco ainda melhor que Ricardo Gomes.
E tem, no estádio do Pituaçu, Bahia e Corinthians, que fizeram as semifinais do Brasileirão de 1990, o primeiro dos quatro vencidos pelo Corinthians.
O estádio em Salvador já está com lotação esgotada com mais de 32 mil ingressos vendidos e o Bahia não terá oito titulares: os três que pertecem ao Corinthians, Dodô, Boquita e Lulinha; três por lesões: Souza, Carlos Alberto e Thiego; e dois por suspensão: Jobson e Titi.
Chance para o Corinthians quebrar uma escrita de cinco jogos sem vencer o Bahia pela primeira divisão do Brasileiro, embora os dois não se enfrentem desde 2003 na Série A.
Ah, sim, porque sempre tem alguém para lembrar que eles se enfrentaram em 2008, pela B, quando, aliás, no Pacaembu, o tricolor quebrou a longa invencibilidade alvinegra.
E, na Bahia, o Corinthians venceu.

Nenhum comentário: