sábado, 30 de outubro de 2010

FUSO HORARIO - ACRE

Acre faz referendo para decidir fuso horário neste domingo.
FELIPE LUCHETE
Os eleitores do Acre terão neste domingo (31) um referendo para manifestar se querem ou não a mudança no fuso horário que ocorreu há mais de dois anos.
A hora atual foi proposta pelo senador Tião Viana (PT) --governador eleito no primeiro turno deste ano-- e sancionada pelo presidente Lula em abril de 2008.
O Acre (estado com 691.132 habitantes, segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)-- fica com uma hora de diferença de Brasília, que passa para duas com o horário de verão --o Acre é um dos Estados que não muda o relógio. Antes da mudança, o fuso chegava a três horas de diferença no verão.
No referendo, os acrianos responderão à pergunta: "Você é a favor da recente alteração de horário legal promovida no seu Estado?". Se quiserem manter tudo como está, apertam 55. Se quiserem voltar como era antes, votam no 77.
À semelhança da campanha nacional sobre a venda de armas, há cinco anos, há o grupo do "sim" e o do "não".
O empresário João Secury Bezerra, presidente da Associação Comercial do Acre e membro da Frente 55 ("sim"), diz que é "inaceitável" para o setor comercial ficar com três horas de diferença em relação a Brasília e São Paulo, por exemplo. Mas ele afirma que outros setores da sociedade apoiam a ideia, não só empresários.
Para a Frente de Resgate do Nosso Antigo Horário, a população não foi consultada à época da mudança. Missias Lopes, coordenador do comitê, diz que estudantes e trabalhadores foram prejudicados por saírem no escuro pela manhã, o que diminuiria a segurança e prejudicaria o rendimento.

Nenhum comentário: