quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PESQUISA NÃO DECIDEM

No Paraná, a diferença de votos entre Serra e Dilma foi de 633 mil, num total de 5.819.000 milhões de votos válidos. Já a diferença de Beto Richa para Osmar Dias foi de 394 mil votos, num total de 5.797.026 milhões de votos válidos.
Como mostram os números, a proibição dos resultados de pesquisas no Paraná teve pouco impacto sobre as intenções de voto do eleitorado paranaense. Foi pequena a diferença entre um candidato e outro. Mesmo com o travamento judicial das pesquisas, a vitória do Richa não foi uma vitória esmagadora.
Significa dizer que as pesquisas, embora exerçam uma certa influência sobre uma parte do eleitorado brasileiro, especialmente sobre os indecisos, as pesquisas, repito, não 'decidem' uma eleição. No âmbito nacional, a grande maioria dos eleitores já sabem em quem vai votar meses antes das eleções. São os eleitores que se decidem ou por ideologia ou por identificação com o seu candidato. Esse tipo de eleitor, dificilmente muda seu voto em função de pesquisas.
Exemplo disso, é o que ocorreu na campanha presidencial deste ano, durante a qual, a presidenta eleita foi duramente bombardeada pelo PiG e perseguida e atacada por quase todos os setores conservadores da esfera política, econômica e social do país e, até pelo Papa, mas ela venceu. Por quê? Porque quem se decide por um ou outro cadidato, não muda seu voto facilmente

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