quarta-feira, 29 de junho de 2011

OS OITO DO BRASIL NA SUL-AMERICANA


A Copa Sul-Americana, a exemplo da Copa do Brasil, é um dos caminhos que levam à Copa Libertadores. Só que um caminho um pouco mais complicado, com jogos que exigem mais desgaste com viagens mais longas e adversários quase sempre desconhecidos quando começa a fase no exterior. O Vasco é o único que tem vaga na Libertadores como campeão da Copa do Brasil, mas não abre mão de outro título internacional. Todos os times, a partir de 3 de agosto, começam pela fase doméstica. Os brasileiros só iniciarão a partir do dia 17.
O Vasco jogará com o Palmeiras. O que passar de fase, jogará com Aurora ou San José, ilustres desconhecidos bolivianos, ou Nacional, que também não é um dos times paraguaios de prestígio.
O Flamengo jogará com o Atletico Paranaense. Se passar, terá que enfrentar um time chileno ainda não definido ou um uruguaio: Fênix, de pouca expressão, ou Nacional, de muita tradição.
O Botafogo jogará com o Atletico Mineiro. Quem vencer, terá na fase seguinte que jogar com o nada conhecido Cesar Vallejo, time de uma Universidade peruana, ou com um colombiano de mais nível: Santa Fé ou Deportivo Cali, que tem mais tradição.
Ceará São Paulo. Ao vencedor caberá o confronto com os nada conceituados La Equidad, time colombiano de que eu nunca tinha ouvido falar; Juan Aurich, de campanhas obscuras no Peru, ou o Libertad, do Paraguai, que esteve bem na última Copa Libertadores.
Convém lembrar que os participantes da Copa Sul-Americana são os que terminam abaixo do quarto lugar no Campeonato Brasileiro do ano anterior, de vez que os quatro primeiros, como Fluminense, Cruzeiro, Corinthians e Grêmio em 2010, disputaram a Libertadores este ano.
Por isso, Atletico Paranaense (5º), Botafogo (6º), São Paulo (9º), Palmeiras (10º), Vasco (11º), Ceará (12º), Atletico Mineiro (13º) e Flamengo (14º) no Campeonato Brasileiro de 2010 é que vão disputar a Copa Sul-Americana em 2011.
O Flamengo, um ano depois de ter sido campeão em 2009 com uma grande arrancada nos seis jogos finais, despencou em 2010 e, com muita sorte, evitou o rebaixamento e só conseguiu a vaga na Sul-Americana com uma campanha muito ruim: 9 vitórias, 12 derrotas e 17 empates, o que mais empatou, junto com o Botafogo, o terceiro que mais venceu (17). No Campeonato Brasileiro de 2010 o Flamengo foi um dos doze times que terminaram com saldo negativo de gols (41 marcados, 44 sofridos).

Nenhum comentário: