quinta-feira, 30 de junho de 2011

PLANO NACIONAL DE MAMATA DAS TELES !?!?

Mesmo não sendo o que esperavamos, por uma expectativa criada, mas que não sabemos se era realista, é um enorme avanço. Registre-se que estão sendo assinados compromissos claros que antes não existiam, e isso dará ao governo condições futuras de uma cobrança mais dura e ou até de cassar concessões se for o caso. Em resumo, creio que as teles passam a ser enquadráveis e cobráveis. O problema maior agora será fazer com que a Anatel seja realmente um orgão regulador e fiscalizador, e não um apêndice das teles.
Em resumo, o governo se desdobrará para ter uma internet de ótima qualidade (e estatal, não da Telecômica) APENAS nas cidades-sede da copa, ao mesmo tempo em que abandona o PNBL (transformando-o em algo do tipo PNMT, ou Plano Nacional de Mamata para as Teles), dando-o de bandeja às empresas que insistem em ter lucros gigantescos em troca de serviços medíocres com a total e eterna conivência do governo.
Basicamente não teremos um PNBL, mas sim um presente às teles e (mais uma) banana ao povo, e todos os esforços do governo serão exclusivamente para a copa, incluindo despejos forçados, corrupção, superfaturamento, criminalização de movimentos sociais, obras faraônicas muitas vezes desnecessárias, estádios desnecessários (como um quarto e gigantesco estádio em Recife, ou melhor, em cidade vizinha e longe, quando todos os 3 grandes times já tem estádios) e etc... Sem falar na caixinha de vereadores, prefeitos, governadores e deputados que irão lucrar direta ou indiretamente durante todo o processo.
PNBL que não garante universalização, que não garante velocidade digna, que não garante alcançar grandes áreas do país (agora fala-se não em banda larga, mas em conexão móvel, que todos sabemos ser uma piada).

Nenhum comentário: